Por Em Em 11 abril, 2017

Hack Week 2017: veja tudo que rolou na semana de inovação da Samba Tech

“A Hack Week 2017 foi um sucesso e ajudou a manter a cultura de inovação na Samba Tech.”

Na primeira semana de abril, dos dias 03 a 07, a Samba realizou mais uma edição do seu evento interno mais popular: a Hack Week. Nesses dias, a empresa parou suas atividades na área de tecnologia e as pessoas puderam participar de uma gincana que tem como objetivo promover a inovação e trazer soluções criativas para o dia a dia da nossa colmeia.

Nessa edição, tivemos 10 equipes inscritas e o tema da disputa foi o Samba Play, nossa nova solução. Logo no primeiro dia, cada uma teve que apresentar seus projetos e, então, tiveram até às 15h de sexta para trabalhar neles e deixá-los funcionando! Afinal, esse era um dos critérios para julgamento do projeto, junto com aplicabilidade no dia a dia da Samba, solução de um problema real da empresa e inovação.

E para deixar a competição ainda mais quente, nossos patrocinadores Amazon, Rackspace e Irdeto trouxeram várias surpresas para os participantes ao longo da semana e também ofereceram prêmios incríveis para as equipes que levassem o primeiro e segundo lugar na disputa. Cada integrante da equipe campeã da Hack Week 2017 levaria uma caixa de som incrível da JBL, e quem ficasse em segundo lugar, levaria um fone Beats.  

5 dias, muito Red Bull, pizza, e muito trabalho depois, era hora de apresentar os trabalhos desenvolvidos. Cada equipe teve 6min para entregar o resultado dos seus esforços e para mostrar os projetos funcionando. E aqui, só apresentação bonita não ganha! É necessário que o projeto seja realmente útil para a empresa e que esteja pronto pronto para ser implementado. Todos precisam ver valor no que está sendo mostrado.

A apresentação dos projetos foi feita diante de toda a empresa e de jurados de altíssimo nível. Esse ano, avaliando os projetos, nós tivemos a honra de contar com a Roberta Vasconcelos, fundadora do app Beer or Coffee, com o João Duarte, CTO da AppProva, o Alfredo Soares, CEO da Xtech, e o Frederico Mendes, CTO da UPTIME. Além do mais, como de praxe, nosso CTO, Lídio Ramalho, e nosso CEO, Gustavo Caetano, também compuseram a bancada de jurados.  

Como já era de se esperar, a disputa foi super acirrada, os projetos apresentados foram incríveis e a decisão dos vencedores não foi nada fácil para os jurados. Mas, depois de muita avaliação, a equipe vencedora foi a PlayOut, composta por Izabela Lima, Matheus Cardoso, Fagner Valente e Bruno Coutinho. O projeto superou as expectativas e promete agregar muito valor para nossa o Samba Play.

Confira mais sobre o projeto e veja o que os integrantes acharam da Hack Week 2017:  

“Participar da Hackweek é uma experiência inigualável. Pensar que paramos por uma semana somente para tirarmos da cabeça aquela ideia inquietadora e a executarmos é incrível. Ninguém limita nossa criatividade. Em 2017 participei pela segunda vez com meu amigo de time Fagner, a Izabela e o Coutinho. Esse ano decidimos olhar para dentro da casa e organizarmos um processo muito custoso e que precisava ser automatizado. Não pensamos duas vezes em criar algo simples, bonito e prático. O resultado seria uma economia de custos gigante para a Samba. Acredito que o grande diferencial do time foi o altíssimo nível de especialização de cada integrante, cada membro do time executou um papel específico e de altíssimo valor. A Hackweek é uma injeção de adrenalina para nosso dia-a-dia de trabalho, mostrando como que juntos estamos construindo algo muito maior.”Matheus Cardoso, Analista de Produto da Samba Tech.

Em segundo lugar, a equipe vencedora foi a Machine Play, composta por Kim Dantas, Diego Castro, Adalton Junio e Marcus Lima.

E quando a gente diz que esse ano a disputa foi extremamente acirrada, nós não estamos brincando! Na Hack Week 2017 o nível dos projetos foi tão alto, que os jurados decidiram, de última hora, criar um terceiro lugar para premiar mais um projeto extremamente inovador e que foi excelente. A Pago pra Ver, que ficou nessa posição, era composta por Lilian Oliveira, Felipe Maia, Alef Moab e Camilla Rizzo, e eles ganharam um almoço no Porcão, uma excelente churrascaria aqui pertinho da Samba, por conta da Hack Week! Bacana, né?!

E dá só uma olhada no que os jurados acharam da experiência de participar da Hack Week 2017:

“Participar da Hack Week da Samba foi uma injeção de motivação e inspiração na minha sexta-feira. Principalmente por retornar a essa casa que tanto me ensinou e ver o engajamento e participação de tantos talentos em um evento tão importante para a cultura interna de inovação como esse se perpetuando e fazendo história. O carinho é muito especial. Fiquei muito impressionada com o alto nível dos projetos, estão todos mais que de Parabéns! Vocês brilham muito!” – Roberta Vasconcelos, fundadora do Beer or Coffee.

“De todos os hackathons que já participei, esse foi o mais insano. O clima de competividade e a responsabilidade do time pela entrega e em resolver algo real foi incrível. Vi coisas que seriam feitas em meses, realizadas em uma semana. Só uma palavra define a Hack Week: extraordinária.” – Alfredo Soares, CEO da Xtech Commerce.

“Achei sensacional fazer parte da Hack Week da Samba! Ao final de uma semana, os projetos que foram apresentados resolvem um problema real de negócio, utilizando tecnologia de ponta e prontos para ir para o ar! Não é à toa que a Samba é uma empresa que tem inovação no seu DNA. Parabéns pra todos os grupos!”João Duarte, CTO da AppProva.

“Ter participado como jurado da Hack Week foi um privilégio, pois todos os projetos ficaram ótimos e podem ser implementados. O altíssimo nível traduziu com excelência a cultura inovadora da Samba, o clima organizacional, além da alegria e satisfação dos colaboradores em fazerem parte deste time vencedor!”Frederico Mendes, CTO da UPTIME.

Depois de divulgados os vencedores, foi só muita festa e comemoração aqui na Samba!

E para que você tenha mais um gostinho de como nossa semana foi legal, a gente separou mais algumas curiosidades sobre a Hack Week 2017 e tudo que rolou nos últimos dias. Dá só uma olhada no infográfico abaixo!

Dá pra imaginar o quanto nossa semana foi incrível, né? A Samba preza muito pela inovação em todos os seus processos e a Hack Week é uma excelente forma de mantermos isso em nosso DNA. Com tanta coisa legal que surgiu nesses 5 dias, agora é hora de pensar em formas de implementar tudo e trazer mais benefícios para nossa empresa e nossos colaboradores.

Muito obrigada a todos que participaram, afinal sem as equipes e sua dedicação não haveria Hack Week, obrigada aos nossos jurados que deixaram a semana ainda mais profissional e rica, e obrigada especialmente à nossos patrocinadores, Amazon, Irdeto e Rackspace, que deram um sabor especial a Hack Week 2017.

Ano que vem vai ser ainda mais incrível! Estamos ansiosos desde já. 

E se você também quer ir desenvolvendo suas habilidades criativas, dê uma olhada em nosso guia:

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.