Por Em Em 23 março, 2017

13 anos de abelhinha: conheça a história da mascote da Samba!

“Descubra qual a história da mascote da Samba e o nome que ela ganhou de aniversário.”

a mascote da samba

No dia 23 de março de 2004, nascia a Samba.

Na época, a gente não era “Tech”, era “Mobile” e, desde então, muita coisa mudou – não só o nosso nome.

A Samba nasceu como uma empresa que distribuía joguinhos para celular, mas, percebendo que esse mercado estava se tornando saturado e escasso de boas oportunidades, decidiu mudar de rumo e investir em outro ponto: os vídeos online.

Essa mudança ocorreu em 2009 e, desde então, somos oficialmente a Samba Tech, empresa que se tornou a líder em distribuição de vídeos online na América Latina.

Porém, para que isso tudo acontecesse, o caminho foi longo e percorrido por muitas pessoas. A gente tem um orgulho enorme de cada um que passou pela colmeia e nos ajudou a construir a empresa que temos hoje.

E alguém muito especial, que está com a gente desde o início, é a mascote da Samba, que até hoje era chamada apenas de “abelhinha”.

A abelhinha é a cara da Samba e suas características acabaram se conectando perfeitamente à nossa história e nossa identidade. Então, para comemorar nossos 13 anos, decidimos dar um nome à nossa mascote e, para isso, você foi essencial! Nossos colaboradores nos ajudaram a criar 5 opções de nome e, através de uma pesquisa realizada em nossas redes sociais, o mais votado foi escolhido. Os nomes eram:

  • Sambee
  • Zuzu
  • Viewma
  • Bizu
  • Bêlinha

Mas antes de contar qual desses foi o grande vencedor, que tal conhecer melhor a história da nossa abelha e entender porque ela foi escolhida como mascote?

A mascote da Samba Tech

A mascote da Samba é uma abelha tecnológica, que representa todos os principais valores da Samba de diferentes formas. Ela é simpática, está sempre presente em nosso dia a dia e deixa a comunicação da empresa muito mais divertida e dinâmica.

A nossa abelhinha nasceu junto com a Samba, em 2004 e desde então também passou por algumas transformações até se tornar essa figura que conhecemos hoje. Dá só uma olhada no gif aí embaixo:

giphy

Mas, mesmo com a tecnologia e toda a simpatia de nossa mascote, muita gente sempre pergunta: por que uma abelha?

E hoje nós vamos te responder isso apresentando 4 pontos essenciais:

01. Capacidade de transformação

Quando uma abelha nasce, ela é um ser totalmente diferente do que temos registrado em nossa mente: ela é apenas uma larva que pouco se diferencia de outras larvas – incluindo de outros tipos de insetos.

Porém, graças aos cuidados de outras abelhas e por suas próprias características biológicas, essa larva passa por um processo de metamorfose, mudança, e então “desperta” pronta para fazer trabalhos grandiosos e alçar voo!

E então? Notou alguma semelhança com a história da Samba que a gente contou ali em cima? Assim como uma abelha, nossa empresa também nasceu muito diferente do que é hoje e precisou passar por uma transformação – quase uma metamorfose – para conseguir alcançar novos territórios e ter mais sucesso.

A ligação com nossa mascote – mesmo que por coincidência – já começa por aí. E ela também mudou muito, como você pôde ver no gif lá em cima!

02. Agilidade

Um outro ponto que pesou bastante na hora de escolhermos nosso mascote, foi a questão da agilidade.

Você sabia, por exemplo, que a asa de uma abelha bate aproximadamente 180 vezes por segundo? E sabia que ela pode voar a uma velocidade de 25km por hora?

Abelhas são animais extremamente rápidos, que mudam de direção com muita facilidade e isso é um ponto extremamente importante para empresas – especialmente startups – que querem ter sucesso.

Então, esse é mais um dos motivos essenciais pelo qual a abelha é nossa mascote <3

03. Organização e trabalho em equipe

As abelhas normalmente vivem em comunidades que podem ter até 100 mil indivíduos e, apesar disso, são extremamente organizadas e eficientes. No dia a dia, cada abelha tem uma função bem definida na colmeia e executa suas atividades com dedicação máxima. Afinal, se não for assim, sua sobrevivência é colocada em risco.

Além do mais, elas trabalham muito bem em equipe e a atividade que cada uma desempenha é fundamental para o bom funcionamento do todo. As operárias produzem o mel e defendem a colmeia, e a rainha e o zangão garantem a continuidade da espécie pela reprodução e conquista de novos territórios (no caso da rainha).

Aqui na Samba acreditamos que em uma empresa, esses fatores são essenciais e, por isso, mais uma vez a abelha nos representa muito bem.

Em nossa empresa, apesar de trabalharmos com uma estrutura horizontal, todos têm tarefas bem definidas que, no final das contas, são o que mantém a nossa colmeia funcionando e crescendo. Nenhum time é melhor do que o outro e é essencial que todos trabalhem em conjunto.

04. Persistência e Determinação

Por fim, algo que achamos bastante significativo é a persistência e determinação que as abelhas têm. Algumas curiosidades podem explicar esse ponto: você sabia que as abelhas precisam visitar mais de 4 milhões de flores para produzir um quilo de mel? Ou que elas precisam consumir 7,5 quilos de mel para gerar 1 quilo de cera?

Parece demais para insetos tão pequenos, mas elas fazem isso tudo com maestria, para não deixar que suas colmeias se destruam ou fiquem sem alimento. E isso é admirável.

Aqui na Samba nós também prezamos muito pelos valores de persistência e determinação em cada tarefa. Cada colaborador sabe o que precisa fazer e dá o máximo de si para manter a empresa funcionando e fazendo sucesso.

Então, mais uma razão para a nossa mascote ser uma abelha.

Mas afinal? Qual foi o nome que ela recebeu?

Agora que você já está convencido de que faz todo sentido nossa mascote ser uma abelha, é hora de saber qual foi o nome escolhido para ela.

E depois de muitas opiniões e 638 votos, agora a “abelhinha” é oficialmente a:

Zuzu 😀

Obrigada a todos pela participação na enquete! Vamos comemorar muito o nosso aniversário – agora com a mascote da Samba devidamente nomeada!

cta sambatech-01

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.