Por Em , Em 28 outubro, 2014

9 dicas para atingir a perfeição na transmissão ao vivo do seu evento

“Veja dicas valiosas para atingir a perfeição com a transmissão ao vivo de um evento.”

perfeicao-02-07

Olá, tudo certo? Fazer a transmissão ao vivo está cada dia mais fácil. As possibilidades são infinitas, os sistemas cada dia mais acessíveis e o investimento costuma caber no bolso de Micro e Pequenas empresas. Mas, atingir a perfeição na sua Live Streaming requer um pouco mais de atenção e não é tão mamão com açúcar assim (mas fique tranquilo, dá para chegar lá). Separamos 9 dicas exclusivas para que a sua transmissão ao vivo seja um sucesso. Bora nessa?

1. Defina seu público desde o planejamento

O mais importante de tudo é ter bem definido qual é o seu público alvo e qual o objetivo da sua transmissão. Este é o passo primordial!!! Nada de ter uma ideia, executar, terminar e nem sequer saber o que você queria com aquilo. Esse passo vale para uma reunião de equipe, conferências externas, eventos, shows, lançamento de produtos ou jogos esportivos.

2. Escolha o nome perfeito

Junte sua equipe, faça brainstorm, colha informações ou escolha sozinho (a). Não importa o método. O relevante aqui é que seu nome faça sentido com o que a transmissão se propõe. Além disso, uma escolha bem feita pode facilitar na hora de ter bom posicionamento nos mecanismos de busca.

Confira também: Como fazer uma transmissão ao vivo?

3. Tenha uma página ou local exclusivo

Uma dica fundamental é ter um espaço específico para o seu evento. Pode ser um Hotsite, uma Landing Page, Site Oficial, Facebook Fan Page… aí é a sua escolha. Não existe uma fórmula perfeita. Não se esqueça de caprichar no formulário de inscrição ou link de confirmação. É importante que as pessoas tenham certeza que estão aptas a participar. Nos outros canais, procure lançar mãos de CTA´s (Call To Actions) para atrair mais visitantes e levá-los à página principal do seu evento.

4. Promova o evento nas redes sociais (e no Google)

Seja através de campanhas orgânicas ou links pagos, utilizar as mídias digitais para atrair mais usuários é uma tática que não pode ficar fora da sua estratégia. Linkedin, Twitter, Facebook, G+, Instagram… tudo é válido. Todos os principais motores de busca têm programas pagos de publicidade. Se há uma verba disponível para este fim, vale a pena investir, pois os resultados costumam ser fantásticos. Use as palavras-chave corretas e vá em frente.

Leia também: 4 passos para fazer uma transmissão ao vivo

5. O conteúdo ainda é rei

Muitas vezes é comum focar na promoção, na estratégia de divulgação, no posicionamento e esquecer do conteúdo. Em caso de eventos, pense num apresentador envolvente e dinâmico, que possa realmente ‘segurar’ o espectador. Se for um jogo, tente entender qual partida do campeonato vale mais a pena. Em caso de show, faça ensaios e testes previamente, além de escolher o artista ideal. Planeje bem o conteúdo antes do tempo e certifique-se de fazer um ensaio antes do evento para resolver questões de conteúdo, técnicas e de entrega. O objetivo é deixar os participantes quererem sempre mais.

6. Time campeão

Pensou que iria fazer tudo sozinho? Pode esquecer. É fundamental contar com uma equipe engajada e pronta para ajudar. Além da estrutura da própria transmissão, é legal contar com apoio em social media, TI e marketing.

7.  O tempo certo

Não existe uma fórmula mundial do melhor horário. Isso varia de acordo com com o perfil de seu participante ideal e a necessidade de incluir pessoas de diferentes fusos horários. Tente levar em consideração fatores sociais e culturais da sua audiência: Qual o horário comercial? Qual o horário de almoço? Pausas durante o dia? Fim de semana livre? Noite livre ou ocupada?

8. Pós-evento é fundamental

As ações que você tomar imediatamente após o evento ter terminado podem afetar seu sucesso global. Este pode ser o momento de ter uma comunicação assertiva para leads, clientes ou usuários interessados. Criar um “thank you mail” e enviar uma breve enquete podem ser interessantes. Além disso, é fundamental manter o contato com os participantes, seja através de novidades, vídeos ou promoções.

9. Adapte o conteúdo e deixe-o perene

Publicar uma versão ‘on demand’ do evento em seu site e continuar a promover o conteúdo é uma estratégia que precisa ser utilizada. É possível ainda capturar leads com esse projeto.  E aí? Let´s go Live! Leia o material abaixo e veja como fazer uma Live Streaming de qualidade.

Tem mais alguma dica sobre transmissão ao vivo? Compartilhe conosco.

Fique à vontade para navegar em nosso FacebookTwitterLinkedin, e claro, comentar aqui neste post.

Grande abraço e até a próxima.

perfeicao-02-04

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.