Por Em , , Em 28 março, 2016

Vamos vender mais, com ou sem crise?

vender mais

Artigo escrito por Geraldo Santos, Diretor Geral da STARTUPI – canal de comunicação mais importante no segmento de startups brasileiro.

Já estamos cansados de ouvir que em tempos de crise existem oportunidades! Enquanto uns choram, outros vendem lenço, não é mesmo? Então, faça de conta que não temos crise, não temos inflação, que o dólar está valendo R$1,00 e que o mercado está comprador.

Neste cenário (fictício), o que você e sua empresa estão fazendo para conquistar novos clientes? E para expandir seus negócios fora de sua cidade? Afinal, em um mundo conectado, não existem mais barreiras físicas certo? Pois é, se a resposta foi: estou fazendo o mesmo de sempre, talvez aí esteja o real problema.

Com crise ou sem crise, as médias e grandes empresas estão sempre em busca de duas alternativas importantes: VENDER MAIS e REDUZIR CUSTOS!

Portanto, estamos vivendo um momento interessante no mercado, pois os profissionais de vendas e marketing estão sendo cobrados por isso com muito mais pressão. Então, se você é um profissional de marketing ou uma Startup de Tecnologia com soluções inovadoras, as oportunidades que já existem normalmente em um cenário econômico estável realmente estão muito mais abertas neste momento.

Existe muito mais flexibilidade das empresas em receber propostas alternativas, buscar novos fornecedores para trocar ou mesmo dividir os jobs existentes e principalmente, encontrar opções com NOVIDADES, INOVAÇÕES, CRIATIVIDADE, ENGAJAMENTO, INTERATIVIDADE, com capacidade de criar e gerar ações diferenciadas da concorrência, para VENDER MAIS e quem sabe, GASTAR MENOS.

Se um movimento parecido está acontecendo dentro das grandes organizações, com funcionários seniores em cargos executivos e altos salários, sendo substituídos por talentos mais jovens, com maior engajamento e mais motivados, custando metade ou um terço do custo, por que não fariam com fornecedores externos?

Nas reuniões semanais em grandes empresas já não se discute mais a crise e sim, como criar um modelo de gestão mais eficaz para VENDER MAIS e REDUZIR CUSTOS. Note que este tema deveria ser debatido sempre independente do momento econômico, certo?

Se as empresas buscam substituir profissionais com deficiências de gestão por colaboradores dispostos a fazer a diferença, imagine se pudessem encontrar no mercado parceiros reais de negócios que sejam capazes de gerar muito mais leads, aumentar a taxa de conversão, fidelizar e interagir com clientes de uma forma muito mais criativa e estimulante para gerar up selling ou cross selling?

Então, está esperando o que para se mexer, arregaçar as mangas e começar a parar de reclamar da crise? Afinal, sempre teve e sempre vai ter uma perto de nós!

Não existe fórmula mágica, então aqui vão apenas dicas com a intenção de ajudar:

  • Pare de limitar sua atuação em torno de sua empresa. Comece a buscar oportunidades fora de sua cidade ou estado, busque pelo oceano azul
  • Selecione seus melhores cases de sucesso, seus principais segmentos de atuação no mercado e depoimentos de clientes que te darão o respaldo para entrar em outros mercados
  • Faça um mapeamento das empresas, identifique quem são os decisores e quem são os fornecedores (seus concorrentes) que os atendem; veja os cases, as campanhas e o que eles estão fazendo no mercado
  • Crie uma campanha de marketing para abertura de portas nestas empresas: seja impactante, inovador, ousado, criativo
  • Faça visitas, reuniões, ligações, não tenha medo de receber um não! E não aceite um não, insista, mostre que você tem um diferencial e que pode ajudar a VENDER MAIS, ofereça oportunidades de criar algo novo, sem se preocupar com quanto vai ganhar e sim em ocupar espaço em outros mercados
  • Construa um Pitch matador, apresente um portfólio que seja adequado às necessidades do mercado e das empresas com quem vai falar. Porém seja ousado, apresente um case do segmento de varejo para um prospect do setor de automóveis, as empresas buscam ações diferentes e não mais do mesmo!
  • Acredite que você é melhor do que seu concorrente, que é possível fazer sempre mais e melhor, que você pode competir com Agências muito maiores que você… e muitas vezes ganhar delas. Se você não acreditar em você mesmo e em sua empresa, quem vai lhe dar uma oportunidade?

Seja feliz e bons negócios!

vender mais

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.