Por Em , Em 11 novembro, 2016

Curso Força e a ampliação do ensino com a Samba Tech

“Como o Curso Força expandiu suas atividades para o online e conseguiu levar mais educação para pessoas de todo o país com ajuda da Samba Tech.”

curso-forc%cc%a7a_imagem-topo

No modelo de ensino tradicional, tal como conhecemos hoje, se enche uma sala, muitas vezes com mais de 40 alunos, e o conteúdo é transmitido para todos eles ao mesmo tempo, da mesma forma e sem nenhum tipo de estratégia de segmentação para alunos ou dificuldades específicas.

Então, na maioria das vezes, o que acontece é uma grande confusão, que envolve os alunos com mais facilidade de aprendizado, os com alguma dificuldade, e suas notas e dedicação ao estudo. Vejamos: o professor ensina um conteúdo padrão, sempre da mesma forma, sem priorizar nenhum aluno e espera que todos eles se esforcem para compreender o que está sendo transmitido. Porém, existem estudantes que têm mais facilidade com a matéria e absorvem tudo tranquilamente, enquanto outros têm dificuldade com o conteúdo e não conseguem avançar da maneira esperada – e exigida – pelas instituições. É aí que começa o problema.

Enquanto uma pequena percentagem dos estudantes avança e consegue aprender as coisas de forma sequencial e lógica, os outros já começam a estudar com dificuldade e então, o mais comum é que o aprendizado se torne cada vez pior, uma vez que a compreensão de uma matéria muitas vezes depende do domínio da anterior. Então, o professor se vê em uma situação complicada: ou ele volta na matéria e prejudica os alunos que já poderiam avançar e que já a dominam, para tentar colocar todos no mesmo nível, ou dá prosseguimento à sequência das aulas, prejudicando quem ainda não entendeu completamente a matéria, mas contribuindo para que os outros avancem.

E o pior, é que ambas decisões geram prejuízos. Se o tutor segue com suas aulas, além de correr o risco de ter que lidar com um grande número de reprovações, ele pode ter problemas com a motivação dos alunos, engajamento da turma e até provocar evasões. Por outro lado, se ele repete o conteúdo, corre o risco de limitar o aprendizado por parte de quem está mais avançado nas matérias, de perder a motivação desses alunos e prejudicar seu desenvolvimento.

E falando em motivação, quer deixar seus alunos mais empolgados com o conteúdo? Então dê uma olhada nesse artigo e divirta-se!

Mas então, como lidar com essa situação?

Algumas instituições optam por trabalhar com um número reduzido de alunos, enquanto outras adotam monitores de turma para auxiliar no acompanhamento dos estudantes. Porém, algo que pode trazer muito mais retorno é o investimento externo em ensino personalizado, oferecido por organizações especializadas como o Curso Força.

O ensino personalizado

O ensino personalizado consiste em oferecer acompanhamento individual para cada estudante, de acordo com seu nível acadêmico, suas necessidades e deficiências de aprendizado e pensando nos objetivos em curto e longo prazo que esse aluno pretende atingir. Com o ensino personalizado, o aluno consegue desenvolver as habilidades e competências exigidas pelas instituições em cada etapa do aprendizado e consegue acompanhar a turma e progredir de acordo com o esperado. Ele pode também ampliar suas habilidades e aprender muito mais do que conseguiria na sala de aula tradicional.

O ensino personalizado coloca os alunos em contato com os professores de forma muito mais próxima e possibilita que haja um acompanhamento especial, focado em suas necessidades pedagógicas e seu ritmo de aprendizado.

Como esse é um conceito relativamente novo, poucas instituições o adotam e é preciso buscar organizações externas, que saibam da importância do ensino personalizado e o apliquem de forma eficiente e bem estruturada. O Curso Força é uma dessas organizações e tem facilitado o aprendizado e desenvolvimento dos alunos, possibilitando que eles alcancem resultados fascinantes no contexto educacional.

O Curso Força

O Curso Força surgiu há 10 anos, com a proposta de oferecer ensino personalizado de qualidade para atender às demandas educacionais de alunos em todos os contextos e em qualquer nível de aprendizado – da alfabetização ao pré-vestibular.

Através de um acompanhamento especial a cada estudante, com professores, orientadores pedagógicos e toda uma equipe especializada, o Curso Força consegue identificar as principais necessidades de aprendizado de cada aluno, seus pontos fortes e fracos, assim como as maiores dúvidas, e então oferecer um ensino totalmente adequado, capaz de desenvolver habilidades e competências de forma mais rápida, dinâmica e prazerosa.

O curso vem crescendo ano a ano e já trouxe resultados incríveis para os alunos, que ficam mais empolgados com os estudos e conseguem melhorar seu desempenho na escola, em provas ou em qualquer que seja o contexto.

No vídeo abaixo, você pode conhecer um pouco mais da proposta do Curso Força e seu funcionamento:

O curso conta com uma estrutura física totalmente pensada para incentivar o aprendizado e o foco dos alunos nos conteúdos e recentemente, expandiu essa proposta também para o ambiente virtual, a fim de atender mais pessoas e derrubar barreiras geográficas que possam impedir o acesso a esse tipo de ensino.

A ideia é que o curso possa ser acessado por pessoas em diferentes contextos, de forma mais flexível e confortável, sem que os alunos fiquem presos a fatores como localização, deslocamento e horários rígidos de estudo.

O ensino online para expandir os negócios

Simplesmente acessando a internet, agora alunos de todas as partes do Brasil podem contar com o auxílio do Curso Força para aprender de forma mais eficiente e assertiva. Basta abrir o site do Força, escolher o dia e horário da aula e aguardar a confirmação por e-mail. Depois é só comparecer no dia marcado e aproveitar!

As aulas são ao vivo, podem ser realizadas de forma individual ou em grupos e por qualquer pessoa que deseje um acompanhamento especial, seja em um conteúdo específico ou para complementar seus estudos tradicionais. Com elas, você não precisa ser um aluno da unidade física ou morar em São Paulo para conseguir ampliar seu aprendizado. Basta ter uma conexão à internet e algum tempo separado para isso.

E se você já é aluno na unidade física, também pode aproveitar as vantagens do ensino online e aprender de forma híbrida, usando as aulas à distância para complementar o aprendizado em sala ou para eliminar a necessidade de deslocamento diária, por exemplo.

captura-de-tela-2016-11-07-as-5-56-08-pm

A tecnologia por trás do ensino

Oferecer educação a distância, utilizando a internet, tem sido uma necessidade cada vez mais frequente por parte das instituições de ensino, uma vez que ela possibilita sua expansão em um contexto cada vez mais conectado e em que as pessoas prezam por comodidade, praticidade e flexibilidade.

Veja aqui porque está na hora de trazer seu conteúdo para o ambiente virtual e como você pode estar perdendo por ainda não ter feito isso.

Diante disso, para que fosse possível oferecer o ensino personalizado pela internet, sem que ele perdesse suas características fundamentais trabalhadas no modelo presencial, o Curso Força precisava encontrar uma plataforma especial de aprendizado, que se adaptasse a esse modelo e suas necessidades. Foi aí então que eles encontraram o Samba Class, desenvolvido pela Samba Tech. Através dessa plataforma, além de professor e aluno poderem se conectar ao vivo, é possível compartilhar arquivos e documentos, exibir apresentações e também usar o recurso da lousa interativa, em que estudantes e tutores podem fazer comentários e anotações.

O Samba Class é o que há de mais moderno quando se trata de tecnologia para o ensino em tempo real e faz com que a experiência de alunos e professores no ambiente online seja tão rica quanto no presencial. A plataforma é estável, não sofre problemas como travamento e delay de imagem e áudio, e possui uma série de ferramentas que facilitam o ensino e o aprendizado, seja de forma individual ou em grupo.

“O ensino híbrido sempre foi uma realidade do projeto de expansão da escola, tendo em vista a necessidade do mercado nessa modalidade. Após algumas ações pontuais através de transmissão de aulas online e ao vivo, identificamos que a demanda por esse serviço já existia e que a implantação de uma plataforma melhor estruturada poderia levar os benefícios do Ensino Personalizado do Força para alunos fora da praça que a escola já atuava.”

Além do mais, com o Samba Class, as aulas podem ser gravadas para que os alunos acessem quando quiserem e também é possível ter relatórios detalhados sobre a participação dos alunos nas aulas, seu engajamento com o conteúdo e outros dados como os de consumo e frequência.

Resultados do projeto

O Curso Força tem se expandido mais e mais a cada ano e já é responsável por uma mudança significativa na vida de muitas pessoas, em relação ao modo como elas lidam com os estudos e seu desenvolvimento acadêmico.

No site do Força, por exemplo, é possível encontrar depoimentos de pessoas que optaram pelo ensino personalizado e acabaram mudando sua rotina de aprendizado e estudos drasticamente.

captura-de-tela-2016-11-07-as-5-48-09-pm captura-de-tela-2016-11-07-as-5-48-00-pm

Segundo dados do próprio curso, mais de 5000 alunos já foram atendidos desde o início do projeto e a expectativa é que apenas em 2016, mais de 600 sejam auxiliados, tanto pelo ensino presencial, quanto pelo híbrido.


Ter um aprendizado eficiente desde os primeiros anos de estudo é essencial para que no futuro o aluno tenha mais facilidade em se desenvolver academicamente e possa alcançar seus objetivos. Portanto, investir no ensino personalizado, como proposto pelo Curso Força, é uma ótima forma de transformar os estudos em algo mais prazeroso e simples, que trará resultados reais, já que foca nas necessidades de cada aluno.

E poder contar com esse tipo de ensino também no ambiente virtual, de forma mais moderna e flexível, que dispensa os horários rígidos e quebra barreiras geográficas, é extremamente importante.

Com uma plataforma que não perde em nada para o presencial, alunos de todo o país podem ter acesso a educação de qualidade e se aperfeiçoarem ainda mais da maneira correta, com acompanhamento e conteúdos adequados às suas necessidades. Clicando na imagem abaixo você pode conferir todas as funcionalidades que o Samba Class é capaz de oferecer.

Contribuir para a expansão de projetos como o Curso Força, que colaboram para ampliar o acesso à educação por parte de todas as pessoas, é extremamente satisfatório para a Samba Tech e nos motiva a oferecer soluções cada vez melhores para que essa parceria perdure por muitos anos.

Você tem um projeto bacana para a educação e quer saber como a gente pode te ajudar a impulsioná-lo? Entre em contato! Teremos prazer em ajudar.    

Manual-Samba-Class---CTA

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.