Por Em , , Em 3 fevereiro, 2017

[Case] iPed: como a Samba ajuda a vender cursos com alta qualidade de entrega

“O iPed é uma iniciativa que disponibiliza milhares de cursos a pessoas do mundo inteiro utilizando tecnologia Samba Tech.”

Em um país que tem tantos problemas na educação como o Brasil, iniciativas que possibilitem e facilitem a instrução básica e técnica de uma pessoa são extremamente importantes e fazem toda a diferença.

De acordo com pesquisas, entre os alunos do último ano do Ensino Médio da rede pública, 78,5% não apresenta proeficiência mínima em leitura, enquanto 95% não demonstra domínio sobre conhecimentos básicos em matemática esperados para sua idade.

E o problema não se resume à educação básica. Ainda de acordo com pesquisas, 38% dos acadêmicos do país são analfabetos funcionais, ou seja, conseguem ler e escrever, mas não conseguem interpretar o texto ou absorver o que está sendo explicado.

Dessa forma, o mercado fica cada vez mais carente de profissionais qualificados e as pessoas veem reduzidas as suas chances de se destacarem em um cenário cada vez mais competitivo e exigente.

Percebendo essa situação, logo aos 18 anos, em um de seus primeiros locais de trabalho, Fábio Neves resolveu agir e então fundar o Instituto Politécnico de Ensino a Distância – iPed. Dessa forma, desde 2001, o Instituto contribui para que pessoas de toda parte do país possam estudar independentemente de suas limitações financeiras, geográficas e de tempo.

Hoje o iPed é um dos maiores sistemas de educação do Brasil, com mais de 5 milhões de alunos, e, com mais de 1000 opções de cursos online gratuitos em diversas áreas do conhecimento, possibilita que diversas pessoas tenham acesso a conteúdo de qualidade, aprovado pelo MEC e que fará a diferença em sua vida pessoal e profissional.

Além do mais, todos os cursos são considerados livres, ou seja, não exigem pré requisitos na formação do aluno e possibilitam que ele aprenda o que quiser, da forma que quiser.

“Gerar oportunidade para as pessoas entrarem em um mundo de conhecimento e qualificação profissional. Para nós é mais do que um compromisso, é um prazer.” – Missão Iped.

A Samba apoia esse tipo de iniciativa, e tem o prazer de ser parceira desse grupo.

O iPed e iPedTV

O sistema iPed funciona como uma plataforma em que os alunos consomem cursos por unidade e focados em um único tema dentro do campo de conhecimento. E paralelo a esse sistema, existe o iPed TV, que funciona no modelo de assinaturas e permite ao aluno consumir conteúdo de forma ilimitada em uma ou todas as áreas, de acordo com o plano escolhido.

São mais de 3000 conteúdos em vídeo disponíveis para que o aluno assista da forma que quiser e, o melhor, todos são aprovados pelo MEC e dão direito a um certificado de conclusão ao final.

Não é a toa que a iniciativa já está sendo considerada como o “Netflix da Educação“.

Captura-de-Tela-2015-11-12-

Hoje a sede do iPed em São Paulo possui três estúdios de última geração e mais de 150 funcionários diretos e indiretos, o que possibilita que sejam produzidos em média 12 novos cursos por mês, com conteúdo didático e de alta qualidade.

Educação e vídeos online

Principalmente na modalidade a distância, os vídeos vem sendo cada vez mais utilizados com fins educativos e, de acordo com pesquisas, podem ser tão eficientes quanto ensinar o aluno em uma sala de aula física.

Recursos audiovisuais, além de expandirem a experiência do aluno, fornecem um estímulo muito maior do que apenas áudio ou escrita. Através dos vídeos é possível ver as expressões faciais das pessoas, a linguagem corporal e trazer o ambiente da sala de aula para onde quer que o aluno esteja.

De acordo com o Censo EAD, investir em tecnologia e ferramentas que fogem do formato tradicional já é um dos fatores decisivos para o sucesso do ensino a distância e praticamente metade das instituições ouvidas, 48,9% têm seu próprio estúdio para a gravação de vídeos, enquanto quase um terço, 29%, terceiriza esse trabalho.

Vale a pena ler também: Você sabe como criar um curso online de sucesso? Confira!

Aliando isso a outros fatos, como a preferência do público por vídeos (segundo a cisco, vídeos online irão representar 80% do trafégo da internet em 2019) e também à crescente facilidade de conexão a internet, investir nesse tipo de material é altamente recomendado e foi o que o iPed fez.

Todo conteúdo disponibilizado pelo iPed é em formato de vídeo e é ai que a tecnologia Samba entra.

O Instituto hoje utiliza os serviços da Samba Tech, de plataforma e player, e, com isso, consegue armazenar seu conteúdo com segurança, garantia de estabilidade e entrega de qualidade para qualquer dispositivo.

Além do mais, como na Samba cliente é rei, o iPed possui suporte especializado e qualificado para tratar com atenção de todas as suas demandas, dúvidas e necessidades.

fabio-neves-iped

“Nós tínhamos um player e servidores próprios para vídeo até conhecermos a Samba. Terceirizar a tecnologia de vídeo foi uma das melhores coisas que podíamos ter feito. Agora tenho um time dedicado a modernizar o player e toda a estrutura de transmissão de vídeos. Costumo falar que temos um time, pois a Samba é como parte de nossa empresa, parte da nossa equipe. E essa equipe faz isso com muita competência e dedicação.”, diz o Fundador do iPed e criador da plataforma, Fábio Neves.

Com o Samba Videos o iPed garante estabilidade para seus conteúdos, independente da quantidade de acessos que eles tenham, mantém seus vídeos seguros a partir de mecanismos de segurança como DRM e faz com que eles sejam entregues com alta qualidade para qualquer dispositivo, flexibilizando o aprendizado e dando mais comodidade ao aluno.

Veja também: [VÍDEO] Samba Videos X Piratas

Sucesso total

Hoje o iPed tem um acervo com milhares de vídeoaulas e esse número cresce constantemente. A empresa também conquista uma média de 3000 novos alunos todos os dias.

Além de estar presente em toda parte do Brasil, o iPed também já faz muito sucesso em outros países de língua portuguesa como Portugal, Angola e Guiné-Bissau.

E para além de todo esse reconhecimento e sucesso, o iPed é uma iniciativa extremamente importante em nosso contexto educacional atual e, mais do que cursos em diferentes áreas, permite o acesso do ser humano a condições melhores de vida e oportunidades profissionais diferenciadas.

A Samba tem muito orgulho de fazer parte desse tipo de projeto em que, além de contribuir com o sucesso de nossos clientes, possibilita a existência de iniciativas que levam educação de qualidade para todos, independentemente de sua localização ou tempo disponível para estudo.

E assim como apoiamos a iniciativa do iPed, estamos prontos para levar a seu conteúdo a outro patamar também. Quer saber como? Leia o material abaixo gratuitamente e fale com a gente!

vender cursos estilo iped

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.