Por Em Em 10 agosto, 2016

Marketing de conteúdo e a importância dos vídeos nessa estratégia

Hoje, o vídeo não representa o futuro do marketing de conteúdo; ele já é o presente!

marketing de conteúdo

O vídeo não é o futuro do marketing de conteúdo; é o presente. As empresas têm investido cada vez mais em campanhas com personalidades e formadores de opinião, com conteúdos leves e dinâmicos,  para posicionamento de marca, campanhas de engajamento e relacionamento com o público. E, qual é o formato de conteúdo que elas têm apostado? Sim, os vídeos! Vários clientes atuais e em potencial assistem a um vídeo patrocinado por determinada marca porque quiseram, não porque ele passava no intervalo comercial do programa favorito deles na TV ou porque foram forçados a assisti-lo no cinema antes de o filme começar.

As grandes marcas já compreenderam que essa é a lógica agora. Não basta mais investir apenas em publicidade e manter aquela comunicação (ultrapassada) de via única com a audiência. É necessário entender a fundo os hábitos de consumo dos potenciais clientes para conseguir criar uma relação mais íntima do consumidor com a sua marca através do marketing de conteúdo. Já é possível identificar uma nova geração de usuários de vídeos online e o uso deste tipo de mídia não pode ficar de fora do planejamento da sua empresa.

Há muito tempo a expansão da banda larga, inclusive nos já onipresentes smartphones, ditou os vídeos como uma das principais formas de produzir e consumir conteúdo. Foi-se o tempo em que bastava à sua marca “criar um site”. Os vídeos online já são tendência no ambiente corporativo e a previsão e que o seu consumo aumente bastante nos próximos anos.

Ainda não está convencido do uso deste tipo de comunicação na sua empresa? Então clique aqui para ver a importância dos vídeos para a sua empresa. 

Vídeos são o que os consumidores querem

Um estudo da Cisco prevê que os vídeos responderão por 69% do tráfego de internet por consumidores em 2017, em comparação com os já altos 57% de 2012. Os vídeos já são a maior parte do conteúdo consumido na rede. Mesmo uma pequena fração dessa audiência representa muita gente consumindo a sua marca. Por isso, é importante ter o vídeo como parte da sua estratégia de marketing de conteúdo.

Você tem controle sobre os vídeos

Vídeos bem-feitos são fáceis de digerir e entender, divertidos de assistir e oferecem à sua empresa o controle total sobre a narrativa. O trecho de um release pode ser cortado, uma foto pode ser publicada fora de contexto, um “tweet” pode ser mal-interpretado, mas é bem mais trabalhoso distorcer ou adulterar um vídeo. Numa época barulhenta e cheia de distrações, é cada vez mais importante fazer com que chegue ao público uma mensagem consistente. Vídeos são ideais para isso.

Vídeos são didáticos

Para que seus clientes se lembrem de algum número ou fato, vídeos são ótimas ferramentas – pense nas propagandas mais grudentas da TV, aquelas das quais você se lembra. Você também deve ser grato aos telejornais que exibem os números dos quais fala a reportagem sobre as imagens gravadas. Por exemplo, você vê imagens da fachada de um banco e aparece aquele letreiro: ‘100 milhões de dólares’. O vídeo é inerentemente didático.

Um vídeo marketing, por exemplo, permite que você mostre seus produtos ou serviços em ação em vez de apenas contar sobre eles. Além disso, ainda é possível transmitir informações técnicas sobre o que você está oferecendo, passando, assim, mais credibilidade para o espectador.

Vídeos podem ter testemunhos

Citações entre aspas de clientes satisfeitos são sempre suspeitas, convenhamos. Por mais que você já confie no veículo no qual aquela informação está sendo transmitida, sempre fica aquela dúvida se ela é, de fato, verdadeira. Quando falamos de vídeo, é mais difícil negar o testemunho de um cliente (ou vários), que está ali, de carne e osso, falando sobre a sua experiência e como o seu cotidiano mudou depois de conhecer a solução da sua empresa.

Aqui na Samba Tech, por exemplo, nós desenvolvemos uma ação de relacionamento que se chama “Dia de Samba”, no qual convidamos os clientes para  uma imersão total nos processos e na cultura da nossa empresa. E, ao final da visita, nós sempre gravamos um vídeo com depoimento do cliente comentando como foi a experiência.

 Confira aqui um pouco do “Dia de Samba” do Jansen Grüninger , da Hypercult.

As pessoas curtem compartilhar vídeos

Vídeos podem ser inspiradores, engraçados ou simplesmente bizarros – todas essas características que despertam a vontade de divulgá-los para os amigos. É cada vez mais importante produzir conteúdo que seja realmente bom em vez de tentar obter audiência apelando para truques no Google. E bons vídeos são irresistíveis.

Falando sobre produzir vídeos, você também pode se interessar pelo E-book grátis que fizemos em parceria com a Rock Content sobre “Marketing em Vídeo”. Ele tem dicas essenciais para quem produz ou deseja se comunicar por vídeos online como uma estratégia de marketing de conteúdo.

Mas, como usar vídeos no marketing de conteúdo?

Agora que você chegou até aqui, você já está convencido dos benefícios que os vídeos, quando usados de forma correta na sua estratégia de marketing de conteúdo, podem trazer para a sua empresa. Mas, você deve estar se perguntando: como vou fazer isso?

Escrevemos um artigo sobre os passos necessários para começar a planejar a sua estratégia de marketing de conteúdo utilizando vídeos.  Nele, você vai encontrar as diversas formas em que são possíveis utilizar vídeos para conseguir melhores resultados, além de algumas dicas de como fazê-los!

E você, o que achou deste texto? Entre no debate com a gente. Adoraríamos ouvir a sua opinião 🙂

Marketing em videos

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.