Por Em , , , Em 12 novembro, 2015

Como editar um vídeo de forma profissional

Assista ao vídeo clicando no play acima.

Chegamos ao momento fora das câmeras. Quando você assiste várias e várias o seu conteúdo em vídeo para juntar as melhores peças e preparar uma obra de arte audiovisual.

Neste episódio você aprenderá os programas utilizados e as práticas necessárias para editar um vídeo de forma profissional. Vamos começar descarregando os seus arquivos.

Descarregando os arquivos

O primeiro passo para começar a edição é mover todos os arquivos de áudio e vídeo do seu cartão de memória ou dispositivo de gravação de áudio. Para você agilizar a sua edição a dica é organizar suas gravações separando os arquivos por pasta: uma de vídeo, outra para os áudios; uma para imagens; e a última para o projeto da edição (arquivos gerados pelo programa de edição). 

Sua pasta deve ficar parecida com o exemplo abaixo:

pastacomarquivos (1)

Com os arquivos dentro das suas respectivas pastas, a edição está pronta para começar.

Programas para editar um vídeo

Algumas das opções mais conhecidas para edição são o Premiere, da Adobe e o Final Cut da Apple.

Premiere+Finalcut (1)

Ambos são muito parecidos. Eles fazem o básico da edição e possuem outras funcionalidades mais avançadas que podem te ajudar bastante, como correção de cor, pequenas animações, criação de textos, entre outros.

Caso você procure algo mais intuitivo, que não precise de muito conhecimento técnico, o Camtasia é uma excelente opção para Windows e o iMovie, para Mac.

Camtasia+imovie (1)

Os dois softwares possuem uma interface intuitiva e algumas funções muito simples de usar como transições de cena pré-montadas, efeitos de áudio e vídeoNo geral, possuem menos opções na edição, mas são muito mais fáceis de usar e você não perde na qualidade do seu vídeo.

No nosso caso, nós usamos o Premiere CC 2014, pela sua função de correção de cor que, por sinal, vamos te ensinar no próximo episódio de finalização. *Spoiler alert*.

A edição

Editar vídeos, como o vídeo lá de cima, é basicamente um trabalho de curadoria. Você vai assistir e escolher as melhores gravações para usá-las no projeto.

Primeiro, abra o Premiere e escolha a pasta do projeto que você criou no início do artigo.

movaosarquivos

Agora, você carrega todos os arquivos do projeto para dentro do programa de edição de vídeo escolhido.

escolhapasta

Coloque os vídeos na timeline do software, por ordem de cenas, da primeira até a última.

movatimeline

Você verá que ele está com o áudio da câmera, mas nós não vamos usar ele. Arraste os áudios gravados pelo microfone ou smartphone para a timeline, logo abaixo dos vídeos. Ah sim, lembre-se das palmas na gravação? Procure esses picos de áudio para fazer uma sincronização perfeita.

sincronize

Feito isso, agora é hora de escolher uma boa música para o seu vídeo.

A música!

Nenhum vídeo sem música fica tão interessante assim, não é mesmo? Então, é esse o momento de conseguirmos uma trilha de fundo para o seu vídeo.

Existem alguns sites com o Jamendo e o Marmoset que possuem músicas a baixo preço de custo e até algumas de uso livre. Assim, pesquise bastante nas bibliotecas dos sites e jogue a música na timeline do seu projeto para escutar como ela vai encaixar no vídeo.

Por fim, faça alguns ajustes no áudio e verifique se o som não atrapalha o áudio do ator e para encaixar no tempo do vídeo!

Dicas

Seu objetivo é ter um vídeo continuo, onde o conteúdo flui de uma cena para o outra e que se encaixa na estrutura planejada no roteiro. Looooogo, sempre que for editar, coloque seu roteiro ao seu lado para te guiar.

Ele vai ser de grande ajuda!

Hora do próximo passo!

E assim finalizamos a edição. Gostou do vídeo? Então agora nos resta a última etapa da produção de um vídeo… a finalização. Onde vamos ensinar sobre correção de cor e como salvar seu projeto no formato ideal.

Caso não tenha visto os outros episódios, você pode acessá-los clicando aqui. Assista e aprenda!

Até a próxima!

ctapocketep5

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.