Site de vídeos: como criar seu próprio canal de vídeos profissional

Site de vídeos: como criar seu próprio canal de vídeos profissional

Você sabe como criar um site de vídeos para ter seu canal profissional? Nesse artigo, vamos detalhar sobre o processo de criação e como produzir seu conteúdo passo a passo – para que você crie o seu do zero, ou aperfeiçoe o que já tem. Vamos lá?

Primeiro, vamos entender um pouco: por que os canais de vídeos são uma tendência crescente?

Até pouco tempo atrás os grandes produtores de conteúdo sonhavam em ter alguns minutos no horário nobre da televisão, mesmo que fosse em um canal com baixa audiência, e até mesmo as grandes personalidades da internet acabavam migrando para a telinha. Hoje, o que acontece é um processo um pouco diferente, que acabou gerando o que conhecemos hoje como Web TV.

Como as pessoas passam cada vez mais tempo conectadas, as grandes oportunidades estão na web e em um formato de conteúdo que não para de crescer: os vídeos online. Novos canais de conteúdo surgem todos os dias na internet e, com certeza, você já consumiu informação proveniente de algum deles sem saber da importância que eles têm em nosso contexto comunicacional atual.

Hoje, os vídeos são um diferencial para a manutenção e sucesso de diferentes negócios e investir nesses materiais é necessário se você deseja ter uma estratégia de comunicação completa e efetiva.

Você tem uma ideia para produzir conteúdo e quer torná-la realidade? Então, vamos explicar como criar um site de vídeos profissional. Continue lendo!

E antes de começar, que tal entender um pouco mais sobre a diferença entre a monetização de um site de vídeos e de outras plataformas?

calculadora videos

Por que investir em um canal de vídeos?

Para que você entenda o poder dos vídeos, separamos alguns dados: de acordo com uma pesquisa recente realizada pelo Google, no Brasil, 40% da população que tem acesso à internet já assiste vídeos. Dessas pessoas, 25% já assiste mais vídeos online do que TV.

Além disso, hoje as pessoas gastam mais ou menos 6 horas por semana assistindo vídeos sob demanda – o que é mais do que o dobro do que foi registrado em 2011, quando a estimativa era de 2,9 hrs.

Com esses fatores, a produção de conteúdo está convergindo para essa área dos canais de vídeos online. Se você está pensando em investir nessa área ou tem um negócio nesse sentido, deve começar a pensar em realizar esse tipo de investimento.

Um site de vídeos pode servir a diferentes propósitos e negócios. Com ele, você pode criar conteúdo no formato de cursos ou tutoriais, fortalecendo a reputação, confiabilidade e melhorando seu relacionamento com as pessoas. Pode também criar conteúdo demonstrativo sobre seus produtos e serviços, tangibilizando as vantagens deles e aumentando as chances de consumo por parte dos clientes. É possível até mesmo usar esses vídeos em um canal para impulsionar suas vendas e sua estratégia de marketing.

Na verdade, basicamente o futuro da internet pertence aos vídeos online. Ao lado dos sites de vídeo, são inúmeras as possibilidades de negócio que podem ser criadas com conteúdo audiovisual ou otimizada com a ajuda dele!

futuro dos videos

Como criar um site de vídeos

Muitas pessoas já estão cientes desse novo cenário e compreendem a necessidade de investir na produção de vídeos. Porém, para muitas, uma dúvida ainda incomoda: como criar um site de vídeos profissional?

Claro que as respostas para essa pergunta são muitas, mas nesse artigo nós vamos tentar te ajudar a ter uma ideia melhor de como criar um site de vídeos e tirar o seu projeto do papel!

Vamos lá?

01. Planejamento

Para ter um canal de sucesso, o primeiro passo se resume a uma única palavra: Planejamento. Não há como criar um canal de sucesso sem pensar no seu público e na forma que seu conteúdo será produzido, certo? É importante direcionar o seu projeto de acordo com suas necessidades, de forma planejada e cuidadosa para saber onde você está indo e onde quer chegar.

Por exemplo, se você tem um blog em que já produz conteúdos educativos escritos, é provável que vá querer criar um canal para complementar esse ambiente, com tutoriaisaulas em vídeo e outros materiais relevantes. Então, já nesse momento, é importante pensar em pontos como: duração dos vídeos, quem vai produzir esses conteúdos, quem é o público que vai acessá-los, como eles serão divulgados, quem terá acesso aos materiais, se eles serão fornecidos de forma gratuita ou paga, se serão no formato de cursos ou como um vlog, entre outras características do seu canal.

Definir isso tudo agora vai ajudar a nortear uma série de outros pontos que serão estratégicos para sua estratégia no futuro. Pode parecer trabalhoso, mas esse tipo de planejamento irá evitar vários desgastes mais à frente.

02. Conteúdo do canal de vídeos

Definidas as questões mais estratégicas que envolvem a criação de um canal, é hora de partir para uma das partes mais importantes: o conteúdo.

De acordo com dados recentes, 400 horas de conteúdo são despejadas por minuto apenas no YouTube. Por isso, sem cuidado e uma atualização constante, seu canal estará fadado ao fracasso.

É essencial que você tenha um bom planejamento de conteúdo – alinhado aos desejos e necessidades de sua audiência – e ofereça sempre materiais de qualidade a quem acompanha seu canal.  

Ficar de olho no modo como as pessoas estão consumindo esse conteúdo também pode ser essencial para gerar insights para uma produção de vídeos cada vez mais qualificada. Por exemplo, se seu público está consumindo mais os seus vídeos sobre lazer, aposte na produção de mais materiais sobre esse assunto. Se seus materiais com mais de 7 minutos estão tendo baixa aceitação, diminua a duração deles. E assim por diante.

De acordo com a pesquisa do Insight Samba, 66% dos produtores criam vídeos entre 1 e 5 minutos, enquanto 5% produz conteúdo que ultrapassa 25 minutos. Isso não significa, no entanto, que esses 5% tenham audiência menor. Pense assim: para vídeos tradicionais, vlogs e entretenimento, um tempo de duração menor pode ser ideal; mas caso você produza cursos e videoaulas, por exemplo, pode ser interessante gravar vídeos mais longos, com conteúdo mais detalhado e específico.

Lembre-se também de sempre manter um bom nível técnico em tudo aquilo que produzir. Afinal de contas, nada pior do que tentar assistir a um vídeo cuja imagem está muito tremida, desfocada, em que a música de fundo está mais alta que a voz do locutor ou em que há tanto ruído que você não consegue compreender o conteúdo. Isso pode arruinar a experiência do seu usuário e te fazer perder muito em termos de visualização, recomendação, autoridade e confiabilidade.

E o melhor de tudo é que você pode produzir todo o seu conteúdo diretamente de casa, sem ter gastos extremos e precisar depender de terceiros. Pra saber como, é só baixar nosso Guia! 🙂

montar estudio para gravacao de video caseiro

Já tem seu equipamento e estúdio? É hora de gravar!

É sempre bom lembrar que um bom conteúdo é sempre acompanhado de um planejamento minucioso. Por isso, pense no roteiro e nos equipamentos que você vai utilizar durante a gravação. Procure cenários adequados ao seu conteúdo, treine as falas, atuação e locução e lembre-se de dividir seu conteúdo em início, meio e fim de forma clara e eficaz. Seja em um curso ou na demonstração de um produto, todo vídeo precisa de um início impactante e uma conclusão clara, que leve essa pessoa a tomar outra ação, como conhecer mais sobre o produto ou a ver mais vídeos, por exemplo.

Não se esqueça também de editar seus vídeos de forma adequada. Escolha um programa de edição, faça cortes e elimine partes desnecessárias, insira legendas, efeitos visuais e sonoros e, caso precise, escolha também uma trilha sonora para seus materiais.

No vídeo abaixo, nosso CMO, Pedro Filizzola dá algumas outras dicas sobre como criar um canal matador, capaz de atrair muita audiência.

E por falar em atrair audiência, acredite ou não, uma das peças fundamenteis na hora de conseguir aumentar o número de pessoas que assistem ao seu conteúdo é o thumbnail do seu vídeo! Se você não sabe, thumbnail nada mais é do que a “imagem de capa do seu vídeo”, ou seja, é uma das primeiras coisas que o usuário vê ao te encontrar.

Mas, exatamente por ser tão importante, deve ser algo difícil de se conseguir, certo? Errado! Criamos um gerador de thumbnail que te ajudar a conseguir imagens super bonitas e atrativas de maneira fácil e rápida! 😉

gerador de thumb

Pense no nome do seu site de vídeos e crie um domínio

Outro ponto importante dentro do seu planejamento é criar o nome e, consequentemente, o domínio do seu canal!

Um domínio de site, é o nome utilizado para identificar e localizar um local na internet. Se ainda ficou difícil, a gente explica melhor: um domínio nada mais é do quê o que conhecemos popularmente como endereço de site —  aqui no Blog da Samba, por exemplo, é sambatech.com/blog. Consegue entender porque escolher um bom domínio é tão importante? Sem um bom endereço, você corre o risco das pessoas não se lembrarem do nome do seu canal ou até mesmo de não encontrarem o seu site de vídeos na internet.

E como criar um bom nome e definir um bom domínio? Bom, você pode seguir alguns passos básicos:

  • Cuidado com palavras difíceis: utilizar palavras complicadas (principalmente em outra língua) podem atrapalhar o usuário, que corre o risco de escrevê-la errado várias vezes.
  • Cuidado com nomes grandes demais: não confie demais na memória do usuário, um nome e, principalmente, um domínio muito grande, podem ser esquecidos facilmente.
  • Cuidado com letras repetidas: dificulta na leitura e na escrita do seu domínio. Por isso, se você decidir usar o nome literal do seu canal no domínio, certifique-se de fazer as modificações necessárias para que não seu domínio não fique com muitas lestras repetidas seguidamente. Por exemplo, yogaparaaalma.com.br é mais complicado de se lembrar e escrever corretamente do que yogaealma.com.br.

Uma boa dica que pode te ajudar bastante, tanto na hora de criar o nome do seu site de vídeos, quanto na hora de criar seu domínio, é pensar no modo como as pessoas buscam pelo conteúdo que você oferece. Faça uma pesquisa de palavras-chave e veja qual delas mais encaixa no seu canal pensando no seu público!

03. Como criar seu site na plataforma certa

Com o conteúdo em mãos, é hora de decidir a parte que talvez seja a mais importante de todo esse processo: onde eles serão exibidos para a audiência. Como criar um canal na plataforma certa?

Nesse momento, você precisa ficar atento ao local em que vai construir seu media center e garantir que ele seja personalizável, seguro, adaptável para a realidade mobile e integrável com plataformas de pagamento.

Nesse sentido, você pode começar o seu site de vídeos do zero ou procurar ferramentas específicas para isso. Vamos conhecer os prós e contras de cada opção:

Começar do zero

Essa é uma opção que normalmente é mais cara e mais demorada quando se trata de construir um site de vídeos. Isso porque, para construir seu site do zero, você precisará de alguém que construa toda a parte visual – um designer – e também de alguém que coloque o coloque para funcionar – um ou mais desenvolvedores.

Você precisará comprar um domínio, escolher um servidor para o site e decidir como ele será construído. Além do mais, você precisará escolher uma boa plataforma de vídeos, que garanta a estabilidade e segurança dos seus materiais, precisará integrar um sistema de pagamento caso vá vender seus materiais e ainda se preocupar com todas as questões referentes à adaptação do site para dispositivos móveis, SEO e outros pontos.

Usar uma ferramenta específica para a criação de sites de vídeos

Hoje pode ser muito fácil conseguir ter um Netflix para chamar de seu. Já existem diversas ferramentas que te permitem construir seu site de vídeos para disponibilizar seu conteúdo de forma profissional.

Você pode usar construtores de site populares como o Wix, por exemplo, que já tem alguns temas pré-definidos e é bastante simples de usar. Porém, ainda assim, você pode ter problemas com a personalização e o funcionamento do site e pode precisar contratar um designer e um desenvolvedor para te ajudar. Além do mais você precisa ficar atento à plataforma de vídeos que vai usar nesse caso, pois ela precisa garantir que seu conteúdo fique seguro e estável dentro do site. E se você for vender conteúdo, muito provavelmente vai precisar também integrar uma plataforma de pagamento à esse site, além de ter que se preocupar com questões de SEO e adaptação do site à dispositivos móveis.

Mas se você quer simplificar todo esse processo, uma excelente opção pode ser o Samba Play, uma solução da Samba Tech!

No Samba Play você pode criar seu próprio site de vídeos de forma muito simples, com domínio próprio e ainda personaliza-lo totalmente sem precisar contratar um designer ou desenvolvedor. Além do mais, essa plataforma já vem pronta para que você venda seus conteúdos por assinatura ou de forma avulsa, com sistema de pagamento integrado e parte jurídica resolvida, e você pode monetizar seus vídeos de maneira simples e eficiente.

Com essa solução, você pode construir seu site rapidamente, com alta qualidade e então focar no mais importante: a produção dos vídeos.

Para saber tudo sobre a nossa plataforma e suas funcionalidades, você pode fazer um tour para entender como ela te ajuda a realmente começar a ganhar dinheiro com seus vídeos

teste o samba play

04. Divulgação

Quando falamos em como criar um site de vídeos para ter seu canal, não basta apenas investir seu tempo e dinheiro, montar uma estrutura fantástica e esperar que as pessoas encontrem seu conteúdo por um milagre do destino. É preciso fazer com que seus vídeos cheguem até as pessoas e para isso você deve ter uma estratégia de divulgação bem definida, que mais do que apenas trazer views, te ajude a consolidar sua audiência e fazer cada vez mais sucesso.

Na fase de planejamento do canal você definiu quem seria o público a quem seus conteúdos seriam direcionados e isso vai te ajudar bastante nessa etapa também. A partir do perfil estabelecido, procure identificar em quais redes sociais sua audiência está, quais os sites que ela mais acessa, suas tendências de navegação, e use tudo para te ajudar a divulgar seu conteúdo! Poste pequenos trechos dos conteúdos no Facebook e Instagram para atrair as pessoas para seu canal, publique notícias no Twitter e use também o YouTube para publicar “conteúdos isca” e ganhar mais visibilidade com seu canal principal.

Não esqueça também de estabelecer parcerias de divulgação, postar seu conteúdo periodicamente em seu site ou blog e invista também em estratégias de SEO para manter seus vídeos sempre relevantes perante os mecanismos de busca.

Confira mais algumas dicas do nosso CMO sobre divulgação:

05. Monetização

Como mencionamos anteriormente, plataformas profissionais são mais flexíveis e eficientes nesse quesito e permitem que você monetize seus materiais de formas muito mais rentáveis do que em plataformas gratuitas.

Se seu negócio é conteúdo educativo, por exemplo, que ensina algo ou faz diferença na vida das pessoas, seja no formato de tutoriais, vídeos de faça você mesmo ou cursos e videoaulas, você não precisa ficar preso aos modelos tradicionais de monetização de vídeos, baseados em inserção de anúncios. Você pode ganhar muito mais, por exemplo, migrando para um modelo de assinatura e realizando a venda de seus conteúdos. Você pode, também, vender seus materiais de forma separada, em pacotes de cursos ou em módulos.

Essas são formas muito mais eficientes de lucrar com seu conteúdo e atingir pessoas realmente interessadas nele!


Conclusão

O modo como as pessoas consomem conteúdo está mudando e, hoje, usar vídeos é a melhor forma de se comunicar com o público online e ter sucesso com seu projeto. Por isso, agora você já sabe que a estratégia mais aconselhável para quem quer vender conteúdo audiovisual é investir em uma plataforma profissional de vídeos para criar um canal próprio.

Se você se interessou pela proposta com o Samba Play e quer começar seu site de vídeos online, é importante que você entenda, mais a fundo, como criar, lançar e gerir seu canal de vídeos. Pensando nisso, montamos um guia que, com um passo a passo beirando o simples, vai te orientar durante todo o processo e te levar a resultados incríveis com o seu projeto! 😉 

curso ponta a ponta

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]