05 cases de nicho que você deveria acompanhar em 2017

Por Em , Em março 17, 2017

“Investir em negócios para nichos é uma tendência cada vez mais popular e você deve aproveitar isso. Veja 05 cases de nicho para se inspirar!”

04matheus-cardoso-marketing-de-nicho

Em meados da década de 60, um período de intensa inovação na indústria, a diversificação tornou-se fundamental para o crescimento das empresas.

Um exemplo é o da GE (General Eletric), conhecida por seu gigantesco portfólio de produtos que vai desde serviços financeiros à turbinas de jatos. Nesse período, a gigante americana, sedenta por crescimento, tomou a frente do Projeto Apolo, sim, aquele que levou o homem à lua, e assim a empresa passou a produzir turbinas para foguetes.

gif 2

Que viagem, não é mesmo?

Não demorou muito para que esse modelo esgotasse.

Com a chegada dos anos oitenta e a intensa industrialização do oriente, o mercado estava inundado de produtos, em sua maioria, de baixa qualidade.

A competição era canibal, elos de uma mesma cadeia de suprimentos viviam de relacionamentos oportunistas e faltava colaboração.

A própria GE, nesse período, diminuiu a força de trabalho de 404 mil pessoas para 229 mil, fechou 73 fábricas; e eliminou 232 produtos do portfólio.

Que loucura!

O foco agora voltava para a qualidade

Suprimia-se a cadeia de suprimentos e surgia a cadeia de valor. O objetivo era de agregar o máximo de valor a um produto atendendo às necessidades do mercado consumidor. Um pouco antes, os carros japoneses, econômicos, já inundavam os mercados do hemisfério norte que estavam assustados com a crise do petróleo.

Começavam assim os anos 90

A internet tornou o consumidor mais exigente, o nível de educação das pessoas melhorou e a telefonia já estava avançada.

Surgia então a era da informação e o valor dela era, imensurável. Os analytics tomaram conta dos departamentos de business intelligence das empresas e o conhecimento tornou-se o maior diferencial competitivo para elas.

Com empresas mais inteligentes, o mercado inundou-se de produtos de alta qualidade, mas ao mesmo tempo, também voltou a ser saturado pelos de baixa.

Assim, o consumidor hoje tem uma gama infinita de produtos e serviços para escolher, com também infinitas características.

E isso irrita.

gif 1

Hoje quem ganha no mercado é aquele que faz mais barulho. Aquele que tem a melhor marca. Aquele que impõe melhor seu padrão. Veja a Apple, por exemplo.

Mas já estamos começando a cansar disso. Falta aquele sentimento de que produtos e serviços oferecem experiências ÚNICAS e EXCLUSIVAS.

Daí inicia-se a era do nicho

Você quer consumir aquilo que remete aos seus valores, às suas crenças e à sua espiritualidade;

Você quer consumir aquilo que está ligado à sua comunidade e que foi produzido localmente;

Você quer consumir aquilo que você sabe como foi concebido, aonde foi produzido, e por quem;

Você quer consumir aquilo que te faz se sentir confortável e não apenas aquilo que lhe foi imposto como o “melhor”.

Pessoas querem ORIGINALIDADE.

Abaixo apresento, em cinco distintas categorias, movimentos que valorizam o nicho, a originalidade, das empresas e pessoas:

gif 3

Nicho de Turismo

Você hoje não quer somente viajar para os lugares e fazer o famoso roteiro “pega turista”, gastar rios de dinheiro e não aproveitar tudo. Você quer viver o local e experienciar a cidade ou a natureza.

Pensando nisso, a Airbnb acabou de lançar o Experiences, um serviço em que você pode adquirir um “pacote” de turismo com um residente local. Por exemplo, o que acha de dar um passeio com uma baterista de uma banda de rock nos bairros underground de Londres?

É uma experiência extremamente imersiva e veio para atender os usuários mais exigentes.

Captura de Tela 2017-03-17 às 4.33.18 PM

Nichos de Alimentos

Hoje você quer saber de onde vem e como são produzidos seus alimentos, até porque você quer se valorizar e valorizar a produção local.

Veja o exemplo da Moccato: eles criaram recentemente um serviço de assinatura de cápsulas de café para máquinas da Nespresso que são feitas sem conservantes e em fazendas mineiras. Você consegue personalizar sua assinatura e escolher de qual fazenda seu café virá. Você consegue acompanhar também o processo de produção de suas cápsulas e é possível até mesmo que você visite uma das fazendas!

Captura de Tela 2017-03-17 às 4.31.24 PM

Nichos de Conteúdo

Hoje a maioria das pessoas quer consumir conteúdo específico e a TV linear não atende mais esse público que quer assistir seu conteúdo quando e onde quiser.

Plataformas como Netflix e HBO Go deixam o usuário confuso e sem muita facilidade de acesso ao conteúdo que realmente seria relevante para ele.

Então, a Samba Tech acabou de lançar uma plataforma que te permite criar seu próprio “Netflix de nicho”. Nele você poderá pegar sua expertise, transformar ela em vídeo e vender, por meio de assinatura, na internet. Legal não?

A empresa hoje conta com dois clientes com cases muito interessantes: a Fish TV, um portal somente de conteúdo sobre pesca, e em breve a TV Aves, que lançará junto com a Samba seu canal de conteúdo sobre aves. 

Quer fazer um tour e conhecer melhor a plataforma? É só clicar aqui. 

gif 4

Nichos de Transporte

As pessoas hoje não querem mais comprar carros. O jovem brasileiro nunca se interessou tão pouco pelo carro próprio. Porém, elas querem as mesmas liberdades de um veículo próprio em serviços de transporte.

Nesse sentido, ninguém faz melhor que a Uber, não é mesmo?

A empresa criou vários nichos em seu portfólio para atender as mais diferentes demandas. No Brasil temos o UberPet, para você que quer levar seu Pet na viagem, temos o UberBag, para você que precisa de um carro com capacidade superior de bagagem, o UberPool, para você que quer economizar na viagem e não se importa em compartilhar a corrida e o UberBlack, para você que é um cliente mais exigente e gosta de um pouco de luxo. Porém, não para por aí: no mundo temos, por exemplo, o UberSelect e o UberSUV, o primeiro para você que gosta de carros potentes e de alto luxo como BMW, Mercedes ou Audi, e o segundo para você que gosta de andar em carros do tipo SUV.

gif 5

Nichos de Moradia

A burocracia do mercado de aluguéis é literalmente insana e há quem já tem aproveitado dessa falha.

A Quinto Andar está revolucionando o mercado de aluguéis em São Paulo ao oferecer para seus clientes uma forma prática, rápida e mobile para alugar um apartamento. Além disso a empresa paga o seguro fiança para o inquilino. Revolucionário, não?


E você? Já está pensando no seu nicho? No que você vai se especializar em 2017? 

Se precisar de ajuda conte com a gente! Vamos bater um papo quando quiser 😉

assinatura (1)

/Comentários