Cultura empresarial: a alma de um negócio

Cultura empresarial: a alma de um negócio

Tudo começou em 2007. Estava com 19 anos no 3º período de faculdade e minha rotina basicamente era ir pra PUC assistir aula até umas 11h, jogar bola na hora do almoço, chegar em casa, almoçar, dormir na frente da TV assistindo video show e acordar pra ver Malhação. Cansei. Tomei vergonha na cara e fui procurar um estágio.

Como todo moleque que faz Publicidade fui visitar algumas agências: grandes pequenas, offline e online. E foi muito bom, porque foi aí que eu tive a certeza de que não era isso que eu queria. Comentei com o Pedrokinha (grande amigo, advogado brilhante) esse meu dilema, e então ele falou que a empresa em que ele estava trabalhando estava contratando estagiário. O nome dessa empresa na época? Samba Mobile.

No dia seguinte estava eu com a cara lavada, sem ter noção do que era uma entrevista de emprego, conversando com o Gustavo, dono da empresa. Conversamos por 20 minutos numa sala de 20m² e no final ele chegou para mim e falou: “você começa na semana que vem no nosso novo escritório”.

De lá pra cá são mais de 9 anos (oficiais): 1/3 da minha vida. E durante essa jornada algumas coisas me motivaram e me marcaram.

Ciclos e desafios

Sempre fui movido a metas e desafios. Não me acho melhor ou pior que alguém por causa disso, mas essa foi a forma que eu encontrei de sempre buscar coisas novas e melhorar. A Samba sempre me proporcionou isso: oportunidades de crescer, mexer com coisas novas, experimentar. Passei por todos os momentos, transformações, erros, conquistas, times e mudanças que tivemos e tenho um orgulho enorme disso. É muito legal ver a flexibilidade e o poder de transformação que a empresa tem. Ter a oportunidade de trabalhar com vários projetos e saber que cada um deles tem um ciclo com princípio, meio e fim, sempre me ajudou e me motivou ao longo dos últimos anos.

Trabalhar com gente f*da

É impressionante o time que a Samba conseguiu montar. Desde sempre a gente contou com profissionais fora da curva e pessoas realmente diferenciadas: tanto no lado técnico quanto no comportamental. Isso faz a diferença! Atrair e reter talentos é uma arte e a Samba sempre fez isso bem. Me arrisco a dizer que se não fossem as pessoas brilhantes que temos (e tivemos) ao longo da nossa história, não teríamos chegado aonde estamos.

No material abaixo, você pode aprender um pouco a desenvolver talentos também em sua empresa. Baixe e confira:

desenvolvimento de lideres como parte da cultura empresarial

Cultura empresarial

É impossível não notar a aura, o clima e a energia da Samba quando você pisa no nosso escritório. Se você já nos visitou ou viu uma palestra do Gustavo sabe do que eu estou falando. Isso nada mais é do que a materialização da nossa Cultura, algo que criamos lá atrás, lapidamos ao longo do caminho e enraizamos em todas as nossas ações. Esse, pra mim, é um dos principais diferenciais que nós temos. E é sobre isso que eu queria refletir no restante deste artigo.

Sempre que entra um novo funcionário na #FamíliaSamba a gente faz o check-in  –  processo interno em que a pessoa conversa com um representante de todas as áreas para ter uma visão global do que é a empresa: Produto, TI, Financeiro, RH, Vendas, Marketing e, é claro, Cultura.

Sou eu quem faço o check-in de Cultura desde que esse processo foi criado, ou seja, conversei com 100% dos funcionários que entraram na Samba nos últimos anos sobre nossa história e sobre a nossa Cultura. Esse é o momento de mostrar quem é a Samba, como é nosso relacionamento interpessoal, quais são nossas competências, ritos, estrutura interna, mantras, eventos, curiosidades… coisas que construímos ao longo da nossa história e que fazem parte do nosso dia a dia.

Mais do que contar a história do “celular colorido” e falar que temos Xbox e sinuca, esse é o momento de seguir o mantra “nunca se esqueça de onde você veio”.

Em todos os momentos da nossa história: dificuldades, conquistas, expansão, desafios, (e eu posso falar pelo menos dos últimos 9 anos, porque eu estava aqui) a gente sempre manteve o nosso clima e principalmente a nossa cultura empresarial.

Isso tudo começou lá atrás. Quando o Gustavo me contratou em 2007  – eu tinha 19 anos  –  ele chegou para mim e falou:

“Feliz, nós vamos montar um negócio inovador e de impacto, mas que a gente também possa se divertir”.

E foi essa ideologia que a gente enraizou no nosso DNA e é o que a gente sempre procura seguir aqui dentro. O Gustavo não acordou num dia, 3 anos atrás, e falou: “agora eu vou comprar um vídeo-game e a Samba vai ser descolada”. Não! Se a gente tem esse espírito descolado, jovem, descontraído, inovador, não foi porque isso foi imposto, foi porque escolhemos ser assim, desde sempre, através das nossas ações e ritos diários.

Sem dúvidas, Cultura é um dos diferenciais de uma empresa e da Samba mais ainda. Nossa cultura é a nossa alma. É a materialização do nosso cuidado com pessoas e com ambiente.

Pra vocês terem ideia do quanto a gente valoriza isso, há 3, 4 anos, o meu cargo na Samba era Culture Evangelist (sério). Tinha esse nome bonito, mas basicamente eu era o defensor da Cultura internamente e também era o responsável por romper as barreiras do escritório e mostrar pro mercado que a gente pode fazer coisas inovadoras com o nosso clima. Foi bacana por um tempo, até eu entender que isso não é uma função só minha: é função de todos na empresa.

A Samba sempre foi feita de pessoas e a nossa Cultura empresarial ajudou a gente a pensar dessa forma, mas principalmente ajudou a atrair e reter talentos. E esses talentos já entram aqui na Samba entendendo de cara o que é essa Cultura, qual o nosso perfil e o que a gente acredita. Faz parte do processo seletivo e somos rigoroso quanto a isso.

E foi justamente pensando em tangibilizar tudo isso é que resolvemos transformar toda essa aura que está nas nossas ações em um material único e oficial: o nosso Culture Book.

A Samba foi eleita a 4ª melhor empresa de TI do Brasil e a 2ª de MG para se trabalhar pelo Great Place to Work®. E nós falamos isso de peito estufado, não por vaidade, mas é porque esse prêmio chancela nosso cuidado com pessoas, ambiente e Cultura empresarial.

Eu tenho certeza que um dos maiores orgulhos que o Gustavo tem é ter construído uma empresa com alma. Esse, pelo menos, é um dos meus: ter tido a minha parcela de contribuição.

Reforçando o que eu falo em todo check-in com os novo funcionários: “se vocês estão aqui é porque a gente confia que vocês são as pessoas certas pra fazer acontecer e, se a Samba não fosse um lugar ducar*lho pra trabalhar, eu não estava aqui há 9 anos. Bora fazer acontecer?”

#Bora #VAMO!

pedro filizzola cmo da samba tech fala sobre cultura empresarial
Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]