Por Em Em 26 junho, 2017

Liderança no dia a dia: exemplos para se inspirar e ser um grande líder

Sempre acreditei que temos que ter uma postura de liderança independente de onde estamos. Embora essa característica pareça ser relacionada a um “cargo específico”, ligado a uma corporação, na verdade ela começa em casa e pode ser percebida em pequenos momentos no nosso cotidiano.

Em muitas situações no dia a dia, quando você precisa tomar decisões ou resolver determinadas situações, geralmente você faz isso baseado em características e valores nos  quais você acredita e defende de forma racional. E ser líder tem muita relação com isso:  confiar em você e acreditar no que você diz e no que faz!

Você pode demonstrar traços de liderança quando vai ao supermercado e decide o que vai comprar; quando escolhe a cor e modelo de roupa vai usar; e até mesmo quando monta o cardápio da semana com os pratos que vai fazer para a família ou quem quer que more com você.

Mas como então identificar as características relacionadas a um perfil de liderança?

Existe uma frase que gosto muito, do livro “A Essência do Líder” de Warren Bennis, um clássico sobre o tema, que diz o seguinte: A liderança é como a beleza, difícil de definir, mas sabemos que estamos diante dela quando a vemos‘.

Os líderes possuem características específicas que os definem ou os destacam de alguma forma e, no cotidiano, elas podem ser facilmente percebidas em momentos e contextos específicos. Então, para que você possa reconhecer aquilo que constrói um bom líder e se inspirar em suas atitudes, a seguir vou listar algumas características que considero naturais em líderes natos e que eu reconheço em pessoas aparentemente comuns do meu dia-a-dia.  

barack obama

E antes de continuar lendo, você também pode dar uma olhada neste Guia para o desenvolvimento de líderes, feito pela Samba Tech em parceria com a Fundação Estudar.

Poder de convencimento e argumentação

Minha filha de 11 anos, Anna Manuella, possui uma qualidade que é natural em perfis de liderança: o poder de convencimento e argumentação. Se ela precisa cuidar da louça e não quer, por exemplo, ela define uma estratégia que te convence que aquele não é o momento certo, e que perder tempo com a “tal louça” vai atrapalhá-la com algo muito mais importante que eu poderia estar fazendo ao “seu lado”.

Por esses dias, ao pedir que ela realizasse tal tarefa, a pequena Manu iniciou um assunto de que precisava analisar a lista do seu projeto de ciências para a criação de um terrário; falava sobre o material que precisaríamos comprar e idealizava tudo até o dia da entrega. Logo em seguida, ela me distraiu com o trailer de um filme novo que acabara de sair no Netflix e que nós precisávamos ver. Então, quando me dei por conta, lá estava eu, ao seu lado vendo o filme e comendo pipoca (e a louça sem lavar! Espertinha…).

Apesar de neste caso ela ter usado seu poder em benefício próprio, a capacidade de argumentação e convencimento é uma característica extremamente importante em um líder, já que ele precisará conquistar a equipe e manter as pessoas a seu lado, confiando em suas decisões.

Auto-confiança

Eu tinha um professor de filosofia no ensino médio que era extremamente persuasivo. Tudo o que ele falava, eu acreditava! O cara era tão convincente que, mesmo se fosse mentira, eu acreditava. Pensa?

Isso porque ele mostrava, além do domínio sobre o tema, uma segurança enorme e uma imensa capacidade de persuasão pela crença no que dizia. Isso era uma qualidade dele e, com toda certeza, o definia.

Em líderes, essa autoconfiança é extremamente importante, pois ele precisa mostrar que está realmente apto para ocupar sua posição e para tomar as decisões que precisa. Isso vai fazer com que ele tenha mais sucesso sem sombra de dúvidas!

É um fato que nem sempre conseguimos fazer isso de forma automática e espontânea, porque as pessoas são diferentes umas das outras e nem todas têm essa confiança de forma natural. Porém, hoje é possível fazer aulas para falar em público e pesquisar sobre como podemos nos aperfeiçoar e corrigir nossas falhas e ou medos. Assim, podemos aperfeiçoar essa qualidade.

Cuidado com o outro

Sempre precisei trabalhar fora e para isso, por conta das crianças, precisei contar com pessoas extremamente confiáveis que, com o tempo, foram se tornando muito mais do que amigas. Uma delas é a Vilma. Ela me ajuda em casa com alguns afazeres e possui uma postura admirável em seu trabalho, além de uma extensa capacidade de planejamento e organização. Mesmo diante de muitas tarefas, ela consegue ser uma excelente profissional e ainda tem muito cuidado conosco, tratando cada um de modo único.

Essas características da Vilma também são muito comuns em líderes (e eu costumo mesmo dizer que é ela quem “manda” lá em casa!). Um líder, além de precisar ser extremamente organizado para não se perder em suas tarefas, precisa também ter muito cuidado com o outro. Ele precisa entender sua equipe, sem deixar que sua posição, independente qual seja, prejudique ou favoreça alguém.

Curiosidade

A curiosidade também faz parte do perfil de pessoas em posição de liderança e essa é uma característica muito forte em uma pessoa bem próxima a mim: meu pai. Ele busca ficar sempre por dentro das tendências e do que há de novidade no mundo. Ele está sempre lendo, buscando, estudando, perguntando – acho que “puxei” a ele nesse aspecto – e isso é essencial para sua vida e para a vida de qualquer pessoa que quer ser um grande líder.

Além do mais, ele é um grande exemplo dentro da família e isso também o transforma em um poderoso líder – da casa, dos filhos, dos netos e de muito mais. Afinal, uma figura de liderança precisa ser um bom exemplo para que ganhe credibilidade no que faz e, assim, seja seguida.

Inspire-se!

Hoje, num mundo de tantas incertezas e influências, se você conseguir identificar o que “te define” como pessoa, procurando entender onde estão as “suas falhas”, o que te faz bem e o que faz bem aos outros, e principalmente aonde se quer chegar, conseguirá aprimorar o líder que existe em você.

Acredite e faça acontecer, afinal os líderes não nascem feitos, eles são criados!  😉


elaine brustolin samba tech

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.