Liderança no dia a dia: exemplos para se inspirar e ser um grande líder

Liderança no dia a dia: exemplos para se inspirar e ser um grande líder

Sempre acreditei que temos que ter uma postura de liderança independente de onde estamos. Embora essa característica pareça ser relacionada a um “cargo específico”, ligado a uma corporação, na verdade ela começa em casa e pode ser percebida em pequenos momentos no nosso cotidiano.

Em muitas situações no dia a dia, quando você precisa tomar decisões ou resolver determinadas situações, geralmente você faz isso baseado em características e valores nos  quais você acredita e defende de forma racional. E ser líder tem muita relação com isso:  confiar em você e acreditar no que você diz e no que faz!

Você pode demonstrar traços de liderança quando vai ao supermercado e decide o que vai comprar; quando escolhe a cor e modelo de roupa vai usar; e até mesmo quando monta o cardápio da semana com os pratos que vai fazer para a família ou quem quer que more com você.

Mas como então identificar as características relacionadas a um perfil de liderança?

Existe uma frase que gosto muito, do livro “A Essência do Líder” de Warren Bennis, um clássico sobre o tema, que diz o seguinte: A liderança é como a beleza, difícil de definir, mas sabemos que estamos diante dela quando a vemos‘.

Os líderes possuem características específicas que os definem ou os destacam de alguma forma e, no cotidiano, elas podem ser facilmente percebidas em momentos e contextos específicos. Então, para que você possa reconhecer aquilo que constrói um bom líder e se inspirar em suas atitudes, a seguir vou listar algumas características que considero naturais em líderes natos e que eu reconheço em pessoas aparentemente comuns do meu dia-a-dia.  

barack obama

E antes de continuar lendo, você também pode dar uma olhada neste Guia para o desenvolvimento de líderes, feito pela Samba Tech em parceria com a Fundação Estudar.

Poder de convencimento e argumentação

Minha filha de 11 anos, Anna Manuella, possui uma qualidade que é natural em perfis de liderança: o poder de convencimento e argumentação. Se ela precisa cuidar da louça e não quer, por exemplo, ela define uma estratégia que te convence que aquele não é o momento certo, e que perder tempo com a “tal louça” vai atrapalhá-la com algo muito mais importante que eu poderia estar fazendo ao “seu lado”.

Por esses dias, ao pedir que ela realizasse tal tarefa, a pequena Manu iniciou um assunto de que precisava analisar a lista do seu projeto de ciências para a criação de um terrário; falava sobre o material que precisaríamos comprar e idealizava tudo até o dia da entrega. Logo em seguida, ela me distraiu com o trailer de um filme novo que acabara de sair no Netflix e que nós precisávamos ver. Então, quando me dei por conta, lá estava eu, ao seu lado vendo o filme e comendo pipoca (e a louça sem lavar! Espertinha…).

Apesar de neste caso ela ter usado seu poder em benefício próprio, a capacidade de argumentação e convencimento é uma característica extremamente importante em um líder, já que ele precisará conquistar a equipe e manter as pessoas a seu lado, confiando em suas decisões.

Auto-confiança

Eu tinha um professor de filosofia no ensino médio que era extremamente persuasivo. Tudo o que ele falava, eu acreditava! O cara era tão convincente que, mesmo se fosse mentira, eu acreditava. Pensa?

Isso porque ele mostrava, além do domínio sobre o tema, uma segurança enorme e uma imensa capacidade de persuasão pela crença no que dizia. Isso era uma qualidade dele e, com toda certeza, o definia.

Em líderes, essa autoconfiança é extremamente importante, pois ele precisa mostrar que está realmente apto para ocupar sua posição e para tomar as decisões que precisa. Isso vai fazer com que ele tenha mais sucesso sem sombra de dúvidas!

É um fato que nem sempre conseguimos fazer isso de forma automática e espontânea, porque as pessoas são diferentes umas das outras e nem todas têm essa confiança de forma natural. Porém, hoje é possível fazer aulas para falar em público e pesquisar sobre como podemos nos aperfeiçoar e corrigir nossas falhas e ou medos. Assim, podemos aperfeiçoar essa qualidade.

Cuidado com o outro

Sempre precisei trabalhar fora e para isso, por conta das crianças, precisei contar com pessoas extremamente confiáveis que, com o tempo, foram se tornando muito mais do que amigas. Uma delas é a Vilma. Ela me ajuda em casa com alguns afazeres e possui uma postura admirável em seu trabalho, além de uma extensa capacidade de planejamento e organização. Mesmo diante de muitas tarefas, ela consegue ser uma excelente profissional e ainda tem muito cuidado conosco, tratando cada um de modo único.

Essas características da Vilma também são muito comuns em líderes (e eu costumo mesmo dizer que é ela quem “manda” lá em casa!). Um líder, além de precisar ser extremamente organizado para não se perder em suas tarefas, precisa também ter muito cuidado com o outro. Ele precisa entender sua equipe, sem deixar que sua posição, independente qual seja, prejudique ou favoreça alguém.

Curiosidade

A curiosidade também faz parte do perfil de pessoas em posição de liderança e essa é uma característica muito forte em uma pessoa bem próxima a mim: meu pai. Ele busca ficar sempre por dentro das tendências e do que há de novidade no mundo. Ele está sempre lendo, buscando, estudando, perguntando – acho que “puxei” a ele nesse aspecto – e isso é essencial para sua vida e para a vida de qualquer pessoa que quer ser um grande líder.

Além do mais, ele é um grande exemplo dentro da família e isso também o transforma em um poderoso líder – da casa, dos filhos, dos netos e de muito mais. Afinal, uma figura de liderança precisa ser um bom exemplo para que ganhe credibilidade no que faz e, assim, seja seguida.

Inspire-se!

Hoje, num mundo de tantas incertezas e influências, se você conseguir identificar o que “te define” como pessoa, procurando entender onde estão as “suas falhas”, o que te faz bem e o que faz bem aos outros, e principalmente aonde se quer chegar, conseguirá aprimorar o líder que existe em você.

Acredite e faça acontecer, afinal os líderes não nascem feitos, eles são criados!  😉


elaine brustolin samba tech

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]