Por Em Em 11 abril, 2017

10 ferramentas de produtividade para quem quer trabalhar por conta própria

“Quer trabalhar por conta própria, mas precisa melhorar seu foco e produtividade? Estas 10 ferramentas podem ajudar.”

Trabalhar por conta própria é o sonho da grande maioria dos brasileiros. Ter flexibilidade para decidir horários, trabalhar em casa e sem ninguém te cobrando resultados são algumas das grandes vantagens de quem opta por este estilo de vida.

Não é atoa que a quantidade de trabalhadores que querem começar seu próprio negócio está aumentando. Segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), a proporção de pessoas que trabalham por conta própria entre o total de ocupados, aumentou de 17,9%, em janeiro de 2013, para 19,8% em novembro de 2015. E segundo o IBGE, 700 mil pessoas iniciaram algum projeto próprio em 2015.

No entanto, para que o sonho não se transforme em pesadelo, é indispensável ter consciência da responsabilidade que esta decisão exige, afinal de contas, trabalhar por conta própria não é apenas sobre ter liberdade de tempo e dar adeus ao patrão, e sim sobre você ser o responsável direto pelo crescimento do seu negócio e aumento da sua renda.

Eu mesma confesso que já tentei algumas vezes montar um negócio próprio, e sei bem a dificuldade que passamos. O peso de cada decisão influencia diretamente no futuro do negócio. Mas, engana-se quem pensa que apenas quem tem um negócio próprio precisa de ter uma postura empreendedora. Empreender é ter capacidade de realização, e você pode aplicar os mesmos conceitos, mesmo trabalhando dentro de uma empresa.

Hoje, eu trabalho no marketing da Samba, e considero que tenho uma postura empreendedora em meu dia a dia. Eu sinto a responsabilidade e a importância que meus processos têm sobre futuro da companhia. E este é um dos motivos que me fazem estar sempre atenta às novidades e procurar novas formas de otimizar minhas atividades diárias e me tornar cada vez mais produtiva.

Por isso decidi compartilhar com vocês algumas ferramentas que eu uso diariamente. Todas as ferramentas que vou apresentar a seguir foram testadas por mim. Acredito que elas também vão ajudar muito vocês! Vamos lá? 🙂

10 ferramentas indispensáveis para quem quer trabalhar por conta própria

#01 Toggl

Trabalhar por conta própria vai exigir organização e um ótimo gerenciamento de tempo. Uma ótima ferramenta que pode te ajudar nesta tarefa é o Toggl, um aplicativo de “time tracking” que permite medir o tempo dedicado em cada atividade, podendo até segmentar cada tarefa de acordo com o projeto e o cliente.

A ferramenta está disponível no desktop e no celular, e é bem fácil de usar. Para começar, basta escrever o nome da tarefa e clicar em “start”. A escolha do projeto e do cliente é opcional. Se precisar de paralisar alguma atividade, quando for retomá-la, basta clicar no “continue”. E se você se esquecer de contabilizar determinada tarefa, é possível inseri-la manualmente. No painel de controle você confere as horas trabalhadas ao longo da semana ou do mês, e a dedicação investida em cada projeto ou cliente.

Existem ainda outras funcionalidades e recursos adicionais, como relatórios detalhados e a possibilidade de diferenciar as horas comuns das “cobráveis”, mas para isso, é necessário fazer o upgrade para o plano pago, que custa cerca de 9 dólares por mês.

#02 Trello

Quem nunca se perdeu em meio a tantas tarefas e atividades devido a falta de organização? Para evitar que isso aconteça com quem quer trabalhar por conta própria, existe o Trello, uma ferramenta de gerenciamento de projetos em listas. Ela é bem versátil e se adapta facilmente às necessidades de qualquer usuário, seja para organizar as tarefas, os restaurantes preferidos, os planos de viagem, as leituras, e o que mais você achar necessário.

Você pode acessar o Trello tanto via web (sem necessidade de qualquer tipo de instalação), quanto via aplicativo, e ele é totalmente gratuito, apesar de existirem alguns planos pagos com algumas funcionalidades extras.

Crie diferentes boards, ou quadros, com listas e informações dispostas em colunas que você pode personalizar da forma que achar mais interessante. Estas colunas contêm cards altamente personalizados em que você adiciona as suas tarefas e todas as informações como descrição, data de entrega, etiquetas, membros e pode até incluir um anexo. Eles podem ser movimentados entre as colunas do mesmo board e basta arrastá-los para fazer transição. Acredite, é bem fácil de usar e vai te ajudar muito na organização dos seus projetos!

#03 MailTrack

Quantas vezes você já enviou um e-mail e nunca obteve uma resposta? E pior: algumas vezes não é nem possível saber se o destinatário visualizou a mensagem. Este é um cenário bem comum para quem trabalha enviando um alto volume de mensagens por dia, não é mesmo? Mas não para quem faz uso do MailTrack, uma extensão para os navegadores Google Chrome, Opera e Firefox que permite rastrear e-mails enviados pelo Gmail e saber quando eles são abertos pelos destinatários.

Além da informação sobre a leitura do e-mail, também é possível saber o horário exato da leitura, a localização de quem abriu, e o dispositivo em que a mensagem foi lida. Ajuda muito quem quer trabalhar por conta própria, não é mesmo?

#04 Snapseed

Fotos fazem parte do seu trabalho? Então capriche no enquadramento, na iluminação e faça belas imagens. Para deixá-las ainda mais interessantes, você também pode editá-las e aplicar vários filtros. Para isso, existe o Snapseed, um aplicativo disponível para Android e iOS que é super completo e permite fazer edições de alto nível e transformar uma foto simples em uma excelente imagem.

Apesar de estar em inglês, o app é bem simples de usar e oferece vários recursos e possibilidades de edição de imagens. Ele é realmente muito bom e um dos mais completos que eu já vi (e olha, eu já usei vários, viu!). Um ponto que merece atenção é a facilidade de usar o app, já que ele não tem muitos menus e os controles funcionam somente com um toque na tela, arrastando para um lado ou outro. Vale muito a pena experimentar as possibilidades de edição que o aplicativo oferece.

#05 Canva

E se você pudesse criar layouts e imagens de forma rápida, sem precisar da ajuda de um designer? Saiba que essa possibilidade já existe e se chama Canva. Com esta plataforma fica fácil criar peças para o dia a dia, como: postagens em redes sociais, alteração da capa no Facebook, imagem de promoção de algum item no site da empresa, entre tantos outros. E o melhor: o serviço é gratuito, somente algumas ferramentas são pagas.

Através do Canva você seleciona formas, fundos, escolhe fontes para inserir textos, tudo de forma intuitiva, no melhor estilo “drag and drop” (arraste e solte). Além disso, a ferramenta disponibiliza templates prontos, para inspiração ou adaptação. Lembrando que é uma ferramenta para criar peças rápidas, então se precisar de algo mais elaborado, o jeito é recorrer ao Illustrator ou a um bom profissional de design.

#06 Pocket

Alguma vez, enquanto você navegava pela internet, já encontrou algum texto bem interessante, mas que você não podia ler na hora? É aí que entra o Pocket, um aplicativo que permite gravar qualquer link (vídeo, texto, etc.) para acessá-los mais tarde, seja no smartphone, no tablet ou no computador através do aplicativo web ou de uma extensão do chrome. O conteúdo é sincronizado automaticamente para que você possa acessar mesmo sem conexão de internet.

O Pocket promete armazenar e organizar tudo dentro do seu smartphone, tablet ou computador, para que você carregue aonde for e possa acessá-los facilmente. Eu achei bem importante falar sobre esse app, pois se você quer trabalhar por conta própria, deve saber que é muito importante se manter atualizado sobre o mercado e nesta tarefa, nada melhor que o pocket para te ajudar!

#07 Coogle

Trabalha com atividades que exijam criatividade e desenvolvimento de ideias? Saiba que os mapas mentais tornaram-se uma ótima forma desenvolver e colocar ideias em prática, pois eles exibem os nossos pensamentos de uma forma bem visual e clara. O Coggle é a ferramenta certa para te ajudar a criar mapas mentais de forma rápida e armazenar todas as suas ideias em um único espaço, além de oferecer vantagens, como a inserção de imagens e a possibilidade de dar permissões para outras pessoas para criar um mapa de forma colaborativa.

Claro que ela não é a única ferramenta disponível para criar um mapa mental, porém, ela é gratuita, algo que eu considero bem importante, e acho que vocês também!

#08 Google Calendar

Por mais que o Google Calendar seja uma ferramenta amplamente conhecida, eu fiquei pensando… Como fazer uma lista de ferramentas para quem quer trabalhar por conta própria, sem citar essa? Não tinha jeito.

O Google Calendar, disponível na web e também em aplicativo, é bastante útil para qualquer pessoa que precise organizar seus compromissos e atividades do dia a dia, já que ele funciona como uma espécie de agenda virtual, em que você pode criar várias agendas diferentes e marcar todos os seus compromissos nela. Você será notificado, através do seu celular ou de um e-mail, antes de seu compromisso começar. Todos que possuem uma conta no Gmail já possuem também uma conta no Google Calendar.

Além disso, ele te oferece a opção de tornar sua agenda pública, que pode ser compartilhada com outros usuários, e eles poderão alterar e cadastrar compromissos nela. Há vários motivos para usar uma ferramenta como esta, principalmente por trazer facilidade a qualquer pessoa com a vida um pouco atribulada, que precise de uma ferramenta mais versátil e funcional para organizar sua agenda.

#09 Dropbox

Essa é outra ótima ferramenta bem conhecida, mas que, mais uma vez, eu não consegui deixar de fora desta lista. Se você é do tipo que tem imagens, músicas e documentos espalhados entre seu computador pessoal, profissional, smartphones e tablets, por meio do dropbox, você consegue centralizar tudo no mesmo lugar, e o mais importante, acessar de onde estiver, em vez de ficar mandando para si mesmo arquivos por e-mail, ou salvando-os em pen drive ou no HD externo. Esse é o poder das nuvens!

O dropbox é um serviço que permite que você salve seus arquivos automaticamente em todos os seus computadores e dispositivos e também no site do Dropbox. Quando você acessar a pasta em seu computador pessoal, ela sincronizará com a “nuvem” e em poucos minutos você terá aquele mesmo arquivo do trabalho na sua casa. E ele também facilita o compartilhamento de seus arquivos com as outras pessoas.

Assim que você cria a sua conta, você recebe gratuitamente 2GB de espaço, o equivalente a muito pen drive que tem por aí. E você pode ir comprando mais espaço à medida que for necessário. Ou se cadastrar através deste código aqui e ganhar o bônus de 500MB de espaço (Eu não podia perder esta oportunidade, né gente!)

#10 Negocie App

Você gasta muito tempo elaborando, organizando e enviando propostas? Esse cenário faz parte da vida de muita gente que trabalha por conta própria, seja em seu próprio negócio ou como freelancer. Mas, saiba que você consegue simplificar o gerenciamento de propostas de forma simples e segura, através do Negocie.

Crie suas propostas e envie diretamente aos seus clientes, saiba quando elas foram visualizadas, se foram aprovadas ou recusadas e negocie diretamente dentro do sistema. Use também os templates editáveis para criar e editar suas propostas com facilidade dentro do sistema. É simples, fácil de usar e muito útil!

A ferramenta também arquiva todas as propostas enviadas através de um histórico e oferece relatórios de como andam as suas negociações. A única notícia não tão boa é que a ferramenta é paga, mas você pode testá-la gratuitamente por alguns dias.

Dica Bônus: Spotify

Quem trabalha por conta própria, rala muito, e para tornar o seu ambiente de trabalho mais agradável, uma música vai muito bem! É por isso que reservei um espaço para falar também sobre o Spotify, um serviço de streaming de música, que fornece conteúdo provido de restrição de direitos digitais e que tem uma extensa discografia.

Há um plano gratuito em que você consegue ouvir todas as músicas disponíveis, porém com algumas propagandas. Mas, se você for do tipo heavy user, existe o plano pago que vale super a pena, e você não será incomodado pelos anúncios entre uma música e outra. Há também uma série de outras vantagens que vale a pena conhecer!


Estas são as minhas sugestões de ferramentas para ajudar a controlar processos e se manter mais organizado e produtivo em suas atividades do dia a dia. Espero que ajude todos que queiram trabalhar por conta própria e colocar a mão na massa e tirar seus projetos do papel, rumo ao sucesso!

O importante é nunca ficar parado e estar sempre atento às novidades. Com foco e perseverança você vai conseguir alcançar ótimos resultados!

E aí, gostou das ferramentas? Sabe de alguma que não está na lista, mas que com certeza tem muito a acrescentar? Deixe o nome nos comentários! 🙂

angélica reis analista de conteúdo da samba dá dicas sobre trabalhar por conta própria

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.