A importância da estratégia de cross media para o aumento de video views

Por Em Em novembro 16, 2012

Olá amigos,

Já compartilhamos aqui no Blog da Samba diversas dicas de como promover os vídeos na web para o aumento e fidelização da sua audiência. Porém, sabemos que as táticas para o aumento de video views devem ser constantemente analisadas e ajustadas de acordo com os resultados alcançados e metas traçadas. Pensando nisso, resolvemos compartilhar no post de hoje uma lista dos tipos de canais de mídia que, se utilizados de forma integrada, certamente vão potencializar a sua estratégia de vídeos online. Vamos lá?

PAID MEDIA – Promovendo os seus vídeos com mídias pagas

Mídia paga é um tema por vezes controverso. E uma das razões de ser controverso é porque alguns produtores de conteúdo insistem em analisar a efetividade de uma mídia somente ao número de visualizações conseguidas. Relacionar o sucesso de uma mídia apenas ao número de views alcançados nem sempre é a melhor métrica a se usar. Isso porque, em muitos casos, a mídia paga tem o objetivo apenas de gerar um buzz inicial sobre um assunto ou conteúdo produzido. E a partir do conhecimento das pessoas, as visualizações podem se multiplicar quase como em um passe de mágica.

Maravilha, não? Excelente. Mas quando você for mensurar de onde vieram grande parte da audiência verá que nem sempre ela teve origem direta do investimento realizado. E isso pode fazer com que você tire uma conclusão precipitada de que as mídias pagas não estão trazendo muito resultado.

Apenas para exemplificar, imagine que uma pessoa viu a sua publicidade e foi direcionada a assistir um vídeo. Logo depois ela postou o link do conteúdo nas redes sociais e conseguiu atrair rapidamente uma quantidade de pessoas maior do que com a mídia paga (sim, quase um Luciano Huck). Isso não quer dizer que a mídia que você utilizou não teve um papel fundamental na sua estratégia, compreende? Se bem utilizadas, as mídias pagas podem sim trazer um bom resultado para a sua estratégia em vídeos online e aumento dos seus views.

Exemplos de tipos de mídia paga: Publicidade digital, Banners, Pay-Per-View, Rich Media, In-stream.

OWNED MEDIA – Promovendo vídeos com os seus próprios meios

Mídia de propriedade ou owned media é um site, uma página na rede social ou mesmo um espaço físico onde você pode divulgar os seus vídeos. Com este tipo de mídia, você pode tornar mais fácil as pessoas encontrarem o conteúdo ao incorporar o vídeo em um blog, página do Facebook, site ou mesmo via e-mail.

Exemplos de owned media: Site, blog, e-mail, hotsites, Redes Sociais, comunicados de imprensa, monitores nas lojas ou empresas.

SHARED MEDIA / EARNED MEDIA – Promovendo vídeos com mídia espontânea

Este é o tipo de mídia onde a promoção do vídeo está fora das suas mãos. Você já fez o trabalho para alcançar as pessoas, agora é torcer para que estes usuários se tornem seus fãs e compartilhem os seus vídeos com outras pessoas, seja nas redes sociais ou não.

Em redes sociais, como o Facebook, as ações dos usuários engajados com o seu conteúdo aparecem não só na sua página, mas também na página do próprio usuário. Se alguém comentou e curtiu o seu último vídeo publicado, o comentário irá aparecer visível nas suas atualizações e também na linha do tempo do usuário que comentou sobre o vídeo. E este é um dos pontos mais legais do shared media: você pode começar uma exposição de um vídeo para um grupo de pessoas através de um contato quase “acidental”.

That’s it! Estes são alguns tipos de mídia essenciais para quem produz vídeos conhecer e explorar diariamente na abordagem de marketing e exposição do seu conteúdo. Há tantas pessoas utilizando essas táticas não porque eles não estão confiantes em seu conteúdo produzido. E sim porque é muito melhor construir uma audiência de forma pró-ativa do que por acidente.

[   ]’s


/Comentários