Por Em , Em 18 novembro, 2016

Weblibras e Closed Caption: Samba Tech garantindo acessibilidade em vídeos online

“Garantir acessibilidade em seus conteúdos em vídeo é fundamental e pode ser muito simples. Entenda como.”

acessibilidade

Pessoas com algum tipo de necessidade especial, seja de ordem física ou intelectual, ainda hoje, precisam lidar com uma série de desafios relacionados a uma única palavra: acessibilidade.

De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde divulgada pelo IBGE em 2015, aproximadamente 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, o que, em números absolutos, corresponde a mais ou menos 13 milhões de pessoas.

E ao mesmo tempo que esse número é expressivo, na maioria das situações ele ainda é ignorado.  O cidadão precisa vencer uma série de desafios todos os dias para conseguir realizar tarefas consideradas simples para pessoas sem deficiência, como sair de casa, trabalhar ou até mesmo se divertir.

Apesar das duras leis de acessibilidade impostas à todo tipo de empresa e estabelecimento, não é raro encontrar lugares que ainda desrespeitam essa parcela da população e insistem em adotar uma estrutura e processos totalmente inadequados à realidade das pessoas com necessidades especiais.

Esse tipo de situação, mais do que frustrar e revoltar quem precisa da acessibilidade, impede que essas pessoas consigam levar uma vida normal e que, inclusive, consigam desenvolver as habilidades e competências exigidas pela sociedade nas esferas sociais, profissionais e educacionais.

Não é coincidência inclusive, que a mesma pesquisa feita pelo IBGE aponte que os percentuais mais elevados de deficiência intelectual, física e auditiva foram encontrados em pessoas sem instrução e em pessoas com o ensino fundamental incompleto.

Avanços em termos de acessibilidade e igualdade

A boa notícia no meio disso tudo é que, cada vez mais, o país tem se preocupado em garantir políticas públicas adequadas para o cidadão com algum tipo de deficiência e, inclusive, deu um grande passo publicando o Estatuto da Pessoa com Deficiência, que entrou em vigor no dia 02 de janeiro de 2016 e está mais rigoroso em relação a uma série de itens relacionados à saúde, inclusão, educação e acessibilidade.

Diversas são as regulamentações propostas pelo Estatuto, como por exemplo a porcentagem de trabalhadores com algum tipo de deficiência que devem participar do quadro de funcionários das empresas, que pode chegar a 5% no caso de organizações com mais de 100 pessoas.

Além do mais, o Estatuto também prevê punições rigorosas a planos de saúde privados que não aceitarem ou dificultarem o atendimento a pessoas com algum tipo de deficiência e garante que essas pessoas tenham acesso diferenciado a seu Fundo de Garantia por Tempo de Serviço quando precisarem de uma órtese ou prótese para promover sua acessibilidade.

Porém, um dos pontos mais destacados pelo novo Estatuto, e também um dos mais importantes, é sobre o acesso à Educação.

Além de exigir que as pessoas com deficiência tenham acesso a todos os níveis de educação e que sejam protegidas de todas as formas de discriminação, o Estatuto propõe sistemas de avaliação diferenciados, a participação dessas pessoas no ambiente das instituições e incentiva o aprimoramento dos sistemas educacionais e o desenvolvimento de tecnologias que facilitem o seu aprendizado.

Para as empresas que estão apostando no setor educacional ou que prezam por uma comunicação completa, investir em acessibilidade e em tecnologias que facilitem o aprendizado de pessoas com diferentes deficiências, pode ser uma ótima oportunidade não só de garantir uma realidade mais humana e justa para todos, como também de se destacar frente ao mercado.

Nessa realidade, com a grande quantidade de conteúdo disponibilizado de forma online e as oportunidades que o digital oferece, é essencial que mais um passo seja dado em termos de acessibilidade e que ela seja levada também para a dimensão virtual.

Hoje, muitos sites e conteúdos já são feitos pensando no acesso de pessoas com alguma deficiência, já que elas representam uma parcela considerável da população, mas muito ainda precisa ser feito, em termos tanto de hardware, com gadgets acessíveis e de simples utilização, como de software, com a tradução e adaptação do conteúdo, recursos que facilitem a navegação e muito mais.

Ferramentas da Samba Tech para acessibilidade

Criar ferramentas e tecnologias que permitam o acesso de pessoas com deficiência aos conteúdos em vídeo oferecidos na internet, é fundamental nesse novo cenário e, aqui na Samba Tech, um de nossos objetivos mais nobres.

Hoje nós já disponibilizamos três ferramentas, que, aliadas às nossas soluções, podem ajudar o seu conteúdo online a se tornar mais inclusivo e acessível.

Uma delas já é intrínseca ao nosso player, e faz com que ele seja 100% acessível por meio do uso de softwares de leitura.

Desta maneira, alunos com algum tipo de deficiência visual conseguem ter total controle sobre o vídeo que está sendo assistido e têm autonomia, por exemplo, para iniciar, pausar, avançar ou retroceder no mesmo.

As outras duas ferramentas são direcionadas à pessoas que possuem deficiência auditiva e que necessitam de um apoio tecnológico para conseguirem assistir conteúdos de todos os tipos disponíveis na internet. São elas a Weblibras e o Closed Caption.

Weblibras

Weblibras é uma ferramenta que possibilita a tradução de sons e diálogos de uma cena em um vídeo online para linguagem de sinais. Através de um avatar posicionado ao lado do vídeo, os sinais são reproduzidos simultaneamente com a imagem, de forma perfeita, e pessoas com deficiência auditiva podem compreender aquele conteúdo em sua totalidade.

Agora, além de seus vídeos já contarem com todos os benefícios de nossa plataforma, o Samba Vídeos, eles ainda podem ser assistidos em libras, através dessa tecnologia.

E o melhor, a ferramenta é extremamente simples de usar: Você sobe o vídeo e a legenda dentro do Samba Vídeos, habilita a extensão do Weblibras e seus vídeos já terão suporte para tecnologia assistiva e inclusiva para portadores de necessidades especiais.

Clique na imagem abaixo para conferir o app em funcionamento junto a nosso player.

weblibras e closed caption

Closed Caption

O closed caption é um recurso já conhecido pela maioria das pessoas, por sua utilidade e disponibilidade na TV, e possibilita que pessoas com necessidades especiais acompanhem materiais em vídeo, com áudio, sem perder nada do conteúdo.

Closed captions, ou aquele CC, são as legendas que ficam ocultas na TV ou em vídeos e que quando ativadas, promovem a acessibilidade. Diferentes das legendas comuns, os closed captions são voltados especialmente para pessoas com deficiência auditiva, uma vez que além de transcrever os diálogos de uma cena, eles descrevem sua sonoridade, mostrando a pessoa os sons que realmente estão ocorrendo na cena e dando a ela uma noção e compreensão melhor do conteúdo exibido.

No Samba Vídeos, essa funcionalidade já pode ser utilizada e agora, além das legendas em português, a plataforma suporta o closed caption em inglês, francês, espanhol, italiano e alemão. Basta subir a legenda nos vídeos desejados e marcar a opção para exibir como closed caption.      

E vale lembrar que, no caso das empresas que utilizam nossa plataforma, qualquer um pode ativar essas duas funcionalidades para seus vídeos e tornar seu conteúdo mais acessível e democrático.

Quer conhecer direitinho todas as funcionalidades do Samba Videos e o que elas podem fazer por seus conteúdos? Acesse o manual completo do Samba Vídeos.

Muito ainda precisa ser feito para garantir acessibilidade e igualdade para as pessoas que convivem com algum tipo de deficiência, mas, com certeza, estamos no caminho certo.

Documentos como o Estatuto da Pessoa com Deficiência ou só reforçam a importância de garantir políticas sociais mais justas e direitos iguais para essas pessoas e representam muito em termos de visibilidade e respeito.

A tecnologia tende a acompanhar essa evolução e, com o tempo, ela também deve ficar mais simples e acessível. Afinal, ela foi feita para facilitar a vida das pessoas e democratizar o acesso à todo tipo de conteúdo e informação, e não faz sentido negligenciar o seu uso por uma parcela tão significativa e importante da nossa população.

A Samba Tech pode ajudar a deixar seu conteúdo mais acessível e a sua empresa mais humana e  responsável. Fale com um de nossos consultores ou faça um teste gratuito do Samba Vídeos preenchendo o formulário abaixo e descubra também outros benefícios de utilizar nossas tecnologias.

faça um teste do samba videos que possui um player com acessibilidade

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.