Por Em Em 9 fevereiro, 2017

Como aumentar o alcance orgânico em seu Facebook

“Com o alcance orgânico no Facebook cada vez mais reduzido, é importante investir em boas práticas que garantam mais visibilidade para o conteúdo.”

Como aumentar o alcance orgânico no Facebook

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da Rock Content.

Hoje em dia é praticamente impossível pensar em fazer marketing digital e vender pela internet sem apostar nas redes sociais.

E é impossível falar em redes sociais sem pensar no Facebook, a rede de maior expressão e quantidade de usuários  —  mais de 1 bilhão em todo o mundo!

Por isso, criar e administrar uma página no Facebook tem feito parte da estratégia da grande maioria das empresas que tem uma presença digital, nem que seja mínima.

Porém, nos últimos tempos o alcance orgânico, ou seja, que é conseguido sem a ajuda dos anúncios pagos, diminuiu bastante.

Por que isso tem acontecido? E, mais importante, como resolver a situação e aumentar seu alcance orgânico no Facebook? É isso que vamos ver agora!

Como funciona o algoritmo do Facebook, afinal de contas?

Nada melhor do que saber como o algoritmo do Facebook funciona ao classificar as postagens para entender de uma vez o que gera impacto sobre o alcance orgânico da sua marca.

Seria impossível listar aqui todos os fatores que o Facebook usa como critérios, afinal são mais de 100 mil itens!

Mas podemos resumir dizendo que o interesse dos usuários (páginas curtidas, reações a diferentes tipos de postagens, etc.) e as interações com os amigos (buscas, visitas às suas páginas, comentários, marcações) são os principais.

Além disso, a rede prioriza:

  • Postagens de amigos e familiares;
  • Notícias e informações em tempo real;
  • Assuntos leves e divertidos;
  • Postagens que contém valores e princípios que o usuário compartilha.

O que fica evidente é o interesse do site em manter o feed de notícias agradável e atual, sem abandonar as interações com amigos em favor de postagens de marcas.

É importante também lembrar que esse algoritmo é atualizado e refinado constantemente, então vale a pena ficar atento a qualquer mudança para não usar práticas ultrapassadas e perder alcance depois.

Então, por que o meu alcance orgânico no Facebook diminuiu?

Já deu para ter uma boa noção de alguns critérios que o Facebook usa para determinar o alcance orgânico de uma marca.

A competição por atenção favorece outros fatores e deixa as páginas de marca um pouco abaixo na lista de prioridades.

Existem duas versões para explicar o motivo disso acontecer. Veja cada uma delas:

A resposta oficial do Facebook

Segundo o Facebook, a razão para isso é bem simples: mais páginas estão produzindo conteúdo interessante e a atenção do usuário fica dividida.

Além disso, o site tem a intenção de mostrar o conteúdo que é mais relevante para os usuários, com base nos interesses que eles mesmos apontam, e não apenas mostrar tudo que é publicado.

Por conta desses dois fatores, é de esperar que o alcance orgânico tenha caído nos últimos anos, e continue a cair ainda mais, conforme mais páginas investem em criar conteúdo de qualidade.

A teoria mais popular no mercado

Mas a versão do conteúdo mais relevante e da quantidade de páginas não convence a todos.

Aliás, a teoria mais popular entre muitos profissionais de marketing digital é que a rede social tem motivos bem mais fortes do que a experiência do usuário.

Acredita-se que esse novo cenário sirva para estimular os negócios que realmente desejam ter sucesso a buscar isso investindo no Facebook Ads, a plataforma de anúncios pagos do site.

Dessa forma, construir uma audiência para si seria apenas uma forma de qualificar melhor o seu público-alvo.

A partir disso, os dados coletados poderiam ser usados na criação de campanhas pagas de anúncios, a fim de efetivamente gerar leads e conseguir clientes.

Como eu posso contornar essa situação?

Seja qual for o motivo desse declínio no alcance orgânico no Facebook, o foco mesmo é saber se tem como contornar a situação, não concorda? E a resposta é sim!

Ainda vale muito à pena investir em redes sociais, especialmente no Facebook.

Pode ficar despreocupado, ainda é possível conseguir bons resultados sem precisar investir no Facebook Ads.

Separamos 10 práticas simples que você pode seguir para garantir que o seu alcance orgânico aumente e se mantenha estável:

Aposte no conteúdo Perene

O conteúdo Perene, também conhecido como conteúdo Evergreen, se refere ao tipo de material que continua relevante com o passar do tempo, que não perde o seu valor.

Por exemplo, uma notícia não é conteúdo perene, pois mais cedo ou mais tarde ela ficará ultrapassada.

Já um artigo que resolve problemas da sua persona pode muito bem ser usado daqui a um ano da mesma forma que hoje.

O conteúdo perene é mais fácil de divulgar, e pode ser até reciclado depois de um tempo para potencializar a sua estratégia.

Entenda bem o Facebook Insights

Facebook Insights é a ferramenta de analytics que você tem a disposição para entender exatamente quem é o seu público e qual o comportamento dele com relação a sua página.

Por que é importante conhecer bem essa ferramenta? É ela que vai te dar muitas respostas a perguntas importantes sobre como proceder com a sua estratégia de publicações.

Quais conteúdos são mais populares entre cada tipo de usuário? Qual o horário ideal para postar? E a quantidade de links mais indicada?

Tudo isso pode ser tirado dos gráficos da sua página no Facebook Insights.

Use os filtros de público na hora de postar

Se a ideia do Facebook é apresentar o conteúdo mais relevante para cada usuário não faz sentido postar para todas as pessoas que já curtiram a sua página.

É mais interessante usar os recursos de filtro de público na hora de postar. Assim, você pode direcionar o material para os fãs que já se mostraram mais dispostos a consumi-lo antes.

Esses dados podem ser adquiridos justamente por meio do Facebook Insights, que acabamos de citar.

Personalize os posts para o Facebook

Não é difícil perceber que as marcas mais bem-sucedidas no Facebook têm perfis altamente visuais, com imagens atrativas e conteúdo multimídia interessante.

É importante personalizar as postagens para chamar atenção do público, especialmente com o feed de notícias tão disputado.

Mesmo que a maior parte do conteúdo que você compartilha seja links para artigos do seu blog, não se contente com a imagem e o título do artigo.

Crie chamadas específicas para incentivar o público a clicar na matéria e saber mais.

Encontre o horário certo para postar

A fim de conseguir melhores resultados, uma das boas práticas que todo analista de redes sociais deve fazer é observar os melhores horários para postar.

Por fazer isso, terá mais chances de alcançar o público certo no momento certo para ele, e aumentar assim o alcance orgânico da sua página.

Além de diversos estudos já feitos sobre isso, é possível também fazer seus próprios testes e avaliar quais horários dão mais resultados no seu caso.

Não divulgue apenas uma vez

Uma forma de contornar o seu alcance limitado é publicando o seu conteúdo mais de uma vez. Procure postá-lo pelo menos 3 vezes, em 3 dias diferentes e em 3 horários diferentes. Lembre-se de dar pelo menos uma semana entre uma postagem e outra.

Dessa maneira você vai alcançar uma diferente gama do seu público aumentando o seu alcance orgânico.

Publique vídeos nativos

Alguns estudos recentes indicam que o uso de vídeos nativos está entre os que geram maior engajamento entre os usuários do Facebook desde que esse recurso foi lançado.

Um dos motivos pode ser o fato de que, diferente de um link externo, os vídeos nativos começam a tocar em silêncio assim que o usuário rola a página até eles.

Assim é mais fácil prender a atenção dos usuários e ganhar interações, como curtidas, compartilhamentos e comentários.

Eduque seus fãs mais ativos a não perder seus posts

Uma forma de os fãs não perderem suas notificações é por ajustarem suas configurações do feed de notícias.

Uma das opções inclui escolher o que visualizar primeiro no feed, e dá a opção do usuário incluir as páginas que curtiu nessa lista de prioridades.

Então uma boa opção ensinar seus fãs a como ajustar esses detalhes, talvez por meio de um passo a passo no seu blog ou no próprio Facebook.

Incentive e facilite a interação dos fãs com as suas postagens

Outra prática simples, mas eficiente, é de incentivar e facilitar a interação dos usuários com o que você publica. Mas como fazer isso?

Apenas um pedido na legenda da publicação, incentivando o público a curtir ou compartilhar o que acabou de ver, ou aquelas publicações do tipo “marque aqui o seu amigo” são bons exemplos disso.

Não baseie sua estratégia apenas no Facebook

A verdade é que não dá para saber quando virá a próxima grande mudança de algoritmo do Facebook, e esse é um ambiente sobre o qual não temos controle.

Sendo assim, em vez de apostar todas as suas fichas na fan page, dê prioridade a canais que sejam 100% seus, como um site e um blog.

Se prepare para usar os anúncios pagos

O Facebook ainda tem muito a oferecer para os negócios, mas é bom se preparar para o uso de anúncios pagos no futuro, a fim de continuar aproveitando desse ambiente.

Quanto antes começar a aprender sobre o assunto, mais fácil será quando decidir investir nessa solução, que também pode ser muito lucrativa e benéfica para a sua empresa.


Fica claro que apesar das alterações de algoritmo, aumentar o alcance orgânico no Facebook ainda é possível se seguirmos algumas boas práticas como as citadas aqui. Além disso, continue atento a todas as novidades que o Facebook anunciar e se mantenha sempre relevante para os fãs.

Quer aprender ainda mais para se dar bem nas redes sociais? Confira esse depoimento da gerente de redes sociais da Rock Content falando o que ela aprendeu sobre gestão de redes sociais em 19 meses de Rock Content.

inbound marketing e a importancia de aumentar o alcance organico no facebook


rock content sobre alcance orgânico no facebookArtigo produzido pela equipe de conteúdo da Rock Content.

Através de um excelente marketing de conteúdo, a Rock ajuda outros negócios a aumentarem seu faturamento e a fazerem sucesso no ambiente digital.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.