Por Em Em 29 agosto, 2017

Boas práticas para vender na internet: aprenda a ter sucesso no mundo online

Comunicação facilitada, agilidade, opção de investimento inicial mais baixo e praticidade são apenas alguns dos benefícios que a internet trouxe para as empresas e o comércio global em geral. Contudo, para ter sucesso nesse meio, é necessário saber boas práticas para vender na internet!

Apesar de todas as vantagens de se vender online, no entanto, o fato de não haver contato físico entre vendedor e cliente, implica algumas mudanças para preparar o negócio e realizar uma venda. Exatamente por isso, a seguir separamos 12 boas práticas para vender na internet! Vamos lá?

Mas antes de começar, que tal saber um pouco mais sobre a importância do planejamento estratégico para o sucesso do seu negócio online?

planejamento é uma das boas dicas para vender na internet

As 12 boas práticas para vender na internet

Para facilitar a explicação, nossas dicas serão divididas em três etapas: antes, durante e depois das vendas. Confira!

1. Antes de vender na internet

Antes de iniciar as vendas, há algumas ações que você pode realizar:

1.1 Prepare uma página na internet

A sua página ou e-commerce funciona como uma loja física. Para receber os clientes em uma loja física, é preciso deixar o ambiente bonito, harmonioso, organizado, de forma que os clientes possam analisar os produtos e encontrar facilmente o que procuram. Para a versão virtual do seu estabelecimento, a lógica é a mesma. Estude os temas de navegabilidade e usabilidade para montar uma página bonita e de fácil navegação para os seus clientes. Além disso, você pode contratar profissionais e plataformas especializadas.

1.2 Elabore um diferencial

A internet é como uma avenida gigante com várias lojas e outdoors chamando a atenção do seu cliente. Para destacar-se, você precisará criar um diferencial.

Alguns exemplos de como explorar isso pode ser visto em produtos que se preocupam com sustentabilidade, embalagens especiais, e oferecem ofertas exclusivas, por exemplo. Pense no seu público e seja criativo 😉 

1.3 Invista em ações de marketing digital

Redes sociais, anúncios online, marketing de conteúdo, infoprodutos, e-mail marketing e muitas outras ações voltadas especialmente para o meio web fazem parte de um conjunto de boas práticas para vender na internet super importantes.

Com o marketing digital você atrairá mais visitantes para o seu site e, portanto, conseguirá escalar suas vendas!

Apostar em um bom marketing digital é uma das partes mais importantes na hora de fazer suas vendas decolarem. Quer saber tudo sobre essa estratégia? Então clica aqui e acesse nosso Guia! 😉

marketing digital para boas práticas para vender na internet

1.4 Defina os valores

Na internet, a pesquisa por um mesmo produto em várias lojas é feita em minutos. Por isso, é preciso estudar os preços praticados pela concorrência e ter preços competitivos. 

Uma das estratégias mais importantes que você pode adotar, inclusive, é a da precificação. Com ela você consegue determinar o preço dos seus produtos de forma coerente e eficiente, equilibrando-se entre o valor que o cliente pagaria e o seu próprio lucro.

2. Durante as vendas

Quando o seu site estiver no ar e você já estiver vendendo, lembre-se das dicas abaixo:

2.1 Atendimento rápido e impecável

Há uma expectativa de que, na internet, o atendimento seja ágil e eficiente, para sanar as dúvidas dos clientes e satisfazê-los. Chats online, e-mails e redes sociais são apenas alguns dos meios de comunicação que você pode adotar na hora de se relacionar com o cliente. 

Ah, e aqui neste artigo a gente te conta quais são os melhores canais de atendimento que você pode utilizar! Vem dar uma olhada 🙂

2.2 Humanize

A falta do contato presencial entre o vendedor e o cliente aumenta a necessidade de humanizar o atendimento. As pessoas não querem sentir que são mais um número de pedido. Observe os detalhes para tornar essa relação mais próxima. Por exemplo, chame o cliente pelo nome ou envie um cartão de agradecimento junto com o produto.

2.3 Reclamações

Erros e falhas podem acontecer em todas as empresas, e a internet facilita que uma reclamação ganhe proporções maiores. Por isso, é importante atender bem uma reclamação, transformar a experiência negativa em algo positivo e ser ágil.  

3. Depois das vendas

A partir do momento em que as vendas começarem a acontecer e que você tiver alguns clientes, é importante lembrar de que o trabalho não para por aí:

3.1 Acompanhe a finalização da venda

Seja a entrega de um produto ou a realização de um serviço: ver que a empresa acompanhou o pedido até a sua conclusão é uma das boas práticas para vender na internet, pois gera confiança no seu público acerca da sua marca. Essa estratégia faz com que mais clientes voltem a comprar com você e, inclusive, faz com que as pessoas te indiquem a colegas e familiares. 

3.2 Pesquise

Ao fim de uma compra, aproveite para enviar uma pesquisa de satisfação e/ou um pedido para que o cliente faça uma avaliação no site da empresa. Isso o ajudará a identificar pontos fortes e pontos com potencial para melhora. As avaliações, em particular quando positivas, darão credibilidade para a empresa e incentivarão outras vendas.

3.3 Fidelize

É mais barato conquistar quem já foi seu cliente do que um cliente novo. Por isso, após vender online, continue em contato com o seu cliente, enviando conteúdos relevantes, promoções exclusivas e novidades sobre a sua empresa. Isso fará com que a empresa continue em sua memória e incentivará novas vendas.

3.4 Atualize a sua página na internet

Na loja física, é preciso mudar os móveis de lugar, atualizar os produtos e trocar os cartazes de promoção. A sua página também precisa ser constantemente atualizada. Crie visuais temáticos, publique conteúdos periodicamente e movimente suas redes sociais.

Continue se aprofundando sobre o tema lendo o e-book Guia Estratégico: a primeira venda você nunca esquece.

#DicaExtra

Se você gostou dessas dicas e está pronto para colocá-las em prática, te oferecemos agora uma dica extra!

No mundo online, as pessoas estão cada vez mais preferindo consumir conteúdo e informação por meio de vídeos e, exatamente por isso, apostar numa estratégia audiovisual para o seu negócio vai te ajudar a escalar as vendas da sua empresa.

A mágica do vídeo está exatamente no seu aspecto dinâmico: ele pode ser inserido nos mais diversos lugares do seu planejamento e, para te mostrar isso na prática, montamos um infográfico que te conta como a Samba usou vídeos para gerar oportunidades de venda

boas práticas para vender na internet


 Este artigo foi escrito pela VTex, a plataforma de e-commerce com mais clientes no mundo. Eles gerenciam milhares de lojas online, bilhões de dólares e mais de 8.000 deployments por ano.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.