Por Em Em 13 novembro, 2017

6 razões pelas quais sua marca deveria criar um clube de assinatura

Em um mercado tão competitivo como o digital atualmente, inovação é a chave para o sucesso. Para se destacarem da concorrência e se manterem sempre relevantes, empreendedores – especialmente os de e-commerce – devem investir em novas tendências de mercado. Uma ótima forma de inovar é criando um Clube de Assinatura. Mesmo não sendo um modelo de negócio novo, ainda são muito pouco explorados no mercado atual. Um clube de assinatura é bastante versátil e ótimo para clientes que gostam de surpresas e novidades. Além disso, é uma ótima maneira de fidelizar clientes e até atrair novos.

Em geral, assinaturas possuem um custo mais baixo para o cliente, que por sua vez, tende a seguir assinando. Mas as vantagens não param por aí não. Conheça 6 razões pelas quais sua marca deveria criar um clube de assinatura e aposte nesse modelo inovador de vendas.

E para te ajudar a pensar sempre fora da caixa e inovar cada vez mais, você pode baixar esse e-book e aprender 10 técnicas comprovadas para desbloquear habilidades criativas!

criatividade para clube de assinatura

O que é um clube de assinatura?

Vender por meio do modelo de assinatura não é exatamente uma ideia nova. Muitos serviços de stream – de música, vídeos, séries, filmes, etc – já vendem por meio de assinatura. Alguns exemplos são alguns gigantes do mercado digital como Netflix, Spotify e Deezer, além das clássicas TVs por assinatura. A diferença é que, com as constantes mudanças e reinvenção do mercado digital, o modelo de assinatura está indo muito além desses serviços de stream, alcançando também negócios de produtos e mercadorias tradicionais por meio da criação de clubes de assinatura de livros, bebidas, comidas e até kits surpresa!

Como funciona um clube de assinatura?

Basicamente, um clube de assinatura funciona da seguinte maneira: O cliente que contrata o serviço realiza um pagamento mensal e pode desfrutar dos benefícios pelo tempo que desejar a continuidade da assinatura. Em muitos negócios desse modelo, trabalha-se com planos diversos, que o cliente escolhe de acordo com os benefícios que mais o atrai ou com o preço que mais cabe no orçamento.

Não existe um modelo rígido que se encaixa para todos os negócios, afinal, trabalhar com assinatura pode ser muito versátil. Cada estilo de negócio possui um modelo diferente de clube de assinatura.

Exemplificando: uma loja distribuidora de cervejas especiais pode criar um clube de assinatura que entrega, mensalmente, tipos diferentes de cerveja a troco de um pagamento mensal. Já um produtor de conteúdo, dono de um canal de vídeo aulas sobre um determinado assunto, libera o acesso ilimitado aos assinantes pelo tempo que desejarem continuar pagando e assistindo ao conteúdo.

Ou seja, o modelo exato do seu clube de assinatura irá depender do seu tipo de negócio, qual mercado ele está inserido e os hábitos de compra dos clientes. Exatamente por isso que esse modelo de vendas está ganhando popularidade hoje em dia.

Faça o planejamento

Assim como qualquer negócio, antes de começar você deve fazer um ótimo planejamento e analisar o mercado e os clientes. Você pode começar escrevendo um plano de negócios. Este documento irá te auxiliar na hora de entender melhor como os clientes se comportam, como os fornecedores trabalham e, também, como a concorrência trabalha com o mercado. Mesmo que você já tenha uma loja virtual e, consequentemente, já conheça quem é o seu cliente, a pessoa que compra por assinatura não possui os mesmos desejos ou hábitos daquela que compra de forma pontual.

Por isso, mesmo que você já tenha bastante experiência com comércio, não se deve negligenciar a pesquisa e o planejamento. Além disso, é extremamente importante entender como os comércios que já vendem por assinatura e encontram sucesso nesse modelo atuam. Dessa forma, você pode entender melhor como essa venda funciona e se espelhar para alcançar o sucesso também.

Escolha bem o seu nicho

Em qualquer novo empreendimento, entender as vantagens de se trabalhar com o mercado de nicho é essencial. Para assinaturas, isso é ainda mais importante.

Em resumo, trabalhar com um nicho é trabalhar com um segmento específico de mercado. Ao contrário do mercado de massa, quem vende para um nicho possui clientes com os mesmos desejos e trabalha somente com um tipo de produto ou conteúdo.

Exemplificando: Uma loja online como a Submarino vende os mais diversos tipos de produtos, por isso atrai os mais diversos tipos de clientes. Eles trabalham com o mercado de massa. Já uma loja que comercializa camisetas infantis possui um público bem mais direcionado e específico.

Você pode estar pensando que trabalhar com o mercado de massa e ter uma rede mais ampla de clientes é muito melhor para o seu negócio, certo? Errado. Estrategicamente, é muito difícil fazer com que um empreendimento pequeno ou médio consiga competir com esses gigantes, por isso, é possível que os clientes nem ao menos te encontrem. Por isso o mercado de nicho é tão atrativo para pequenos empreendedores. É muito mais fácil ser encontrado e ter relevância dentro de um mercado específico, atraindo pessoas que desejam um produto ou uma solução em particular.

E essas vantagens não são exclusivas para quem trabalha com mercadorias não. Se você é produtor de um canal de vídeos, por exemplo, abordar um assunto específico é a melhor forma de atingir uma quantidade maior de pessoas. Por exemplo, se você é professor de química, criar um canal que aborda somente esse assunto é muito mais vantajoso do que tentar tocar em vários assuntos ao mesmo tempo. Além disso, quem compra assinaturas de canais de vídeos querem desfrutar de toda a totalidade do conteúdo, e, para isso, todo esse conteúdo deve ser relevante para ele.

Quer conhecer um pouco mais sobre as vantagens de trabalhar com nichos? Você pode baixar gratuitamente esse nosso material e começar a explorar esses benefícios do mercado.

nichos de mercado para clube de assinatura

6 motivos para apostar em um clube de assinatura

1 – Receita mensal recorrente

Se você vende pelo modelo de assinatura, consegue prever com mais clareza a receita do mês. Ou seja, ao contrário das tradicionais vendas isoladas, é possível saber exatamente quanto você irá receber ao fim do mês de acordo com a quantidade de assinantes do seu negócio, clube ou canal de vídeos. Ter esse tipo de informação é essencial para o seu planejamento, afinal, é possível analisar exatamente se o número de assinantes está caindo ou crescendo e, com esses dados, identificar o que você pode fazer para trazer mais compradores e assinantes para o seu negócio.

Com essa previsibilidade, você fica mais livre para planejar novos investimentos com riscos bem menores.

2 – Maior chance de fidelização

Uma outra excelente vantagem de um clube de assinatura é o alto poder de fidelização de clientes. Se você já conseguiu conquistar o cliente ganhando sua assinatura, a chance de ele continuar pagando é muito alta. Ou seja, ao contrário de um negócio tradicional, no qual você precisa esperar com que o cliente venha até você novamente, o modelo de assinatura garante que a venda seja recorrente sem que os esforços para a concretização precisem ser feitos todas as vezes. Basicamente, você precisa fazer a parte difícil – realmente concretizar a venda – uma única vez.

Mas cuidado,considerando que os clientes possam cancelar a assinatura a qualquer momento, não é hora de ficar acomodado, certo? Por mais que ele já seja assinante, esse cliente precisa ser cativado e entender os benefícios da sua assinatura, afinal, caso o produto ou serviço oferecido não seja de qualidade, ele irá desistir de ser assinante.

3 – Maior comodidade

Quem não gosta de comodidade hoje em dia? Para a maioria das pessoas, a rotina tão agitada raramente proporciona algum tempo livre para sair e conhecer coisas novas, então, quem não gostaria que essas coisas novas chegassem diretamente à sua porta? Essa comodidade é uma das maiores vantagens de fazer parte de um clube de assinatura. Receber novidades em casa todo mês pode ser exatamente o benefício que irá convencer o seu futuro cliente.

E essa comodidade não é apenas quando falamos de mercadorias. Canais ou serviços de stream de vídeos, por exemplo, focam exatamente nisso. O assinante de um canal pode assistir ao mesmo conteúdo quantas vezes quiser e em aparelhos diversos, como celulares e tablets, durante todo o período em que manter a assinatura. Com o tempo, esse tipo de produto se torna indispensável para o cliente.

4 – Melhor controle de estoque

Quem trabalha com assinatura tem uma preocupação a menos: imprevistos de estoque. Da mesma forma que saber quanto você irá vender ajuda a previsibilidade dos lucros, logicamente, também deixa claro quando o estoque precisa ser renovado. Ou seja, fica muito mais fácil evitar imprevistos de falta de estoque, que normalmente fazem clientes desistirem da compra.

5 – Menor preço para o cliente

Em geral, assinaturas oferecem preços mais baixos aos clientes. Esse é um dos pontos-chave para concretizar as vendas e, também, fidelizar clientes. Imagine um pagamento em parcelas, por exemplo. O baixo valor, ainda que recorrente, tem um impacto bem menor ao final do mês. É por isso que um cliente que já assinou tem uma tendência muito maior de seguir pagando a assinatura, afinal, é muito mais atrativo pagar um valor menor todos os meses do que fazer uma grande compra uma única vez.

6 – Maior identificação com a marca

Quando você consegue conquistar um cliente, ele vira seu freguês. A partir daí, cresce a identificação dele com a sua marca e, consequentemente, esse freguês eventualmente irá divulgar o produto por você. A chance desse cliente contar para amigos, familiares ou colegas de trabalho sobre um clube de assinatura que participa ou um canal de vídeos que assina é muito grande. Você pode até conseguir mais clientes por causa da famosa propaganda boca-a-boca.

Desafios

Mesmo com tantas vantagens, apostar em um modelo de assinatura também tem grandes desafios, afinal, como o cliente pode cancelar a qualquer momento, é preciso investir muito em maneiras de manter esse cliente engajado com seu produto ou sua marca. A melhor forma de se manter sempre relevante é se reinventar sempre. Lembre-se das peculiaridades do mercado digital e de como ele está em constante mudança. Para garantir que o assinante seguirá optando pelo serviço, você deve sempre apostar em produtos ou conteúdos relevantes, raros e de qualidade.

Como atrair e manter um cliente?

O primeiro passo é oferecer a ele uma experiência única. Você deve pensar em como o seu produto irá agregar valor a essa pessoa e o que irá fazer com que ela escolha por ele e não por outros. Após conquistar esse cliente em um primeiro momento, você precisa pensar em formas de cativá-lo mês a mês. A chave do sucesso das vendas por assinatura é apostar em produtos que são campeões de recompra. Ou seja, ninguém irá assinar algo que só se compra uma vez, certo? Por isso clubes de assinatura de comidas, cervejas, livros e outros bens dessa natureza fazem tanto sucesso. Além disso, é preciso investir em exclusividade, qualidade de entrega e criatividade. Quer ver algumas dicas?

  • Ofereça exclusividade: Mesmo com todas as vantagens de um clube de assinatura, muitas vezes o cliente só irá optar pelo serviço caso seja oferecida exclusividade. Por exemplo, se você possui uma loja, ofereça a ele produtos que não é possível comprar em vendas separadas. Caso você seja produtor de um canal de vídeos, você pode oferecer vídeos e conteúdos exclusivos para assinantes. Dessa forma, além de todas as vantagens financeiras e de comodidade mencionadas anteriormente, ter acesso a um conteúdo ou produto exclusivo pode ser o X da questão na hora de conseguir mais um assinante.
  • Teste grátis: Para diminuir a insegurança de um possível cliente, você pode oferecer um período de teste grátis – no caso de canais de vídeos. Dessa forma, ele irá ver de perto como é o seu conteúdo e com certeza ficará mais seguro na hora de concretizar a compra. É como as famosas ‘amostras grátis’ funcionam, deixando os clientes com aquele ‘gosto de quero mais’.
  • Capriche na entrega: Quem costuma comprar pela internet sabe da dor de cabeça que as entregas podem causar. Por isso, para manter o cliente sempre satisfeito, capriche na logística de entrega, para evitar atrasos e, mais importante, não danificar a mercadoria, é claro.
  • Surpreenda! Use e abuse da criatividade na hora de montar os produtos ou produzir o conteúdo para os assinantes. Em caso de mercadorias, aposte em caixas bonitas e atrativas, feitas especialmente para os assinantes. Em caso de canal de vídeos, capriche na produção e na qualidade do conteúdo. E, por último, capriche na diversidade dos produtos.
  • Diversifique: Volte a pensar no poder de recompra. Quem faz parte de um clube de assinatura não é adepto ao ‘mais do mesmo’. A diversidade dos produtos será a chave da retenção do cliente, que espera sempre conhecer novos produtos e obter novas experiências.

Operações e logística

Após todo planejamento e pesquisa, se você resolveu que realmente quer trabalhar com assinaturas, é hora de pensar nas operações e logística das vendas. Em geral, independente de qual é o seu tipo de negócio, um bom sistema de gestão de pagamentos é muito importante. É bom sempre dar ao cliente a opção de escolher entre métodos de pagamentos diferentes, como cartão de crédito, débito em conta e boletos. Assim, é possível alcançar um número maior de pessoas. Mas e as peculiaridades de cada modelo de negócio?

Lojas ou e-commerce

Uma boa vantagem é que, como há regularidade, é possível organizar as entregas para cortar custos. Por exemplo, selecionar um único dia para enviar todos os produtos ao mesmo tempo, diminuindo custos com fretes e transportadora. Essa vantagem pode ser transferida para o cliente, deixando o preço da assinatura ainda mais barato. 😉

Além disso, a previsibilidade que já falamos é o diferencial. Saber exatamente quantos são os produtos e quais as dimensões das embalagens facilita muito na hora de contratar um serviço de entrega.

Canal de vídeos

Para vender assinaturas do seu canal de vídeos, primeiro, você deve focar no mais importante: o conteúdo. É essencial que seus vídeos sejam de qualidade e úteis para o cliente. Após a gravação deles, você deve escolher a plataforma adequada para vendas. Quem quer trabalhar com a venda de vídeos deve, primeiramente, preocupar com a segurança deles. De que adianta ter todo o trabalho de gravar e colocar seus vídeos na internet para tentar vender se é fácil piratear ilegalmente? Ninguém irá comprar algo que encontra facilmente de graça, certo? Por isso, a segurança da plataforma é primordial.

Uma ótima plataforma que foca exatamente nisto é o Samba Play. Nela, o produtor de conteúdo em vídeo encontra uma plataforma totalmente personalizável, pronta para fazer upload dos vídeos sem precisar de um desenvolvedor de sites. Além de prezar pela segurança anti-pirataria do seu canal, ainda possui gestão integrada de pagamentos, para que o produtor dos vídeos foque no que realmente importa: o conteúdo. Essa plataforma é ideal para o professor online ou o microempreendedor que trabalha sozinho e não tem tempo nem o know-how para desenvolver seu próprio canal.

Uma outra plataforma é o Samba Vídeos. Igualmente focada em segurança, essa plataforma oferece hospedagem de vídeos para quem não quer ou não pode utilizar plataformas gratuitas clássicas, como o YouTube. Essa plataforma pode ser um passo à frente da concorrência para quem já tem uma loja ou clube de assinatura e quer utilizar vídeos para impulsionar as vendas, tendo a garantia de uma plataforma que não sai do ar e é 100% segura contra a pirataria.

Quer conhecer um pouco mais como funciona? Faça um tour virtual pelo Samba Vídeos clicando aqui ou faça um tour pelo Samba Play clicando aqui ou na imagem abaixo. 😉

tour samba play clube de assinatura

Com tanta coisa nova surgindo todos os dias no mercado digital, quem quer empreender deve sempre focar em inovação. Se reinventar todos os dias é peça chave para se manter relevante em um mercado tão competitivo atualmente. Quem já trabalha com vendas online ou quem quer criar um excelente canal de vídeos pode apostar nas vendas por assinatura, que reúnem comodidade, estabilidade e inovação.

E se você quer apostar na área dos vídeos online e quer aprender como atrair assinantes ou compradores para o seu canal, baixe aqui nosso guia gratuitamente e comece a fazer sucesso agora mesmo!

ganhar mais assinantes para clube de assinatura

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.