Por Em Em 20 setembro, 2014

Como fazer TV na Internet: usar o YouTube ou uma plataforma profissional de vídeos?

Amigos,

No começo do mês compartilhei com vocês que independente do seu mercado, metas, quantidade de conteúdo ou velocidade de publicação, a solução mais adequada para fazer vídeo streaming é OVP (Online Video Platform, ou em português Plataforma de Vídeos Online).

Hoje vamos estreitar um pouco o foco para a TV na Internet (mercado). Sabemos que se você quer comunicar com o público (meta) na web, você tem conteúdo (quantidade) e quer disponibilizá-lo constantemente (velocidade). Então porque não usar o YouTube?

Antes de começar essa discussão vamos ao ponto principal: As Plataformas de Vídeo Online não competem com o YouTube, elas são, de fato, soluções complementares.

O YouTube é hoje o maior site de vídeo streaming do mundo e um dos mais acessado no Brasil. Realmente no site é muito simples subir e disponibilizar um vídeo na internet e usar o embed para aplicar o vídeo em outros portais. O YouTube conta hoje com os chamados “Branded channels” que segmentam e criam um canal da marca/produto. Só que, somente este canal é suficiente para conquistar audiência e fidelizar o internauta? É a estratégia mais certa para comunicar com seu público alvo?

Se você quer fazer vídeo streaming profissional através de uma WebTV é interessante que você construa um relacionamento próximo com seu público alvo. É preciso estar em todos os canais e saber usá-los a seu favor para atrair e aumentar audiência. Youtube é mais uma das ferramentas, mas também é importante estar presente no Facebook, Twitter, Flickr, LinkedIn, etc… Trabalhar as redes sociais com parte do conteúdo aberto são uma excelente forma de dispertar conhecimento e ser assim uma inteligente ferramenta captadora de trafego e audiência para seu site, que hospedará o conteúdo completo.

Além disso, a customização é uma das principais diferenças das Plataformas de Vídeo Online para o YouTube. Quando falamos de um portal próprio estamos nos referindo a conteúdos que tenham foco, e para que os vídeos agreguem valor a sua mensagem é preciso uma ferramenta permita casar sua estratégia de comunicação com a forma como eles serão distribuídos. Você quer – e precisa – criar categorias, colocar vídeos de destaque, cadastrar e inserir tags automaticamente, atualizando e distribuindo os conteúdos de forma inteligente. Isso exige controle profissional do volume de conteúdo que você produz/detém e que vai publicar no seu portal. Se você consegue gerenciar seus conteúdos facilmente você tem muito mais tempo para bolar estratégias de comunicação.

tv na internet passo a passo

Outro ponto é que as Plataformas contam com um sistema de inserção e controle sobre a publicidade nos vídeos. Qual TV na Internet não quer aproveitar a audiência para monetizar seu conteúdo? Através de um sistema em que é possível criar campanhas de Advertising pode-se escolher o momento em que o anúncio será veiculado além de agendar publicações. Esse controle ainda é confirmado no acompanhamento dos relatórios que mostram quais campanhas e publicidade que foram mais assistidas. Além disso, plataformas como o Samba Vídeos contam com integração com rede de anunciantes, monetizando o inventário não vendindo e consequentemente potencializando os ganhos.

Mensurar resultados, ROI e estratégias de comunicação é o que todo portal de vídeos quer e precisa ter. Qual o horário nobre de visitas no meu portal? Quem assiste e de onde são assistidos meus vídeos? Qual é a categoria mais relevante? Perguntas que podem definir sua estratégia na internet são respondidas com relatórios completos disponibilizados pelas Plataformas de Vídeos Online.

Mas e o YouTube, em qual momento ele entra na estratégia?

Existe uma coisa em que o YouTube é imbatível: viralização do conteúdo. É ai que ele entra, como poderoso complemento da estratégia de vídeo streaming profissional, ajudando a levar o internauta para o seu portal de vídeos, onde a abordagem é pessoal e você tem total controle sobre os vídeos e comportamento de quem os assiste.

Um case de como o YouTube casou muito bem com uma estratégia de vídeos online – suportada por plataforma de vídeos – foi o Vida de Garoto da Capricho. A web serie foi disponibilizada somente na internet, mas outros vídeos de momentos dos bastidores e chamadas para o site foram gravados e disponibilizados no YouTube. A ação foi um sucesso e atingiu a marca de mais de 1 milhão e 200 mil visualizações.

Como já foi colocado no post anterior: “Entenda bem qual é a sua estratégia e defina quais são os pré-requisitos necessários para aplicar as soluções na internet”. Use as Plataformas de Vídeo Online para fazer o trabalho operacional e o YouTube para ajudar na divulgação do conteúdo e na chamada para o seu site. Assim você tem um pacote de soluções que cuidarão da infraestrutura, deixando você despreocupado e com muito mais tempo para produzir e pensar qual será o próximo vídeo que será um sucesso no seu site! 😉

Até a próxima!

passo a passo tv na internet

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.