Como fazer TV na Internet: usar o YouTube ou uma plataforma profissional de vídeos?

Por Em Em setembro 20, 2014

Amigos,

No começo do mês compartilhei com vocês que independente do seu mercado, metas, quantidade de conteúdo ou velocidade de publicação, a solução mais adequada para fazer vídeo streaming é OVP (Online Video Platform, ou em português Plataforma de Vídeos Online).

Hoje vamos estreitar um pouco o foco para a TV na Internet (mercado). Sabemos que se você quer comunicar com o público (meta) na web, você tem conteúdo (quantidade) e quer disponibilizá-lo constantemente (velocidade). Então porque não usar o YouTube?

Antes de começar essa discussão vamos ao ponto principal: As Plataformas de Vídeo Online não competem com o YouTube, elas são, de fato, soluções complementares.

O YouTube é hoje o maior site de vídeo streaming do mundo e um dos mais acessado no Brasil. Realmente no site é muito simples subir e disponibilizar um vídeo na internet e usar o embed para aplicar o vídeo em outros portais. O YouTube conta hoje com os chamados “Branded channels” que segmentam e criam um canal da marca/produto. Só que, somente este canal é suficiente para conquistar audiência e fidelizar o internauta? É a estratégia mais certa para comunicar com seu público alvo?

Se você quer fazer vídeo streaming profissional através de uma WebTV é interessante que você construa um relacionamento próximo com seu público alvo. É preciso estar em todos os canais e saber usá-los a seu favor para atrair e aumentar audiência. Youtube é mais uma das ferramentas, mas também é importante estar presente no Facebook, Twitter, Flickr, LinkedIn, etc… Trabalhar as redes sociais com parte do conteúdo aberto são uma excelente forma de dispertar conhecimento e ser assim uma inteligente ferramenta captadora de trafego e audiência para seu site, que hospedará o conteúdo completo.

Além disso, a customização é uma das principais diferenças das Plataformas de Vídeo Online para o YouTube. Quando falamos de um portal próprio estamos nos referindo a conteúdos que tenham foco, e para que os vídeos agreguem valor a sua mensagem é preciso uma ferramenta permita casar sua estratégia de comunicação com a forma como eles serão distribuídos. Você quer – e precisa – criar categorias, colocar vídeos de destaque, cadastrar e inserir tags automaticamente, atualizando e distribuindo os conteúdos de forma inteligente. Isso exige controle profissional do volume de conteúdo que você produz/detém e que vai publicar no seu portal. Se você consegue gerenciar seus conteúdos facilmente você tem muito mais tempo para bolar estratégias de comunicação.

tv na internet passo a passo

Outro ponto é que as Plataformas contam com um sistema de inserção e controle sobre a publicidade nos vídeos. Qual TV na Internet não quer aproveitar a audiência para monetizar seu conteúdo? Através de um sistema em que é possível criar campanhas de Advertising pode-se escolher o momento em que o anúncio será veiculado além de agendar publicações. Esse controle ainda é confirmado no acompanhamento dos relatórios que mostram quais campanhas e publicidade que foram mais assistidas. Além disso, plataformas como o Samba Vídeos contam com integração com rede de anunciantes, monetizando o inventário não vendindo e consequentemente potencializando os ganhos.

Mensurar resultados, ROI e estratégias de comunicação é o que todo portal de vídeos quer e precisa ter. Qual o horário nobre de visitas no meu portal? Quem assiste e de onde são assistidos meus vídeos? Qual é a categoria mais relevante? Perguntas que podem definir sua estratégia na internet são respondidas com relatórios completos disponibilizados pelas Plataformas de Vídeos Online.

Mas e o YouTube, em qual momento ele entra na estratégia?

Existe uma coisa em que o YouTube é imbatível: viralização do conteúdo. É ai que ele entra, como poderoso complemento da estratégia de vídeo streaming profissional, ajudando a levar o internauta para o seu portal de vídeos, onde a abordagem é pessoal e você tem total controle sobre os vídeos e comportamento de quem os assiste.

Um case de como o YouTube casou muito bem com uma estratégia de vídeos online – suportada por plataforma de vídeos – foi o Vida de Garoto da Capricho. A web serie foi disponibilizada somente na internet, mas outros vídeos de momentos dos bastidores e chamadas para o site foram gravados e disponibilizados no YouTube. A ação foi um sucesso e atingiu a marca de mais de 1 milhão e 200 mil visualizações.

Como já foi colocado no post anterior: “Entenda bem qual é a sua estratégia e defina quais são os pré-requisitos necessários para aplicar as soluções na internet”. Use as Plataformas de Vídeo Online para fazer o trabalho operacional e o YouTube para ajudar na divulgação do conteúdo e na chamada para o seu site. Assim você tem um pacote de soluções que cuidarão da infraestrutura, deixando você despreocupado e com muito mais tempo para produzir e pensar qual será o próximo vídeo que será um sucesso no seu site! 😉

Até a próxima!

passo a passo tv na internet

/Comentários