Por Em Em 10 maio, 2017

Como ser criativo no mundo dos negócios!

Empreender no mundo dos negócios é uma arte e ser criativo também! Porém, estamos vivendo em tempos em que o empreendedorismo tende a ir quase sempre para o mesmo lado.

Estamos falando sobre a questão de que muitos negócios surgem motivados pelas mesmas ideias, que se propõem a resolver os mesmos problemas e, muitas vezes, com a mesma solução.

Ou até mesmo na própria rotina empresarial em que diretores, líderes, gestores e até os colaboradores sugerem soluções que já são ultrapassadas para resolver as demandas do dia a dia.

Nesse sentido, a criatividade é um grande diferencial para que qualquer empresa possa ter sucesso, independente se ela esteja em seus primeiros passos ou se já tenha um bom tempo de estrada.

Até porque, criar produtos e serviços novos podem fazer com haja uma conquista grande de espaço, ou então trabalhar na revisão de rotinas e processos e inovar na forma de fazer as coisas pode gerar ganho de produtividade e redução de custos. Tudo isso pode ser feito através da criatividade!

Além disso, é possível pensar em diversas maneiras de atrair e fidelizar seus consumidores, repensar todo o processo de logística da empresa, aumentar as margens de lucro do negócio, dentre outras coisas. Ou seja, tem muito espaço para ser criativo e melhorar diversos aspectos da empresa.

Sendo assim, usar a criatividade para essa finalidade é nada mais nada menos do que inovar, que é simplesmente encontrar uma maneira diferente e mais eficaz de gerar valor para o negócio ou resolver as dores do mercado.

Por isso, preparamos esse conteúdo com ideias de como ser criativo no mundo dos negócios. Ficou interessado? Então, acompanhe o restante da leitura conosco!

E falando em criatividade, dê uma olhada também em nosso E-book de Economia Criativa.

Como estimular a criatividade?

Ao contrário do que muitos pensam, a criatividade pode ser sim desenvolvida e aprimorada com o tempo, basta ter foco e determinação em ações que estimulem isso. Por mais que uns possuam ela mais forte do que outros, todos possuem plena capacidade de desenvolvê-la.

Por isso, preparamos alguns pontos que podem lhe ajudar no dia a dia em como ser criativo no mundo dos negócios. Veja:

Abra sua mente

Uma das coisas que nos deixam cansados durante a nossa rotina diário e dificulta o processo criativo é fazer sempre as mesmas coisas. Então, o que acha de sair da zona de conforto e buscar experiências diferentes?

Não precisa ser algo muito complexo, basta começar a buscar lidar com o trabalho e o lazer fazendo algo novo.

Por exemplo, tente resolver situações profissionais que são recorrentes de uma outra maneira. Então, o que acha de escolher um hobby diferente para praticar nos finais de semana, ou então, o que acha de conhecer um restaurante novo quando for sair, ao invés de ir sempre no mesmo?

Isso contribuirá muito para desenvolver mais o seu lado criativo, além de ser um pilar de sustentação fundamental para surgir cada vez mais novas ideias em sua mente.

Cerque-se de pessoas inovadoras

As pessoas são a principal força motriz de qualquer negócio, não é mesmo? Portanto, fica difícil ter uma cultura de criatividade e inovação na empresa sem pessoas que possam contribuir na criação desse ambiente.

Então, busque montar um time que seja comprometido a criar algo diferente, que não seja apegado ao padrão e esteja disposto a mudar as regras do jogo a qualquer hora.

Caso a sua equipe já está formada e não possui o hábito de utilizar a criatividade para inovar, cabe a você ser o grande facilitador desse processo, estimulando o uso da inovação e da criatividade dentro dos mais diversos processos que é responsável.

Simplifique seu trabalho

Leonardo da Vinci disse que “a simplicidade é o último grau de sofisticação”. Essas sábias palavras podem, e devem, ser aplicadas durante o trabalho do dia a dia.

Pode parecer bobagem, mas muitas vezes queremos fazer nosso trabalho de forma perfeita e isso acaba gerando muita complicação. O resultado? Não há contribuição nenhuma para o processo de resolver as coisas com ideias criativas.

Então, elimine algumas dessas complicações diárias que são mais recorrentes. Isso pode ser feito organizando sua caixa de emails, deixando o ambiente de trabalho em ordem, evitando acumular muitas atividades, dentre outros aspectos de organização.

Dessa forma, será muito mais fácil pensar em soluções que sejam práticas e inovadoras no seu dia a dia.

Seja curioso e questionador

Há um velho ditado que diz que quem procura acha! E acha mesmo! Basta ser curioso e não se contentar com as primeiras respostas que encontra ao pesquisar um assunto.

Sendo assim, evite resolver as situações que precisa lidar no dia a dia apenas de forma superficial, busque se aprofundar no assunto, colete o máximo de informações possíveis e pesquise maneiras diferentes de resolver essa demanda.

Até porque, em alguns momentos, os detalhes que aparentemente parecem ser mais irrelevantes são os que trazem consigo a melhor solução para o problema. Então, procure entender bem a situação antes de encontrar uma saída em definitivo para ela.

Procure desenvolver um ambiente criativo

Já falamos sobre isso em um dos tópicos anteriores, mas é sempre bom reforçar que um ambiente onde o fluxo de ideias é livre, é mais criativo.

Sendo assim, o papel do empreendedor vai muito além de entender em como ser criativo, mas saber criar esse ambiente de forma efetiva.

Isso pode ser feito utilizando as suas habilidades de liderança para conduzir a equipe a encontrar soluções e ideias que sejam boas para o negócio.

Busque conhecimento extra

Conhecimento nunca é demais e ajuda muito no processo criativo de qualquer pessoa. Então, tente sair do senso comum e busque conhecimento em áreas que sejam diferentes do seu trabalho do dia a dia também.

Isso contribuir para encontrar soluções diferentes para resolver demandas que são antigas, mas nunca foram solucionadas, pois sempre é proposto resoluções parecidas. Então, procure pelas mais diversas fontes de estudo: pode ser a própria internet, os livros, cursos e até filmes.

O que vale é a intenção de aprender algo novo, assimilar aquilo e aplicar no dia a dia e desenvolver a criatividade através dessa ação.

Como ter ideias criativas?

Agora que você já sabe mais sobre como estimular a criatividade na sua rotina de trabalho, de lazer e também em relação às pessoas que fazem parte dela, vamos dar algumas dicas para que junto a isso, você possa ter mais ideias criativas. Confira:

1. Pratique o brainstorming

O brainstorming é uma das práticas mais comuns no processo de gerar ideias inovadoras, principalmente para quem quer usar o pensamento criativo para auxiliar na tomada de decisão do negócio.

Apesar de ser antiga, essa técnica se mostra cada vez mais atual devido à sua eficiência e a sua fácil aplicabilidade em empresas dos mais variados tamanhos e segmentos.

O ideal é tentar entender qual das ações relacionadas a ele podem gerar um melhor resultado estratégico, no que diz respeito a encontrar soluções possíveis para os problemas diários. Dessa forma, a chance de encontrar uma saída mais eficiente é muito maior.

2. Aprenda com a história

Saiba que a história tem muita coisa a nos ensinar a respeito de como ser mais criativo para resolver as mais diversas situações do dia a dia. Afinal, ela tem vários exemplos de pessoas que construíram grandes benefícios para a humanidade, independente se foi no mundo dos negócios ou não.

Portanto, não se prenda somente a histórias de negócios para buscar exemplos e inspirações. Busque, acima de tudo, as que mudaram a história de forma significativa e também de outros empreendedores que são inspiradores e que você já conhece.

Estudando melhor como foram essas trajetórias, é possível aprender e aguçar ainda mais a sua criatividade e inovação.

3. Procure enxergar além do óbvio

Qualquer pessoa que seja criativa sempre busca enxergar além do óbvio para sair na frente da concorrência e se dar bem no mundo dos negócios.

Mas como fazer isso? Basta fazer alguns exercícios para desenvolver uma visão mais completa e pensar em soluções inteligentes para as demandas do dia a dia.

Por exemplo: Que tal olhar para o seu mercado de atuação e buscar prever o que vai acontecer durante o próximo ano? Será que você consegue enxergar os problemas que podem surgir para se antecipar em relação a eles?

4. Dê liberdade para seus colaboradores

Outra grande dica para estimular a criatividade é fazer com que os seus colaboradores sintam-se livres para ter ideias e criar coisas novas.

Até porque, ninguém trabalha sozinho, não é mesmo? Principalmente no mundo do empreendedorismo. Então, utilize o potencial de cada funcionário em propor ideias em prol do seu processo criativo e também do negócio.

Acima de tudo, os colaboradores podem ser uma grande fonte de ideias e agindo dessa maneira, a chance de que eles possam trazer cada vez mais soluções criativas e inovadoras é muito maior, chegando a ponto de comportarem-se como donos do negócio.

Ou seja, é possível utilizar isso como um excelente incentivo para motivá-los a entregar cada vez mais resultados e ajudar a empresa a prosperar.

5. Preze pela simplicidade

Por fim, nossa última dica é que você preze pela simplicidade. Assim como falamos anteriormente, na grande maioria das vezes a solução está no simples e não em buscar respostas que sejam “perfeitas” e complexas.

Prezando pela simplicidade, a chance de acertar é muito maior. Além do que uma ideia simples não deixa de ser criativa e muitas vezes é a solução ideal!


Podemos dizer que a criatividade pode fazer toda a diferença no dia a dia de uma empresa. Por isso, que acreditamos que cada uma dessas dicas vai ajudar você e sua equipe nesse processo, tornando o ambiente cada vez mais orientado para o criativo e a inovação.

Agora que você já sabe como ser criativo no mundo dos negócio, o que acha de saber mais sobre os 4 P’s do marketing? Acesse também nosso material abaixo e desbloqueie suas habilidades criativas.

dicas para ser criativo


Artigo produzido pela equipe do Saia do Lugar.

O Saia do Lugar é um blog focado em ajudar as pessoas a empreender e ter sucesso com seus negócios.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.