Por Em Em 30 outubro, 2017

Como ter uma renda extra usando a internet

Em tempos de crise, a procura por oportunidades e informações sobre como ter uma renda extra é muito comum e frequente. Uma boa notícia é que, com o aumento exponencial do acesso à internet e sua utilização no Brasil, existem diversas maneiras de ganhar dinheiro no meio digital. Negócios digitais, programas de afiliados, atividades freelancer e canais de vídeos são só algumas das formas de lucrar na internet e fazer sobrar um dinheirinho extra no fim do mês. Conhecendo um pouco mais do mercado, trabalhando com criatividade e dedicação, você também pode colocar em prática alguns planos e ter aquela renda extra tão desejada.

Que o meio digital é um excelente campo para ganhar dinheiro você já sabe, mas se quer saber um pouco mais sobre colocar isso em prática, que tal dar uma lida nesse artigo para aprender sobre como ter uma renda extra? Confira algumas dicas e oportunidades quentes de negócios que vão te ajudar nesse fim de ano.

E quer saber quais áreas são certeiras para apostar na hora de trabalhar pela internet? Confira nesse infográfico sobre as profissões mais quentes para criar cursos online e comece a planejar o seu!

profissoes quentes ensinar como ter uma renda extra

O mercado digital

Com a rotina corrida hoje em dia, nem sempre buscar outros trabalhos presenciais – aqueles famosos “bicos” – é a melhor opção na hora de conseguir uma renda extra. Mas com o mercado digital em constante expansão, ficou muito mais fácil conseguir um dinheiro a mais pela internet.

Segundo pesquisas, os brasileiros já compram mais pela internet do que por lojas físicas, o que mostra que a desconfiança do consumidor com o meio digital vem diminuindo exponencialmente. Ou seja, para vender produtos ou serviços, a internet já é um mercado consolidado atualmente.

Além disso, a crise econômica fez crescer a procura por trabalhos freelancer, especialmente pela internet. Seja por quem procura complementar a renda ou quem não conseguiu emprego fixo, trabalhos informais na internet têm bastante procura – e bastante demanda também! Atualmente, existem dezenas de sites e aplicativos voltados especialmente para conectar quem busca oportunidades de trabalho informal com quem oferece exatamente isso.

E imagina só, quem não ia querer trabalhar pela internet, em casa, e ainda faturar um dinheiro a mais no fim do mês?

Como ter uma renda extra

Quer saber quais são algumas ótimas oportunidades para ter uma renda extra, especialmente pela internet? Confira a seguir e inspire-se para botar a mão na massa e começar a lucrar com esse mercado.

Crie um blog

Talvez um blog é uma das ideias mais comuns quando se pensa em trabalhar pela internet. Muita gente com bastante conhecimento especializado vê no blog uma alternativa para ensinar, informar as pessoas e, ainda por cima, ganhar dinheiro com isso no seu tempo livre. Uma das vantagens de buscar uma renda extra por meio de um blog é trabalhar com um assunto que você já domina e, consequentemente, tem facilidade com ele.

Para monetizar um blog é importante ter cuidado e planejamento. Antes de criar o blog, você deve pensar qual é o seu objetivo com ele. Afinal, ganhar dinheiro com conteúdos de sites ou blogs especializados não é uma tarefa fácil. Então, se o seu objetivo é ganhar dinheiro, deve tratar o blog como ferramenta profissional, e não somente uma escrita por hobby. Um blog profissional deve ter um cronograma específico de posts para ser alimentado regularmente, atraindo, assim, bastante tráfego e visibilidade.

E como conseguir a renda extra?

Basicamente, você pode monetizar o seu blog por meio de anúncios pagos. Dependendo do seu segmento, você pode encontrar empresas da mesma área que têm interesse em anunciar em algum espaço na sua página. Mas é claro, para conseguir esse tipo de anunciantes seu blog precisa ter tráfego, visibilidade e autoridades interessantes para ele também.

Uma outra forma de conseguir dinheiro com seu blog é por meio do Google Adsense. O Google Adsense é um programa de afiliados voltados para sites e blogs que têm interesse em publicar propagandas e serem pagos pela visualização e clicks nelas. É como se você estivesse alugando um espaço em seu site para a colocação dos anúncios. O Adsense é uma excelente forma de monetizar para quem não tem muito tempo para entrar em contato direto com anunciantes ou até mesmo ainda não possui muitas conexões no mercado.

Infelizmente, fazer um blog crescer e ter muita visibilidade não é uma tarefa fácil, e é exatamente por isso que ter um conhecimento de marketing digital e SEO pode ser o diferencial para o seu.

Programa de afiliados

Você já ouviu falar em programa de afiliados? Redes de afiliados fazem parte de mais uma das formas inovadoras de se ter uma renda extra pela internet. Assim como o AdSense, funciona como uma rede de publicidade entre os afiliados, porém, aqui, quem faz a propaganda é você!

E como conseguir a renda extra?

Uma das principais redes de afiliados, atualmente, é a Lomadee. Basicamente, ganhar dinheiro nessa plataforma funciona da seguinte maneira:

  • Você se cadastra na rede e adiciona quais sites ou redes sociais que irá utilizar para fazer a divulgação.
  • Após o cadastro, é possível ter acesso à infinidade de parceiros e anúncios que você pode divulgar para seus seguidores.
  • Se o consumidor clica no link, é redirecionado para a página do parceiro por meio de um link trakeado – uma espécie de rastreamento.
  • Se esse consumidor concretiza a compra, o afiliado recebe a comissão pela própria rede.

Simples e efetivo, não é mesmo? Dentro da Lomadee já é possível anunciar para gigantes do mercado físico e digital, como Submarino, Netshoes, Casas Bahia e muito mais!

Venda o seu conhecimento

Já pensou em ganhar dinheiro com algo que você sabe? É o sonho de muita gente, não é? Vender sem precisar se preocupar com estoques, empreender da própria casa e ainda usar de algo que você já tem de sobra: seu conhecimento.

Não é de hoje que muita gente dá aulas particulares para complementar a renda, mas só recentemente que muitos professores perceberam que aulas online é um excelente mercado digital. Pense no seguinte: Quando você quer aprender sobre algo é mais do que comum buscar na internet respostas sobre isso, certo? Então, se você já é professor ou já é conhecedor de algum assunto, ensine! Dar aulas online é uma das maneiras de ter uma renda extra.

Se você já é professor ou gestor de algum curso presencial, uma maneira simples é planejar transformar o seu curso para a modalidade online, fazer o planejamento da gravação das aulas e começar a vender seus vídeos online. Basicamente, você pode gravar a aula uma só vez no seu tempo livre e vender para centenas de pessoas sem precisar sair de casa, basta escolher a plataforma certa para seu projeto!

E como conseguir a renda extra?

Depois que você gravar as aulas e montar o seu curso, é hora de escolher a melhor forma de monetização. No caso de dar aulas pela internet, independente de qual segmento, o ideal é escolher uma plataforma segura, estável e mobile friendly. Sabe por quê?

  • Quem vende conteúdo online precisa estar sempre atento a casos de pirataria. Imagina ter todo o trabalho de gravar as aulas e divulgar seu trabalho para alguém baixar seu conteúdo e fazer upload no YouTube? Por isso, até mesmo no caso dos vídeos online, segurança em primeiro lugar!
  • Mesmo sendo um professor online, é preciso lembrar que você está ensinando pessoas, e elas aprendem em velocidades e formas diferentes. Se alguém está tentando aprender algo e a plataforma trava e sai do ar constantemente, dificilmente essa pessoa seguirá assistindo às aulas.
  • Por causa da praticidade de assistir vídeos em dispositivos como smartphones e tablets, muitas pessoas consomem esse tipo de conteúdo por eles. Em casa, na rua ou no transporte público, são excelentes dispositivos para assistir a vídeos no tempo livre. Segundo pesquisa da Video Viewers 2017, 84% das pessoas utilizam seus smartphones para assistirem a vídeos. Por isso é tão importante que a plataforma do seu curso online seja mobile friendly. Assim, você garante que não vai perder clientes por causa das limitações da plataforma.

Depois de ter certeza dessas 3 características importantes, agora é hora de escolher qual a melhor forma de monetização baseado no seu tipo de conteúdo. Uma dessas plataformas para venda de vídeos online é o Samba Play. Além de reunir todas as características de segurança, estabilidade e versatilidade, ainda permite que o criador de conteúdo monetize seu canal por meio de venda por assinatura ou por venda pontual.

Quer conhecer um pouco mais do Samba Play? Que tal fazer um tour por essa plataforma e ver como ela funciona? Só clicar aqui ou na imagem abaixo.

tour do samba play como ter uma renda extra

Infoprodutos

Infoprodutos também são excelentes aliados na busca de como ter uma renda extra. Eles são, além dos canais de cursos online, ótimas ferramentas para ajudar a lucrar com o próprio conhecimento também. Ainda não sabe o que são infoprodutos? Basicamente, são e-books, infográficos, vídeo-aulas e muitos outros materiais que servem para informar ou ensinar as pessoas a respeito de algum assunto. A internet funciona como excelente fonte de pesquisa, e muitas pessoas, quando querem aprender a respeito de algo, procuram logo sites, blogs ou materiais especializados no assunto.

E como conseguir a renda extra?

Normalmente, os infoprodutos são oferecidos em troca de algo, como contato de quem está baixando para futuras oportunidades de negócios e conexão. Em alguns casos, é possível vender seus infoprodutos diretamente para clientes. É claro que para conseguir isso, você precisa ter um material de qualidade que realmente faça sentido cobrar dinheiro por ele, certo? Então, se você é expert em algum assunto mas não acredita que está pronto para aparecer na frente das câmeras, trabalhar com infoprodutos pode ser aquele dinheiro extra no final do mês.

Uma boa forma de vender esses produtos, caso você não tenha um site ou um blog especializado no assunto, é procurar pessoas que são da mesma área e propor parcerias. Por exemplo, se você produzir um e-book sobre afinação de pianos, pode procurar sites de música ou até blogs de pianistas para oferecer que eles coloquem o seu produto na plataforma deles. Uma excelente vantagem é que um único produto por ser vendido centenas de vezes e, por ser digital, não há preocupação com estoques ou questões semelhantes de logística.

Trabalhe como freelancer

Como já afirmamos, o mercado freelancer cresce de forma acelerada no Brasil. Na internet, atualmente, também está em constante crescente a oferta e procura por trabalhos informais. Existem, atualmente, muitos sites e aplicativos prontos para fazer a conexão entre freelancer e empreendimentos que buscam por esse tipo de mão de obra.

E como conseguir a renda extra?

Hoje em dia é possível realizar trabalho freelancer em diversas áreas de atuação. Quer ver alguns exemplos:

  • Redação ou revisão de textos para blogs: Muitas empresas, hoje em dia, utilizam de blogs como fortes ferramentas de marketing e muitas delas utilizam de freelancers para realizar a redação dos posts do blog. Então, se você escreve bem e tem um pouco de conhecimento sobre o assunto, é possível realizar trabalhos dessa natureza sem sair de casa e em seu tempo livre.
  • Se a sua área de atuação é Relações Públicas, Publicidade e Propaganda e afins, uma outra excelente oportunidade de freelancer é ser gestor de redes sociais de empreendimentos. Muitos empreendedores não possuem noções de marketing digital ou gestão de redes sociais voltadas para negócios, por isso, procuram contratar profissionais da área. Se você possui bastante conhecimento na área, é uma ótima forma de conseguir aquela desejada renda extra.
  • Web designers ou desenvolvedores de sites também são ótimas oportunidades para quem já é da área e procura uma atividade lucrativa a parte. Uma das vantagens desse mercado é que há sempre procura por mão de obra qualificada por empreendimentos digitais que estão começando ou que querem melhorar sua identidade visual e navegabilidade do site.

E não para por aí não! Muitas outras áreas estão em constante procura de mão de obra qualificada, como Design, edição de fotos e vídeos, vendas, marketing, tradução e muitas outras. Quem tem interesse pode conhecer sites como o 99Freelas, que conectam freelancers com empregadores do Brasil inteiro!

Dê consultoria

Consultoria é uma prestação de serviço na qual um profissional qualificado em uma determinada área ajuda outros profissionais e empresas a chegarem a diagnósticos, criarem planos e ações para corrigir problemas ou melhorar o desempenho do empreendimento. Dessa forma, caso você seja um profissional expert em alguma área, pode oferecer serviços de consultoria para empresas e profissionais do mesmo segmento. Por exemplo, se você é um profissional de marketing, pode auxiliar empresas ou micro empreendedores na criação de um plano de marketing digital para melhorar suas vendas. As possibilidades são infinitas! Muitos empreendedores estão sempre em busca de consultoria em diversas áreas, como vendas, marketing, administração, contabilidade e design.

Gostou dessas dicas de como ter uma renda extra? A internet, realmente, é uma ótima aliada para quem busca trabalho, desde quem quer empreender até quem está buscando somente uma atividade extra para complementar a renda.

E ficou curioso sobre como ganhar dinheiro com vídeos online? Você pode baixar esse guia completo e aprender tudo sobre o assunto. Clique aqui e aprenda agora a usar seu conteúdo para ganhar dinheiro.

ganhar dinheiro com videos e como ter uma renda extra

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.