Por Em Em 25 julho, 2017

5 motivos que fazem com que seus conteúdos não sejam compartilhados

Este artigo sobre Compartilhamento de Conteúdo foi produzido pela Resultados Digitais.

O marketing de conteúdo é uma metodologia que já faz parte da realidade de muitas empresas no Brasil.

Segundo a Content Trends, pesquisa sobre a adoção do marketing de conteúdo em empresas brasileiras, ficou comprovado que as marcas que adotam a metodologia geram até 4 vezes mais visitas e 5 vezes mais Leads.

O número é ótimo, mas nem tudo são flores. Apesar desse cenário positivo, ainda é muito comum encontrarmos algumas empresas que investem pesado na produção de conteúdo, mas não alcançam resultados satisfatórios.

Isso porque não basta apenas produzir. É preciso produzir com propósito, ter uma estratégia e um objetivo definidos e saber promover o conteúdo.

Para aumentar a sua visibilidade e atingir cada vez mais pessoas, fuja das 5 razões apresentadas neste post que podem diminuir agressivamente o alcance dos seus conteúdos.

E se você quer melhorar seu marketing digital como um todo, vale dar uma olhada no e-book abaixo:

infomkt.png

5 pontos que comprometem o compartilhamento de conteúdo

1. Seu conteúdo não resolve problemas

As pessoas recebem milhares de informações na internet todos os dias. Isso quer dizer que relevância é tudo!

Somente um conteúdo de valor tem o verdadeiro poder de chamar a atenção das pessoas. Ou seja, é preciso que a sua mensagem seja útil. Afinal, dicas genéricas e orientações superficiais estão facilmente disponíveis no ambiente online.

Para ter utilidade, é preciso que o conteúdo ajude a persona a resolver problemas específicos.

Compartilhe instruções claras com ferramentas práticas para captar o interesse do leitor. Consequentemente, as chances de ele ser compartilhado são muito maiores.

2. Você não sabe para quem está produzindo conteúdos

Um dos maiores erros cometidos pelas empresas que fazem marketing digital é produzir conteúdos sem direcioná-los para uma persona. Embora por muito tempo a definição de público-alvo fosse suficiente para criar estratégias de marketing, agora a situação é muito diferente. Já não é mais possível captar a atenção das pessoas se o conteúdo não for preciso e disponibilizado no momento ideal.

Portanto, invista na definição da sua persona o quanto antes. Procure entrevistar os principais clientes com perguntas demográficas e, sobretudo, comportamentais — a principal diferença entre a persona e o público-alvo são essas minúcias acerca do comportamento das pessoas..

3. Seu conteúdo é difícil de ser compreendido

Alguns segmentos muito específicos que apresentam termos técnicos encontram bastante dificuldades na produção de conteúdo. Isso acontece devido à falta de afinidade que a persona sente com esse tipo de conteúdo.

Muitas vezes, o público a quem um artigo foi destinado não consegue compreender nenhuma palavra. Mesmo que os profissionais tenham pleno domínio sobre a área técnica, é preciso democratizar a linguagem. Para conseguir colocar as ideias de maneira mais simples, é importante entender que a persona que se deseja alcançar não conhece todos os termos do seu mercado.

Na área da saúde, por exemplo, muitos médicos têm conquistado autoridade no universo digital com uma produção de conteúdo esclarecedora. Embora tenha que discutir sobre muitos aspectos científicos, a explicação que esses profissionais compartilham é sempre descomplicada para que todos entendam.

Outros fatores que impedem que um texto seja compreendido é a forma como ele é escrito. Ter uma apresentação visual interessante é um fator decisivo para o sucesso do seu conteúdo. Isso porque se ele não for facilmente lido, as pessoas não conseguem ter uma experiência agradável e abandonam a sua página na primeira oportunidade.

Aplique táticas de escaneabilidade para melhorar e experiência do seu leitor. Procure dividir o texto em subtítulos, com parágrafos pequenos e todos os artifícios de formatação (bullet points, negrito, itálico) que forem importantes para destacar as informações.

Dessa forma, você melhora a experiência do usuário e influencia positivamente as estratégias de SEO. Com isso, o tráfego orgânico cresce já que cada vez mais e mais pessoas poderão ser impactadas pelo seu conteúdo!

4. Seu conteúdo é apenas sobre sua empresa

Muitas empresas abordam apenas o seu produto em vez de falar sobre as soluções que ele traz para a vida da persona. Isso faz toda a diferença, pois os consumidores já estão cansados de artigos desinteressantes.

É importante destacar que boa parte das pessoas que se relacionam com a sua marca ainda não estão prontas para o consumo. Assim, abordá-las com conteúdos comerciais vai afastar muitos potenciais clientes.

A ideia é compreender que os consumidores passam por um funil de vendas desde o primeiro contato com a marca até a compra. Por isso, os conteúdos devem ser apropriados a cada fase.

Marketing de conteúdo não é sobre sua empresa, é sobre os problemas de sua persona. Lembre-se disso sempre!

5. Você não dá a oportunidade de as pessoas compartilharem

É fato que um conteúdo de qualidade é o caminho para conseguir que ele seja viralizado. Mas isso não significa que não é preciso estimular a divulgação. Esquecer de inserir botões de compartilhamento de conteúdo no seu blog pode custar muito caro e reduzir assustadoramente os seus resultados.

Inclua chamadas que incentivem a persona a compartilhar os seus conteúdos ao final dos artigos e nos emails enviados. Publique os seus artigos nas redes sociais para alcançar mais pessoas e aumentar a visibilidade do seu conteúdo.


Independentemente do seu mercado, nunca se esqueça de que o principal objetivo ao investir no marketing de conteúdo é transformar a vida das pessoas. Mais do que buscar a disseminação dos seus materiais, ajude os potenciais clientes a superar as suas dificuldades.

Por isso, no momento de criar a sua estratégia, entenda perfeitamente quem é a sua persona e aposte na personalização do conteúdo. Quanto mais específico, maiores são as possibilidades de um conteúdo se destacar na internet.

Que tal ter acesso a um guia completo para impulsionar o seu negócio utilizando uma estratégia de conteúdo? Baixe agora o nosso eBook gratuito Marketing de Conteúdo para Resultados.

CTAVENDAS.png


RDArtigo produzido pela equipe da Resultados Digitais.

Resultados Digitais é uma empresa especializada em Marketing Digital de resultados. Por meio do software RD Station, de uma metodologia própria e serviços de consultoria, ajudamos nossos clientes a gerar mais resultados em tráfego, geração de Leads e vendas para seus negócios, além de construir um sólido ativo de Marketing Digital.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.