Por Em Em 10 julho, 2017

Como estabelecer uma Comunicação Empresarial eficaz e melhorar sua corporação

As empresas hoje, mais do que simples aglomerados de pessoas buscando lucro através de uma atividade, são como um organismo vivo, formado por diversas partes diferentes e interdependentes, que trabalham em conjunto. E nesse novo contexto, a comunicação empresarial é extremamente importante.

Em uma época em que a própria comunicação é tão valorizada, com a popularização da internet e, principalmente das redes sociais, as empresas não podem mais adotar o tipo de relacionamento frio e distante com os colaboradores e o público externo que era tão normal há algum tempo.

Para que a corporação funcione, tanto em termos operacionais, quanto na parte de clima empresarial, a comunicação empresarial é fundamental. É ela que vai garantir que os colaboradores trabalhem de forma conjunta e alinhada aos objetivos da empresa, e ainda fazer com que eles se sintam pertencentes a ela, implicando em aumento de desempenho, inovação constante e criando defensores da sua marca.

Ao longo desse artigo você vai entender de forma simples e detalhada o que é essa comunicação empresarial, como ela acontece, sua importância e como estabelecê-la de forma efetiva em sua empresa.

Veja tudo que você pode aprender e navegue a vontade!

O que é comunicação empresarial?

Comunicação empresarial X Comunicação organizacional

Evolução da comunicação empresarial

A ABERJE

Os desafios da comunicação empresarial

Fluxos da comunicação empresarial

A quem se destina a comunicação empresarial

Por que é tão importante ter uma boa comunicação empresarial?

O que faz uma Comunicação Empresarial realmente efetiva? – Com depoimento de Gustavo Caetano

Comunicação Empresarial e vídeos online – Com depoimento de José Augusto Schincariol

Os novos desafios e possibilidades da comunicação empresarial

Conclusão

 Antes de começar, confira também nosso material sobre como a tecnologia pode ajudar sua comunicação corporativa!

como melhorar a comunicacao empresarial com tecnologia


O que é Comunicação Empresarial?

Comunicação empresarial é uma ferramenta estratégica utilizada por empresas de todos os portes para atingir objetivos como aumento de credibilidade, melhoria da imagem da corporação e de seus resultados e crescimento nos lucros.

Com o passar do tempo e fatores como a popularização da internet, as novas tecnologias e aumento da concorrência em todos os setores, a comunicação empresarial vem se transformando, expandindo, e ganhando novas formas, cada vez mais criativas, simples e eficientes – como os vídeos.

A comunicação empresarial, ao contrário do que muitos pensam pelo senso comum, não é uma forma de manipulação das organizações para favorecer sua imagem ou simplesmente uma maneira de espalhar coisas boas e esconder as ruins. A comunicação empresarial é algo bem mais amplo e se relaciona diretamente com a sobrevivência e manutenção da empresa, tanto interna, quanto externamente.

Diversos profissionais são envolvidos nesse processo de comunicação empresarial, como jornalistas, publicitários, relações públicas, e, principalmente, os gestores e pessoas estratégicas da empresa, uma vez que conhecimentos específicos da área e da corporação são essenciais para uma boa comunicação empresarial.

Comunicação Empresarial x Comunicação Organizacional

Apesar da similaridade do nome e da maioria das pessoas considerar esses dois conceitos como sinônimos, é importante ressaltar, apenas para conhecimento, que alguns acadêmicos entendem que é preciso fazer uma distinção entre comunicação empresarial e comunicação organizacional.

Para algumas pessoas, a comunicação empresarial estaria mais relacionada a práticas diretamente voltadas para o lucro ou benefício – seja financeiro, social ou de imagem – da própria empresa, enquanto comunicação organizacional seria um conceito mais amplo, relacionado a diferentes ações e com a capacidade de beneficiar não só a empresa, mas também pessoas e instituições externas a ela. A comunicação organizacional, diferente da comunicação empresarial, poderia ser aplicada até mesmo em empresas sem fins lucrativos, como ONGs e associações.

Além do mais, em alguns países esses conceitos também podem ter interpretações diferentes. Em certos países da América Latina, por exemplo, comunicação organizacional é um sinônimo de Relações Públicas, enquanto nos Estados Unidos o termo está mais relacionado a comunicação e eventos internos na empresa.

Evolução da Comunicação Empresarial

Se antes as empresas só se preocupavam com sua imagem externamente, perante a comunidade ou figuras de influência, hoje, com a evolução da tecnologia, o conhecimento cada vez maior dos colaboradores sobre seus direitos e o aumento da importância do caráter humano das corporações, elas precisam trabalhar sua comunicação empresarial de forma integrada e ampla, dando atenção tanto ao externo quanto ao interno.

E atualmente o que não faltam são meios para que as empresas se comuniquem e atinjam seus públicos de interesse de forma efetiva e é importante saber usar cada um deles de forma eficiente e adequada.

A comunicação empresarial, que antes se apoiava em memorandos, murais de aviso e notas nos cantos dos jornais, foi potencializada e hoje conta com meios muito mais efetivos e abrangentes. Enquanto há alguns anos você conseguia atingir colaboradores e clientes de forma lenta e fragmentada, hoje, com alguns cliques você garante que pessoas do mundo inteiro vejam sua mensagem com qualidade total e quase em tempo real.

Por isso investir em tecnologias para comunicação empresarial é cada vez mais importante e pode fazer toda a diferença no modo como sua empresa se relaciona com os colaboradores e é percebida pela comunidade.

A ABERJE

A Associação Brasileira de Comunicação Empresarial é, como ela própria se descreve, “uma organização profissional e científica sem fins lucrativos que tem como principal objetivo a discussão e promoção da comunicação corporativa e organizacional em uma perspectiva global e local como uma função administrativa, política, cultural e simbólica para a gestão estratégica das organizações e para o fortalecimento da cidadania.”

A ABERJE foi fundada em 1967 e, desde então, vem tendo papel fundamental no que diz respeito a elevar a comunicação empresarial a um patamar estratégico e funcional dentro das empresas.

Sua missão é fortalecer o papel do comunicador e da atividade de comunicação empresarial oferecendo conhecimento e materiais de qualidade relacionados a este assunto.

Os desafios da Comunicação Empresarial

Estabelecer uma boa comunicação empresarial nem sempre é uma tarefa fácil. Existem uma série de barreiras, de ordem física e pessoal, que podem acabar prejudicando o bom funcionamento desse processo e dificultar o andamento de outros.

Portanto, é importante conhecer os principais desafios que a comunicação empresarial pode enfrentar e estar preparado para lidar com eles.

Barreiras Semânticas

As barreiras semânticas ocorrem quando alguém tenta transmitir uma mensagem a outra pessoa ou grupo em uma linguagem que não é comumente utilizada por eles.

Em termos práticos, imagine, por exemplo, se colocássemos um advogado formado para conversar com um estudante de ensino médio e, durante a conversa, o profissional usasse termos extremamente formais, complicados ou jargões da profissão. Provavelmente existiria aí uma barreira semântica, uma vez que o estudante dificilmente entenderia o significado daquilo que está sendo dito, mesmo que no fundo fosse algo realmente simples.

Portanto, para evitar esse tipo de barreira na comunicação empresarial, é importante que o receptor tenha sempre claro em sua mente o tipo de público com o qual ele está lidando, e adapte a mensagem para que ela seja compreendida de forma fácil e eficaz.

Barreiras Psicológicas e Pessoais

Esse tipo de barreira na comunicação empresarial ocorre por fatores intrínsecos às pessoas e aos seus sentimentos, preconceitos e personalidade.

Nós temos uma barreira pessoal quando, por exemplo a pessoa vai trabalhar estando de mal humor e então não consegue aceitar bem as opiniões alheias, ordens ou chegar a um acordo com seus colegas.

As barreiras pessoais são as mais difíceis de se eliminar, uma vez que dependem apenas da própria pessoa para existir ou não. Porém, com conversas e os incentivos certos, você pode ajudar seus colaboradores a lidar melhor com problemas pessoais, com seus defeitos, e a manter um bom clima na empresa como um todo.

Já as barreiras psicológicas na comunicação empresarial estão mais relacionadas com os preconceitos e os sentimentos de uma pessoa em relação a outra ou a um grupo.

Por exemplo, imagine que o setor de tecnologia de uma empresa não compreende o papel das pessoas do marketing e acha seu trabalho irrelevante e desnecessário para a corporação como um todo, e que essas pessoas do marketing acham o setor de tecnologia chato, complicado e distante. Se em alguma ocasião você precisar colocar os dois times para trabalharem juntos, de forma direta, vai ter problemas na certa, gerados por essas barreiras psicológicas e pelo preconceito de cada pessoa em relação a outra área.

Portanto, para evitar esse tipo de barreira e dificuldade na comunicação empresarial e entre os times, é necessário que cada área tenha pelo menos um conhecimento superficial sobre o trabalho do outro e que todos tenham acesso aos resultados de cada setor, para que vejam que todos são importantes de alguma forma e trazem coisas boas para a empresa.

Barreiras Físicas e Geográficas

Por fim, a comunicação empresarial também sofre com fatores físicos e geográficos como distância, interrupções, ruídos e dificuldade de deslocamento.

Principalmente no caso de empresas com atividade em mais de uma cidade ou país, ou em que os funcionários precisam viajar constantemente, pode ficar bem difícil estabelecer uma comunicação eficaz se ela for feita apenas de forma presencial ou por emails e mensagens de texto.

Portanto, é importante que sua empresa tire o máximo proveito de todas as ferramentas tecnológicas disponíveis hoje, como os vídeos online e as videoconferências, para tornar a comunicação empresarial mais próxima, completa e eficiente e não ter prejuízos em nenhum nível operacional.

Fluxos da Comunicação Empresarial

A comunicação e a troca de informações que ocorre internamente, entre os próprios colaboradores da empresa, segue alguns fluxos que podem definir seu tom, linguagem, e abordagem.

Fluxo descendente

Em uma empresa com forte hierarquia, é quando a comunicação ocorre das posições mais altas, dos cargos mais importantes, às mais baixas.

Nesse tipo de comunicação empresarial, o emissor deve tomar cuidado para não soar autoritário, ou agir de uma forma que possa desgastar sua relação com o receptor.

Fluxo ascendente

É exatamente o contrário do descendente. Nele, a comunicação empresarial ocorre das posições mais baixas às mais altas.

Aqui também é importante tomar cuidado com a abordagem usada na comunicação, já que nesse caso o emissor está se dirigindo a alguém, teoricamente, com mais poderes do que ele.

Fluxo horizontal

Este, como o nome já diz, é o fluxo que ocorre em um mesmo nível dentro da empresa, ou seja, entre colaboradores na mesma posição ou com a mesma importância.

Este tipo de comunicação empresarial tende a ser mais leve e dinâmica, mas ainda assim, é importante levar em conta fatores como o assunto e a realidade da sua empresa na hora de se comunicar.

Fluxo transversal

O fluxo transversal se dá em todas as direções e permite que pessoas de todos os níveis participem da comunicação empresarial e possam intervir em outros níveis ou áreas.

Este tipo de comunicação facilita a interação e aproxima pessoas de diferentes setores, porém deve ocorrer de forma minimamente organizada, para que não haja conflitos entre pessoas com especialidades diferentes.

Fluxo circular

Este tipo de comunicação é mais comum em empresas informais, uma vez que abarca todos os níveis e não segue as direções tradicionais.

No fluxo circular, a comunicação empresarial é mais dinâmica, o que pode favorecer a efeciência no ambiente de trabalho.

A quem se destina a Comunicação Empresarial

A comunicação empresarial ocorre em diversos níveis e atinge pessoas diferentes, com personalidades, crenças e necessidades diferentes. Por isso é importante conhecer seus públicos e elaborar, de forma adequada a cada um deles, uma comunicação que seja eficiente.

Público interno

Um dos principais públicos a quem a comunicação empresarial serve e se dirige, é o público interno, ou seja, os colaboradores, fornecedores, parceiros e formadores de opinião da própria empresa.

Esse é um dos públicos mais importantes, uma vez que toda sua empresa depende do bom trabalho dele para sobreviver. Afinal, não adianta nada você se posicionar de forma maravilhosa para as pessoas lá fora se os próprios funcionários não vestirem a camisa da empresa e trabalharem em prol dela.

Portanto, investir na comunicação empresarial interna, apresentando resultados, pedindo sugestões, sendo transparente e prezando pelo trabalho em conjunto, é uma das melhores formas de fazer sua empresa crescer e prosperar.

Aqui neste material você pode conferir dicas valiosas para deixar sua comunicação interna impecável.

comunicacao interna comunicacao empresarial

Público externo – Sociedade e Consumidores

O público externo talvez seja o mais difícil de trabalhar, uma vez que você precisa lidar tanto com seus consumidores e simpatizantes, aqueles que estão satisfeitos e compram sua marca, tanto com aqueles que não gostam de forma alguma de sua empresa, seja por seu serviço, produto, posicionamento ou por causa da concorrência.

É importante saber se posicionar frente à comunidade, utilizar a comunicação empresarial para passar suas mensagens da forma certa e saber lidar tanto com as pessoas que amam, quanto com as que odeiam sua marca, entendendo que, às vezes, tudo que o público quer é atenção. Ser ouvido e ter seu problema levado em conta pode valer mais do que a solução no fim.

Autoridades e Sindicatos

Por fim, sua empresa precisa prestar contas com as autoridades, o governo, e outros orgãos como sindicatos de trabalhadores.

Portanto é importante estar preparado para esse tipo de situação e adequar sua comunicação empresarial, mensagem e linguagem ao contexto exigido.

Por que é tão importante ter uma boa Comunicação Empresarial?

A comunicação empresarial, mais do que apenas desenvolver o lado humano da empresa, faz com que ela ganhe benefícios em diversos níveis. Confira:

Uma boa comunicação empresarial evita rumores e fofocas

Quando você mantém todas as informações da sua empresa presas nos setores mais altos e não informa seus funcionários do que realmente está acontecendo, de forma transparente, você acaba abrindo espaço para que se criem especulações, teorias, fofocas e rumores dentro da organização.

Com uma boa comunicação empresarial, você consegue ter uma interação efetiva com seus funcionários e os mantêm informados sobre a realidade da situação da empresa, evitando essas especulações e fazendo com que eles estejam mais conectados à ela.

Aumenta o sentimento de pertencimento do funcionário

Um funcionário que não tem identificação nenhuma com o local que trabalha, ou que não possui orgulho de fazer parte da realidade da empresa, dificilmente dará o seu melhor em qualquer tarefa, buscará melhorias ou defenderá a empresa em um momento de crise.

Por isso, manter uma comunicação empresarial constante e verdadeira com seus funcionários, é essencial para evitar esse tipo de coisa e fazer com que eles se sintam mais importantes e reconhecidos como peças chave dentro da organização. Com a abordagem e os incentivos certos, logo eles perceberão que são fundamentais para a empresa e estarão mais dispostos a dar o seu melhor por ela.

Abre espaço para dúvidas e sugestões

Com uma boa comunicação empresarial, os colaboradores irão se sentir mais valorizados e importantes dentro da organização e, consequentemente, irão ter mais liberdade para tirar suas dúvidas e propor melhorias na empresa como um todo.

Isso é extremamente importante, uma vez que pode ajudar a empresa a se desenvolver e ter inovação de forma constante.

Melhora a imagem da sua empresa

Se você se comunica de forma eficaz tanto com o público interno, quanto com o externo, com certeza também sai ganhando em quesitos como credibilidade e autoridade.

Uma empresa que aparece, se posiciona, é aberta e transparente quanto a suas políticas e atividades, ganha mais respeito e destaque frente aos colaboradores e também aos clientes e à comunidade.

Por isso é sempre importante ouvir as pessoas, de qualquer setor, área ou comunidade e usar a comunicação empresarial para dar respostas mais humanas e satisfatórias a elas.

Aumenta o alinhamento e a produtividade

Em uma empresa na qual os colaboradores conversam, entendem as atividades uns dos outros e trabalham em conjunto para garantir o crescimento e a sustentabilidade da empresa, com certeza a produtividade será muito maior e, realizar tarefas e processos cotidianos, será muito mais fácil e seguro.

Portanto, investir em uma boa comunicação empresarial internamente é uma ótima forma de manter sua equipe alinhada, motivada e muito mais produtiva.

Melhora o clima organizacional

Funcionários que se entendem, entendem a realidade da empresa, confiam nela e em suas atividades, se sentirão muito mais motivados para realizar suas tarefas e terão muito mais disposição para ajudar colegas e trabalhar em equipe.

Portanto, a comunicação empresarial faz com que o clima organizacional fique muito melhor, mais leve, e que as pessoas se sintam mais a vontade com seu trabalho e mais felizes com a empresa.

O endomarketing também pode ajudar muito a melhorar o engajamento dos colaboradores e o clima organizacional. Saiba como melhorar o seu neste material aqui! 

como melhorar o clima empresarial com comunicacao empresarial e endomarketing

O que faz uma Comunicação Empresarial realmente efetiva?

Nosso CEO, Gustavo Caetano, diz que em conversas com grandes diretores, presidentes e colaboradores de empresas, uma das questões mais levantadas quando se trata de garantir eficiência organizacional, é como garantir uma comunicação empresarial realmente eficaz.

Portanto, com essa questão em mente, ele levantou pilares que, se trabalhados em conjunto, são facilitadores para qualquer empresa atingir esse objetivo. Confira:

Gustavo Caetano#01 Agilidade

“Quanto tempo é necessário para levar aquela diretriz estratégica quentíssima até os colaboradores? 30 longos dias até o material ficar pronto? Bom, esqueça o sucesso disso. É preciso ser ágil ao tirar a mensagem do planejamento e levá-la até o quadro de funcionários.

Ao usar vídeos na comunicação empresarial, por exemplo, não basta apenas acreditar nesta estratégia e ponto final. É preciso fazer com que esse vídeo chegue rápido e com qualidade a cada destino traçado, a cada pessoa que precisa ser atingida.”

#02 Interatividade

“Seu funcionário está conectado, usa Dropbox, Twitter, Linkedin, Spotify e Netflix. Ele quer interagir. Não trate suas redes internas (ou mesmo externas) como uma via de mão única e sem qualquer charme de design. Repito: ele utiliza as principais redes sociais e apps do mercado e quer uma experiência positiva também na empresa.

Mais do que apenas receber informações e conteúdo, as pessoas querem ser ouvidas, querem atenção. E, por isso, é importante que você dê isso a elas: um canal de comunicação funcional em através do qual elas tenham voz e visibilidade.

A comunicacão empresarial não pode ser mais de mão única.”

#03 Mobilidade

“Lembra que mencionei que as pessoas estão conectadas? Pois é, e elas estão em dispositivos móveis boa parte do tempo. Uma pesquisa recente mostra que 4 em cada 5 usuários de internet possuem um smartphone e que 47% dos entrevistados têm um tablet. Não dá para deixar o mobile de lado na hora de fazer uma comunicação empresarial eficaz, certo? 

Você precisa garantir que sua mensagem será acessível também desse tipo de dispositivo ou corre o risco de perder muito em sua estratégia e resultados.”

#04 Capilaridade

“Aqui a coisa começa a ficar ainda mais séria. Adianta você atingir apenas os funcionários de uma unidade ou de uma cidade? Provavelmente não, já que isso vai representar uma falha no alinhamento da equipe, no repasse de informações e na sua própria comunicação empresarial.

É preciso utilizar a tecnologia para fazer com que sua comunicação alcance o maior número de lugares possíveis e o maior número de pessoas também. Pode até haver restrições de acesso nesse caminho, segmentações e direcionamentos, mas sua empresa precisa ser capaz de entregar a mensagem onde quer que seja e com qualidade máxima!”

#05 Engajamento

“Talvez essa seja a palavra mais falada do momento. Sua empresa vai ficar alheia a isso? Espero que não.

Um caso de uso inteligente é dar ao colaborador a chance de ter papel ativo nesse processo de comunicação empresarial. Dessa forma, uma pessoa do comercial pode contar para o restante do time quais técnicas de venda são mais eficazes ou qual discurso tem melhor apelo. Isso é fundamental para trabalhar uma gestão do conhecimento compartilhada e tirar da empresa o papel único de gerador de informação qualificada.”

#06 Monitoramento de Resultados

“Você pode fazer todos os passos anteriores e não ter a menor ideia do que está acontecendo e dos resultados que sua comunicação empresarial está trazendo. Aí, sinceramente, não adianta nada.

É fundamental compreender quem está acessando suas mensagens, de qual dispositivo ela está, a qual área da empresa ela pertence, sua faixa etária, e até mesmo cruzar esses dados com avaliações de desempenho e produtividade de cada colaborador. 

Só assim é possível validar o seu projeto e realmente entender se sua comunicação empresarial é eficaz e eficiente.” 

#07 Transparência

“Por fim, mais do que de uma tecnologia de ponta e de uma mensagem bem produzida, você precisa ser sincero e transparente em sua comunicação empresarial. 

Ficar tentando maquiar a imagem e o posicionamento da sua empresa frente ao público, ou sua verdadeira situação frente aos colaboradores, só vai enfraquecer sua marca e impedir que ela receba feedbacks verdadeiros de quem mais importa.”

Gustavo Caetano – CEO e Fundador da Samba Tech 

Comunicação Empresarial e vídeos online

Com o avanço da tecnologia e o acesso cada vez mais fácil e democrático das pessoas à internet, investir em formas de comunicação que utilizem desse meio, pode ser a melhor solução para simplificar, dinamizar e deixar sua comunicação empresarial ainda mais eficiente.

Com os vídeos online, por exemplo, você consegue facilitar uma série de processos e manter sua equipe sempre alinhada e integrada sem nem sair da cadeira em seu escritório e sem ter gastos absurdos com deslocamento, hospedagem e a própria reunião de toda a sua equipe.

Em uma conversa sobre a importância dos vídeos na comunicação empresarial e na realidade das corporações atuais, José Augusto Schincariol, ex-membro do conselho de administração da cervejaria Schincariol e atualmente parte do Advisory Board da Samba Tech, destacou seu papel como facilitador e como uma forma mais próxima e eficaz de estabelecer a comunicação.


José Augusto Schincariol“A tecnologia está cada vez mais presente no dia a dia das empresas.

Tanto nas pequenas, quanto nas grandes corporações, às vezes os gestores não têm agenda ou tempo hábil para falar com os colaboradores pessoalmente e, então, o vídeo tem se mostrado a ferramenta mais eficaz e também mais próxima e pessoal para passar mensagens ou informações estratégicas.

O vídeo é uma ferramenta muito importante e que tende a se tornar cada vez mais relevante dentro das empresas, crescendo de uma forma extremamente segura, devido a confidencialidade das informações. 

Hoje todo mundo tem um celular, tablet e, então, a comunicação digital, principalmente por vídeo, vai ser cada vez mais importante na vida das pessoas e, principalmente, das empresas.”

Confira mais alguns benefícios de utilizar vídeos online em sua comunicação empresarial e considere investir nessa ferramenta para sua corporação.

Derrubada das barreiras geográficas e redução de custos

Um dos desafios da comunicação empresarial, como já citamos, são as barreiras geográficas.

Principalmente para empresas que têm mais de uma unidade, pode ser custoso, tanto financeiramente quanto pessoalmente, manter a equipe alinhada apenas realizando reuniões presenciais e com trocas de e-mail.

Porém, utilizando vídeos online, você troca o espaço físico pelo virtual e consegue reunir toda a sua equipe em uma mesma sala sem precisar gastar com deslocamento, hospedagem, lanches, e sem desperdiçar tempo planejando essas reuniões.

Você pode criar um canal de conteúdo seguro para distribuir informações, treinamentos, repassar conhecimento, ou então usar um software de videoconferência para falar com toda a sua equipe em tempo real de onde quer que você esteja.

Além do mais, na comunicação empresarial com o público externo, utilizar vídeos online é muito mais efetivo do que fazer campanhas na TV, por exemplo. De acordo com a Nielsen e o IAB, mudar da TV para o vídeo online aumenta o alcance da sua campanha, além de reduzir os custos.

E que tal descobrir como a sua própria empresa pode investir em um canal de comunicação interna com uma Web TV? Acesse o material!

montar uma web tv

Flexibilidade na comunicação empresarial

Com os vídeos online você não precisa mais de horários marcados para falar com sua equipe ou que todos estejam online em um momento específico para ter acesso a um conteúdo.

Com os vídeos online, você pode gravar um comunicado de onde quer que esteja, enquanto espera um avião ou se desloca para uma reunião e enviar essa mensagem para todos os seus colaboradores, que podem assistí-la no momento, ou um pouco mais tarde, de modo que não atrapalhe suas atividades.

É muito mais rápido, dinâmico e aumenta o engajamento da equipe como um todo!

Equipe mais alinhada e produtiva

E como já vimos, uma comunicação empresarial bem estruturada e que realmente funciona, resulta em benefícios operacionais como mais alinhamento, motivação e, consequentemente, mais produtividade da equipe.

Trabalhando em conjunto, de forma organizada e em contato constante, sua equipe evita mal entendidos, erros nos processos, consegue trabalhar de forma mais eficiente e sem perdas financeiras ou de tempo.

Além do mais, isso ainda resulta em melhora no clima organizacional e deixa os colaboradores mais satisfeitos com a empresa.

Comunicação empresarial mais próxima e simples

Nesse momento, você pode estar se perguntando: por que utilizar vídeos se eu posso fazer isso tudo com meus e-mails e mensagens escritas?

E a resposta é bem simples: empatia!

Vídeos são a forma de comunicação empresarial que mais se aproxima da presencial, por misturar elementos visuais e sonoros, e por isso, a que também gera mais emoção, empatia e proximidade entre o emissor e o receptor da mensagem. Isso ajuda a deixar a mensagem mais humana e transforma o modo como ela é recebida e aceita.

Além do mais, alguns assuntos, principalmente explicações mais técnicas e detalhadas de processos, se tornam muito mais simples quando explicados através de um vídeo, com o auxílio de gestos, expressões e a fluidez da linguagem oral.

As pessoas estão cada vez mais familiarizadas com os vídeos e essa pode ser uma ótima oportunidade para começar a utilizá-los em sua comunicação empresarial, tanto interna quanto externa.

  • De acordo com a Cisco e a Revista PEGN, 70 milhões de brasileiros assistiram vídeos online em 2014 (35% da população), 13% a mais do que em 2013. Em 2018 serão 149 milhões (72% da população).
  • Conteúdo em vídeo aumenta o engajamento dos consumidores em 65%, segundo a Fast Company.

Grandes empresas como a Uptime, já estão apostando no poder dos vídeos online para transformar sua comunicação empresarial e os resultados são extremamente satisfatórios. No caso da Uptime, por exemplo, que usa os vídeos principalmente para o treinamento de novos franqueados, essa ferramenta contribuiu para que eles fossem eleitos três vezes como a melhor franqueadora do país.

Você pode entender mais sobre como a Uptime usa os vídeos e ver os resultados obtidos pela empresa assistindo o vídeo abaixo:

Os novos desafios e possibilidades da comunicação empresarial

Ao mesmo tempo que a tecnologia e a grande circulação de informações representam um avanço para a comunicação empresarial, elas podem acabar sendo também um desafio para sua marca frente ao mercado e ao público de forma geral.

Hoje qualquer pessoa com acesso a internet pode se comportar como formadora de opinião e isso pode ser tanto uma oportunidade, quanto um risco para sua empresa.

Em tempos de “comentaristas de redes sociais”, qualquer mínimo deslize, mal entendido ou boato sobre sua empresa pode acabar se espalhando de forma assustadora e tomar proporções que vão além do contexto online.

Por isso, mais do que nunca, é necessário investir em uma boa comunicação empresarial, que seja feita com responsabilidade e de forma estratégica, para não prejudicar seu negócio ou acabar caindo nas armadilhas dos relacionamentos modernos.

Lembre-se de que as pessoas tem o poder de atingir milhares de outras com apenas alguns cliques e, portanto, seja solícito, atencioso e não deixe nenhuma situação sem resposta. Afinal, na maioria das vezes, um consumidor que reclama e tem uma resposta que não resolve seu problema em definitivo, fica chateado, mas o consumidor que reclama e não tem resposta nenhuma, fica revoltado.

Use o poder da internet a seu favor e cuide para que as pessoas, tanto dentro, quanto fora da empresa, tenham sempre informações verdadeiras e precisas sobre sua marca, evitando boatos, especulações e difamação.


Apesar de toda a modernização dos processos empresariais e da eficiência cada vez maior alcançada por máquinas e outras técnicas, a comunicação empresarial ainda é fundamental para que uma equipe produza mais e a organização mantenha sua credibilidade, o engajamento dos funcionários e o respeito e interesse do público externo.

Sem uma boa comunicação empresarial, as corporações estão sujeitas a uma série de prejuízos, tanto de ordem financeira quanto de imagem e reputação.

Portanto, é importante ter profissionais qualificados que cuidem dessa questão e, para além disso, oferecer meios para que ela seja facilitada, sem perder em eficiência, praticidade e segurança.

Investir em vídeos online pode ser uma ótima alternativa para utilizar a tecnologia a seu favor quando se trata de comunicação empresarial e a Samba Tech tem as melhores soluções para te ajudar a encontrar a implantação e modelos perfeitos para sua empresa. Entre em contato, apresente seu cenário e nossos consultores tirarão todas as suas dúvidas e lhe apresentarão a melhor solução para a sua empresa.

Fique a vontade para deixar também suas dúvidas, comentários e sugestões aqui nesse post e não deixe de conferir nosso material para entender como a tecnologia pode te ajudar a se comunicar melhor.

20 dados para investir em videos em sua empresa e na comunicacao empresarial

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.