Por Em Em 5 julho, 2017

Como conseguir assinaturas para seu canal de vídeos: estratégias para aumentar seus inscritos!

O mercado de vendas por assinatura online está cada dia maior, principalmente quando pensamos em conteúdos em vídeo. Mas, em um ambiente tão competitivo quanto a internet, pode ser que você tenha ficado receoso de não conseguir assinaturas o suficiente para realmente investir em um canal de vídeos, não é mesmo?

Apesar desse tópico causar frio na barriga de muitos produtores, se você tem domínio sobre um determinado assunto, com uma estratégia de marketing sólida e a companhia da plataforma certa, você consegue inscritos no seu canal de vídeos e pode transformar seu conteúdo em fonte de renda.

É importante que você planeje ações tanto no período pré quanto no de pós lançamento. E é exatamente sobre as principais estratégias nas quais você deve apostar que vamos tratar neste artigo. Vamos a elas?

E se outro receio que você tem é a respeito do processo de filmagem, a gente te mostra que, na verdade, tem como gravar vídeos de qualidade profissionais diretamente da sua casa!

montar um home studio e escolher um aplicativo para gravar videos

A importância do pré-lançamento

Um dos passos mais importantes e que vão te levar a conseguir mais assinantes num espaço de tempo menor é usar o período de pré-lançamento em seu favor.

Pense no lançamento de um filme, por exemplo. O processo de divulgação se dá basicamente por um caminho mais ou menos igual: primeiro é liberado o cartaz do filme, depois é liberado o teaser, mais tarde temos acesso ao trailer propriamente dito, o que nos leva à premiere do longa e, então, finalmente, o filme chega às telas dos cinemas. Se você já participou desse processo alguma vez, sabe como ele é eficaz em te fazer ter a data de estreia sempre em mente e em te deixar ansioso por sua chegada, não é mesmo?

Agora pense em filmes que não tiveram uma divulgação tão incisiva assim: muitas vezes você só soube que eles estavam nos cinemas porque alguém te contou e, muito provavelmente, se assustou com a notícia – “mas já entrou em cartaz?!”.

Pois é exatamente esse o poder do pré-lançamento: manter seu público já ansioso pelo seu conteúdo e disposto a pagar para ter acesso a ele. Por isso, vamos passar por alguns truques que, apesar de simples, vão fazer do seu pré-lançamento um período de conseguir assinaturas para o lançamento do seu canal!

Entenda seus clientes

Estudar e entender o perfil dos seus clientes é o primeiro passo na jornada de conseguir assinaturas.

Faça uma análise e descubra: quem é seu público alvo? Qual sua idade? Onde está presente na internet? Qual linguagem utiliza? – perguntas como essas vão te guiar no processo de escolher os formatos e lugares mais apropriados para sua divulgação de pré-lançamento.

Além disso, esse estudo também vai te orientar na hora de montar o conteúdo do seu canal de assinaturas. Se você é um professor, por exemplo, ao entender o público que vai assistir a suas aulas online, você consegue otimizar sua forma de ensino à realidade dos alunos – e, dessa forma, consegue fidelizar mais assinantes.

Invista em redes sociais

As redes sociais vão se tornar suas maiores aliadas nesse processo. Com mais de 100 milhões de brasileiros inscritos na rede de Zuckerberg, o Facebook, por exemplo, já se caracteriza como uma das maiores plataformas de comunicação dos tempos atuais e, portanto, é investimento necessário se você quer impactar (muitos) possíveis clientes.

Você pode apostar em publicações sobre o seu canal de assinaturas, o conteúdo que ele aborda e os motivos que tornam dele um bom investimento, por exemplo – e não se esqueça de sempre reiterar quando ele estará no ar. Invista em imagens, gifs, vídeos e até mesmo teasers de conteúdo – dessa forma você tem chances de manter as pessoas ansiando pelo lançamento.

Fortalecendo sua páginas do Facebook com postagens estratégicas, inclusive, você pode direcionar o público a uma landing page e, assim, já formar uma lista de mailing com leads que você pode nutrir com informações sobre a data de lançamento do seu projeto e até mesmo com informações sobre possíveis descontos para primeiros assinantes.

Aposte em email marketing

Apesar de muitos acharem que a era do e-mail acabou, o e-mail marketing ainda se caracteriza como um dos pilares mais fortes e que dão mais retorno dentro de uma estratégia de marketing – portanto, esse é mais um lugar de oportunidade para conseguir inscritos.

Com a lista de e-mail que você conseguir captar tanto organicamente quanto por meio de landing pages e newsletters, é possível entrar em contato com pessoas que já estão interessadas no conteúdo que você tem a oferecer no seu futuro canal de vídeos. Esse contato pode ser feito de modo a estabelecer uma relação mais próxima com seus inscritos, além de mantê-los informados sobre seu conteúdo e interessados no que tem por vir.

Com esses e-mails em mãos, você pode aproveitar, também, para oferecer descontos especiais de pré-lançamento e, assim, conseguir com que um número maior dessas pessoas convertam.

Como conseguir assinaturas e aumentar o tráfego no seu canal

É claro que você precisa continuar a investir em estratégias mesmo após o lançamento do seu canal de vídeos – afinal, é a partir desse momento que você consegue realmente começar a reunir assinaturas e, principalmente, fidelizar os clientes que decidirem converter em seu canal.

Seja transparente

Uma das ações que vão te ajudar a conseguir assinaturas mais rapidamente é ser transparente a respeito do seu conteúdo e dos valores atribuídos à ele.

A internet é um ambiente veloz; urgente. Portanto, se uma pessoa não tiver rápido acesso a informações como essas, pode ser que sua página não a atraia durante o tempo necessário para que ela gere uma conversão – antes que ela entendenda que precisa daquele conteúdo, outra janela do navegador é aberta e você perde um possível assinante para outro site da web. Além disso, você também pode afastar clientes se o processo de descoberta dos preços é burocrático e longo – acostumados a um ambiente prático e autossuficiente, muitas pessoas podem desistir da compra se não tiverem um acesso rápido aos valores de pagamento.

Por isso, é importante que você pense na página do seu canal de assinaturas de forma estratégica, de forma a deixar o público interessado no que você tem a oferecer.

O poder do marketing de conteúdo

Mais uma vez, suas páginas nas redes sociais vão ser um dos pilares mais importantes da sua estratégia para conseguir assinaturas. No entanto, antes de montar seu calendário de publicações, é importante que você entenda um pouco mais sobre marketing de conteúdo.

Basicamente, esse conceito trabalha com a nova realidade de digital, em que as pessoas têm mais interesse em marcas que, além de divulgar seu produto, se preocupam em produzir conteúdo relevante para o público em suas páginas na internet. Por isso, volte na sua análise de público e entenda assuntos que, relacionados ao seu produto final, despertem seu interesse.

Pense no marketing de conteúdo como uma moeda de troca: quanto mais conteúdo relevante você disponibilizar, mais visibilidade sua marca consegue, mais leads qualificados você gera e, portanto, mais oportunidades de conversão em vendas são criadas.

A internet mudou a maneira de se fazer marketing. Vem aprender mais sobre estratégias para se adequar ao mundo digital!

Gere oportunidades

Você já deve ter visto plataformas de serviço streaming que oferecem oportunidades de venda. Empresas como o Spotify e a Adobe, por exemplo, oferecem pacotes com valores alternativos para estudantes. Com esses planos de pagamento diferenciados, você consegue atingir públicos mais diversos e, principalmente, aquelas pessoas que, mesmo necessitando do seu conteúdo, desistiriam de se inscrever por conta do preço.

Outra tática é promover períodos de consumo gratis do seu conteúdo, como fazem a Netflix e o Spotify, por exemplo – ter o gostinho do acesso ao que você oferece pode ajudar na conversão de muitos clientes que, nesse processo, vão atribuir valor ao seu produto e perceber que é um investimento certeiro e necessário.

Essas e outras estratégias de promoções são conhecidas por ajudar empresas a conseguir aumentar seu número de assinantes em suas plataformas.

Transforme clientes em divulgadores

Vamos supor que você experimente uma marca nova de café à que você está acostumado. Se o produto te agradar, é muito provável que você o apresente aos seus amigos e incentive que eles passem a consumi-lo, não é mesmo?

Clientes satisfeitos podem se tornar sua maior fonte de divulgação e, portanto, seus maiores vendedores – por isso, preze pela experiência que eles têm com sua marca e seu canal de vídeos e tenha mais esses aliados na hora de conseguir assinaturas para seu conteúdo.

Além de apresentar um canal profissional com conteúdo de alta qualidade, tente sempre manter um bom relacionamento com seu público. As pessoas veem na internet o canal mais direto para se comunicar com uma marca e, por isso, querem ser ouvidas. Nas redes sociais, por exemplo, procure responder todos os comentários e mensagens, além de ter atenção às dúvidas que chegarem na sua caixa de e-mail ou site.

Aposte em mídia  paga

Uma das facilidades oferecidas pelo mundo online é a possibilidade de anúncios mais baratos do que em outros meios de comunicação.

Lembra que a gente falou que o Facebook já está nos computadores e celulares de 100 milhões de brasileiros? Pois bem, imagine poder anunciar em uma rede tão extensa e cheia de possibilidades como essa! O Facebook Ads, plataforma de monetização própria do site, você consegue impulsionar anúncios e publicações da página do seu negócio e atingir um público que pode, inclusive, ser segmentado de forma compatível ao seu conteúdo.

Outra plataforma muito conhecida por seus resultados é o Google Adwords. Com essa plataforma, seus anúncios vão aparecer para os usuários que fizerem uma busca relacionada ao tema de seu produto ou conteúdo. Basicamente, isso quer dizer que o público encontrará seu anúncio de duas formas: ou na própria página de resultados de pesquisa do Google, ao buscar por uma palavra-chave correlata ao seu produto. 

Independentemente da forma que você escolher fazer seus anúncios, a lógica por trás do uso dessas e outras plataformas online é a mesma: quanto mais possíveis interessados no seu produto você alcançar, mais chance de conseguir assinaturas você tem.

A gente te ensina os principais truques do Facebook Ads e te ajuda a criar anúncios incríveis neste artigo aqui, vem dar uma lida! 😉


Agora que você já sabe que não pode deixar o medo da falta de assinaturas barrar seu projeto de iniciar um canal de vídeos, que tal aprender os passos necessários para colocar seu conteúdo no ar? Para te ajudar nessa tarefa, a gente montou um material especial!

É só clicar aqui no link ou na imagem para ter acesso ao nosso e-book! 🙂

como colocar seu canal no ar e conseguir assinaturas

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.