Web TV: o passo a passo para montar a sua!

Web TV: o passo a passo para montar a sua!

Se antes a TV tradicional reinava absoluta na preferência de espectadores de todas as idades e classes sociais, e era a forma mais fácil e assertiva de garantir que seu conteúdo ou anúncio fosse distribuído com sucesso e atingisse milhões de pessoas, hoje, com a popularização da internet e dos vídeos online, a Web TV ou TV na internet está tomando esse lugar.

De acordo com algumas estatísticas sobre o consumo de Mídia e TV (que você pode ver aqui), a forma como o espectador consome conteúdos em vídeo está passando por uma mudança notável e quem quer começar a investir nessa área, deve entender que somente a TV tradicional não é mais suficiente.

O consumidor está cada vez mais exigente em relação a conteúdo, recomendações, anúncios e mobilidade e a Web TV (ou TV Web) cada vez mais parece ser a opção mais adequada para atender a todas essas necessidades.

Confira alguns dados que foram levantados:

  • Mais de 50% dos consumidores disse assistir vídeos sob demanda na internet, como séries, programas e filmes, pelo menos uma vez por dia, o que indica um crescimento de mais de 20% em relação a 2010.
  • A maioria das pessoas considera anúncios online mais relevantes.
  • 50% dos consumidores que assiste TV tradicional diz não conseguir achar nada pra ver pelo menos uma vez por dia.

Com a internet cada vez melhor, mais democrática e os vídeos e os aparelhos mais leves e dinâmicos, a tendência é que aos poucos a Web TV reine e que os vídeos sob demanda dominem a internet, gerando muito lucro e conteúdos de alta qualidade.

Se você quer aproveitar essa tendência ainda em 2018 e montar sua própria Web TV, é só continuar lendo! Nesse post, ensinaremos como montar seu próprio canal de conteúdos e fazer sucesso com seus vídeos online.

Mas, antes de começar, que tal entender um pouco mais sobre o futuro da TV? Clicando aqui você encontra tudo o que precisa para descobrir como esse mercado tem crescido no ambiente online! 😉

Como montar uma Web TV

Criar uma Web TV ou TV na internet pode ser a melhor opção para garantir que seu conteúdo atinja as pessoas certas e gere excelentes resultados em termos de visualizações, lucratividade e praticidade.

Em uma Web TV, seu público é quem decide aquilo que quer ver, independentemente de horários, programação ou do local em que ele se encontre. Nela, tudo 0 que importa é o conteúdo: se ele for atrativo para o público que está acessando, ele vai ser assistido e vai fazer sucesso!

Então, do que você precisa para fazer sua própria Web TV? Basicamente, é necessário concentrar seus vídeos em um site e fazer com que eles atinjam seu público na internet.

E se você quer distribuir seus vídeos de forma profissional e pessoal, estreitando a relação com sua audiência e mensurando resultados, usar o YouTube já não é mais a melhor solução para o seu negócio!  Mais adiante, vamos te mostrar que, hoje, garantir que seus vídeos estejam hospedados em uma plataforma profissional é essencial para o bom funcionamento e a escalabilidade do seu projeto.

como ganhar dinheiro com videos e uma web tv

Então, como montar uma Web TV?

Você precisa seguir 4 passos que são: produzir um bom conteúdo, escolher o site ou media center, traçar uma boa estratégia de monetização e fazer a divulgação dos vídeos.    

01. O conteúdo da Web TV

Na Samba, acreditamos que conteúdo é rei. Com cada vez mais conteúdo sendo postado na internet a cada segundo, é importante que você crie material raro, relevante e de qualidade.

Para garantir mais abrangência, visualizações e relevância para seu conteúdo em vídeo, algumas pequenas dicas são valiosas:

01. Estude seu público: você precisa entender quem ele é, o que ele quer, o que ele gosta, quais suas necessidades, e então garantir que seu conteúdo seja ideal para ele.

02. Faça conteúdos de alta qualidade: conhecendo seu público, capriche no conteúdo dos vídeos e entregue informações completas e relevantes para ele. Mostre que você é autoridade no que está falando e que seu conteúdo não é só mais um na internet.

03. Capriche nas gravações: comece desenvolvendo um bom roteiro, cuide da imagem e da iluminação, tome cuidado com o áudio e faça uma boa edição! Para isso, você não precisa ser um profissional de vídeos e nem ter os equipamentos mais caros, basta estudar um pouco e entender o que você está fazendo.

Uma vez no ar, é importante que você saiba como seus conteúdos estão sendo consumidos para que eles possam ser aprimorados sempre. Analise seus maiores sucessos e também seus fracassos e aos poucos você vai descobrir o que funciona ou não em sua Web TV.

02. O site

Em segundo lugar (ou mesmo que você ainda não esteja produzindo conteúdo), você vai precisar escolher uma plataforma profissional, que tenha capacidade de hospedar e distribuir os vídeos da sua Web TV com a qualidade que eles merecem, além de te proporcionar relatórios que te ajudem a entender o consumo do seu conteúdo. 

Uma plataforma profissional te garante segurança e escabilidade. Na hora de escolher seu parceiro nessa empreitada, sempre confira se ele é seguro e, principalmente, se é simples de editar. Afinal, a não ser que você tenha uma equipe técnica à disposição, não é bacana ter que enfrentar um processo burocrático e complicado a cada vez que você quiser publicar um vídeo.

Pensando nisso, uma ótima opção para a criação da sua Web TV é contratar apenas a plataforma de vídeos, que deixará seu conteúdo protegido e estável, e terceirizar a criação da estrutura de media center. Assim, você consegue um site completamente personalizado para a sua marca!

Mas, claro, você também pode preferir optar por um serviço que entregue o media center e a plataforma juntos, caso esteja procurando por uma opção de orçamento menor ou ainda não tenha uma equipe de desenvolvedores própria.

E a melhor parte é que a Samba está pronta para te ajudar com os dois cenários! Aqui você pode ver mais sobre a opção de contratar apenas a plataforma de vídeos e, caso se interesse mais pelo modelo de media center + plataforma, aqui você encontra tudo o que precisa saber para tirar a sua do papel! 😉

Outras características importantes que sua plataforma deve garantir são:

Qualidade de entrega

É importante que o conteúdo da sua Web TV seja entregue com alta disponibilidade, alto desempenho e inteligência na distribuição, tomando como base a melhor rota de entrega de acordo com a presença física em que o usuário está requisitando.

ABR

Adaptive Bitrate Streaming é a capacidade de adaptar a qualidade do vídeo entregue à quantidade de banda disponível do usuário que estará acessando e consumindo o conteúdo da sua Web TV.

Dessa forma, enquanto um usuário está assistindo ao vídeo, o Player monitora a conexão do usuário e entrega a melhor qualidade do vídeo de modo que ele tenha uma experiência agradável, sem problemas de travamento, buffering ou tela preta.

Multi-device

Ser multi-device nada mais é do que ter a capacidade de entregar o conteúdo da sua Web TV para diferentes aparelhos com conexão de internet: iOS (dispositivos como iPad e iPhone), Android, TV Conectada (Smart TVs), web, consoles de video-game (XBox, PlayStation), e diversos outros.

Segurança

Não faz sentido se esforçar para criar um conteúdo de qualidade e correr o risco de que ele possa ser pirateado, não é mesmo? Por isso, tenha certeza de que a plataforma escolhida consegue te garantir a segurança de seus vídeos. Essa segurança pode ser feita de diversas maneiras e, para saber mais sobre como isso é feito e ter certeza de que está se aliando ao parceiro certo na sua estratégia de Web TV, você pode acessar o material abaixo!

como proteger os videos de uma web tv

03. Monetização

Quando o conteúdo da sua Web TV já estiver começando a ser produzido com uma boa periodicidade, atingindo a audiência certa e ganhando em relevância e visualizações, você já deve traçar estratégias que possibilitem a monetização, a manutenção e a sustentabilidade desses vídeos.

Na maioria das TVs Web, a monetização dos conteúdos é feita por meio do modelo de assinaturas, assim como ocorre na Netflix e em outras plataformas como o Spotify. Porém, há também a possibilidade de você vender o seu conteúdo por categorias ou de forma avulsa.

Existem ainda outros caminhos para você monetizar o seu conteúdo, além da assinatura da Web TV. Por meio do seu canal, você poderá vender alguns espaços para anunciantes que forem mais estratégicos ou relacionados ao seu negócio. Essa é uma vantagem muito grande que uma plataforma de vídeos profissional oferece, principalmente por evitar que o anúncio de algum concorrente ou de algum produto indevido seja veiculado no seu material.

No final das contas, é você que deve decidir qual o modelo é o ideal, sempre levando em conta o tipo de conteúdo que você produz e a audiência que quer atingir. Se você quer entender mais sobre as formas existentes de ganhar dinheiro com vídeo e ver qual é a ideal para você, pode baixar gratuitamente o nosso Guia de Monetização em vídeo, clicando aqui.

04. Divulgação

Agora que você já conheceu todos os passos básicos para criar a sua Web TV e monetizar o conteúdo com ela, temos mais uma dica para impulsionar seus materiais e garantir o sucesso de seu conteúdo: invista em divulgação!

Não adianta você ter um conteúdo incrível se as pessoas não conseguem acessá-lo ou se ele não está visível para quem realmente interessa. Portanto, invista na divulgação dos materiais da sua Web TV antes, durante e depois do lançamento. Anote algumas dicas:

  • Crie teasers para divulgar seu conteúdo de forma rápida nas redes sociais
  • Divulgue o material nas redes da sua empresa – Facebook, Twitter, Instagram – e considere também investir em anúncios pagos para atingir mais pessoas
  • Envie newsletters periódicas com os conteúdos mais acessados ou que você considera mais relevantes
  • Peça a possíveis parceiros que também divulguem em seus sites, redes sociais e perfis pessoais

Investir na otimização de seus vídeos para mecanismos de busca como o Google e o Bing também é essencial para atrair mais pessoas para assistir o conteúdo de sua TV na internet. Por isso, capriche no SEO para vídeos, trabalhando sempre com palavras pensadas para seu público, investindo em tags, usando descrições atrativas para cada conteúdo e sempre publicando de forma organizada.

E caso você queira mais dicas para melhorar a divulgação da sua Web TV, pode dar uma olhada neste artigo aqui.


Viu como é fácil? Apenas seguindo esses passos simples, você já terá em mãos uma grande oportunidade de revolucionar seus negócios, criando uma Web TV de qualidade, com conteúdo relevante, bem distribuído e com grande potencial de engajar usuários, oferecendo uma experiência única para o seu visitante.

Se você já tem conteúdo ou vai começar a produzir e quer distribuir de forma bem organizada, gerando grandes resultados na internet, crie sua Web TV! Defina seus objetivos, o tipo de conteúdo que será produzido, pense em seu público e na abordagem ideal para ele, trace estratégias de divulgação e monetização e aproveite ao máximo de todo o potencial dos vídeos online.

E se você quer saber mais detalhes sobre todo o processo que descrevemos nesse artigo, acesse o material abaixo sobre como montar a sua WebTV e sucesso!

como criar uma web tv

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]