Por Em , Em 6 abril, 2017

Insight Samba: Como pessoas e empresas produzem e divulgam seus vídeos

“Quer conhecer valiosos dados sobre vídeos online e entender como anda a produção audiovisual no país? Então confira o artigo!”

dados sobre vídeos online pesquisa samba tech

Os vídeos online estão dominando a internet e a previsão é que, daqui a poucos anos, eles realmente sejam maioria nesse cenário. Mais didáticos do que textos e mais dinâmicos e confiáveis do que imagens, os conteúdos em vídeo já caíram no gosto popular e, cada vez mais, as pessoas e empresas estão investindo em sua produção. Seja para auxiliar nas vendas, para explicar sobre um negócio ou para educar e entreter, os vídeos são uma tendência que já está bastante real.

Então, buscando compreender melhor essa situação e como ela tem impactado quem produz conteúdos no Brasil, a Samba realizou a pesquisa Insight Samba: Como pessoas e empresas produzem e divulgam seus vídeos na internet?

A pesquisa foi direcionada à produtores de conteúdo de todos os tipos e tinha como principal objetivo entender como anda a produção de vídeos no país em termos de volume, qualidade, equipamentos, divulgação, distribuição e etc. Os resultados foram bastante relevantes e revelaram valiosos dados sobre vídeos online, possibilitando uma compreensão maior do mercado de vídeos hoje.

Como a pesquisa foi feita

A equipe de comunicação e conteúdo da Samba Tech elaborou um formulário com 24 perguntas e tempo de resposta de 4min. Então, ele foi divulgado por meio de e-mail marketing, redes sociais e de nossos parceiros durante 14 dias (de 21 de fevereiro à 06 de março).

Nesse período, conseguimos 2000 respostas voluntárias de pessoas de diferentes idades, de diferentes regiões do país e com diferentes negócios.

Captura de Tela 2017-04-07 às 12.04.47 PM

Resultados da Pesquisa: valiosos dados sobre vídeos online

A partir das respostas coletadas, pudemos observar alguns dados bastante interessantes e que merecem ser destacados. Vamos a eles:

83,3% dos produtores de vídeo hoje afirmaram ser amadores

A grande maioria dos produtores de conteúdo hoje afirma ser amadora e não ter grandes conhecimentos técnicos sobre o assunto. Apenas 16,7% dos respondentes se considera um profissional em produção.

44,1% dos produtores trabalham com vídeo há menos de um ano

A produção de vídeos parece ser algo relativamente novo no país, uma vez que 44,1% das pessoas produz vídeos há apenas um ano ou menos. Porém, ainda assim a maioria, 66,9%, já tem contato com essa área há pelo menos um ano.

Captura de Tela 2017-04-07 às 10.28.22 AM

36,3% dos participantes têm a produção de vídeos como atividade profissional

Entre todos os respondentes da pesquisa, 36,3% já utiliza vídeos em sua atividade profissional, em seu trabalho e 35,9% já produzem como uma atividade paralela ao trabalho, o que comprova a importância econômica dessa atividade e seu crescimento. Além disso, 23,3% das pessoas já produz vídeos por hobby e 4,4% já usa a atividade em tarefas acadêmicas.

Os assuntos mais abordados em vídeos hoje são negócios, marketing e vendas, e educação

Quando entramos em temas, os mais abordados em vídeos hoje são negócios, marketing e vendas, e educação, seguidos por empreendedorismo, tecnologia e entretenimento.

Captura de Tela 2017-04-07 às 10.27.52 AM

73,2% dos produtores de vídeo ainda não ganham dinheiro com essa atividade

De todas as pessoas que responderam à pesquisa e produzem vídeos, apenas 29,8% ganham algum dinheiro com seus vídeos – seja pela venda de conteúdos ou inserção de anúncios. A maioria das pessoas trabalha com plataformas gratuitas (como o YouTube) e isso dificulta a monetização.

Poucas pessoas exploram o potencial econômico dos vídeos hoje e isso precisa ser mudado.

Captura de Tela 2017-04-07 às 12.13.17 PM

A maioria dos produtores divulga seus vídeos no Facebook e por email marketing

O canal de divulgação preferido de quem produz vídeos é o Facebook e email marketing, seguidos por blog e Twitter.

Captura de Tela 2017-04-07 às 12.14.49 PM



Conclusões

Os vídeos estão ganhando cada vez mais destaque na internet e se popularizando como ferramenta de negócios, mas muitas pessoas ainda não aproveitam todo seu potencial. Apesar de muita informação já disponível sobre o assunto, a maioria dos produtores ainda utiliza plataformas inadequadas e não consegue trabalhar apenas com vídeos.

Porém, esse cenário já está passando por alterações e a tendência é que, cada vez mais as pessoas trabalhem e ganhem dinheiro com vídeos.  

Para ter acesso a mais dados sobre vídeos online e entender melhor a realidade da produção de vídeos no país hoje, baixe a pesquisa completa preenchendo o formulário acima ou clicando aqui.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.