Por Em Em 10 março, 2017

4 dicas de vídeo marketing para empreendedores ambiciosos

“Confira 04 dicas de vídeo marketing valiosas para empreendedores que querem mais sucesso para seu negócio.”

dicas de vídeo marketing

Artigo produzido pela equipe de conteúdo da SMARTalk.

Com a popularização da internet e o dinamismo do compartilhamento de vídeos, não demorou a surgir uma modalidade de marketing focada exclusivamente nesse tipo de abordagem: o vídeo marketing.

Porém, como estamos falando de um conceito relativamente novo, ainda existem muitos erros de atuação nesse segmento. Por isso, selecionamos 4 dicas de vídeo marketing para empreendedores ambiciosos que desejam trabalhar com vídeo marketing em sua empresa. Confira!

Foque sua estratégia de vídeo marketing no seu público-alvo

Como toda estratégia de marketing, a sua postura em relação ao vídeo marketing deve ser focar em seu público ideal. Isso é bastante claro, pois, hoje em dia, trabalhar com vídeo marketing não é mais trabalhar aleatoriamente com vários nichos de público.

Inclusive, o próprio YouTube é bastante segmentado e comporta vídeos e canais focados em públicos muito específicos, fazendo enorme sucesso quando esses vídeos são direcionados corretamente.

Por isso, pense em como o seu público ideal poderia aproveitar melhor o seu produto e produza vídeos com base nessa estratégia. Essa é uma das principais fases de planejamento da sua estratégia de marketing.

Crie séries de vídeos

Nós já dissemos para pensar em como o seu público poderia aproveitar melhor os vídeos sobre o seu produto. Se você deixar sua cabeça pensando nesse assunto e for anotando as ideias que surgirem, com certeza, terá uma página de caderno cheia até o fim do dia.

Existem muitas maneiras de explorar sua marca e seu produto através de vídeos. Pense numa loja que venda videogames, por exemplo. Podem ser produzidos vídeos com seus futuros lançamentos, vídeos mostrando como passar por certas fases em jogos e até dicas para jogar melhor.

Por isso, crie várias séries dentro da sua estratégia de vídeo marketing, pensando em como satisfazer cada necessidade dos seus clientes, como converter mais leads e até mesmo como fortalecer a sua marca perante o público.

Fique muito atento à duração dos seus vídeos

O ciclo de atenção das pessoas na internet é curtíssimo. Vídeos de cinco minutos ou mais já começam a ser considerados longos, o que faz com que o usuário perca o foco rapidamente e desista de assisti-los.

Por isso, seja direto em sua mensagem. Não tente abordar muitos assuntos num só vídeo e nem devaneie muito: seja simples, objetivo, direto e específico em seus vídeos.

Além do mais, lembre-se de uma coisa: a maioria das pessoas tende a mudar de vídeo dentro dos primeiros 15 segundos. Por isso, comece o vídeo com o tema central e tente prender a atenção do expectador para depois engajá-lo na sua mensagem.

Pense no formato perfeito para transmitir a sua mensagem

Existem diferentes formatos para poder transmitir a mensagem de sua empresa em vídeo. Esses formatos possuem suas vantagens e desvantagens e saber qual escolher é essencial para obter sucesso.

Um dos exemplos mais famosos de formato de vídeo, por exemplo, é o depoimento. Nele, clientes comentam sobre a experiência que tiveram com sua marca e produtos, ajudando a conferir algo chamado de prova social, ou seja, uma prova de que seu produto é de qualidade e que sua marca é confiável.

Outro bom exemplo são os vídeos focados em storytelling, que contam uma história. Esses vídeos são mais sutis e seus objetivos são atribuir certas qualidades e características ao produto ou marca da empresa através de histórias fictícias ou não.

Existem ainda os vídeos didáticos, que servem para esclarecer informações ou tirar dúvidas sobre produtos. Eles são normalmente produzidos em um estágio de pós-venda, mas também atuam com força total, quando o cliente está em dúvida se deve ou não fechar negócio.

Enfim, escolha o formato correto para passar a sua mensagem ao seu público ideal. Só assim, será possível ter sucesso com sua estratégia de vídeo marketing. Não se esqueça de que, como se trata de um trabalho visual, o seu vídeo deverá estar bem apresentado para poder causar o impacto pretendido. Sugerimos também a leitura do artigo sobre como evitar os erros mais comuns em design de apresentação, ele poderá lhe passar boas ideias sobre o assunto.


content_2-logo-smartalk-horizontalArtigo produzido pela equipe de conteúdo da SMARTalk.

A Smartalk é uma empresa que ajuda pessoas e negócios a se comunicarem melhor através de apresentações personalizadas e feitas de forma estratégica.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.