Por Em , , , , Em 6 maio, 2016

[Vídeo] Como atrair audiência para seu canal de vídeos – Parte 02: Divulgação e distribuição

divulgação e distribuição

Na semana passada nós te mostramos como construir um conteúdo matador, capaz não só de atrair mais pessoas para seu canal, mas também de fidelizar essa audiência.

Porém, só o conteúdo não é suficiente para que você tenha sucesso com sua estratégia. É preciso fazer com que as pessoas vejam esse conteúdo e consigam acessá-lo de forma fácil, rápida e confortável.

Por isso, hoje vamos lhe dar dicas valiosas sobre divulgação e distribuição de vídeos.

Assista o vídeo e depois mergulhe em nosso artigo para garantir materiais mais abrangentes e eficazes.


01. Faça seu material ser encontrado

02. Divulgue em site ou blog

03. Use suas redes sociais

04. Dispare e-mails

05. Faça parcerias

Bônus

divulgação e distribuição

01. Faça com que seu material seja facilmente encontrado

Mais do que entregar seu vídeo às pessoas através dos inúmeros canais de comunicação existentes, é importante garantir que ele possa ser encontrado por elas de forma espontânea – ou orgânica – a qualquer momento e de forma simples e fácil.

Para isso é importante investir em estratégias de SEO.

Mas afinal, que é isso?

O SEO – Search Engine Optimization, é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas ao seu conteúdo, o ajudam a conquistar um melhor posicionamento entre os resultados exibidos nos buscadores como Google, Bing e Yahoo.

Isso é muito importante pois, quando uma pessoa busca por conteúdo, ela normalmente clica nos resultados exibidos na primeira página e então seu vídeo precisa estar lá!

Faça pesquisas, descubra os termos que levam até você e otimize seu conteúdo.

Use palavras-chave no títulos, tags inteligentes e meta descriptions atrativas para que seu conteúdo seja facilmente encontrado e sua audiência aumente cada vez mais.

02. Divulgue os vídeos em seu site e blog

Aproveite ao máximo o potencial de seus vídeos e não se esqueça de dar a eles o devido destaque em seu site e blog.

Isso, além de fazer com que mais pessoas tenham acesso ao material, vai aumentar seu tráfego nesses dois canais, fazer com que as pessoas tenham mais contato com sua marca e ampliar suas chances de venda.

No site, não tenha medo de colocar esse conteúdo em destaque para captar mais visualizações. No blog, experimente divulgar o vídeo com algum conteúdo complementar.

Lembre-se também de inserir CTAs para que as pessoas assinem sua newsletter, conheçam a empresa ou acessem materiais e muito mais. Se você usa uma plataforma profissional de vídeos, pode inserir também um coletor de leads dentro do próprio vídeo para capturar contatos.

03. Use suas Redes sociais

Vídeos têm um grande poder de atração. Nas redes sociais, principalmente o Facebook, as pessoas assistem diversos vídeos todos os dias e esses conteúdos normalmente têm mais alcance e engajamento do que outros tipos, como fotos ou links.

Portanto, utilize as redes sociais da sua empresa para divulgar seu conteúdo!

Veja em qual delas sua audiência está mais presente, faça uma boa segmentação, invista em mensagens atrativas e interativas e não se esqueça também de considerar separar alguma verba para investir nesses canais.  

Lembre-se também que cada rede social exige uma abordagem diferente: vídeos no Instagram devem ter no máximo 15s e devem usar imagens bonitas e atrativas – já que essa é uma rede social de fotos; no Facebook é interessante linkar o vídeo para seu canal e investir em mensagens atrativas e interatividade; já no twitter, os vídeos devem ser interessantes, curtos e dinâmicos, assim como é a rede social.   

E atenção: se você ainda não usa redes sociais, com certeza tem um furo em sua estratégia que precisa ser revisto já! Em tempos de expansão digital, sua empresa precisa marcar presença também na internet.

04. Dispare emails

De acordo com pesquisas, apenas o uso da palavra “vídeo” no assunto de um email, pode aumentar sua taxa de abertura em 19% e a de cliques em até 65%. Incrível, não é?

Portanto, se você possui uma base de contatos sólida, utilize-a!  

Divulgue seu material por email, seja de forma individual ou em uma Newsletter e veja o quanto essa ação vai impulsionar suas visualizações e alcance!

Só não se esqueça de enviar esse material de forma segmentada, afinal, um conteúdo que agrada parte de sua base, pode não agradar o restante e isso vai gerar descadastros e reclamações.

Além do mais, tome cuidado com a frequência com que você dispara esses emails para que as mensagens da sua empresa não lotem a caixa de entrada das pessoas e acabem sendo incômodas ou marcada como spam.

05. Faça parcerias

Se você investe em marketing de conteúdo, provavelmente já ouviu falar em uma prática que chamamos de Co-Marketing.

O Co-Marketing ocorre quando duas empresas se unem para criar conteúdo de qualidade para suas audiências e divulgam esse conteúdo de forma conjunta. No fim, a ação é extremamente vantajosa para os dois lados, que podem compartilhar os leads, vendas e oportunidades geradas, ampliando os resultados que seriam obtidos caso a divulgação fosse feita por uma empresa só.

Portanto, investir em parcerias de Co-Marketing é uma ótima estratégia para alavancar também o alcance de seus vídeos!

Comece a procurar por parceiros com interesses afim e trabalhe com essa estratégia para garantir mais sucesso!

Bônus: Garanta uma boa distribuição e entrega dos seus materiais

Por fim, você não deve se esquecer também de garantir que seus vídeos sejam reproduzidos em todos os dispositivos e tenham uma boa qualidade de entrega!

Afinal, não há nada pior do que tentar assistir um vídeo e ter problemas com buffering, tela preta e travamentos.

Pense sempre no melhor para a experiência do usuário quando for escolher sua plataforma de vídeos, o local de hospedagem, os formatos e etc.

A Samba pode te ajudar com isso 🙂


Com um bom conteúdo e a divulgação e distribuição do seu material da forma e nos locais certos, você com certeza já estará dando um grande passo rumo ao sucesso com sua estratégia de vídeos online.

Mas não para por ai! Semana que vem você vai conferir a última parte desses artigos e aprender como a análise de dados e métricas é essencial para que você cresça cada vez mais e atinja mais pessoas com seus vídeos.  

Aguarde!

Abraços e até mais.

divulgação e distribuição

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.