Por Em Em 23 novembro, 2017

Divulgar canal ou site de vídeos: 15 formas de fazer isso e ter mais sucesso na internet

Quem possui um canal ou site de vídeos, precisa se preocupar com uma série de pontos, afim de garantir o sucesso desse empreendimento. O conteúdo do canal precisa ser bom, bem feito e adequado a audiência, deve haver uma boa frequência de postagem, uma boa organização dos vídeos e muito mais. Porém, nada disso adianta se as pessoas não souberem da existência do seu canal e se seus vídeos não chegarem até elas. Se você não tiver uma boa estratégia para divulgar o canal, todo seu esforço pode acabar sendo em vão e seu site de vídeos pode perder em audiência e relevância.

Portanto, é importante que você conheça as principais estratégias de divulgação de vídeos e adote aquelas que mais fizerem sentido para o seu tipo de negócio. Para te ajudar, neste artigo aqui, nós reunimos 15 formas bastante eficientes de promover seus vídeos (sendo que 10 delas são gratuitas e as outras podem ser feitas com baixo orçamento). A ideia é que você dê uma olhada em todas elas e identifique as que podem ser mais eficientes para sua estratégia.

Mas antes de começar, há algo essencial que você precisa fazer: conhecer seu público.  

Antes de tudo, você precisa entender seu público

Conhecer seu público é essencial para que você consiga ter uma divulgação mais eficiente e assertiva.

É importante estabelecer um direcionamento para seu conteúdo em termos de audiência, saber quem está consumindo seus vídeos e, a partir disso, fazer pesquisas e estudos para identificar pontos importantes como: qual a idade média do meu público? Quais redes sociais ele utiliza? Quais são seus hábitos na internet? Em qual rede social ele está? Como ele se comunica com os outros e interage no ambiente digital?

Essas e outras informações vão te ajudar muito na hora de pensar em sua estratégia de divulgação. Uma boa dica nessa etapa pode ser criar personas para seu canal – caso você ainda não tenha feito isso. As personas são representações fictícias de seu cliente ou público ideal e podem ajudar muito nesse processo de compreensão da audiência.    

Depois de concluída essa etapa, você já pode passar para a divulgação em si.

Este material sobre nichos de mercado também pode te ajudar a definir sua audiência e a encontrar oportunidades de mercado. Vale conferir:

nichos de mercado e sua importancia para divulgar canal

Como divulgar canal ou site de vídeos de graça:

Muita gente acha que uma boa divulgação depende única e exclusivamente de dinheiro. Mas isso não é verdade. Conheça a seguir 10 formas de divulgar seus vídeos totalmente de graça.

01. Invista em técnicas de SEO

A maioria das técnicas de divulgação adotadas por canais e sites de vídeo, consiste em levar o conteúdo ao público, mesmo que ele não esteja procurando exatamente por aquele tópico no momento.

Porém, nossa primeira dica, e que talvez seja uma das mais eficientes, é que você invista no processo contrário. Ou seja, torne seu conteúdo “encontrável” quando alguém estiver buscando por um tópico relacionado a ele em buscadores comuns, como o Google. E como fazer isso? Investindo em SEO.

Basicamente, SEO é um conjunto de técnicas que, quando aplicadas a um site ou conteúdo, fazem com que ele se torne mais amigável a diferentes mecanismos de busca e que, portanto, seja encontrado mais facilmente, logo entre os primeiros resultados.  

Então, é sempre importante caprichar na otimização daquilo que você posta, trabalhando com assuntos e termos relevantes, elaborando bons títulos e descrições para cada material, tendo um site organizado, usando as tags de assuntos e mais.

Aqui neste artigo você pode aprender tudo sobre SEO para canal de vídeos e melhorar sua estratégia nesse sentido.

02. Divulgue os vídeos em seu site ou blog

Se você tem um site ou blog, é extremamente importante que você divulgue seus conteúdos em vídeo também nesses ambientes. Afinal, com isso você consegue trazer mais visibilidade para seus vídeos e apresenta-os a uma audiência que ainda não os conhecia ou não sabia onde encontrá-los. E além do mais, fazendo isso, você enriquece também os seus conteúdos escritos e dá mais relevância a seu site.

Nesses casos, lembre-se apenas de direcionar o público ao seu canal oficial, seja com links para ver mais, botões de acesso ou chamadas de texto.

03. Use suas redes sociais

Hoje as pessoas já passam boa parte de seu tempo na internet conectadas às redes sociais e, você deve se aproveitar disso para melhorar os resultados do seu conteúdo. Ter um perfil pelo menos nas principais redes (Facebook, Instagram e Twitter) é essencial para que você construa uma boa estratégia de divulgação.

Sempre que produzir um conteúdo, é importante que você poste sobre ele em suas páginas e compartilhe também em seu perfil pessoal em cada rede. Isso vai fazer com que as pessoas que te seguem tenham acesso a esse vídeo e possam elas mesmas também compartilhá-lo em seus perfis.

Uma boa dica para trabalhar nas redes sociais são os chamados teasers. Eles apresentam seu conteúdo de forma breve e então direcionam o usuário ao seu canal, para que ele possa assistir o vídeo completo. Eles são uma excelente forma de se trabalhar o “conteúdo de isca”.

Para além disso, independente do que você for postar, é necessário que você faça chamadas atrativas, capriche nos thumbnails ou imagens e use diferentes técnicas para chamar a atenção do público. Lembre-se também que cada rede social exige uma abordagem diferente e não saia apenas replicando a mesma mensagem em todo lugar.

04. Envie seu conteúdo por e-mail

De acordo com pesquisas, apenas o uso da palavra “vídeo” no assunto de um e-mail, pode aumentar sua taxa de abertura em 19% e a de cliques em até 65%. Incrível, não é?

Portanto, se você possui uma base de contatos sólida, utilize-a! Divulgue seu material por email, seja de forma individual ou em uma newsletter e veja o quanto essa ação vai impulsionar suas visualizações e alcance!

Antes de começar, apenas certifique-se de que as pessoas te deram permissão para o envio de emails e tome cuidado também com a frequência com que você dispara essas mensagens. Caso contrário, as os e-mails começarão a ser incômodos e vistos como spam – o que pode acabar com sua estratégia.

05. Faça parcerias de divulgação

Para ter mais sucesso ao divulgar um canal, é interessante poder contar com parcerias sólidas que possam te ajudar com sua estratégia. Portanto, se você tem bons contatos profissionais ou já tem o hábito de trabalhar com determinada pessoa ou empresa, peça para que eles te ajudem, promovendo seus conteúdos em site, blog e redes sociais. Isso vai ajudar a trazer novas pessoas para seu canal e fazer com que ele seja conhecido por um público diversificado e cada vez maior.

Uma outra boa dica nesse sentido é fazer conteúdos em parceria com nomes estratégicos: vocês produzem o vídeo juntos, divulgam juntos e, no final, todos saem ganhando. Afinal, vocês então estarão compartilhando sua audiência, gerando mais contatos um para o outro e ampliando o alcance dos conteúdos de cada canal.  

06. Use CTAs dentro dos vídeos

Uma outra forma bastante interessante de promover seus conteúdos – principalmente os mais antigos – é por meio do uso de CTAs ou chamadas para ação dentro dos próprios vídeos. Existem muitas formas de fazer isso e você pode escolher a que achar mais interessante. Por exemplo, dentro de um novo vídeo, você pode mencionar um conteúdo mais antigo e inserir um link de acesso a esse conteúdo. Ou você pode, no final de um vídeo, recomendar outros conteúdos que sejam relacionados ou complementares.

O importante aqui é que você mantenha o usuário engajado com seu canal e navegando entre diferentes conteúdos.

E falando em conteúdos antigos, aqui nesse material você encontra dicas valiosas para deixar seus vídeos sempre relevantes, independente da data de publicação. Confira!

deixar videos antigos relevantes no dia da toalha

07. Responda perguntas em fóruns

Sabe aqueles sites especializados em perguntas e respostas? Ou aqueles fóruns sobre assuntos específicos? Você pode se aproveitar deles para ampliar sua estratégia de divulgação.

A dica aqui é que você procure por perguntas relacionadas ao assunto do seu vídeo e responda à elas, sempre indicando que a pessoa assista a seu material. Assim, além de trazer uma pessoa qualificada para seu canal, você deixa seu link exposto e acaba atraindo mais usuários que possuem a mesma dúvida de quem fez a pergunta.

Nesse caso, só vale ficar atento às regras do grupo, para que você não seja categorizado como spam. Cuidado também para não reabrir tópicos já encerrados – isso não é visto com bons olhos.

08. Procure por comunidades relacionadas ao assunto do seu vídeo

Já falamos nesse artigo sobre o poder das redes sociais e de como elas podem te ajudar a divulgar um canal ou site de vídeos. Porém, uma coisa que talvez poucos saibam como aproveitar, são os grupos e comunidades em determinadas redes como o Facebook, o LinkedIn e o Google+.

Nessas redes, as pessoas formam grupos de acordo com seus interesses em comum e, com um pouco de pesquisa, você pode achar um grupo que seja exatamente sobre o assunto dos seus vídeos. Então, você pode começar a participar das discussões, postar alguns conteúdos e até tirar ideias para criar novos materiais.

É preciso apenas tomar cuidado para que você não seja taxado como spamming e acabe banido do grupo – como nos fóruns que citamos acima. Portanto, poste com moderação!

09. Procure por sites que falam do mesmo assunto que você

Na hora de investir na divulgação dos seus conteúdos, você precisa entender que nem todo site com conteúdo similar ao seu é um concorrente e inimigo. Pelo contrário, eles podem ser fundamentais para que você estabeleça parcerias – como as que citamos lá no 5º tópico.

Portanto, busque alguns termos relacionados ao seu conteúdo no Google, veja quem aparece como resultado à essa pesquisa e entre em contato com esses sites para propor trocas de link, indicações de seu conteúdo e até mesmo parcerias de produção.

Não tenha medo. Se seu conteúdo for melhor do que o deles, eles normalmente não se importarão de te dar o link. Apenas evite os três primeiros resultados, pois eles provavelmente vão querer manter suas posições, em vez de te dar alguma força.

10. Fale com referências

Se você produz conteúdo de qualidade – principalmente educativo – é provável que você as vezes cite informações provenientes de especialistas em seu mercado. E, acredite, essa é mais uma ótima oportunidade de expandir sua divulgação.

Quando você falar sobre uma pessoa importante ou sobre algo que ela fez ou estudou, se seu conteúdo for realmente bom, experimente enviá-lo para essa pessoa, como se você estivesse oferecendo-a uma homenagem ou reconhecimento, e peça para que ela compartilhe, se possível. Nesses casos, a possibilidade de que ela realmente compartilhe seu vídeo é enorme e então ele acabará atingindo a audiência dela, que provavelmente é super qualificada para seu canal.

E se você também quer começar a se posicionar como autoridade no mercado, e aumentar sua audiência e relevância, dê uma olhada nesse material aqui, sobre marketing pessoal!

como fazer marketing pessoal para divulgar videos

Como divulgar um canal investindo pouco:

Agora que você já viu como pode divulgar seu canal sem gastar absolutamente nada, vamos compartilhar mais 5 técnicas para quem quer melhores resultados investindo pouco dinheiro.

11. Invista em Facebook Ads

O Facebook é a rede social mais popular da atualidade, com 1,6 bilhões de usuários, e não é segredo para ninguém que ele está cortando cada vez mais o alcance de publicações orgânicas, que não são patrocinadas. Isso acontece por razões óbvias – a rede quer e precisa de lucro – e, apesar de ser contornável até certo ponto, o fato é que investindo apenas uma pequena quantia, é possível ter resultados muito melhores com essa rede.  

Portanto, se você tem algum dinheiro sobrando, mesmo que seja bem pouco, experimente fazer anúncios no Facebook. A rede possui diferentes objetivos de anúncio, que atendem aos objetivos específicos de cada estratégia, e possui opções poderosas de segmentação, que permitem que você atinja um público mais qualificado.

E o melhor é com o Facebook Ads você realmente pode investir quanto quiser (até 5 reais) em um post e já ter ótimos resultados. Se você quer saber o passo a passo para criar anúncios para seus vídeos nessa rede, dê uma conferida aqui neste artigo.

12. Trabalhe com Google Adwords

Você provavelmente já entrou em um site qualquer que você goste e viu um anúncio super relevante e contextual em banners no topo da página ou na lateral. Ou então, já fez uma pesquisa no Google e percebeu que os primeiros resultados apareciam como anúncio. Isso acontece porque as pessoas investem em Adwords – a plataforma de anúncios do Google.

google adwords para divulgar canal

Com ela, você pode garantir que seus conteúdos serão exibidos de maneira estratégica nos resultados de busca ou em banners display e que eles serão vistos por milhares de pessoas que se interessam pelo que você tem a dizer.

O Google Adwords também possui opções poderosas de segmentação e você pode investir o tanto que achar adequado e suficiente. A plataforma é um pouco mais complexa de manusear, mas é possível encontrar bons tutoriais, oferecidos inclusive pelo próprio Google.

13. Procure por influenciadores e celebridades da internet

Antigamente, se as pessoas queriam trabalhar com influenciadores, elas precisavam pagar milhares de reais para celebridades da TV ou especialistas que falariam sobre seu produto ou conteúdo apenas uma vez durante 15 segundos. Mas hoje, a internet está cheia de celebridades muito mais acessíveis, como os blogueiros e “instagramers” e você pode aproveitar a fama dessas pessoas para promover seu canal de vídeos.

Muitos influenciadores digitais cobram bem pouco para fazer determinadas propagandas e alguns até mesmo trabalham com permutas. Portanto, procure por pessoas que tenham relação com o tema do seu canal ou que falem sobre o mesmo assunto que você, e veja se consegue uma boa condição de divulgação. Normalmente esses influenciadores possuem um público fiel e que estará altamente propenso a conhecer tudo que a pessoa indicar, aumentando assim a audiência em seu canal e a popularidade do seu conteúdo.

14. Invista em anúncios no Instagram

Assim como o Facebook, no Instagram as postagens orgânicas também têm perdido força e, apesar de ainda mais relevantes do que nessa outra rede, já é preciso considerar investir em anúncios.

Como o Instagram foi adquirido pelo Facebook, é possível fazer anúncios para ambas utilizando a mesma plataforma – o Facebook Ads, do qual já falamos. Portanto, aproveite essa facilidade e comece a investir em publicações patrocinadas também no Instagram. Como essa rede ainda é menos explorada pelas empresas e marcas de forma geral, normalmente os resultados de anúncios são muito bons.

Aproveite também para testar as publicações no Stories, que é função mais popular dessa rede hoje. Você pode se surpreender com o retorno!

15. Faça anúncios no YouTube

Por fim, vale utilizar o YouTube para promover seu canal de vídeos, mesmo que você já tenha um negócio profissional e não use essa plataforma. O YouTube possui uma audiência bastante qualificada quando se trata do consumo de conteúdos audiovisuais e é possível fazer diferentes tipos de anúncios para levar pessoas dessa rede para o seu canal.

Você pode trabalhar com vídeo teasers antes do início de um vídeo relacionado ao tema do seu canal e trabalhar com conteúdos de isca, que levem a pessoa até o restante dos seus materiais. Nessa rede as opções de segmentação de público também são enormes e você só precisa ter uma conta ativa para começar a anunciar.  

Por fim, nunca se esqueça de mensurar seus resultados e aprimorar sua estratégia

Agora que você já sabe diferentes formas de divulgar seu canal ou site de vídeos, pode começar a colocar tudo em prática!

Escolha algumas técnicas, faça testes, analise os resultados e veja o que é capaz de trazer melhores resultados para você. Lembre-se de que, no final, o que importa é o número de pessoas que você conseguiu atrair a partir de um determinado esforço!

E se você já tem uma boa estratégia de divulgação, uma audiência sólida, ou sente que está na hora de ter seu próprio negócio para ganhar dinheiro com vídeos, colocando nossas dicas em prática, o Samba Play pode ser ideal para você. Conheça essa plataforma e veja como você pode ter seu próprio canal personalizado para a venda de conteúdos! Faça um tour por ela clicando aqui.

Por fim, baixe também nosso material sobre marketing digital. Nele você encontrará outras dicas valiosas para promover seu conteúdo e ter sucesso na internet!  

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.