Edição de vídeo: 11 programas para usar – Do iniciante ao avançado

Por Em Em janeiro 20, 2017

“Para muitas pessoas, escolher a câmera certa, caprichar no conteúdo e até atuar, não é nada comparado à parte da edição de vídeo.”

Programas para edição de vídeo

Quem trabalha com a venda de conteúdo ou produz vídeos diversos,  sabe bem da importância de um conteúdo visualmente atrativo e com alta qualidade. E também sabe o quão difícil é produzir esses materiais.

Por mais que seu vídeo tenha ficado muito bom, na maioria das vezes ainda é necessário fazer alguns ajustes para que fique tudo perfeito, e você só vai conseguir isso através da edição de vídeo.  

Com alguma técnica e um software adequado às suas habilidades e necessidades você conseguirá corrigir a maioria dos problemas encontrados em um vídeo, como áudio, cor e luz e ainda poderá criar materiais mais ricos visualmente, inserindo efeitos, filtros, textos e etc.

Mas então, como encontrar o programa perfeito com tantas opções no mercado e tantas opiniões divergentes? Para te ajudar, pesquisamos pelos programas mais utilizados, mais bem avaliados pela crítica e que nossos colaboradores utilizam, e fizemos uma lista com 11 deles, separados por nível de conhecimento.

Teste, veja qual se adapta às suas necessidades e bom trabalho!

Para iniciantes em edição de vídeo

Para quem está começando a editar seus vídeos ou quer fazer algo básico, que não exija muito em termos de ferramenta, indicamos três programas que atendem diferentes sistemas operacionais:

Windows Movie Maker

O Windows Movie Maker é uma ferramenta bastante simples e intuitiva e permite que o usuário realize edições básicas em seus vídeos, como cortar, inserir transições, colocar efeitos de cor básicos e textos.

O programa só é um pouco limitado em relação aos formatos de vídeo suportados na importação e gerados na formatação.

Software de edição de vídeo: Windows Movie Maker

iMovie

O iMovie também é uma ferramenta bem simples, utilizada para realizar edições quando o vídeo não exige muito em termos técnicos. Funciona bem tanto no Mac quanto em dispositivos móveis da Apple.

O iMovie também permite que você corte, insira áudio, textos simples e até alguns efeitos e transições em seus vídeos, mas também tem limitações quanto aos formatos de vídeo suportados na importação e gerados na exportação.

Software de edição de vídeo: iMovie

Movavi

O Movavi é um editor para usuários iniciantes, por ser bem simples e intuitivo, mas que oferece recursos mais avançados em termos de edição e aperfeiçoamento de vídeo. Ele disponibiliza uma série de recursos para ajustes de cor, inserção de efeitos mais complexos e muito mais.

O software está disponível em português, para Windows e Mac e, apesar de também ser gratuito apenas por um período para teste, é bem mais barato do que outros programas de edição similares.

Para nível intermediário em edição de vídeo

Se você já tem um pouco mais de familiaridade com a edição de vídeo e suas técnicas, ou precisa de ajustes mais avançados em suas produções, talvez seja hora de abandonar os programas básicos e passar para algum mais completo. Confira três destes:

Lightworks

Disponível apenas para PC, o Lightworks é um programa mais completo do que os básicos Movie Maker e iMovie, mas ainda assim é bastante fácil de utilizar e realizar suas edições em um nível mais profissional.

A interface simplificada e um pouco diferente do habitual pode assustar a princípio, mas com um pouco de treino, a utilização fica intuitiva.

Software de edição de vídeo: Lightwork

Pinnacle Studio

O Pinnacle é um editor de vídeos bastante completo e oferece recursos diversos para que você edite seus materiais de forma mais rápida e intuitiva. Nesse programa você conta com diversos modelos pré-configurados de vídeo que podem ajudar muito caso você não tenha tanta familiaridade com edição.

Apesar de ser um programa com muitos recursos, ele possui uma interface mais intuitiva e simples do que editores profissionais.

Vale lembrar que o programa só é gratuito por 15 dias e na versão de testes bloqueia algumas ferramentas.

programa pinnacle para edição de vídeo

Wondershare Video Editor – ou Filmora

Apesar de ter uma interface bem parecida com a do Adobe Premiere, que é um software profissional, o Wondershare é muito mais simples de usar. Em contrapartida, ele também é mais limitado em termos de recursos e ferramentas de edição, mas atende perfeitamente caso você precise apenas de fazer ajustes básicos, como cortar, inserir músicas e outros efeitos simples.

Esse programa também só é grátis por um período, para teste. Depois é preciso pagar para continuar usando.

programa wondershare para edição de vídeo

Para nível avançado em edição de vídeo

Muitas vezes, você precisa de recursos, ferramentas e técnicas que não podem ser encontrados e realizados através dos programas de edição mais comuns. Nesse momento, você deve investir em um software profissional, que seja capaz de atender a todas as suas demandas com qualidade total e sem complicação. Veja cinco dicas e escolha o seu:

Adobe Premiere

O Premiere é conhecido por ser um programa robusto e completo que oferece diferentes recursos de edição para seus vídeos.

Ele pode ser bastante complicado de utilizar a princípio, mas com um pouco de estudo, você se acostuma a seus atalhos, recursos e tudo mais.

O Premiere pode ser utilizado tanto no PC quanto no Mac, mas é gratuito apenas por 30 dias.

Software de edição de vídeo: Adobe Premiere

Sony Vegas

O Sony Vegas, assim como o Premiere, é um programa profissional para edição de vídeo, que oferece recursos para que você crie desde vídeos simples a produções dignas de Hollywood (é sério).

Como um programa completo e robusto, ele pode ser complicado de decifrar a princípio, mas é bem tranquilo quando você pega alguma prática.

O Sony Vegas também é gratuito para testes por 30 dias.

Software de edição de vídeo: Sony Vegas

Final Cut

O Final Cut também é uma ferramenta profissional, exclusiva para Mac, que conta com diversos recursos de edição para deixar seus filmes profissionais.

Comparado com o Premiere e o Sony Vegas, o Final Cut possui uma interface mais simples e intuitiva, mas, tecnicamente, está bem equilibrado com os dois, sendo usado também em grandes produções.

O Final Cut só é gratuito por 30 dias. Depois disso, é necessário comprar uma licença para continuar usando o editor de vídeos.

Software de edição de vídeo: Final Cut

HitFilm Express

O HitFilm Express é um software de nível profissional que pode ser uma boa alternativa ao popular Premiere, apesar de um pouco menos completo. O HitFilm oferece muitos recursos em termos de edição e ainda possibilita que o usuário instale plug-ins com novas ferramentas.

O software pode ser utilizado de forma gratuita, mas em troca, pede que o usuário faça uma publicação automática sobre o produto em suas redes sociais.

programa hitfilm para edição de vídeo

DaVinci Resolve 12.5

O DaVinci Resolve 12.5 é um programa de edição de vídeo gratuito e muito similar às versões pagas DaVince Resolve Studio e Advanced. Ele também oferece mais recursos, como um software profissional e pode intimidar usuários sem muita experiência por sua interface pouco intuitiva e comandos mais complexos.

Um dos destaques do DaVince Resolve 12 é quanto a correção de cor, para a qual o software apresenta uma solução bem completa.

davinci resolve 12.5

Bônus:

Confira outras duas ferramentas com recursos e funções diferenciados que podem ser interessantes na hora de editar seus vídeos.

ClickBerry

O ClickBerry é um editor de vídeos que possibilita uma interação maior das pessoas com o que está sendo reproduzido.

Através do programa, você pode inserir botões sociais, levando para partes específicas do Facebook, por exemplo.

O programa é simples de usar, possui um período de teste grátis e deixa seus vídeos bem mais atrativos!

Software de edição de vídeo: ClickBerry

Showbox

Já o Showbox é uma opção online para quem não tem nenhuma familiaridade com edição de vídeo e quer fazer algo bacana.

Através do site, você pode escolher um estilo, subir suas imagens e vídeos e gerar conteúdos completos e visualmente bonitos.

O único problema é que na versão gratuita do programa, você é obrigado a exibir uma tela de crédito a ele no final do seu vídeo.

Captura de Tela 2017-01-20 às 3.20.27 PM


Agora que você já conhece diversos programas para editar seus vídeos, só precisa escolher o que mais se adequa a sua realidade e necessidades.

Lembre-se que não há um programa melhor ou pior, apenas programas diferentes, criados para pessoas com habilidades e necessidades diferentes. Não fique apreensivo para utilizar um Movie Maker, mas também não tenha medo de descobrir o Premiere!

Além do mais, como sempre dizemos, quem faz o vídeo é você e não suas ferramentas. Antes de começar sequer a gravar, vale fazer um bom planejamento, já ter um roteiro definido que inclua a parte da edição, e ter noções sobre ângulos, cortes e mais.

Isso tudo vai ajudar muito na edição de vídeo e fazer com que você consiga o resultado final esperado.

E se o seu negócio é ganhar dinheiro com vídeos, fique atento às novas oportunidades que existem na internet e não perca seu investimento focando apenas no YouTube ou outras plataformas gratuitas. Aqui e aqui você confere um artigo e um material incríveis que vão te ajudar a começar a lucrar com vídeos.

E aí? Tem alguma dica sobre os programas que a gente listou? Já usa ou usou algum deles? Então deixe um comentário com suas impressões. E se você trabalha com outro que não está aqui, comente também! Adoramos experimentar coisas novas 🙂

Não deixe de conferir também nosso material sobre câmeras. Afinal, trabalhar com os equipamentos adequados pode ajudar (e muito) na hora da edição.

Aprenda a escolher a câmera certa antes de ir para a edição de vídeo

/Comentários