• Blog
  • >
  • Insights
  • Editor de imagem: 11 opções gratuitas para criar imagens incríveis para o seu negócio.

Editor de imagem: 11 opções gratuitas para criar imagens incríveis para o seu negócio.

Editor de imagem: 11 opções gratuitas para criar imagens incríveis para o seu negócio.

O visual é um aspecto fundamental para a divulgação dos negócios em geral. A escolha de imagens atrativas faz toda a diferença e, hoje, a criação e edição de imagens já é muito mais acessível. Com o sucesso do Photoshop, o editor de imagens mais popular, muitos programas foram surgindo com o propósito de tornar esse processo simples e prático e, atualmente, você pode escolher, entre diferentes opções, o que mais atende às suas necessidades de edição.

Se você já parou para pesquisar por softwares de edição de imagem, deve ter visto que alguns programas são pagos e mais difíceis de utilizar. Claro, um programa profissional pode ser valioso a longo prazo e é insubstituível para designers ou outros profissionais do ramo, mas é possível encontrar opções gratuitas com muitos recursos mesmo para quem não trabalha com isso. O importante é que você tenha um editor que te permita fazer ajustes em suas fotos de forma simples e rápida, cumprindo os seus objetivos.

Como as opções de programas de edição são muitas, para te ajudar a escolher o mais adequado e garantir que você vai conseguir criar imagens para redes sociais, thumbnails e outras peças, separamos a seguir os 11 melhores programas para editar imagens, entre gratuitos e pagos. Confira, escolha o que mais gostar e boas produções.

Aproveite também para conferir nosso gerador de thumbnail e criar suas miniaturas de vídeo em poucos segundos.

gerador de thumb

Editor de imagens – os melhores e mais utilizados.

Quer editar suas imagens sem precisar de internet, de onde estiver? Essas são as nossas sugestões:

Gimp – disponível em português.

Gimp - Editor de imagem | Sambatech

Gimp é a opção mais profissional que você poderá encontrar gratuitamente. Além das ferramentas já encontradas – como pincéis, filtros, etc -, também é possível instalar plugins oferecidos pela comunidade que utiliza o editor. E mais: muitos usuários do Gimp argumentam que o programa não perde muito para o Photoshop. Para quem já teve experiência com o software da Adobe, a interface será familiar e facilmente explorada.

O Gimp é um projeto aberto, ou seja, permite contribuições de desenvolvedores e usuários ao redor do mundo. Assim, você conta com possibilidades infinitas.

Photoscape – disponível em português.

Photoscape - Editor de imagem | Sambatech

O Photoscape é um editor relativamente fácil, ideal para quem não tem experiência com softwares de edição. Ele permite que você faça colagens, mexa com gifs animados, possibilita a conversão de fotos em formato RAW e tem uma série de outras ferramentas.

Apesar de ser simples, o Photoscape tem grande parte dos recursos que você precisa para criar imagens incríveis – então não tenha medo de usá-lo.

Chamamos atenção apenas para a interface: o layout do Photoscape pode parecer um pouco confuso para quem está acostumado com a experiência de editores tradicionais. Ainda assim, as ferramentas são bastante autoexplicativas, então você não deve encontrar muita dificuldade.

Paint.NET

Paint- Editor de imagem | Sambatech

O Paint.NET é menos conhecido, mas também pode ser um editor bastante útil. Entre suas ferramentas, estão os ajustes de imagem (cor, saturação, curvas, etc), efeitos como desfoque e nitidez, editor de texto e ferramenta Gradiente.

Uma boa característica do Paint.NET é a possibilidade de baixar extensões, acrescentando recursos que você gostaria, mas a versão básica não possui. Além disso, o programa cria uma lista das mudanças que você fez, caso queira desfazer suas últimas alterações.

Polarr.

Pollar- Editor de imagem | Sambatech

O Polarr é uma boa opção para quem precisa de um editor de imagens simples, que ocupe pouco espaço. Ele permite que você corte, aplique filtros e ajuste cor, luz, saturação, entre outros aspectos das suas imagens. É bem básico e reduzido à edição de imagens simples – sem acréscimo de texto, por exemplo – mas pode auxiliar bastante.

Também há a versão paga, que permite a criação de filtros próprios, marcas d’água, entre outros.

Adobe Photoshop.

Photoshop - Editor de imagem | Sambatech

O Adobe Photoshop é um dos programas mais utilizados quando se trata de edição de imagens e fotos e, por seus recursos profissionais e possibilidades praticamente ilimitadas, é um dos mais queridinhos entre os designers.

Além de oferecer opções completas para o tratamento de imagens, como ajustes de brilho, texturas e manipulações diversas, o Photoshop ainda possui recursos valiosos para a criação de ilustrações, inserção de textos e muito mais. O programa é parte do pacote Adobe e é pago, tendo um período de teste de 7 dias.

Apesar de sua interface parecer complexa de compreender e manusear e do programa ter um aspecto mais profissional, é simples realizar diferentes ações dentro dele. Além do mais, por ser um programa muito popular, você pode encontrar infinitos tutoriais no YouTube que ensinam a fazer praticamente tudo!

Adobe Illustrator.

lllustrator- Editor de imagem | Sambatech

Outro programa bastante completo quando se trata da edição e manipulação de imagens é o Adobe Illustrator. Apesar de ser mais indicado para o trabalho com ilustrações e vetores – como o próprio nome sugere – o Illustrator é uma excelente opção para quem quer adicionar elementos diversos às imagens e precisa de ferramentas e recursos mais profissionais.

Assim como o Photoshop, à primeira vista o Illustrator parece complicado de usar, mas no final das contas é bastante intuitivo, especialmente se você tem alguma familiaridade com ilustrações. Vale a pena conferir o programa, que também é parte do pacote Adobe e é gratuito por 7 dias.

Editor de imagens online.

Se você não está sempre com o mesmo computador e quer fazer essa edição online, confira nossa lista de editores web:

Pixlr – disponível em português.

Pixlr- Editor de imagem | Sambatech

O Pixlr é um editor de imagens de qualidade, um dos melhores disponíveis online.

A interface é bastante similar à do Photoshop, permitindo que você trabalhe com camadas, ferramentas como Pincel, Borracha, Texto e outros recursos úteis. Apesar disso, é mais simples e prático que o programa da Adobe. Uma outra característica bacana é que o Pixlr sugere links para download de fontes gratuitas na parte “Fontes”, para que você não se restrinja às opções do seu computador.

Para utilizá-lo em português, é só clicar em “Language” na barra superior e selecionar “Português do Brasil”.

Canva – disponível em português.

Canva - Editor de imagem | Sambatech

O Canva é um pouco diferente das ferramentas tradicionais, tendendo mais para um app intuitivo que para um software de edição propriamente dito. É voltado para um design prático e bonito; com ele, você pode criar layouts a partir de modelos que ele já te sugere, de acordo com o seu intuito.

Quer criar uma imagem para blog, um post para Facebook ou uma apresentação? O Canva já te fornece sugestões, o tamanho ideal e você pode escolher um modelo ou criar livremente.

Suas criações ficam salvas na sua conta – que você pode registrar ou só se conectar com seu Facebook. Fácil, não?

Befunky.

Canva - Editor de imagem | Sambatech
E

O Befunky também é um editor online bastante simples e super indicado para quem quer fazer alterações rápidas e básicas em suas imagens. Com uma interface organizada e intuitiva, o Befunky é uma excelente alternativa para quem quer inserir elementos diversos em suas imagens, como textos e ícones, ou quer apenas dar aquela corrigida na cor ou brilho de uma foto.

O Befunky é gratuito e te permite salvar as imagens direto no computador ou enviar para o Drive e redes sociais. O único ponto negativo é que em sua versão gratuita as possibilidades de edição são bastante limitadas. Então vale a pena ficar atento!

Sumopaint.

Editor de imagem | Sambatech

O Sumopaint está disponível tanto para download quanto online e é de fácil utilização. Possui recursos bastante versáteis, muito baseados no próprio Photoshop. Assim, caso você queira editar com um programa mais leve mas não queira perder muitos dos recursos do software da Adobe, o Sumopaint pode ser uma boa opção.

Lunapic.

Canva - Editor de imagem | Sambatech

O Lunapic é um editor online bastante simples, indicado para quem precisa fazer alterações rápidas em suas fotos.

Por meio de uma interface bastante objetiva (e talvez pouco intuitiva) o programa oferece diferentes opções para quem quer tratar suas imagens ou fazer artes específicas, como a inserção de filtros e a adição de textos e outros elementos.

O Lunapic também permite que o usuário crie pequenas animações no programa, que podem ser salvas em formato de gif.

Flimbo – disponível em português.

editor de imagem | Sambatech

Muito similar ao Canva, o Flimbo é um editor de imagens online que possui diversos templates para que você crie suas imagens.

Dentro da ferramenta, que funciona no esquema de drag & drop e é bastante simples de utilizar, você pode fazer artes para redes sociais, email, thumbnails para o YouTube e muito mais. Basta selecionar seu template ou começar do zero, e inserir os elementos que você quiser: textos, ilustrações e efeitos.

O Flimbo é gratuito e está disponível em português!

Dicas para melhorar sua edição de imagens.

Agora que você já conferiu alguns editores de fotos, é hora de testar e ver qual melhor atende suas necessidades. E nesse processo, para que você crie imagens melhores, temos algumas dicas! Anote aí:

  • Se você vai colocar algum texto sobre sua imagem, fique atento ao contraste entre as core: se você usar tons muito próximos ao do da imagem de fundo, seu texto pode sumir ou ficar difícil de ler. Sempre faça testes de legibilidade em diferentes telas e procure aprender um pouco sobre teoria das cores. Vai te ajudar muito!
  • Cuidado com o tamanho do que você vai escrever e evite colocar muito texto na imagem. Teste a leitura em diferentes tamanhos de tela para garantir que sua audiência conseguirá ver o conteúdo adequadamente. Evite colocar muito texto nas imagens – isso atrapalha a experiência do usuário e ainda é visto com maus olhos pelas redes sociais, que podem inclusive diminuir o alcance de imagens com muito texto.
  • Não exagere nos filtros e edições possíveis: a gente sabe que um bom filtro ou uma correção podem fazer muito bem a uma imagem, mas é bom ter cautela. Fotos muito artificiais podem deixar sua audiência desconfiada e ainda passar a impressão de amadorismo.
  • Fique atento ao tamanho das imagens que você usa e ao formato em que elas serão salvas: imagens muito pequenas podem perder muita qualidade em alguns casos e impactar negativamente sua marca. Na hora de salvar, dê preferência à formatos como o PNG, que preservam mais a qualidade da imagem.
  • Cuidado ao usar imagens que não sejam suas: arquivos de imagem na internet podem ser protegidos por direitos autorais e usa-los sem autorização pode te gerar prejuízos. Por isso, na hora de escolher fotos e outras imagens, dê preferência à busca em bancos gratuitos, como o Freepik ou o Pixabay, ou a bancos profissionais pagos, como o Shutterstock.

Bônus: 10 ferramentas para criar imagens e vídeos animados


Como você pode ver, não é preciso investir em um software profissional para criar visuais incríveis.

Na Sambatech, por exemplo, temos vários clientes que utilizam da nossa plataforma ead, que com um programa simples, um pouco de paciência, estudo e uma boa noção de estética, conseguem criar imagens incríveis, mesmo em programas gratuitos ou considerados para iniciantes.

Agora é só escolher a solução que melhor atende suas necessidades e mãos a obra! Se você tiver dúvidas na hora de utilizar as ferramentas, um curso online sobre o assunto pode ser uma boa opção.

Ah, e para complementar seu aprendizado, vale a pena conferir nosso material sobre branding, que foi desenvolvido em parceria com a Rock Content.

branding para canal de videos para construir autoridade online

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]