Por Em Em 24 maio, 2017

Editor de imagem: 8 opções gratuitas para criar imagens incríveis para o seu negócio

O visual é um aspecto fundamental para qualquer negócio: seja para um blog, um canal de vídeos ou uma marca, a escolha de imagens e fontes faz toda a diferença. A melhor parte disso é que, hoje, você não precisa ir longe para conseguir imagens atrativas para o seu negócio – com o advento do Photoshop, o editor de imagens mais popular, muitos programas foram surgindo com o propósito de tornar esse processo simples e prático.

Se você já parou para pesquisar preços de softwares, deve ter visto que programas como o Adobe Photoshop, Illustrator e outros queridinhos são caros, ainda que permitam um teste grátis por 30 dias. Claro, um programa profissional como esses pode ser valioso a longo prazo e é insubstituível para designers afora. Mesmo assim, em muitos casos, você pode encontrar opções gratuitas com os recursos que você precisa.

Se você estiver procurando pela câmera certa, confira nosso guia para escolher a câmera ideal:

cameras para fazer video e montar um home studio

Já tem sua câmera? Então vamos à edição: listamos os 8 melhores editores para que você edite suas imagens sem gastar dinheiro. Vamos lá?

Editor de imagens para download

Quer editar suas imagens sem precisar de internet, de onde estiver? Essas são as nossas sugestões:

Gimp – disponível em português

Gimp editor de imagens

Gimp é a opção mais profissional que você poderá encontrar gratuitamente. Além das ferramentas já encontradas – como pincéis, filtros, etc -, também é possível instalar plugins oferecidos pela comunidade que utiliza o editor. E mais: muitos usuários do Gimp argumentam que o programa não perde muito para o Photoshop. Para quem já teve experiência com o software da Adobe, a interface será familiar e facilmente explorada.

O Gimp é um projeto aberto, ou seja, permite contribuições de desenvolvedores e usuários ao redor do mundo. Assim, você conta com possibilidades infinitas. 🙂

Photoscape – disponível em português

photoscape editor de imagens

O Photoscape é um editor relativamente fácil, ideal para quem não tem experiência com softwares de edição. Ele permite que você faça colagens, mexa com gifs animados, possibilita a conversão de fotos em formato RAW e tem uma série de outras ferramentas.

Apesar de ser simples, o Photoscape tem grande parte dos recursos que você precisa para criar imagens incríveis – então não tenha medo de usá-lo.

Chamamos atenção apenas para a interface: o layout do Photoscape pode parecer um pouco confuso para quem está acostumado com a experiência de editores tradicionais. Ainda assim, as ferramentas são bastante autoexplicativas, então você não deve encontrar muita dificuldade.

Paint.NET

paint.net editor de imagens

O Paint.NET é menos conhecido, mas também pode ser um editor bastante útil. Entre suas ferramentas, estão os ajustes de imagem (cor, saturação, curvas, etc), efeitos como desfoque e nitidez, editor de texto e ferramenta Gradiente.

Uma boa característica do Paint.NET é a possibilidade de baixar extensões, acrescentando recursos que você gostaria, mas a versão básica não possui. Além disso, o programa cria uma lista das mudanças que você fez, caso queira desfazer suas últimas alterações.

Polarr

polarr editor de imagens

O Polarr é uma boa opção para quem precisa de um editor de imagens simples, que ocupe pouco espaço. Ele permite que você corte, aplique filtros e ajuste cor, luz, saturação, entre outros aspectos das suas imagens. É bem básico e reduzido à edição de imagens simples – sem acréscimo de texto, por exemplo – mas pode auxiliar bastante.

Também há a versão paga, que permite a criação de filtros próprios, marcas d’água, entre outros.

Coleção Nik – disponível em português

coleção nik editor de imagens

A Coleção Nik é uma ferramenta da Google, com uma série de plugins. Com a Coleção, você tem recursos extremamente valiosos para editar suas imagens de forma profissional – filtros, efeitos vintage, edição em preto-e-branco, edição de claridade, etc. Você pode baixar todos de uma vez ou apenas o plugin que considerar mais necessário para você no momento.

Aparentemente, a Google não irá fazer novas atualizações ao programa por enquanto, o que fez com que a ferramenta se tornasse gratuita. Portanto, aproveite!

Editor de imagens online

Se você não está sempre com o mesmo computador e quer fazer essa edição online, confira nossa lista de editores web:

Pixlr – disponível em português

pixlr editor de imagens

O Pixlr é um editor de imagens de qualidade, um dos melhores disponíveis online.

A interface é bastante similar à do Photoshop, permitindo que você trabalhe com camadas, ferramentas como Pincel, Borracha, Texto e outros recursos úteis. Apesar disso, é mais simples e prático que o programa da Adobe. Uma outra característica bacana é que o Pixlr sugere links para download de fontes gratuitas na parte “Fontes”, para que você não se restrinja às opções do seu computador.

Para utilizá-lo em português, é só clicar em “Language” na barra superior e selecionar “Português do Brasil” 😉

Obs: o Pixlr ainda não funciona com HTML5, então você precisa ter o Flash instalado para usá-lo.

Canva – disponível em português

canva editor de imagens

O Canva é um pouco diferente das ferramentas tradicionais, tendendo mais para um app intuitivo que para um software de edição propriamente dito. É voltado para um design prático e bonito; com ele, você pode criar layouts a partir de modelos que ele já te sugere, de acordo com o seu intuito.

Quer criar uma imagem para blog, um post para Facebook ou uma apresentação? O Canva já te fornece sugestões, o tamanho ideal e você pode escolher um modelo ou criar livremente.

Suas criações ficam salvas na sua conta – que você pode registrar ou só se conectar com seu Facebook. Fácil, não?

 Sumopaint

Sumopaint editor

O Sumopaint está disponível tanto para download quanto online e é de fácil utilização. Possui recursos bastante versáteis, muito baseados no próprio Photoshop. Assim, caso você queira editar com um programa mais leve mas não queira perder muitos dos recursos do software da Adobe, o Sumopaint pode ser uma boa opção.

Obs: o Sumopaint também precisa do Flash para funcionar.


Como você pode ver, não é preciso investir em um software profissional para criar visuais incríveis.

Mas o que ajuda a criar uma imagem incrível não é só a edição, mas também o dispositivo usado para capturá-la.

Como falamos no início do artigo, há uma câmera ideal para cada caso; mas caso você queira gastar menos, você pode conferir nosso guia com os melhores smartphones para filmar e fotografar! 🙂

guia melhores smartphones para filmar e fotografar

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.