Por Em Em 31 julho, 2017

Educação Corporativa: Tudo que você precisa saber sobre o assunto

Levando em conta o cenário econômico dinâmico e instável que temos acompanhado, a educação corporativa é fundamental para o sucesso de grandes e pequenas empresas. Hoje, um dos maiores desafios de todas as corporações é manter seus colaboradores engajados e motivados com o trabalho e com a empresa, de modo que eles rendam mais e tragam mais benefícios não só em termos financeiros, mas também de clima organizacional e produtividade. E é aí que entra a educação corporativa.

As empresas, independentemente de seu tamanho começaram a enxergar que apenas oferecer bons salários e uma posição de destaque aos colaboradores, não era suficiente. Eles precisam de mais. Precisam de um motivo, além do financeiro, para abraçar as causas e objetivos da empresa e para dar seu melhor em toda e qualquer tarefa.

Ações de motivação, melhoria no clima da corporação, transparência, comunicação clara e direta com todos os colaboradores, tudo isso passou a ser prioridade dentro das empresas e é um diferencial para aquelas que querem seus colaboradores como seus melhores aliados.

Porém, quando se trata de gestão de pessoas, existe um ponto que os funcionários valorizam muito e que pode ser fundamental não só para questões de motivação e engajamento, mas também para aumento da produtividade e eficiência na realização de tarefas: A educação corporativa.

Funcionários bem treinados, mais do que ficarem satisfeitos com a organização e o investimento feito neles, poderão executar seu trabalho com muito mais facilidade e, em sintonia com o que há de mais novo no mercado, trazer inovação e eficiência para a realidade de sua corporação.

É hora de entender tudo sobre educação corporativa e trazer essa prática para a realidade do seu negócio.

Veja tudo o que você irá aprender com esse post:

. O que é educação corporativa?

. Panorama da educação corporativa no Brasil [com infográfico]

. Algumas características da educação corporativa

. A Importância e os benefícios de investir na educação corporativa

. O Futuro da educação corporativa: As Universidades Corporativas

. Novas tecnologias e modelos educacionais

. E por que usar vídeos na educação corporativa?

. Como realizar uma ação de educação corporativa

. Conclusão

 E antes de começar, você pode também baixar nosso infográfico e descobrir 10 princípios para criar treinamentos de impacto na prática. 

10-principios-praticos-para-criar-treinamentos-de-educacao-corporativa


O que é educação corporativa?

Então, antes de começar a se embrenhar pelos pormenores da educação corporativa, é importante entender ao certo o que significa esse conceito.

Educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo promover, de forma estratégica, o desenvolvimento dos colaboradores, a gestão do conhecimento e o crescimento da empresa.

A educação corporativa, mais do que apenas treinamento de mão de obra, ou uma prática para treinar habilidades específicas, é um conjunto de ações que estimula o desenvolvimento dos colaboradores de forma aliada às estratégias e objetivos macro da empresa, incentivando processos de inovação e a melhoria contínua da corporação.

Nas palavras de Jeanne Meister, referência no trabalho com educação corporativa, essa prática seria um “guarda-chuva estratégico para desenvolver e educar funcionários, clientes, fornecedores e comunidade, a fim de cumprir as estratégias da organização”.

Em um contexto em que o conhecimento que o Estado fornece é cada vez mais insuficiente, como o que vivemos no Brasil, as empresas pararam de esperar que os colaboradores tivessem todas as habilidades necessárias para o trabalho já desenvolvidas e começaram a criar seus próprios sistemas de capacitação. “Ao invés de esperarem que as escolas tornem seus currículos mais relevantes para a realidade empresarial, [as corporações] resolveram percorrer o caminho inverso e trouxeram a escola para dentro da empresa”, completa Meister.

Panorama da educação corporativa no Brasil

No Brasil, a educação corporativa ainda é um ponto muito negligenciado e isso precisa mudar ou colocará em risco questões competitivas e estratégicas das empresas. De acordo com uma pesquisa realizada em 2015, enquanto nos Estados Unidos os colaboradores recebem 31h de treinamento anual, em nosso país, esse número cai quase pela metade, ficando apenas nas 16h.

Além do mais, as empresas norte americanas investem cerca de $1208 anuais no treinamento de cada colaborador, enquanto no Brasil esse valor não chega nem aos R$600, mesmo em empresas de grande porte.

Esse e outros dados completos sobre os treinamentos no Brasil, você confere baixando o infográfico completo pelo formulário abaixo:

infografico-2


Porém, felizmente, cada vez mais as empresas estão se dando conta da importância dos treinamentos e capacitações no Brasil e esse cenário tende a se alterar.

Algumas características da educação corporativa hoje

As empresas têm começado a investir mais fortemente em educação corporativa e, portanto, algumas características já são bem marcantes nesse cenário, principalmente quanto ao local de realização dos cursos, ao perfil do corpo docente e do público impactado. Dê só uma olhada.

Realização dos cursos ou aulas

A maioria das ações de educação corporativa hoje é realizada dentro das próprias empresas, seja em salas exclusivamente dedicadas a esse fim ou nos espaços disponíveis como salas de reunião ou espaços para conferências.

Porém, os cursos e aulas realizados a distância ou de modo semi presencial têm se tornado mais populares e, cada vez mais, os gestores estão dando preferência a esses modelos de ensino. Com a educação a distância, é possível que uma quantidade maior de colaboradores tenha acesso ao conteúdo ao mesmo tempo e eles não precisam gastar o tempo de trabalho na empresa com essa capacitação. É muito mais flexibilidade.

Público

Hoje, a maior parte das ações de educação corporativa é voltada para o público interno das empresas. São eles os colaboradores, de todos os níveis, cargos e com diferentes tipos de experiência profissional.

Mas não se limita a isso. O público externo, como as famílias dos colaboradores, a comunidade e até fornecedores e clientes, também pode ser alcançado por essas ações estratégicas, relacionadas principalmente a questões de responsabilidade social ou ambiental, além de capacitação sobre temas relacionados ao negócio da empresa.

Quem ensina

De acordo com pesquisas, hoje até 70% do corpo docente das empresas em ações de educação corporativa é formado pelos próprios gestores desses negócios.

Isso, além de representar um benefício econômico, já que corta-se boa parte dos gastos com professores e instrutores externos, é muito relevante em termos de relacionamento e valorização dos profissionais.

Quando um gestor ensina, além de se aproximar dos colaboradores pelo compartilhamento de experiências e pela instrução profissional, ele sente que a empresa valoriza sua bagagem profissional e que ela é valiosa o bastante a ponto de ser compartilhada.

A importância e os benefícios de investir na educação corporativa

Uma empresa que investe em educação corporativa, além de sair na frente de seus concorrentes por se preocupar com um fator tão importante como a capacitação de seus colaboradores, acaba recebendo um retorno imenso em questões como motivação, engajamento e produtividade por parte desses colaboradores, que resulta em uma série de outros benefícios para ela.

Portanto, motivos não faltam para que você comece a investir na capacitação dos seus colaboradores. Confira os principais deles de forma mais detalhada:

Funcionários mais motivados

Investir em educação corporativa no treinamento e desenvolvimento de funcionários é mais do que um modo de trazer benefícios para sua corporação. É primeiramente, um investimento na pessoa, em sua carreira e seu desenvolvimento profissional. Isso, por si só, já é um grande incentivo para que o colaborador dê seu melhor pela empresa e se sinta grato, recompensado e valorizado dentro da corporação.

Funcionários que recebem treinamento, sentem que a empresa se preocupa com seu crescimento. E como esse é um investimento financeiro e de alta qualidade, se sentem em uma posição de destaque na corporação e ficam mais impelidos a retornar o que foi gasto com sua capacitação.

Além do mais, com mais recursos e conhecimento sobre seu trabalho, a empresa e sua área de atuação, o funcionário se sentirá mais confiante ao realizar suas tarefas, tomar decisões importantes e até sugerir melhorias para processos e a corporação como um todo. E isso também resulta na diminuição do turnover, rotatividade de colaboradores, o que em grandes proporções poderia gerar grandes prejuízos para a empresa.

Educação corporativa, mais do que funcionários mais capacitados, forma pessoas mais participativas, empenhadas e, por consequência, uma empresa mais unida, produtiva e forte culturalmente.

Aumento de produtividade

Um colaborador que sabe somente como executar seu trabalho e não questiona o processo de desenvolvimento ou é capaz de propor mudanças para otimizar suas tarefas, pode estar gerando prejuízos e estagnação para a empresa em diversos níveis.

Já um funcionário bem preparado, que conhece, ainda que superficialmente, todas as atividades da empresa, e domina a execução de suas tarefas, será capaz de questionar esses métodos e sugerir melhorias em cada um deles de modo a aumentar sua produtividade, facilitar seu trabalho e garantir mais qualidade e eficiência em cada processo.

O retrabalho nesses casos também se tornará bem menor. Como cada colaborador terá mais domínio sobre a execução de suas tarefas, eles consequentemente cometerão menos erros e não precisarão gastar tempo com ajustes e consertos, o que impacta fortemente em sua produtividade e também na qualidade daquilo que é entregue ao cliente, que ficará sempre mais satisfeito.

Além do mais, através da educação corporativa, com treinamentos e conhecimento da empresa e seu cenário atual, caso esse colaborador precise tomar alguma decisão importante, ele estará muito mais bem preparado e, então, os riscos de que ele traga prejuízos de qualquer tipo são bem menores.

Funcionários que realizam suas tarefas com facilidade e têm acesso a informações para lidar com seus problemas de forma rápida e fácil, se tornam muito mais satisfeitos com seu trabalho e passam a não ter medo dos desafios impostos a eles.

Confiança e inovação

Um funcionário que não tem visibilidade dentro da empresa, que não se sente reconhecido e importante para a organização, dificilmente vai estar disposto a ajudar em um momento de crise, ou irá contribuir para que ela tenha inovação e melhorias constantes.

Os motivos para que ele aja dessa forma podem ser muitos, porém um dos que mais pesa é a falta de confiança desse colaborador na empresa e, principalmente, nele mesmo.

Sem a educação corporativa e sem que ele tenha os conhecimentos adequados sobre a empresa e sua área de atuação, o colaborador pode não se sentir seguro para sugerir soluções a seus problemas ou para apontar falhas, por mais que ele esteja certo e isso seja visível.

Com o treinamento oferecido pela própria empresa através das ações de educação corporativa, o funcionário terá mais referências, conhecimento, e com mais confiança, se sentirá impelido a colocar todo seu aprendizado em ação dentro da empresa, não só apontando falhas e propondo melhorias, mas também trazendo inovação.

E falando em inovação, você sabe como sua empresa pode ser tão inovadora quanto uma startup? Baixe nosso material e confira!

como criar uma empresa tão inovadora como uma startup com educação corporativa

Desenvolvimento de Líderes

Ao contrário do que muita gente costuma pensar, um líder não é aquele que manda, ou que apenas dá ordens enquanto vê sua equipe trabalhar e não pensa em seu esforço, bem estar e satisfação. Esse é um chefe.

Um líder em uma empresa é a figura mais importante de seu time, mas não só isso. Ele, além de possuir as informações estratégicas do negócio e da área e ser responsável pelo repasse de demandas, responsabilidades e feedbacks, joga junto com sua equipe e faz de suas metas as metas dele, sem nunca esquecer do bem de todos.

A figura de um líder é uma das mais importantes dentro de qualquer organização, pois ele é uma figura de referência para sua equipe. Ele é capaz de motivar outros colaboradores, manter os níveis de excelência e produtividade elevados e ainda impedir que a rotatividade de funcionários seja alta e prejudique a empresa.

Portanto, investir em educação corporativa e manter seus líderes bem treinados, com conteúdos específicos para essa posição, além dos outros já abordados, vai fazer com que sua empresa ganhe muito em motivação, união e produtividade.

Os funcionários saberão quem procurar em caso de problemas profissionais, dificuldades com suas tarefas, ou incômodos de qualquer tipo. Portanto, além do ganho operacional, o clima organizacional também tende a ficar muito melhor.

E aqui neste material você pode descobrir como utilizar também a tecnologia para desenvolver os líderes em sua empresa. Confira!

Vantagem competitiva

Com tudo isso que a educação corporativa proporciona a uma empresa, o maior benefício é, consequentemente, uma grande vantagem competitiva frente aos concorrentes.

Independente do setor ou da área de atuação, se uma corporação possui funcionários mais motivados, competentes e com alta produtividade, ela com certeza vai se destacar.

Nesse cenário, a chance dessa empresa entregar produtos e serviços com mais qualidade para o cliente, de forma rápida e satisfatória, é muito maior e com certeza isso vai contribuir para dar mais credibilidade ao seu negócio.

Além do mais, como já pontuamos, empresas com funcionários comprometidos e engajados são mais propensas a apresentarem melhorias e inovações naquilo que oferecem. Então, novamente, elas podem ganhar destaque e relevância frente aos outros negócios, aumentando a satisfação dos clientes e atraindo assim mais recomendações e vendas.

E o melhor é que os efeitos da educação corporativa podem ser sentidos de forma contínua e isso então possibilitará uma vantagem e um desenvolvimento sustentável da empresa. Funcionários, clientes, fornecedores e público externo em geral, estarão sempre lembrando de seu negócio, aprendendo com ele, e isso é algo extremamente valioso.

O futuro da educação corporativa: As universidades corporativas

Quanto mais as empresas entendem a importância das ações de educação corporativa, mais elas querem aprimorá-las de forma que elas tragam benefícios em igual proporção para colaboradores e empresas.

As corporações estão cada vez mais preocupadas com o valor estratégico dos treinamentos oferecidos e em como eles poderão justificar o investimento feito de forma visível e mensurável, retornando em forma de desenvolvimento e crescimento também da corporação. E assim, às vezes oferecer um curso mais curto, específico não é suficiente. É necessário criar cursos mais extensos, para oferecer uma capacitação completa ao colaborador e fazer com que ele tenha uma formação teórica e prática totalmente de acordo com a estratégia do negócio.

Porém, um grande desafio, que ganha destaque principalmente nesses casos, é relacionado à certificação. Apenas cursos reconhecidos pelo MEC podem oferecer certificações e para conseguir isso, as empresas precisam passar por um processo de adaptação.   

Portanto, nesse contexto, surgem as Universidades Corporativas, importantes instituições de educação. Elas funcionam exatamente para suprir essa demanda por treinamento estratégico e completo, com a vantagem do reconhecimento e da certificação do MEC.

Mas o que é uma Universidade Corporativa?

De forma simples, é uma instituição de determinada empresa, pública ou privada, que tem como objetivo educar os colaboradores em vários níveis para que a empresa opere com mais eficiência. Uma Universidade Corporativa também pode ser criada pela parceria entre uma empresa e uma instituição de educação já consolidadas e contribui para reduzir custos e obter rapidez na formação de mão de obra estratégica.

Essas Universidades podem oferecer cursos de nível técnico e superior, totalmente personalizados pela empresa, e, geralmente, utilizam muitos recursos tecnológicos e aulas ministradas prioritariamente a distância, através de vídeos online.

Investir nesse tipo de empreendimento é uma decisão muito grande, mas que pode trazer diversos benefícios a sua empresa e revolucionar sua educação corporativa. Alguns dos motivos que levam muitas organizações a adotarem essas Universidades Corporativas são:

Educação personalizada e direcionada ao seu negócio

Com uma Universidade Corporativa, você educa seus colaboradores de acordo com a realidade e as necessidades do seu negócio, ganhando em eficiência e inovação.

Universidades e cursos convencionais ensinam o conteúdo de uma forma mais geral, sem direcionamento, e utilizam casos e um cenário genérico, sem se preocupar com as especificidades de um determinado mercado. Já uma Universidade Corporativa é totalmente voltada para as necessidades estratégicas de determinada empresa e possibilita que os gestores desta tenham um maior controle sobre todo conteúdo que será abordado, ensinando cada tópico de forma a atingir seus objetivos.

Melhoria da imagem da sua empresa

Como já mencionado, investir em uma Universidade Corporativa é uma decisão muito grande, que exige esforço e gastos, mas que, por fim, agrega muito valor, tanto simbólico, quanto financeiro, às organizações que a adotam.

Manter essas instituições, além dos benefícios estratégicos, de crescimento e lucro, vai fazer com que sua empresa seja reconhecida pelos funcionários, como uma corporação que se importa com sua capacitação.

Além do mais, os clientes e o público externo também perceberão sua preocupação com a questão educacional, e isso também contará como diferencial perante a concorrência, já que poucas empresas investem na educação empresarial, que é tão importante.

Rápida difusão do conhecimento e incentivo ao capital intelectual

Com uma Universidade Corporativa, sua empresa é a parte principal da sala de aula. É nela que os alunos irão colocar todo o conhecimento adquirido em prática e compartilhá-lo também com outros colegas.

Com as Universidades Corporativas, a circulação e troca de conhecimento entre os estudantes se dará de forma muito mais rápida e a proximidade com os colegas incentivará o compartilhamento de informações e know-how, colaborando para criar funcionários mais engajados e cientes de todos os processos e práticas da empresa.

Além do mais, você deixa claro que valoriza o engajamento e capacitação de todos os colaboradores e instaura uma cultura de aprendizado em sua empresa, que pode ser muito positiva em questões como inovação e motivação.

Como implantar a Universidade em sua estratégia de educação corporativa

Apesar das Universidades Corporativas serem um investimento incrível e que agrega muito às empresas, nem todo mundo tem condição de implantar e sustentar um empreendimento deste tamanho dentro de sua organização.

Portanto, antes de pensar em adotar esse modelo de educação corporativa, é importante fazer um estudo sobre a situação real de sua empresa, seu cenário econômico e cultural no momento, e então considerar se uma Universidade Corporativa é mesmo a melhor solução.

Algumas perguntas podem te ajudar a fazer esse levantamento:

  • Há interesse em transformar seus processos de educação corporativa em centros de lucros e não de custos?
  • Quais empresas no Brasil possuem Universidades Corporativas? Qual o modelo que elas adotaram e quais foram os resultados? Nesse momento, benchmarking é fundamental.
  • A institucionalização do processos de capacitação e educação permanente é um dos objetivos vitais e imediatos da sua empresa?

Respondidas essas perguntas, é hora de começar a planejar como vai funcionar sua instituição. Busque parceiros ou profissionais adequados que possam te ajudar na implantação e manutenção da universidade, crie os cursos e conteúdos, defina o modelo de educação e as tecnologias que serão utilizadas para suportar as aulas e comece a ensinar!

Não se esqueça também de, desde o princípio, ter em mente os objetivos que você busca com sua universidade para que no futuro seja possível mensurar o quanto ela realmente está trazendo de retorno. 

Novas tecnologias e modelos educacionais

Antes, para muita gente, investir em educação corporativa significava ter que lidar com uma série de desafios como os altos custos, limitações físicas e geográficas e interferência na jornada de trabalho dos colaboradores. Porém, hoje com o avanço da tecnologia e facilidade de acesso a internet de todos os lugares e dispositivos, a realidade é outra.

Modelos de ensino como a educação a distância têm se tornado cada vez mais populares pelas vantagens que trazem em termos de investimento, flexibilidade, dinamicidade e rápida aplicação e retorno.  

Utilizando apenas um dispositivo conectado a internet, hoje já é possível que os colaboradores estudem de qualquer lugar e a qualquer momento com a mesma qualidade dos cursos presenciais e mais uma série de vantagens em relação a eles.  

Corte de gastos

Quando você pensa em realizar um treinamento corporativo para sua equipe, se ele for presencial, além do aspecto educacional, que é o mais importante, você precisa planejar uma série de outras coisas que, se não levadas em conta, podem acabar prejudicando o aproveitamento da turma e diminuindo seu aprendizado.

De forma geral, isso quer dizer que você precisa pensar no conteúdo, claro, mas também precisa focar em outras questões importantes, como local adequado para receber as pessoas, estrutura técnica e de acomodação para elas, ventilação, alimentação, e até transporte e hospedagem em alguns casos.

Isso, além de exigir um planejamento bem feito para que nada dê errado em nenhum ponto, exige um investimento financeiro grande.

Mas a verdade é que você não precisa lidar com esses problemas: investindo em educação corporativa à distância com vídeos online, você consegue disponibilizar seu conteúdo nos canais internos da empresa e sumir com todos esses obstáculos, podendo focar naquilo que realmente importa: o que será ensinado. Você dá “adeus” aos gastos extremos e “olá” para um sistema de ensino muito mais ágil e eficiente, como fez o pessoal do O Boticário, a maior franquia de cosméticos do mundo:

Caso Boticário

Sabe-se que para uma franquia dar certo, ela precisa manter a sintonia entre todos os franqueados e garantir que os colaboradores sejam treinados de maneira correta. Um pequeno deslize em uma unidade pode colocar em risco a credibilidade de todas as outras.

O Boticário lança produtos a cada 15 dias e precisa manter seus colaboradores atualizados e preparados para lidar com essas novas questões e com todos os outros processos. Porém, como a franquia é grande demais e possui milhares de colaboradores espalhados pelo mundo todo, trazê-los todo mês para a sede em Curitiba era caro e custoso demais.

Então, a melhor solução para eles foi utilizar vídeos online aliados a tecnologia da Samba Tech. Dessa forma, todos os colaboradores podem realizar os treinamentos sem sair da sua cidade e, assim, se manterem produtivos e atualizados.

Além do mais, todas as franquias têm acesso a um portal interno em que podem compartilhar vídeos feitos por elas mesmas sobre dicas de vendas, abordagem e outras coisas, e o CEO, Artur Grynbaum, uma vez por mês, dá a “Palavra do Presidente” para motivar e instruir todos os colaboradores.

E já que estamos falando em economia, na calculadora abaixo você pode descobrir de uma vez por todas o quanto gasta com treinamento presencial – e que poderia ser economizado.

A Educação corporativa a distância dá mais flexibilidade aos estudos

Você já notou como é difícil marcar um encontro com seus amigos para jogar conversa fora e tomar alguma coisa? Os horários não batem, os dias não batem, as pessoas estão fora da cidade, não podem se deslocar até o lugar marcado, e por aí vai… É sempre assim.

Agora, imagine marcar uma ação de educação corporativa, como uma reunião ou treinamento, com toda uma equipe, que precisa realizar suas tarefas, tem suas prioridades e também outros compromissos? É a mesma situação da anterior, porém em uma proporção muito maior e com consequências bem mais sérias.

Porém, utilizando a educação a distância, seus colaboradores conseguem acompanhar os treinamentos de onde quer que eles estejam e no momento que acharem mais adequado, a partir de qualquer aparelho conectado à internet, sem ter que parar suas tarefas ou gastar tempo se deslocando de um lugar para o outro. Exatamente por isso, é preciso que você garanta que seu conteúdo esteja sempre disponível e não sofra com problemas de carregamento ou trave durante sua execução – e aliando-se a uma plataforma profissional de vídeos você consegue garantir isso. 

Com a educação corporativa a distância você garante constância na capacitação de todos os colaboradores e ainda não prejudica as atividades diárias deles, o que consequentemente ajuda a manter uma boa produtividade dentro da empresa como um todo.  

Conteúdo mais direcionado e assertivo

Marcar treinamentos diferentes e específicos para cada equipe, pode ser bem custoso em termos financeiros e de esforço, caso eles tenham que ser realizados de forma presencial.

Porém quando você investe em educação corporativa a distância, as coisas ficam muito mais fáceis. Com conteúdos online, centralizados em uma plataforma específica e separados por categorias, é muito mais fácil entregar conteúdo personalizado para cada equipe e manter informações relevantes sempre a mão para quem precisar.

Os colaboradores então só precisarão escolher uma aula sobre qualquer assunto e assistir quantas vezes quiserem, ampliando seu conhecimento de forma fácil e rápida.

Além do mais, utilizando vídeos online e aliando-se a uma plataforma profissional, você consegue ter acesso à relatórios completos e, portanto, passa a ter total controle sobre como seu material está sendo consumido . Assim, a partir de dados específicos, como de tempo de visualização e vídeos mais assistidos, você pode produzir conteúdos cada vez melhores e mais eficientes para seu público. 

E por que usar vídeos na educação corporativa?

Como acabamos de pontuar, trabalhar com a educação corporativa a distância pode ser a melhor estratégia para empresas que desejam se destacar sem um investimento absurdo e com mais comodidade e flexibilidade para seus funcionários.

E com isso em mente, é importante acrescentarmos que utilizar vídeos nesse modelo é ainda mais vantajoso e eficiente em termos de absorção do conteúdo e aproveitamento das aulas.

Com os vídeos online na educação corporativa, você consegue aproximar sua comunicação de uma interação pessoal real e as aulas ficam muito mais leves e dinâmicas, uma vez que os vídeos não tem o mesmo formato quadrado e fixo dos textos e imagens e podem abordar os conteúdos de uma forma muito mais descontraída e simples.

Principalmente quando se tratam de temas mais técnicos e complicados, explicar um conteúdo utilizando apenas textos e imagens pode ser chato, difícil e demorado e os vídeos irão te ajudar a contornar esse tipo de problema.

Com os vídeos na educação corporativa, os alunos também podem ver uma aula quantas vezes quiserem, com um esforço muito menor e, então, absorver o conteúdo mais rapidamente.

Além do mais, pesquisas já comprovaram que 75% das pessoas que trabalham nas empresas prefere ver um vídeo do que ler um documento e o engajamento com esse tipo de conteúdo tende a ser muito maior. Isso resulta em um maior aproveitamento do conteúdo e, consequentemente em um retorno maior em todos os sentidos.

Como realizar uma ação de educação corporativa

Para realizar uma ação eficiente de educação corporativa, é preciso passar por basicamente três momentos: o planejamento, a elaboração da ação em si e a execução.

Planejando

No planejamento, você vai precisar fazer um levantamento completo das necessidades da sua empresa em termos educacionais e para isso é preciso conhecer a fundo o público a quem será direcionada a ação.

Se for para o público interno, procure saber suas deficiências e dificuldades em relação a rotina de trabalho, seu nível educacional atual e também fatores como sua idade e gostos. Isso vai ajudar a determinar os temas de cada treinamento, seus objetivos, profundidade e também a abordagem, linguagem e tom que deve ser usada em cada um deles.

Se for o público externo, clientes fornecedores ou comunidade, defina o que sua empresa pretende passar com esses treinamentos, conheça os espectadores para abordá-los da forma correta e também procure estabelecer uma rotina de estudos adequada às suas expectativas.

Elaborando

Quando for elaborar suas ações, a partir do planejamento, você deve definir seus temas, pensar em quem vai ministrar as aulas e qual modelo de ensino e tecnologias serão utilizadas. Além disso, é preciso pensar em como cada aula ou curso vai contribuir para atingir os objetivos que você propôs e mensurar pontos como tempo de realização de cada ação e também seus custos.

Montar um plano de aulas detalhado vai ajudar muito nesse momento. Coloque no papel o que você vai abordar em cada aula, quem será o professor, os materiais e tecnologias que você irá utilizar, os objetivos dessa aula e muito mais. Assim você vai conseguir visualizar suas ações de forma mais clara e ter mais dados para medir o retorno gerado por cada uma delas.

Outro ponto importante na hora de elaborar sua Universidade Corporativa é saber onde hospedar os vídeos, afinal, além de ter que garantir que seus vídeos funcionem 100% do tempo e em qualquer aparelho conectado à internet, como já mencionamos, você deve assegurar que seu conteúdo, tão original e raro, não sofra pirataria. Para todos essas garantias (e muito mais), o Samba Vídeos surge como a plataforma de melhor solução para sua empresa!

Executando

Por fim, é só executar as ações. Comece pensando em formas diferenciadas de convocar seus colaboradores para participar das aulas e cursos e também crie incentivos para que eles se engajem com o que está sendo oferecido.

Não se esqueça também de sempre incentivar o trabalho em grupo, o compartilhamento de experiências e de sempre pedir que as pessoas deem feedbacks sobre o que estão aprendendo.

Depois, é só mensurar o seu retorno com os treinamentos e estabelecer formas de sempre melhorar aquilo que você está oferecendo.  

Confira aqui um guia completo e detalhado para que você crie ações de educação corporativa de sucesso, do planejamento até a execução.


A educação corporativa, mais do que capacitar seus colaboradores para que eles ganhem em produtividade e tragam mais lucros a empresa, é, acima de tudo, uma forma de incentivar o desenvolvimento e mostrar que sua organização preza o crescimento intelectual e humano de cada pessoa. Portanto, investir em treinamentos e outros processos que desenvolvam as habilidades de seus colaboradores, faz sua empresa ser muito mais responsável e humana, além de contribuir com seu crescimento de maneira exponencial.

Com algum esforço, planejamento e tendo ao seu lado a plataforma profissional de vídeos certa, levando em conta o cenário e as necessidades de sua corporação, você consegue instaurar uma cultura de aprendizado e desfrutar de todos os seus benefícios!

E se você se interessou pela ideias da Universidade Corporativa e quer tirar essa ideia do papel, nós te ajudamos: faça um orçamento e descubra como o Samba Vídeos e suas soluções podem te apoiar no crescimento da sua empresa!

E como, na verdade, vídeos online podem fazer muito mais pela sua corporação do que você imagina, separamos o Guia abaixo para te ajudar a crescer ainda mais ideias e revolucionar seu ambiente empresarial!

treinamento-de-alto-impacto

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.