• Blog
  • >
  • Insights
  • Como falar corretamente em um vídeo? Aprenda a encantar seus espectadores!

Como falar corretamente em um vídeo? Aprenda a encantar seus espectadores!

Como falar corretamente em um vídeo? Aprenda a encantar seus espectadores!

O vídeo já se tornou essencial para qualquer boa estratégia de marketing e plataformas como o YouTube não só alteraram a forma como as pessoas compartilham esses conteúdos socialmente, mas também mudaram a maneira com o público espera que marcas se comuniquem com eles. E, para que essa comunicação seja eficiente, é imprescindível que você consiga falar corretamente durante as gravações.

Exatamente por isso, confira a seguir uma lista de 7 dicas simples que o ajudarão a conseguir um melhor envolvimento e simplificarão o ato de falar corretamente em um vídeo.

Desacelere sua fala

Falar corretamente em vídeos é difícil e, pessoas menos experientes, tendem a fazê-lo mais rápido do que sequer percebem — o que é completamente compreensível. Afinal, quando você está falando sobre um tópico é normal ficar nervoso, ansioso e querer manter todas as informações de que precisa para fazer uma boa apresentação na sua cabeça.

Tudo o que se quer naquele momento é terminar sua fala para sair da frente das câmeras. Mas, infelizmente, isso pode fazer você se precipitar e entregar seu discurso muito rapidamente, o que adiciona camadas de dificuldade à informação que você está apresentando.

Então aqui está uma regra geral: fale devagar o bastante para se sentir um pouco desconfortável fazendo isso e inclua pausas estratégicas no seu discurso.

Se você parar para estudar como outros grandes videomakers falam vai perceber como isso funciona na prática. Observe que eles param completamente de falar em certos pontos, deixando o silêncio pontuar o que acabaram de dizer. Use esse recurso em seus próprios discursos, quando quiser causar impacto ou dar às pessoas tempo para considerar um ponto importante.

Aproveitar essas pausas pode ajudá-lo a eliminar vícios de linguagem como “como, você, sabe, tipo” e outros maneirismos do seu discurso. Quando você se acostumar a pausar deliberadamente para obter impacto, começará a se tornar capaz de fazê-lo sempre que precisar pensar, deixando de precisar de subterfúgios como estes.

E por falar em falar, outro aspecto que vai te ajudar a tornar seu diálogo com o público mais claro é um bom microfone. Por isso, dá uma olhada neste artigo que te conta tudo sobre áudio!

Pratique bastante

Você já deve ter ouvido que a prática conduz à perfeição. E é verdade. Você deve praticar seu material bastante antes de entrar no estúdio. Seu objetivo deve ser fazê-lo até que não consiga mais errar.

A ansiedade pode bloquear o seu cérebro e prejudicar a maneira como ele faz conexões, mas dominar o material ajudará a evitar esse efeito adverso. O domínio, além disso, o auxiliará a lidar com a ansiedade em si. Mesmo porque, quando você sabe exatamente o que dizer, fica muito mais confiante diante das câmeras.

Não estamos dizendo para você memorizar suas falas, o que costuma trazer efeitos adversos. Fazer isso pode dar a entender que você está lendo um roteiro e deixar o seu vídeo pouco natural. No entanto, lembrar de cada tópico principal que deseja abordar ajudará você a conduzir a apresentação de um conteúdo com clareza.

Depois de algumas tentativas, na frente de um espelho ou como preferir, o esboço geral e a maioria dos detalhes começam a formar uma imagem concreta na sua cabeça. A partir desse ponto já é possível praticar sem seu esboço e, em breve, você conhecerá todos os detalhes do seu discurso naturalmente.

Quando chegar a hora de gravar o vídeo talvez você não diga todas as palavras exatas que disse em sua prática, mas ainda entregará toda a informação com confiança, o que ajuda (e muito) a conseguir falar corretamente durante a filmagem.

E como você se interessa por produzir conteúdo em vídeo, a gente tem o glossário certo para você!

falar corretamente na hora de produzir seus conteúdos

Relaxe antes de gravar

Antes de ligar a câmera, faça um intervalo de alguns minutos para relaxar. Se você não está acostumado a se filmar, talvez essa não seja uma experiência confortável no início, mas a última coisa que você quer é aparecer num vídeo com uma expressão estranha. Seu espectador não pode perceber seu desconforto.

Portanto, antes de começar a gravar, faça algo para se tranquilizar, como um alongamento ou caminhada. Exercícios vocais e ouvir música também podem ajudar.

Treine as expressões corretas

Você não quer ser vítima dos comentaristas de internet, que podem ser realmente grosseiros ao perceber erros e imprecisões. Por isso treine as expressões corretas e faça uma boa pesquisa antes de definir o roteiro do seu vídeo.

Descubra como elas são pronunciadas e, se mesmo depois da pesquisa não tiver certeza, mencione isso.

Corrija seus erros

Sua credibilidade é um dos seus bens mais valiosos. Portanto, se você passou uma informação errada num vídeo anterior faça um novo vídeo com a informação correta e coloque um link na postagem original.

Certifique-se de divulgar bastante essa nova informação e lembre seus interlocutores que todos estamos passíveis a erros e o importante é saber o que fazer frente a eles.

Linguagem corporal

Você já deve ter visto pelo menos um vídeo no YouTube que o incomodou bastante, e, talvez você não soube na época dizer porque. Há grandes chances que o motivo do incômodo tenham sido más escolhas quanto a linguagem corporal.

A linguagem corporal é importante por alguns motivos. Ela é responsável pela comunicação não verbal, e complementa o que estamos dizendo. Nossa postura, a forma como movemos as mãos e o que fazemos com nossa expressão facial são aspectos que servem para reforçar o que falamos.

O que significa que muitos dos nossos movimentos podem prejudicar nossos resultados subliminarmente. A maioria de nós tem pequenos tiques nervosos, como colocar as mãos nos bolsos ou ficar brincando com nossos cabelos. Se você puder identificar e eliminar os tiques que tem inconscientemente e aprender a utilizar gestos intencionais para efeito dramático (como apontar para um elemento na hora certa), você poderá manter a atenção do público mais efetivamente.

Conteúdo impera

Quando você está desenvolvendo seu discurso, tente sempre investir no tópico e se concentrar na transformação que deseja que ele provoque em seu público. É incrível o quanto uma conversa pode ficar menos assustadora uma vez que você se concentra no seu público e descobre exatamente o que deseja entregar.

Depois de fazer isso você não estará mais pensando meramente em aspectos técnicos sobre o seu desempenho. Seu discurso se tornará tão fácil quanto simplesmente explicar algo a um amigo em uma conversa casual. O conteúdo passará a ser a parte mais relevante do que está sendo produzido.

E aí, já conhecia alguma dessas dicas? Esperamos que elas ajudem você a falar corretamente em um vídeo e encantar seus espectadores.


E agora que você já conhece as táticas necessárias para conseguir falar corretamente em um vídeo é hora de colocar a mão na massa e passar para a parte prática do seu projeto: a gravação.

E para te ajudar nessa tarefa – e te mostrar que, na verdade, ela é mais simples do que parece – montamos um e-book sobre Estúdio de Gravação. Aqui você vai aprender tudo que precisa para conseguir vídeos com qualidade profissional, do roteiro à edição das imagens!

falar corretamente - estúdio de gravação


Artigo produzido pela equipe da Comunidade Rock Content.

O blog da Comunidade Rock Content é o principal canal de Produção de Conteúdo digital no Brasil. São conteúdos para te ajudar a entender mais sobre os conceitos de Marketing de Conteúdo, Copywriting, técnicas de escrita, dicas de revisão, pesquisas para produção de conteúdo e muito mais.

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]