Por Em Em 5 dezembro, 2017

As 7 Melhores ferramentas para Gestão de Mídias Sociais

Redes sociais são a ponte mais concreta entre a presença digital das marcas e seu público de interesse. Por isso, uma responsabilidade do tamanho de criar conteúdo para as mídias, lidar com o feedback em tempo real, analisar os resultados de cada ação e planejar os próximos passos não pode ficar nas mãos de qualquer pessoa.

Sim, essa é uma indireta para o empresário que acredita que qualquer coisa tem lugar no Facebook e que a pessoa mais indicada para disseminar os conteúdos na rede é o sobrinho que passa 1/3 do dia dentro da plataforma em questão.

A primeira coisa que a empresa tem que levar em consideração ao pensar sua presença digital é ter um profissional apto para desempenhar a função de acompanhar a comunicação na internet. A segunda é dispor de boas ferramentas para gestão de mídias sociais para conseguir fazer um levantamento detalhado de ações, reações, gargalos e conversões em cada rede e entender, a partir daí, as melhores formas de divulgar conteúdo para seu público.

Afinal, a aposta nas redes sociais trata-se de um investimento – e o melhor é que ele seja justificado com um retorno sólido e preciso.

Melhores ferramentas para gestão de mídias sociais

Enquanto você pensa nos profissionais que podem ajudar seu time a ter melhor performance nessa frente, te indicamos as melhores ferramentas para gestão de mídias sociais. Veja os diferenciais de cada uma delas e cruze esses dados com a sua planilha de objetivos e metas de marketing para escolher a que apresenta melhor custo-benefício.

Antes de começar, talvez você também queira conferir nosso infográfico completo sobre Marketing Digital e como você pode usar essa estratégia para ganhar mais dinheiro.

infografico marketing digital

1. AgoraPulse

Essa ferramenta permite a publicação e interação em todos os seus canais sociais em um só lugar, além do monitoramento das conversas mais relevantes para sua marca. Com pacotes que variam de $49 a $299 por mês, de acordo com o pacote de funcionalidades, o AgoraPulse também oferece escopo de monitoramento e criação de relatórios para a análise dos dados.

2. Buffer

Assim como várias outras ferramentas para gestão de mídias sociais, essa também permite a postagem para diversas redes a partir de uma única plataforma, com o diferencial de oferecer esse serviço também para o Instagram, que até recentemente não disponibilizava essa possibilidade. Seus pacotes vão desde o gratuito até o completo, de $399/mês.

3. Commun.it

Disponível apenas para Facebook, Instagram e Twitter, uma das funcionalidades dessa ferramenta é receber notificações, em tempo real (e de maneira organizada) a ocorrência de likes, comentários, mensagens diretas e outras interações dentro dos perfis da marca. Essa é uma boa saída para quem faz eventos de curta duração mas de alto impacto para a empresa. O gestor de mídias sociais pode começar a usá-la gratuitamente, desde que faça o cadastro através do Twitter ou Instagram.

4. IFTTT

O serviço, de nome impronunciável, se difere dos outros por ser uma espécie de centralizador de aplicativos, uma vez que clama fazer com que todos os apps e dispositivos que você possui consigam falar uns com os outros. Assim, se o gestor precisa de mais organização entre as ferramentas que usa para fazer seu trabalho, utilizar o IFTTT é uma boa pedida. Ele também torna extremamente responsivo os aplicativos que você tem, ao mostrar quando a pizza que pediu está chegando e permitir a postagem de qualquer conteúdo em qualquer plataforma de maneira simplificada. Comece de maneira gratuita.

5. Hootsuite

Precisa replicar o mesmo conteúdo (ou com pequenas variações de um mesmo conteúdo) em diversas plataformas diferentes? Utilize o Hootsuite, que permite o acompanhamento de muitas variáveis, como replies e DMs, em tempo real. A plataforma é gratuita até um número específico de contas a se gerenciar e você consegue fazer as postagens e o monitoramento nas redes da empresa a partir de uma mesma plataforma.

6. ManageFlitter

Muita gente acha que o Twitter acabou, mas a realidade é que ele está mais vivo do que nunca. E você precisa concentrar seus esforços se quiser descobrir como voltar a se posicionr bem dentro dele. Com essa ferramenta você consegue analisar tweets a partir de seu alcance em cada post, além de fazer pesquisas sobre o que tem mais potencial para viralizar nessa rede. Seus pacotes vão desde o plano gratuito até o pagamento de $49 por mês.

7. Social Flow

Essa é uma das ferramentas para gestão de mídias sociais feitas especialmente para quem busca participar das redes com um olho na construção da audiência e outro olho no ROI. Suas soluções vão desde a publicação dos posts até a aplicação de patrocínio nos mais interessantes deles. Você pode escolher o que quer adquirir de acordo com as necessidades de monitoramento da sua equipe.

Como você pode ver, existem inúmeras ferramentas – cujo número vai bem além de sete – para te ajudar a gerenciar melhor as redes sociais. Por isso, a partir de agora, tome responsabilidade sobre essa área, fique à vontade para escolher uma das ferramentas para gestão de mídias sociais que te indicamos e faça o melhor que você pode dentro da rede.

A internet fica cada vez melhor quando as marcas sabem exatamente como se posicionar.

Quer ver um panorama completo de ferramentas de marketing e vendas B2B para a sua empresa? Acompanhe esse estudo completo da B2B Stack.

E confira também nosso infográfico para descobrir como é possível aumentar suas vendas utilizando vídeos.

gerar oportunidades de venda


B2Bstack

Artigo produzido por Eduardo Müller do B2B Stack.

O B2B Stack é um portal voltado para negócios Business to Business e tem como foco reunir avaliações sobre os principais softwares B2B do mercado.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.