Por Em Em 4 outubro, 2017

Ideias de negócios para começar a empreender na internet

O brasileiros, hoje, já compram mais pela internet do que em lojas físicas todo mês. É o que afirma a pesquisa realizada pela Total Retail em 2016. Além disso, a maior parte da população (58% em 2016) possui acesso à internet. Esses dados são extremamente valiosos para quem pensa em ideias de negócios para empreender na internet, pois mostram um mercado em grande expansão e que pode ser altamente lucrativo se você souber explorá-lo.

Muita gente acha que para se ter um grande negócio é preciso ter uma grande ideia inédita e revolucionária, mas nem sempre isso é verdade. Ganhar dinheiro pela internet é possível se você entender o mercado e souber qual a melhor forma de trabalhar nele, fazer planejamentos, ter bastante dedicação e colocar a mão na massa! Para te ajudar nesse projeto, preparamos dicas e ideias de negócios para você começar a empreender na internet agora mesmo. Vamos lá?

E antes de começar, para te ajudar a tirar sua ideia do papel e finalmente lançar o seu produto, a gente preparou um Kit Planejamento Estratégico. Nele você vai aprender a realizar o planejamento estratégico completo da sua empresa! Baixe agora gratuitamente.

planejamento é uma das boas dicas para vender na internet

Antes de começar, você vai precisar de um bom planejamento e muita pesquisa. Essa, talvez, é a parte mais importante do seu negócio. A melhor forma de realizar esse trabalho de planejamento é elaborando um plano de negócios:

Plano de negócios

O Plano de Negócios é um documento que irá descrever detalhadamente o que o seu empreendimento é, o que pretende ser e quais o passos que você precisa dar para alcançar o objetivo. É por meio dele que você vai realizar pesquisa de mercado, fornecedores, concorrentes e muitos outros detalhes imprescindíveis para a criação de um empreendimento de sucesso. Mesmo seu empreendimento sendo digital, o plano de negócios é um documento importantíssimo que deve ser feito por meio de pesquisa criteriosa.

Esse documento também é uma peça chave na hora de conseguir investidores, pois mostra claramente os números das projeções de gastos, investimentos e retorno financeiro.

Nichos de mercado

Ao fazer o plano de negócios, você provavelmente já entendeu um pouco mais sobre o mercado que pretende atuar e qual a melhor estratégia para isso. Porém, é sempre bom lembrar o benefício de se trabalhar com nichos de mercado online.

Um nicho é um segmento específico de clientes que buscam pela mesma solução ou produto específicos. É exatamente por isso que é muito mais fácil fazer como que sua marca seja notada por um nicho do que pelo mercado de massa. Um nicho online, além de uma ótima oportunidade de mercado, ainda elimina as barreiras geográficas, aumentando consideravelmente o número de clientes em potencial. Ou seja, trabalhar com nichos online é uma ótima estratégia para pequenos negócios e empreendedores que estão começando, pois ajudam a consolidar sua marca e dão a chance de atender muito mais pessoas.

E se você quiser aprender um pouco mais sobre os nichos de mercado, baixe aqui gratuitamente o nosso e-book sobre o assunto e aprenda a reconhecer uma lacuna lucrativa de mercado pronta para você investir!

ideias de negocios para nichos de mercado

Ideias de negócios

A internet é ampla e cheia de infinitas possibilidades. Há sempre alguém querendo comprar algum produto, querendo aprender sobre algo ou buscando adquirir uma nova habilidade. E claro, se há procura, há a possibilidade de um negócio nascer dessa demanda.

Se você sabe que quer se lançar no mundo do empreendedorismo digital, mas ainda não tem claro na cabeça qual segmento é o melhor para você investir, aqui estão algumas ideias de negócios que podem ser úteis para você começar a investir na internet.

E-commerce ou Loja Virtual

Talvez, este seja o ramo mais conhecido para quem quer empreender na internet. Uma loja virtual, também conhecida como comércio eletrônico (E-commerce) é um site que facilita a compra e venda de produtos por meio da internet. Em muitos aspectos a loja virtual se assemelha a uma loja física, como no controle de estoque, logística e formas de pagamento, mas tudo isso acontece sem o intermédio de um vendedor e sem a presença física do comprador.

Em geral, esse tipo de negócio exige um investimento inicial um pouco maior devido a plataforma, o desenvolvimento do site e gastos com domínio e hospedagem, mas ainda assim, é um investimento bem menor do que abrir uma loja física.

Uma loja virtual precisa investir em segurança! Um cliente inseguro dificilmente irá enviar dados pessoais importantes, como nome completo, CPF e, dados de pagamento. Além de segurança, o ideal é que sua loja virtual também ofereça formas de pagamento diversificadas, como cartões de crédito, boleto bancário e transferência online, por exemplo, para atender um número maior ainda de clientes. Mais clientes = mais vendas, certo?

Dica! Pense se você irá vender um produto próprio ou se irá trabalhar com revenda e monte sua estratégia pensando nisso. Com produto próprio, seu investimento inicial pode ser menor, mas é preciso ficar muito atento ao estoque e o tempo necessário para repor caso se esgote. O ideal é que os produtos estejam sempre disponíveis!

Vantagens do negócio

  • Comodidade: Já pensou que uma loja virtual nunca fecha? O cliente pode fazer comprar a qualquer hora e em qualquer lugar. Ele pode pesquisar com calma, realmente conhecer o produto e ler opinião de outros usuários, tudo isso sem precisar sair de casa. A chance de concretizar a venda é muito maior.
  • Investimento inicial baixo. Como já dissemos, o investimento inicial de uma loja virtual pode ser um pouco mais alto do que outros empreendimentos digitais, mas ainda assim é um investimento bem mais baixo do que o necessário para abrir uma loja física.
  • Além do investimento mais baixo, as taxas de manutenção também são menores. Em vez de pagar o aluguel em um estabelecimento físico, por exemplo, você vai precisar pagar somente os custos de hospedagem e eventuais custos para manutenção das formas de pagamento. E o melhor de tudo, não há custos com pagamento de salários de muitos funcionários.
  • Fim das barreiras físicas: Investindo em uma boa logística de entrega, é possível expandir seu negócio para vender em todo território nacional.

Blog ou site especializado

Dentre as ideias de negócios, um blog ou um site especializados são muito comuns. Se você é especialista em um assunto e gosta de escrever sobre ele, esta pode ser uma ótima maneira de ganhar dinheiro na internet. Mas é importante ficar atento, pois se o objetivo é ganhar dinheiro com ele, o seu blog profissional deve ser tratado como um empreendimento, e não somente um hobby. É preciso focar em um segmento específico, criar um cronograma de posts e alimentar o seu blog regularmente, para fazer com que cresça o tráfego e a visibilidade. Além disso, é preciso criar conteúdo rico e de relevância que as pessoas realmente querem ler, certo?

É claro, criar um blog que tenha muita visibilidade não é tarefa simples e nem fácil de se alcançar da noite para o dia, mas há um grande aliado nessa tarefa: O marketing digital. Estudar sobre o marketing digital e técnicas de SEO são formas de fazer com que sua presença digital cresça e mais gente tenha contato com o seu conteúdo. Essas são questões chaves para a monetização de um site.

Mas como funciona a monetização de um blog ou site? A forma mais comum de monetizá-lo é por meio de anúncios pagos. Por exemplo: Se você possui bastantes visitantes e muito tráfego na sua página, você pode procurar um negócio que seja do mesmo segmento e vender espaço para anúncios de propaganda. Você também pode negociar com parceiros a venda de produtos (e até infoprodutos!) de terceiros em seu domínio também.

Dica! O Google Adsense é um programa de afiliados no qual os criadores de blog e sites podem, de certa forma, alugar espaço para os anúncios da Google. É uma ótima maneira de começar a monetizar o seu blog se você ainda não está pronto para fechar parcerias com outros negócios. E o programa ainda é gratuito!

Vantagens do negócio

  • Criar um blog exige pouquíssimo investimento inicial, pois existem várias plataformas e domínios que custam pouco e alguns são até gratuitos! O melhor de tudo é que muitas plataformas são bastante user-friendly e não é preciso ser um expert em tecnologia para utilizar as ferramentas disponíveis.
  • Trabalhar em um blog une o conforto de trabalhar em casa com uma excelente forma de lucrar com um conhecimento que você já possui. Você precisará de uma boa capacidade de organização e tranquilidade para escrever, mas, pode fazer isso de casa e no seu tempo livre. É uma ótima oportunidade de gerar aquela renda extra.

Canal de vídeos

Os vídeos estão em alta no mercado, isso você talvez já saiba, mas, você sabe que dá para ganhar dinheiro com seu conteúdo em vídeo? Cada vez mais pessoas estão investindo em um canal de vídeos profissional como fonte de renda.

Opa, então isso quer dizer que você deve virar um Youtuber? Não!

Você sabe quanto realmente ganha um YouTuber? Infelizmente lucrar com vídeos online não é simples assim. É preciso ter milhares e milhares de visualizações para poder ativar o serviço de monetização do Youtube e, além disso, é preciso que muitas pessoas cliquem nos anúncios para que você comece a ganhar dinheiro. É por isso que a melhor forma de ganhar dinheiro com seus vídeos é contratando uma plataforma profissional de vídeos online. Não desperdice suas ideias de negócios!

Em uma plataforma profissional de vídeos, você coloca seu conteúdo (um curso online, por exemplo) em um ambiente virtual seguro de pirataria e ganha dinheiro vendendo seus vídeos sem depender da quantidade de visualizações.

Por exemplo: Se você quer gravar um curso online de maquiagem para festas, por exemplo, pode gravar suas vídeo aulas, dividi-las em módulos, fazer upload nessa plataforma profissional, divulgar o seu trabalho e começar a vender o curso para pessoas interessadas. Além disso, você pode escolher entre monetização via assinatura ou por venda pontual de acordo com as características do seu negócio. (O Samba Play, por exemplo, é uma plataforma com todas essas funcionalidades e que você pode conhecer clicando aqui!)

E alguns nichos específicos, como o de culinária, estão super em alta no momento. Se você tem um talento ou é especialista em alguma área, é hora de compartilhar seu conhecimento e ganhar dinheiro com ele – principalmente se ele for de algum dos nichos destacados na pesquisa abaixo:

profissoes-para-vender-cursos-ideias-de-negocios

Vantagens do negócio

  • O mercado do EAD está em alta e hoje, o número de estudantes procurando cursos online praticamente quadruplicou em relação ao útlimo ano. Os vídeos online representam um mercado em rápida expansão.
  • Vídeos são interativos e chamativos e possuem grande alcance nas redes sociais!
  • Não é preciso investir muito dinheiro! Hoje em dia, é muito possível gravar vídeos com baixo orçamento e lucrar muito com eles.

Franquia digital

O modelo de uma franquia virtual é bastante análogo ao de uma franquia física. Para se ter uma franquia online, é preciso investir um valor estabelecido pelo franqueador e pagar as taxas de divulgação e royalties. Muitas empresas em áreas como turismo, comércio eletrônico e marketing digital estão investindo no franqueamento digital. Para se lançar nesse negócio, é preciso ser um pouco de conhecimento de tecnologia e, mais importante ainda, é preciso estar alinhado com o ideal de negócio do franqueador.

Vantagens do negócio

  • Assim como na loja virtual, o investimento inicial é muito mais baixo do que em uma franquia física e os custos de manutenção também são mais baixos.
  • Uma franquia, em geral, apresenta menor risco pois possui uma marca já estabelecida no mercado. Você já começa com o pé direito!

Infoprodutos

Relacionado a lucrar com o seu conhecimento, ideias de negócios não faltam! Uma outra forma de trabalhar na internet é criar infoprodutos.

Os infoprodutos são os e-books, infográficos, vídeo-aulas e outros materiais que servem para informar, ajudar e/ou aconselhar as pessoas. Como a internet é uma excelente fonte de pesquisa, o tempo todo pessoas estão buscando responder alguma dúvida ou aprender algo novo, por isso o mercado dos infoprodutos é tão amplo.

Vantagens do negócio

  • Um infoproduto pode ter um custo de produção perto de zero (ou até zero mesmo!). Basta começar a escrever ou gravar!
  • Uma única unidade do seu infoproduto pode ser distribuída para inúmeras pessoas! Ou seja, elimina-se a logística e preocupações de estoque.
  • Um infoproduto é enviado diretamente para o e-mail do cliente, então não há a preocupação com custo e logística de distribuição.

Somando todas essas vantagens, a criação de um infoproduto se traduz em, praticamente, 100% de lucro!


Ganhar dinheiro na internet já não é mais algo reservado para uns poucos sortudos. É uma realidade! Cada vez mais o mercado digital abre as portas para novos empreendedores e novas ideias de negócios surgem diariamente. Está na hora de aproveitar esse terreno fértil e tirar seu projeto do papel!

E aí, gostou de todas essas ideias de negócios para se tornar um empreendedor digital? Então confira também, gratuitamente, nosso infográfico Jogo da Vida de uma Startup. Nele, você vai encontrar os passos necessários para você iniciar uma Startup e fazer o seu empreendimento crescer! Só clicar no link ou na imagem abaixo.

ideias de negocios para startups

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.