Por Em , Em 9 novembro, 2015

[Infográfico] Estratégias importantes para aumentar a interatividade em EAD

BANNER_01

Olá, tudo bem?

Investir na educação a distância, mais do que preparação do conteúdo, dos professores e escolha das melhores ferramentas, traz consigo enormes desafios e um dos maiores é manter os alunos interessados e engajados com o conteúdo até o final do curso.

Por ser um método de aprendizado mais independente, em que o aluno estuda no ritmo e na intensidade que quiser, o ensino a distância ainda registra altos índices de evasão principalmente por parte de alunos que não estão preparadas para avançar sozinhos e que não conseguem manter uma rotina de estudos satisfatória.  

Sendo assim, investir em aulas mais dinâmicas e flexíveis, com professores preparados e conteúdo atrativo, é essencial para que seus alunos se envolvam mais com o curso e tenham mais vontade de estudar e chegar até o final.

Além do mais, manter um acompanhamento do desempenho de cada aluno, não somente no quesito notas, mas também em questões como presença e tempo de conclusão de cada módulo do curso, dando abertura para suas dúvidas, reclamações e sugestões também é essencial para que o aluno se sinta apoiado e confiante para concluir o curso.

Interatividade é a palavra chave quando falamos de evitar a tão temida evasão, e hoje, com tantas tecnologias disponíveis, além de redes sociais e email, manter o aluno interagindo não só com os professores, mas também com o material e o conteúdo de cada aula, é extremamente simples e pode ser o diferencial entre construir um curso de sucesso e manter um fracasso.

Vale ler também: 04 dicas infalíveis para criar videoaulas mais interessantes

Para que você comece a investir em interatividade no seu EAD, nós separamos algumas estratégias bem simples para facilitar a comunicação entre alunos e professores e para que os estudantes fiquem apaixonados por seu conteúdo. Veja só:

Infográfico

 

Interação com os professores e outros alunos

#01 Implante um Chat

Nada melhor do que ter uma dúvida respondida rapidamente e sem precisar de redigir um texto longo, cheio de formalidades.

Com o chat você aproxima o aluno do professor e faz com que ele passe a vê-lo como uma figura de referência dentro do curso, com quem é fácil conversar, aprender e enviar dúvidas e sugestões. Isso facilita sua jornada e incentiva que ele continue no curso.

#02 Realize Videoconferências

Com uma videoconferência é possível que aluno e professor tenham sua interação ampliada para além de somente escrita ou voz. Uma videoconferência é ideal para que a comunicação seja plena e conte, inclusive, com expressões corporais e gestos que facilitam a compreensão e incentivam a concentração do aluno.

Para realizar uma vídeoconferência é essencial ter uma ferramenta estável, que possibilite a troca eficaz de mensagem e material entre aluno e professor. É importante também dar abertura para que os próprios alunos solicitem essas reuniões e se sintam confortáveis para falar com o professor.  

#03 Estabeleça fóruns de dúvidas

Implemente fóruns de dúvidas para o curso em geral, ou, se preferir, específicos para cada módulo do curso. Isso vai possibilitar a interação dos alunos entre si e fazer com que todos espandam seus conhecimentos a partir da experiência do outro e das suas dúvidas também. Não se esqueça de manter um professor responsável para auxiliar nas discussões desses fóruns, para que os alunos não fiquem perdidos e aprendam em cima de especulações ou informações inexatas.

 

Interação com o conteúdo

#04 Invista em Gamification

Juntando todas as pessoas do planeta, nós gastamos 3 bilhões de horas por semana jogando no computador ou em um vídeo game. Então, porque não usar esse dado a seu favor no ensino a distância? Estratégias de Gamification podem fazer com que os alunos interajam com o curso de forma lúdica e se sintam mais incentivados a avançar e chegar ao final.

Muitos temem o Gamification por acharem que se trata de uma estratégia complicada demais, que demanda conhecimentos elevados de design, programação e outras áreas. Porém, na verdade não é assim. Você pode começar de forma simples, por exemplo, criando personagens e um percurso divertido dentro do seu curso e liberando recompensas, como conteúdo extra ou descontos em outros cursos, a medida que os alunos forem avançando.  

Confira também: [Infográfico interativo] O gamification no EAD

#05 Faça videoaulas

Os vídeos estão dominando a internet e a vida das pessoas e, além de serem extremamente atrativos, podem ser assistidos a qualquer hora e quantas vezes forem necessárias. De acordo com pesquisas, 86% dos brasileiros já assistem vídeos online e desses, 60% diz ficar totalmente focado enquanto realiza a atividade.

Dessa forma, videoaulas podem ser uma formas extremamente eficaz de apresentar seu conteúdo, uma vez que, a partir delas, o aluno consegue aprender de forma mais lúdica e dinâmica, pausando o vídeo quando quiser fazer anotações e assistindo quantas vezes forem necessárias. Além do mais, com vídeos você consegue trabalhar mais próximo da forma tradicional de educação, a qual todos estão acostumados, através da figura do professor e pode deixar seus alunos mais confortáveis com o curso.

Você pode fazer aulas ao vivo, em um dia e horário pré-determinado, ou gravar seus materiais e disponibilizar para que os alunos assistam a qualquer hora e de qualquer lugar. É simples e, caso você não tenha nenhuma experiência com produção de vídeos, nossa série, Pocket Video, com certeza vai ajudar.

Pode te ajudar: 04 dicas infalíveis para criar videoaulas mais interessantes

#06 Crie apresentações inteligentes

Nada de investir somente em textos grandes e cansativos. Pense também em trabalhar com conteúdos mais atrativos como infográficos, diagramas, apresentações interativas, com vídeos e outros recursos animados, e também trabalhe com técnicas como Storytelling. Isso vai aumentar o interesse de seus alunos pelo conteúdo e expandir seu aprendizado.

Aqui no blog já demos dicas de ferramentas para criar facilmente vídeos e imagens animadas e, para quem quer investir em infográficos, diagramas, apresentações e relatórios atrativos, mas não tem muita experiência, nossas dicas são os sites Piktochart e Canva. Neles você encontra templates prontos e pode criar seus próprios materiais de forma facilitada contando com diversos ícones, imagens e outros recursos.  


Viu como é simples aumentar a interatividade em EAD usando ferramentas simples e sem pesar no seu orçamento?

Claro que você não precisa fazer tudo isso de uma só vez, mas é super importante ir testando essas diversas estratégias e mensurar o que está trazendo mais resultado para seu curso e satisfação para seus alunos.

E conte com a gente para crescer sempre e ter o melhor em seu curso! Temos diversos materiais focados em EAD que podem te ajudar.

E conta pra gente quais as estratégias que você usa em seu curso para evitar a evasão. A gente adora compartilhar experiências.

Abraços e até a próxima!  

cta estrutura de ead (1)

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.