Por Em Em 18 setembro, 2017

Monetização por assinatura ou venda pontual? Descubra qual é a ideal para seu canal.

Empreendimentos digitais estão em alta, especialmente negócios que trabalham com vídeos online. Neste terreno, estudos já indicam que cursos EAD fazem parte da modalidade de ensino que mais cresceu no país nos últimos anos. E pelo visto vai crescer mais ainda! Um estudo realizado pela Sagah indica que em 2023 cursos on-line representarão 51% do mercado educacional no Brasil. É um ótimo momento para investir na monetização deles! Se você já tem conteúdo em vídeo e está pensando em qual seria o melhor modelo de venda do seu curso, conheça um pouco mais sobre venda por assinatura e venda pontual e escolha qual é o mais indicado para o seu negócio.

Antes de continuar, que tal baixar nosso guia para ganhar dinheiro com seu conteúdo em vídeo? É gratuito e vai te ajudar a transformar seu conteúdo em fonte de renda! Clique aqui e baixe agora.

monetizacao de videos

Como funciona a monetização do YouTube?

De forma breve, para ganhar no dinheiro com seu conteúdo no YouTube seu canal precisa ter muitas visualizações – muitas mesmo. Além de um complexo sistema de classificação e inscrição, a monetização é feita em cima de publicidade. Ou seja, além de muita gente assistindo ao seu vídeo, essas pessoas precisam engajar com a propaganda que aparece antes dele. É exatamente por isso que ganhar dinheiro no YouTube não é tão simples quanto parece.

Pensando exatamente em uma forma de fazer com que você ganhe dinheiro com seus vídeos é que a Samba desenvolveu o Samba Play!

Com o Samba Play, você tem uma plataforma personalizável – e segura! – para colocar seus vídeos no ar e ganhar dinheiro com eles desde o lançamento do seu canal. Muitos produtores de conteúdo já estão utilizando essa plataforma para vender seu conteúdo, como é o caso do Metaflix, que aumentou o faturamento em 100% todo mês usando o Samba Play! Dá uma olhada nesse artigo para conhecer um pouco mais essa história de sucesso.

Agora que você conhece um pouco mais da solução Samba Play, é hora de conhecer as formas de monetização por assinatura e venda pontual para entender qual desses modelos é o melhor para o seu canal. Vamos lá?

Venda por Assinatura

Na venda por assinatura, o cliente paga mensalmente o preço estipulado pelo publisher e tem acesso ilimitado a todo material do canal. Esse é um modelo extremamente eficiente para monetização e hoje em dia está ultrapassando as fronteiras do mercado de stream – vídeos, músicas, séries e filmes, por exemplo. Fornecedores e lojas dos mais variados produtos estão apostando em clubes de assinatura, no qual o cliente paga um valor mensal e recebe produtos novos todo mês. É possível encontrar tais clubes de assinatura de livros, comidas, bebidas e até kits surpresas! Assinaturas possuem um baixo custo para os clientes, que têm a tendência de seguir investindo o valor mensal a partir do momento em que assinam o serviço. Conheça um pouco mais das vantagens desse modelo a seguir.

Vantagens da venda por assinatura

  • Apostar na venda por assinatura é ter uma receita mensal recorrente.
    • Controlando o número de assinantes do seu canal, você consegue saber exatamente quanto dinheiro vai ganhar naquele mês. Isso pode ser essencial para seu planejamento. Utilizando esse modelo você só precisa conquistar o cliente uma única vez.
  • Facilidade de retenção e fidelização de clientes.
    • Concretizar uma nova venda é mais difícil do que fidelizar clientes já existentes, certo? Após já ter vendido, a chance de um cliente seguir pagando pelo serviço é maior.
  • Preço mais baixo.
    • Em geral, conteúdos vendidos por assinatura apresentam custo menor para o cliente. Por isso, um ponto forte para concretizar essa venda é o custo-benefício.
  • Período de teste grátis.
    • Assim como a gigante Netflix, seu canal pode oferecer um período de teste grátis para o possível cliente conhecer um pouco mais seu material. Ver o conteúdo e como pode ser relevante para ele vai ajudar a eliminar a insegurança e ajudar a concretização da compra.

Mas fique atento! Por motivo da facilidade do cancelamento, esse modelo exige um pouco mais de atenção na hora de renovar e reinventar seu conteúdo. Nesse caso, o desafio é sempre oferecer novidades para que esse cliente continue renovando a assinatura.

Para quem esse modelo é ideal?

Para saber se esse modelo de monetização via assinatura é o ideal para você, pense primeiramente em seu conteúdo, depois, em seu cliente e os hábitos de compra dele. Como o modelo de assinatura do canal permite que os clientes assistam, reassistam e tenham acesso ilimitado a todo conteúdo, o ideal é que você tenha muitas horas de conteúdo em vídeo. Pense o seguinte: você assinaria um plano mensal para ter acesso a algo que levaria poucos minutos para terminar de ver? Seus possíveis clientes pensariam na mesma coisa.

Além disso, é preciso pensar se o seu conteúdo é coeso como um todo. Quem paga pela assinatura precisa desfrutar da totalidade do conteúdo para que esse modelo seja vantajoso. Por isso, quem tem conteúdo voltado para um nicho específico é um excelente candidato a monetizar por assinatura.

Quem vende por assinatura?

Os gigantes Netflix e Spotify você já sabe que vendem por assinatura, mas olha só alguns clientes da Samba que também monetizam o conteúdo por esse modelo:

FisioPlay: A FisioPlay, chamada de Netflix da fisioterapia, é uma plataforma de vídeo-aulas voltada para fiseoterapeutas se manterem atualizados nos mais diversos assuntos do campo. Por uma assinatura mensal o cliente tem acesso a todo o conteúdo do canal.

Tia do Inglês: No Tia do Inglês, por um preço mensal o assinante tem acesso ilimitado a todo o conteúdo do curso de inglês. O curso é dividido em módulos e tem uma grande quantidade de vídeos disponível.

Para saber como criar seu próprio Netflix de nicho e começar a vender seu conteúdo por assinatura assim como os exemplos acima, clique aqui para baixar nosso material grátis!

modelos de monetizacao assinatura

Venda pontual

A monetização por meio de venda pontual significa vender um pacote de vídeos uma só vez. Nesse caso, não é vendido todo o seu conteúdo como no modelo de venda por assinatura, mas sim blocos de vídeos específicos. Esse conjunto de vídeos pode, inclusive, ficar disponível por tempo limitado. Esse é o modelo de monetização mais conhecido e mais próximo das vendas tradicionais, pois não requer um pagamento recorrente.

Vantagens da venda pontual

  • Em média, valor mais alto.
    • Em relação ao modelo de assinatura, a venda pontual é feita por um valor mais alto. Com isso, o retorno do investimento pode vir mais rapidamente. Mesmo sendo um valor relativamente mais alto, a possibilidade de parcelamento pode ajudar na hora de concretizar a compra.
  • O cliente paga apenas pelo que for interessante a ele.
    • Como não é necessária a venda do conteúdo completo, o cliente pode escolher o que realmente é útil a ele. Assim, fica mais fácil concretizar uma venda se o cliente escolhe exatamente o que quer comprar.
  • Maior abrangência de mercado.
    • Ao contrário da venda de assinatura, não é preciso que a totalidade do conteúdo seja coeso entre si. O produtor de conteúdo pode abordar diversos assuntos e criar coleções de vídeos que façam sentido juntos, sem necessariamente serem conectados às outras coleções. Assim, é possível explorar vários segmentos de mercado. Exemplo: Um canal focado em curso preparatório para concursos públicos pode vender separadamente blocos de aulas de disciplinas diferentes, possibilitando que os alunos comprem somente as aulas que possuem interesse.

Mas fique atento! A venda pontual torna ainda mais importante inovar na estratégia de marketing do seu canal, pois para manter uma receita recorrente, é preciso atrair e conquistar novos clientes regularmente.

Para quem esse modelo é ideal?

A monetização por venda pontual é ideal para o produtor de conteúdo que quer colocar o canal no ar mesmo sem ter uma grande quantidade de horas gravadas. É possível vender um curso completo de poucos vídeos, em vez da necessidade de ter um conteúdo diversificado para justificar o pagamento mensal. Além disso, o produtor de conteúdo que aborda vários assuntos – como já mencionamos, os cursinhos preparatórios, por exemplo – é o candidato ideal para vender seus conteúdos de forma pontual.

Quem vende pontual?

Esse é o modelo clássico de venda de cursos online. Conheça dois exemplos de clientes Samba Play que monetizam seu conteúdo por meio de venda unitária:

Ateliê Samira Nunes: O Ateliê Samira Nunes vende coleção de vídeos sobre confeitaria de forma pontual.

Cão Cidadão: A Cão Cidadão vende de forma pontual coleções de vídeos sobre adestramento de animais.


O mercado de vídeos online não para de crescer. Agora é um excelente momento para aproveitar esse crescimento e começar a ganhar dinheiro com seu conteúdo em vídeo. Já analisou qual desses modelos de monetização é o mais adequado para seu negócio?

E gostou do tour? Aproveite para pedir um orçamento especial para o seu projeto e tire já sua ideia do papel! Só preencher o formulário abaixo, que tal?

Agora que você conhece um pouco mais sobre as formas de monetização para canais de vídeo, que tal fazer um tour pelo Samba Play e ver de perto o que essa plataforma pode fazer pelo seu empreendimento digital? Só clicar aqui ou na imagem abaixo!

samba-play-tour-monetizacao

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.