Por Em , , , Em 16 maio, 2016

3 passos-chave para monitorar seus vídeos nas redes sociais

como realizar o monitoramento de vídeos em redes sociais

Por Juliano Ferreira, Analista de Marketing da Hekima

Em qualquer estratégia de vídeos online, é essencial entender a percepção do seu público-alvo acerca do seu trabalho. De nada adianta fazer super produções ou ter um material altamente qualificado se você não obtiver a validação de quem deseja alcançar.

Para obter o feedback do máximo de pessoas possíveis e, de fato, entender os pontos fortes e fracos de seus vídeos, uma ótima estratégia é implementar um monitoramento de redes sociais. Ao monitorar o que os usuários comentam, analisam, criticam e elogiam sobre o seu produto de forma espontânea nestas comunidades virtuais, torna-se muito mais fácil detectar falhas e promover melhorias assertivas, caso sejam necessárias, ou diagnosticar que está fazendo um bom trabalho e manter a mesma linha no futuro. Em suma, acertar em cheio os desejos e demandas de seu público-alvo passa a ser algo baseado em análises concretas e não em achismos.

Contudo, como montar um monitoramento que realmente te ajude a descobrir as percepções das pessoas sobre seus vídeos online? É o que te ensinaremos hoje com estes 3 passos fundamentais.

1º passo: estabeleça objetivos claros

Por qual ou quais motivos você fará o monitoramento? Quer entender porque um vídeo corporativo acabou gerando repercussão negativa entre os funcionários? Engajar melhor com os alunos que fizeram comentários sobre um novo curso de ensino a distância que você lançou? Ser alertado imediatamente após alguém fazer uma citação acerca da sua transmissão ao vivo?

Ter um objetivo bem definido antes de começar a monitorar as redes sociais o ajudará a direcionar seus recursos corretamente, selecionar a melhor ferramenta para a tarefa e, consequentemente, ser mais eficiente para alcançar os resultados desejados com seu monitoramento.

2º passo: delimite as redes para o monitoramento

Saber como direcionar bem os recursos e esforços necessários para um bom monitoramento passa também por este passo. É essencial ter a noção precisa das redes sociais em que está o público final de seus vídeos online, a fim de conseguir coletar e analisar as informações que você busca.

Um exemplo: de nada adianta monitorar uma rede profissional como o LinkedIn, se você deseja obter o feedback de uma transmissão ao vivo do show de uma cantora pop. Pelo gênero do seu vídeo, provavelmente o público que o consumiu tem um perfil mais jovem, descontraído e está no Instagram e Twitter.

3º passo: defina palavras-chaves e expressões a buscar

O monitoramento de redes sociais é baseado em palavras-chave. Por isso, faça uma lista de termos e expressões que irão nortear a coleta, de forma precisa, dos comentários das pessoas sobre o vídeo ou vídeos online que se deseja obter feedbacks.

Se, por exemplo, seu objetivo é descobrir como está sendo o desempenho especificamente de um novo curso online de educação que você lançou, coloque como palavras-chave: nome do curso; nome da sua marca mais o termo educação a distância; nome da sua marca mais o termo curso online; nome da sua marca mais o nome do curso – apenas para citar algumas opções. Desta forma, você terá um escopo grande de busca e conseguirá coletar todas as opiniões referentes a este curso.


E aí, entendeu quais são os principais passos para montar um monitoramento de redes sociais que dê resultados? Caso tenha ficado alguma dúvida ou queira adicionar um passo que não está aqui, deixe um comentário!

clique aqui e descubra como usar video analytics para realizar um bom monitoramento de vídeos

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.