MQL, SAL e SQL: onde se encaixam no funil de vendas?

MQL, SAL e SQL: onde se encaixam no funil de vendas?

“Descubra o significado de siglas importantes do marketing como MQL, SAL e SQL e descubra onde elas se encaixam no funil de vendas.”

Artigo escrito por Eduardo Rodrigues, da Exact Sales.

Em vendas B2B, cada contato tem de valer a pena. A qualificação de leads é fundamental para o sucesso da prospecção de novos clientes e geração de receita. Mas você sabia que atribuímos nomes diferentes aos leads com base nas etapas do funil de vendas? Leia agora e descubra o que são leads MQL, SAL e SQL – além de como eles podem te ajudar a vender mais e melhor!

Neste post você lerá sobre:

. Funil de vendas

. MQL, SAL E SQL

. SPIN selling

. Priorização de leads

Vídeos no Marketing Digital


As vendas B2B ou business to business – que ocorrem entre empresas, e normalmente tem altos valores – são marcadas por ciclos longos e elevados custos de aquisição de cliente (CAC). Isso devido à necessidade de visitas presenciais, trials, validações técnicas… tudo para conseguir fechar uma negociação. Não por acaso esse tipo de processo, ganha nomes do tipo “venda complexa” ou “venda consultiva”. Mas e se este tipo de venda fosse mais assertiva e dinâmica?

“Adapte-se ou morra.”

Você já assistiu Moneyball, O homem que mudou o jogo? O filme conta a história de um time de baseball e uma estratégia inovadora: usar dados para encontrar jogadores de qualidades específicas (às vezes incompreendidas) para compor um grupo de sucesso inigualável. Mesmo com orçamento apertado.

Dê uma conferida no trailer. Preste atenção: “Adapte-se ou morra” é a frase de impacto que funciona como mantra. A moral é clara: use a inteligência, não apenas a força.

O mesmo posicionamento pode ser empregado em qualquer empreendimento. Não por acaso, boa parte dos altos executivos já assumiu o embasamento em dados como regra para a tomada de decisões táticas, estratégicas e operacionais. Veja agora por que o departamento comercial deve fazer o mesmo:

  1. Acompanhamento mais consistente e follow-up de melhor qualidade = melhor conversão de leads em oportunidades.
  2. Tempo de reação mais curto = melhores taxas de conversão.
  3. Humanização e personalização para melhor nutrição do lead.
  4. Dados de qualidade superior = monitoramento de riscos e exceções.
  5. Aperfeiçoamento da análise do ciclo de receita, por meio da dupla checagem (triangulação) de previsões de vendas.
  6. Desenvolvimento de talentos para vendas.

Em outras palavras, automatizar a análise preditiva, usando dados da empresa e do negócio, orienta a produtividade da suas vendas internas e externas para que o seu crescimento seja escalável e previsível. Por isso, a pontuação de leads – scoring – é a melhor ferramenta para manter o CAC (Custo de Aquisição por Cliente) sob controle.

Mas você sabe exatamente como a priorização de leads trabalha a favor da prospecção?

Usamos a expressão pipeline (ou funil) de vendas para identificar o processo que ‘carrega’ um contato comercial da condição de potencial cliente para  oportunidade de negócio e, por último, ao status de cliente. A cada etapa deste processo, esse contato – o lead – é classificado. Lhe é atribuída uma pontuação numérica correspondente aos comportamentos que indicam prontidão de compra.

É aí que entram as letrinhas MQL, SAL e SQL: são indicadores da maturidade do lead, em relação o funil de vendas.

Qual a diferença entre MQL, SAL e SQL?

Vamos ao caminho das pedras, olhando para a diferenciação feita pela Contentools:

Leads MQL Marketing Qualified Leads – são aqueles que estão no começo do funil de vendas. O topo do funil. São contatos de empresas que já estão cientes do problema que tem a resolver. Estão até em busca de informações de como resolvê-los… mas não é possível ter certeza se o desejo de compra irá se concretizar no futuro ou não.

Leads SALSales Accepted Leads – são aqueles que o Marketing já conseguiu determinar que estão no fit ideal, e os educou. Já passaram da metade do funil, mas ainda precisam ser investigados a fundo. Uma sondagem direta, propositiva, possibilita a extração de dados ricos e tomada de decisão mais assertiva.

Leads SQL Sales Qualified Leads – são aqueles que estão em etapa mais avançada de suo funil de vendas. O lead já elegeu a sua solução como a ideal, e dispõe dos recursos logísticos e financeiros para fazer a compra. Precisa apenas de um empurrãozinho: aquela proposta comercial irrecusável.

Para tornar tudo mais palpável:

Como usar informações de MQL e SQL em seu processo de vendas B2B

Você deve ter percebido a importância de haver alinhamento entre Marketing e Vendas, principalmente na escolha dos critérios de qualificação. Quando o trabalho é executado com esmero, a empresa toda ganha: o desenvolvimento de produto sabe exatamente para quem trabalha. A área de sucesso de cliente comemora clientes mais satisfeitos e fiéis.

Mas então onde entra o profissional de pré-vendas nessa história?

Olhemos para a prática. O denominador comum entre as gigantes americanas como a IBM, Xerox e AT&T é que estas empresas qualificam os leads por meio de processos de pré-vendas, ou seja, coletam dados ricos – buscam informações profundas – para validar se o lead está num momento de prontidão de compra. Elas também compartilham o uso da sabedoria de Neil Rackham: tem o SPIN selling como caminho.

Em bom português: essa metodologia de SPIN Selling prevê perguntas de Situação, Problema, Implicação e Necessidade de solução (para saber mais, confira este artigo) para ajudar o pré-vendedor a levantar essas informações – antecipando o “não” de um potencial cliente. Assim, impede que leads sejam abordados fora do momento de compra. Por isso é preciso ter muito bem mapeadas as características que identificam clientes e seus momentos no funil de vendas. Somente os leads quentes são passados para a mão do comercial (influenciando o CAC, tempo de venda etc).

O pré-vendedor é o grande articulador do processo de vendas complexas. É ele quem filtra e qualifica os leads captados pelo Marketing, antes de repassá-los para a força de vendas para a negociação. Por isso é chamado de Sales Development Representative (SDR): converte SALs em SQLs. Para tanto, tem na inteligência artificial uma aliada, a qual  replica comportamentos e tomadas de decisão das melhores mentes da empresa.

Mesmo quando o pré-vendas for feito por um profissional com menor conhecimento técnico, ele recebe orientações do sistema para suprir o know-how necessário.  Além de resultar em interações com os leads mais produtivas, torna o processo de qualificação mais barato para a empresa.

Boas práticas

  • Trate seus leads como pessoas. Se diferencie do email marketing ‘automático’ e dê início a conversas reais.
  • Seja envolvente e oportuno. A Salesforce identificou que 50% das perspectivas de compra da empresa que chega a eles primeiro. Mensagens sinceras e úteis levam a índices de resposta mais altos se o conteúdo for relevante, acessível, e não spam.
  • Não pare. Um sistema de pré-vendas SaaS não fica cansado, permitindo que você capture e qualifique ligações o dia inteiro.
  • Facilite o trabalho de seus SDRs. Aproxime o marketing e as vendas. Use critérios de qualificação para direcionar esforços para contatos que estão prontos para comprar.

E então, pronto para aplicar mais inteligência mercadológica na sua prospecção? Pergunte-nos como usar a qualificação de leads na sua empresa e encontrar o cliente certo, no momento exato.

marketing do futuro além dos leads e mql


exact sales o que é mql sqlArtigo escrito por Eduardo Rodrigues da Exact Sales.

A Exact Sales através de uma metodologia completa, auxilia empresas que realizam vendas complexas a terem mais sucesso com suas negociações, atingindo mais lucros.

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]