Por Em Em 25 maio, 2017

NÃO ENTRE EM PÂNICO: O Guia do Melhor Produtor de Vídeos da Galáxia

Se você já passou horas na frente de um videogame, maratonou sua saga de filmes preferida em um único dia e já sonhou em viver em outras galáxias, você provavelmente deve entender o quanto o dia 25 de maio é simbólico e importante. Mas se você não viveu nada disso, tudo bem! Estamos aqui para ajudar.

O dia 25 de maio é conhecido como o Dia do Orgulho Geek ou Dia da Toalha. Isso porque, nesse mesmo dia, em 1977, era exibido ao mundo pela primeira vez o primeiro episódio de uma das sagas mais importantes da história do cinema: “Star Wars”. E como se isso por si só não bastasse para o 25 de maio entrar para a história, alguns anos depois, em 2001, os fãs de “O Guia do Mochileiro das Galáxias” – outra obra marcante do universo geek – decidiram eleger o dia como o Dia da Toalha, como forma de homenagear o escritor da série, Douglas Adams, que havia falecido alguns dias antes.

Por isso, o dia 25 de maio é tão importante para a cultura geek e é comemorado em todo o mundo por fãs de diferentes idades e com diferentes preferências.

Se você já leu o “Guia do Mochileiro das Galáxias” ou pelo menos já ouviu falar sobre o livro, já deve saber que você nunca deve sair de casa sem ele – ou sem uma toalha. Afinal, ele é a obra mais útil para um viajante intergaláctico e pode salvá-lo em diversas situações.

Então, inspirados nesse livro e em suas lições, nós resolvemos criar o Guia do Melhor Produtor de Vídeos da Galáxia! Nele você vai encontrar 10 dicas que todo produtor deve seguir se quiser atingir os melhores resultados com seus vídeos.

Preparado? Então pegue sua toalha e, caso tenha algum problema no percurso, NÃO ENTRE EM PÂNICO! Vamos te ajudar 😉

nao entre em panico dia da toalha

1. Não seja um vogon

De acordo com o Guia, “os vogons são uma das raças mais desagradáveis da Galáxia […], são mal-humorados, burocráticos, intrometidos e insensíveis.” Então, nosso conselho é: para ser um ótimo produtor de vídeos, nunca, em hipótese alguma, seja um vogon.

Para começar, jamais seja mal-humorado: é importante que seus vídeos tenham uma cara simpática, mesmo se estiverem tratando de um assunto sério. Não precisa forçar um tom cômico, claro – mas procure fazer com que as pessoas se identifiquem com você e com seu conteúdo.

Além disso, não seja burocrático. O sucesso do conteúdo em vídeo hoje é muito baseado na didática – pense em videoaulas, por exemplo. Além da parte visual que é bastante importante, a diferença de um vídeo para uma apostila é a presença do professor, certo? Portanto, torne as coisas simples para quem está te assistindo do outro lado.

Para não ser intrometido como um vogon, procure pensar bem na forma certa de se aproximar da sua audiência. Claro, você quer alcançar um grande público, mas um marketing invasivo pode ser muito danoso para sua reputação. Procure ter uma frequência de divulgação constante, mas não excessiva – sem “floodar” quem te segue!

Por fim, não seja insensível como um vogon: construa um relacionamento com a sua audiência, pois eles são seus maiores apoiadores. Ouça feedbacks, atenda a sugestões e responda quem te procura. Assim, seu público irá te promover de forma orgânica.

2. Entenda que alguns acessórios são como toalhas

Se você é um bom Mochileiro das Galáxias, já deve saber que uma toalha é o item mais essencial em sua jornada. Como descrito por Douglas Adams em seu livro, uma toalha pode ter inúmeras utilidades e vai te salvar na maioria das situações.

“[…] a toalha é um dos objetos mais úteis para um mochileiro interestelar. Em parte devido a seu valor prático: você pode usar a toalha como agasalho quando atravessar as frias luas de Beta de Jagla; pode deitar-se sobre ela nas reluzentes praias de areia marmórea de Santragino V, respirando os inebriantes vapores marítimos; você pode dormir debaixo dela sob as estrelas que brilham avermelhadas no mundo desértico de Kakrafoon; pode usá-la como vela para descer numa minijangada as águas lentas e pesadas do rio Moth; pode umedecê-la e utilizá-la para lutar em um combate corpo a corpo; enrolá-la em torno da cabeça para proteger-se de emanações tóxicas ou para evitar o olhar da Terrível Besta Voraz de Traal (um animal estonteantemente burro, que acha que, se você não pode vê-lo, ele também não pode ver você -estúpido feito uma anta, mas muito, muito voraz); você pode agitar a toalha em situações de emergência para pedir socorro; e naturalmente pode usá-la para enxugar-se com ela se ainda estiver razoavelmente limpa.” – Guia do Mochileiro das Galáxias.

E não para por aí! O autor fez questão de dedicar uma página inteira à toalha e às suas infinitas utilidades (agora você entendeu porque o dia 25 também é o Dia da Toalha, né?).

Quando você está produzindo vídeos, existem objetos que também são essenciais e que, apesar de não possuírem tantas utilidades, podem acabar salvando sua filmagem. Como o tripé! Ninguém gosta de assistir um vídeo com a imagem tremida e instável, certo? Então, ter sempre um tripé a mão vai te dar mais segurança na hora das tomadas e deixar seu filme com uma qualidade mais profissional.

Ter uma cartão de memória com bastante espaço também vai ajudar a evitar que você tenha problemas durante a gravação e precise interrompê-la porque não cabem mais arquivos no local de armazenamento. Da mesma forma, é importante ter sempre uma bateria extra para sua câmera. Assim você consegue gravar tudo que precisa de uma só vez e não tem trabalho extra!

3. Conheça sua audiência antes de qualquer coisa: ofereça uma xícara de chá!

O Guia também nos ensinou que ao encontrar uma forma de vida alienígena desconhecida, a melhor saída é lhe oferecer uma xícara de chá. E como a gente sabe que não é muito fácil falar com quem você não conhece, aconselhamos você a fazer o mesmo com o seu público.

Puxe uma cadeira, sirva duas xícaras e o convide a se sentar para bater um papo: pisar em território desconhecido nunca é uma boa ideia, por isso, conhecer bem seu público é imprescindível para que seu projeto tenha sucesso. Esse estudo da audiência vai te fazer entender melhor qual conteúdo você deve produzir e qual o melhor formato para produzi-lo.

4. Nem todos tem acesso a um Peixe-Babel. Facilite a compreensão do conteúdo!

Um Peixe-Babel pode salvar vidas: coloque um deles na orelha e ele instantaneamente traduz todo e qualquer idioma. Essa é a dica do Guia para que um bom mochileiro consiga conversar em qualquer planeta da galáxia.

Seria ótimo se todos nós pudéssemos ter um Peixe-Babel, mas, como esse não é o caso, você deve tomar cuidado e falar a mesma língua que seu público – ou, muito provavelmente, ele não vai te entender!

Imagine, por exemplo, um cenário em que você se depara com um vídeo que tem um áudio ruim ou em que a pessoa fala de forma muito apressada. É muito provável que você desista dele rapidamente, não é mesmo? – afinal, de nada adianta assistir a um conteúdo que não vai ser compreendido.

Exatamente para prevenir que seu vídeo passe por esses problemas, é importante que você seja cuidadoso com o áudio da sua produção. Escolher um bom microfone para te acompanhar já é um ótimo passo, mas, mais do que isso, você precisa falar de forma bem articulada e clara para que seus ouvintes te entendam.

Além disso, aqui é mais um momento importante para sentar e tomar uma boa xícara de chá com o seu público. Estude a forma como ele se comunica para conseguir, assim, definir qual a melhor linguagem a ser usada em seus vídeos. Já imaginou um conteúdo voltado para a terceira idade que usa palavras como “lacrou” ou “top”? Ou, no caso contrário, um vídeo voltado para o público jovem que diga coisas como “pitel” e “manda brasa”? Ia ser muito mais difícil absorver um conteúdo se a cada frase você não soubesse o significado de algumas palavras, né? Por isso, é de extrema importância que você facilite a compreensão de quem te assiste.

5. Seja tão inteligente quanto Marvin (mas não tão depressivo)

No livro, Marvin é um robô criado a partir de um protótipo de personalidade humana que, infelizmente, deu muito errado. Assim, apesar do seu QI 50.000 vezes superior ao de um ser humano, o robô acabou se tornando um androide deprimido.

Quando Marvin é questionado sobre algum assunto, sua reação é uma resposta pouco esclarecedora, seguida de uma série de lamentações. Como produtor, procure não ser como o robô: seja solícito com o seu público, compartilhe um conteúdo de qualidade, que atenda às demandas e esclareça dúvidas.

Mas se você quiser se inspirar no androide, inspire-se em sua inteligência! Você pode não ser um robô de QI infinito, mas você pode sempre pesquisar bastante. Afinal, o melhor produtor de vídeos da galáxia estuda e se torna referência no assunto que trata.

marvin guia do mochileiro das galaxias nao entre em panico

6. Assim como o Marvin, seu conteúdo antigo também pode ser bem útil

Já imaginou ser 37 vezes mais velho do que todo o universo? É exatamente assim que Marvin se sente. Com um conhecimento maior do que o mais sábio dos homens, o androide tem a capacidade de conversar sobre as novidades do momento tão bem quanto sobre assuntos antigos, sempre apto a esclarecer qualquer dúvida.

Assim como Marvin, você deve tentar ter domínio sobre os mais variados tópicos ligados ao seu negócio e, inspirando-se no androide, você pode sempre recorrer a materiais antigos para complementar os novos. Reciclar seu conteúdo é uma estratégia fundamental para se manter sempre atualizado e fortalecer sua marca como uma referência naquele campo. Por isso, não tenha medo de repostagens ou aproveitamento de materiais antigos – só tenha o cuidado de sempre checar se ele não tem nenhuma informação ancestral demais e, portanto, desatualizada.

Aqui neste material você pode entender direitinho como reciclar seus conteúdos antigos sem perder em qualidade.

deixar videos antigos relevantes no dia da toalha

7. Seja mais Guia do Mochileiro e menos Enciclopédia Galáctica

Segundo a obra de Adams, o Guia do Mochileiro é um livro “concorrente” da Enciclopédia Galáctica, mas que conseguiu fazer muito mais sucesso e ser mais amado entre os viajantes interestelares.

Segundo o livro “A razão de o Guia do Mochileiro das Galáxias ser o livro de maior sucesso da galáxia é, em primeiro lugar, por ser menor e ligeiramente mais barato do que a Enciclopédia Galáctica e, em segundo lugar, por trazer a frase ‘Não Entre em Pânico’ em letras garrafais e amigáveis escrita na capa.”. Portanto, quando for fazer um conteúdo, lembre-se de pensar em como você pode ser melhor do que a concorrência e como você pode se destacar perante o público. É importante conhecer sua audiência e entender o que ela quer.

No caso do Guia do Mochileiro, esse livro conseguiu o sucesso porque era mais simples do que a Enciclopédia Galáctica. E para um vídeo, esse ponto também é extremamente importante. Pense que a duração ideal para seu vídeo é o tempo em que você consegue passar sua mensagem com qualidade e sem enrolações. Seja objetivo e claro! Isso é essencial.

E assim como o Guia, faça tudo para ser atrativo para sua audiência ainda nos primeiros segundos. Você não precisa escrever NÃO ENTRE EM PÂNICO em letras garrafais no início do conteúdo, mas pode apostar em uma boa trilha sonora, pode fazer perguntas, contar histórias e também produzir um thumbnail legal.

8. Faça seu cenário ser tão incrível quanto a Coração de Ouro

No livro escrito por Douglas Adams, a nave Coração de Ouro é uma das mais incríveis da galáxia. Ela é redonda, é totalmente nova e moderna e – o melhor – possui um gerador de improbabilidade infinita que permite que ela viaje de um ponto a outro da galáxia facilmente.

Portanto, para a produção do filme do “Guia do Mochileiro das Galáxias”, era necessário construir um cenário que estivesse à altura do que foi descrito no livro. Para isso, a produção caprichou e foi tão minuciosa que o que seria o interior da nave, foi iluminado com mais de 3.000 lâmpadas – cada uma delas colocada à mão! Impressionante, não é?

E é esse mesmo cuidado que você deve ter com o cenário das suas produções! Um bom cenário é essencial para o sucesso de um vídeo e pode impactar diretamente na forma como as pessoas percebem e aceitam seu conteúdo.

Um cenário mal iluminado, desorganizado e que não tem nada a ver com o conteúdo do seu vídeo, pode dificultar a compreensão da sua mensagem, dar a impressão de falta de profissionalismo e fazer com que as pessoas não se engajem com seu canal. Por isso, sempre mantenha suas cenas organizadas e bem iluminadas e busque por elementos que remetam ao tema do seu conteúdo. Se possível, tenha um espaço reservado para gravar e o mantenha sempre arrumado para lhe poupar tempo.

Quer saber como montar seu próprio estúdio de gravação independente do orçamento? Acesse nosso guia aqui!

9. Ainda que demore 27 anos, seu conteúdo precisa ser bem produzido

Produzir só por produzir não vai te tornar o melhor produtor de vídeos da galáxia. Um bom vídeo é feito de paciência e, principalmente, planejamento minucioso – por isso, nada de correria ou seu conteúdo pode acabar sendo um fiasco.

Até alcançar as telas do cinema na melhor adaptação possível, o Guia do Mochileiro das Galáxias teve de esperar 27 anos, mas NÃO ENTRE EM PÂNICO: você não vai precisar de tanto tempo assim para conseguir produzir bons conteúdos para o seu canal.

O primeiro passo para alcançar a qualidade profissional é selecionar os equipamentos certos para serem seus aliados. Pense qual câmera mais combina com o seu projeto, invista em iluminação e tenha em mãos um bom microfone. Assim, você garante uma ótima produção para seu conteúdo e consegue fazer com que as pessoas se interessem pelo o que você tem a dizer.

O planejamento é outra peça essencial para o sucesso da sua estratégia – afinal, de nada adianta ter boas ideias se você não conseguir executá-las bem e acabar decepcionando seus fãs, não é mesmo? Por isso, pense com carinho no processo de filmagem e detalhe tudo o que achar necessário para que ele aconteça: dos materiais necessários ao roteiro do vídeo – trace todo o seu caminho.

10. 42 é a resposta à questão fundamental sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais

Há muito tempo atrás, em um planeta desconhecido em outra dimensão, uma raça de seres hiperdimensionais ficou de tão saco cheio de tentar achar a resposta para o Vida, o Universo e Tudo Mais, que resolveu construir um super computador capaz de calcular uma resposta definitiva para essa pergunta. E a esse computador chamaram de Pensador Profundo.”

E foi assim que o Pensador Profundo descobriu: a resposta para a questão fundamental sobre a Vida, o Universo e Tudo o Mais era 42. Perplexos, os pesquisadores questionaram qual era a pergunta fundamental – essa, o computador já não sabia dizer.

Você pode encontrar muitos produtores de conteúdo igualmente ansiosos para encontrar a fórmula para o vídeo perfeito, mas essa é uma pergunta sem resposta. O vídeo perfeito é aquele que atende necessidades específicas, e necessidades que variam de público para público.

Então, não adianta tentar construir um Pensador Profundo para desvendar esse mistério: procure entender a sua audiência e aperfeiçoar o seu tipo de vídeo para aquilo que seu público precisa.

Qualquer coisa, a resposta é 42.

gif guia do mochileiro das galaxias nao entre em panico 42

Conclusão: NÃO ENTRE EM PÂNICO!

Em muitas das civilizações mais tranquilonas da Borda Oriental da Galáxia, este artigo já se tornou o repositório-padrão de todo o conhecimento e sabedoria para um produtor de vídeos.

Mesmo assim, se você ainda quiser se aperfeiçoar, nosso blog tem mais de 42 outros artigos incríveis para que você se torne o melhor produtor de vídeos da galáxia – então não deixe de conferir! 🙂

E para você que entendeu todas as referências e já está com sua toalha em mãos (ou não entendeu, mas quer aprender todos os segredos da cultura geek), temos uma sugestão para você: o TIM Geek, um aplicativo perfeito para quem quer se manter informado sobre o mundo nerd! Nele, você recebe notícias exclusivas sobre suas HQs, filmes, séries e games preferidos – contando com a curadoria de especialistas do Omelete, maior site de entretenimento do Brasil. Vai perder?

Por fim, para ter mais insights para suas produções, não deixe também de acessar o relatório da nossa pesquisa sobre como pessoas e empresas produzem vídeos no Brasil.

como pessoas produzem videos aprenda no dia da toalha

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.