Por Em , Em 29 dezembro, 2016

O Blog da Samba em 2016 e os 10 conteúdos mais acessados

“O Blog da Samba em 2016 alcançou resultados impressionantes e levou muito conteúdo de qualidade aos leitores.”

topo

Em 2016 vivemos grandes momentos aqui na Samba e, com o ano acabando, é hora de fazer um balanço daquilo que aconteceu e destacar nossas conquistas e bons resultados – além de, claro, aprender com o que deu errado.

Neste ano, colocamos no ar projetos importantes como o Samba Talks, inauguramos uma nova seção aqui no blog, a Enredos da Samba, e também implementamos novas funcionalidades em nosso player, como acessibilidade, visualização em 360º e muito mais.

Se 2015 já tinha sido um bom ano pra gente, 2016 superou as expectativas e mostrou que esforços direcionados e focados em resultados valem muito a pena quando se trata de marketing digital e expansão.

Portanto, neste artigo nós vamos te mostrar alguns dos nossos resultados em 2016, contar um pouco sobre como funcionou nossa estratégia de conteúdo e mostrar como conseguimos evoluir em diferentes pontos.

Além do mais, vamos mostrar quais foram os 10 posts mais acessados do ano e falar um pouco da importância de cada um deles.

Esperamos que você goste e aprenda com a gente!

O Blog da Samba em 2016 – Números

Para começar, vamos a alguns números simples. Em 2016:

  • 143 artigos foram publicados.
  • Produzimos mais de 100 vídeos.
  • Publicamos artigos em mais de 20 blogs de parceiros como StartSe, Startupi, Meu Sucesso, Mundo do Marketing, Rock Content, Hekima, Méliuz, Racoon e muitos mais.
  • 11 colaboradores de diferentes setores (desde Customer Success até TI) escreveram na seção Enredos da Samba e enriqueceram nosso blog.
  • Atingimos a marca de 50 mil leitores mensais e ultrapassamos esse número.

E isso foi fruto de muita dedicação e empenho por parte de todo o time de comunicação e de quem se dispôs a levar mais conteúdo de qualidade à nossos leitores mensais.

Tráfego orgânico e SEO

E ainda falando de números, ficamos extremamente felizes de compartilhar que nosso blog esse ano mais do que duplicou de tamanho e nós conseguimos triplicar nosso tráfego orgânico, graças a um trabalho cuidadoso de SEO e a produção de conteúdo relevante para quem confia na gente na hora de se informar e aprender sobre marketing, empreendedorismo, vídeos e muito mais.

Ano passado, até o mesmo dia em que esse post foi produzido, nós havíamos tido aproximadamente 199 mil visitas no blog desde Janeiro e, dessas, 127 mil eram orgânicas, que é o melhor tipo de tráfego que um portal de conteúdo pode ter. Neste ano, até agora nós tivemos 544 mil visitas e nosso tráfego orgânico já passa dos 380 mil! Um resultado incrível e que merece ser comemorado.

captura-de-tela-2016-12-26-as-5-16-20-pm
captura-de-tela-2016-12-26-as-5-16-00-pm

Em 2016 aprendemos o real valor de escrever conteúdos de forma estratégica, aliando a satisfação dos leitores aos nossos objetivos de negócio e a recompensa foi incrível.

Com um novo planejamento de palavras chave e estratégias bem estruturadas de produção e reciclagem de conteúdo, divulgação e link building, conseguimos garantir diversas primeiras posições importantes no Google e além de aumentar nosso tráfego, geramos mais oportunidades de negócio para nossa empresa.

Afinal, mais do que acessos, nossos posts que ranqueiam nas primeiras posições do buscador para termos estratégicos, como o de Transmissão ao vivo em 04 passos, o de Comunicação Empresarial e o de Edição de Vídeos, são responsáveis por garantir também os famosos leads e MQLs dos quais dependem o sucesso da Samba. Isso graças a CTAs e formulários estratégicos em cada publicação e uma abordagem diferenciada para cada tipo de solução que o leitor busca.   

Conteúdos em vídeo

Os vídeos também foram essenciais para que a Samba atingisse resultados tão impressionantes em termos de conteúdo e, mais do que o que a gente “vende”, são parte da nossa própria estratégia.

Neste ano, além dos vídeos no blog em diferentes artigos, a Samba participou de Webinars, produziu peças incríveis para divulgação dos conteúdos nas redes sociais, criou o Samba Talks, um projeto totalmente em vídeo para incentivar o empreendedorismo e viu que realmente os vídeos são quentes. Se antes se falava do futuro com vídeos e desse material como tendência, agora o discurso é outro e todo o poder desses conteúdos já é realidade!

Os vídeos foram essenciais para que a gente aumentasse nosso tráfego orgânico, uma vez que ajudaram a enriquecer nossos conteúdos e a aumentar o tempo de permanência dos usuários em nossas páginas – fator bem relevante para o Google.

E além de fazer com que mais gente encontrasse nossos conteúdos, eles também ajudaram a solidificar nossa marca e espalhar a cultura Samba, uma vez que nas redes sociais os vídeos têm muito mais relevância e visibilidade. Cada pequeno conteúdo que a gente postou teve milhares de visualizações nas redes – principalmente no Facebook – e ajudou muito a construir nossos excelentes resultados.

Um exemplo foi esse vídeo de divulgação do artigo de gamification.

Ele conseguiu alcançar mais de 13.300 pessoas no Facebook, e teve mais de 3.500 visualizações na rede, atraindo muitas pessoas para nosso artigo sobre o assunto no blog.

As estrelas do ano

Por fim, é hora de dar o merecido destaque aos conteúdos que mais brilharam em 2016, conquistaram primeiras posições no Google e foram responsáveis por quase 50% de todo nosso tráfego no ano.

Se você leu algum deles, tomara que tenham sido muito úteis para você e te ajudado, de alguma forma, a ter um 2016 melhor, com mais realizações, aprendizado ou apenas prazer mesmo. E se você não leu algum (ou nenhum deles), a gente te convida a dar uma olhada, antes que o ano acabe, para que você comece 2017 com uma dose extra de conteúdo e ideias novas na cabeça!

01 –  Transmissão ao vivo: aprenda a fazer a sua em 04 passos

transmissao-ao-vivo

Mais um vez, esse foi o conteúdo de maior sucesso em nosso blog. Aqui você vai encontrar o passo a passo para fazer uma transmissão ao vivo de qualidade e ver direitinho o que você precisa em termos de tecnologia, equipamentos e estrutura.

02 – Estúdio de gravação caseiro: os equipamentos necessários para montar o seu

home-studio

Nada melhor do que ter um espaço reservado especialmente para gravar seus vídeos, não é? Vai economizar tempo, dinheiro e dinamizar sua produção. Aqui nesse post você aprende direitinho do que precisa para montar seu próprio home studio de vídeos.

03 – Não deixe um áudio ruim matar seu vídeo: Guia para se dar bem

guia-audio

Produzir conteúdos de qualidade, seja em texto ou vídeo, é essencial para ter sucesso em qualquer estratégia. Um áudio ruim pode arruinar sua produção e aqui você vai entender de forma simples como deixar o som dos seus vídeos impecável.

04 – Como escolher a melhor câmera para gravar vídeos

camera-para-videos

Assim como o áudio, ter uma boa imagem é essencial para que você possa ter sucesso com seus conteúdos em vídeo. Nesse conteúdo, além de dicas quentes para escolher a câmera e ter mais qualidade de gravação, você pode ver um vídeo sobre o assunto.

05 – 06 ferramentas para criar imagens e vídeos animados

img-animado

Quer complementar e dinamizar sua comunicação investindo em peças mais atrativas? Aqui nesse artigo você encontra 06 ferramentas para criar tanto imagens quanto vídeos animados e pode começar a ter conteúdos muito mais interessantes.

06 – Edição de vídeos: 07 programas gratuitos para usar em suas produções

edic%cc%a7a%cc%83o-de-videos

Para muita gente, a pior parte de produzir vídeos é a edição. Se você não tem muita familiaridade com o tema, pode acabar se perdendo entre tantas funcionalidades. Para ajudar, neste artigo você vai conhecer 07 programas para diferentes necessidades e níveis de conhecimento, que vão fazer edição parecer brincadeira.

07 – Como estabelecer uma comunicação empresarial eficaz e melhorar sua comunicação

comunicacao-empresarial

Você sabe o que realmente é comunicação empresarial e como ela pode ser realmente eficiente? Nesse artigo a gente te conta tudo sobre o assunto, traz o conceito de forma completa e ainda apresenta depoimentos do Gustavo Caetano, nosso CEO e do José Augusto Schincariol, do Advisory Board da Samba Tech.

08 – Tudo sobre cursos online: como criar, divulgar e distribuir

cursos-online

Com o fortalecimento do empreendedorismo digital e a popularização da internet, vender cursos está se tornando algo cada vez mais rentável. Quer começar seu negócio na internet e ganhar dinheiro com educação? Vale a pena ler esse artigo. Aqui você encontra tudo que precisa para começar e ter sucesso.

09 – Quer criar uma Web TV? Veja o passo a passo

webtv

Que tal ter seu próprio canal de conteúdo na internet e ganhar dinheiro com isso? Nesse artigo você pode ver passo a passo como criar sua própria Web TV e as melhores dicas para hospedar, distribuir e divulgar seu conteúdo.

10 – Como garantir uma boa iluminação em seus vídeos online

iluminacao-certo

A iluminação é outro fator importante para que um vídeo tenha qualidade técnica e seja realmente efetivo. Se você quer descobrir formas simples de iluminar um cenário e ter imagens com qualidade infinitamente maior, basta acessar o conteúdo e também assistir o vídeo!


2016 foi um ano de muitas descobertas, trabalho duro e aprendizado para toda a equipe da Samba. Mas quando olhamos os resultados que alcançamos com isso tudo, só fica a certeza de que tudo valeu muito a pena.

E a gente diz isso não só pelos resultados do negócio, mas também porque através desses conteúdos pudemos ajudar muita gente a produzir seus vídeos, começar um negócio na internet, a aprender sobre marketing e estratégias digitais e a tirar seus sonhos e projetos do papel. Essa é a melhor parte!

Em 2017 a gente espera conseguir alcançar e ajudar ainda mais pessoas e levar conteúdo cada vez com maior qualidade a todo mundo que precisar.

Feliz ano novo a todos 😀  

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.