Por Em , Em 14 agosto, 2017

Os benefícios do Coaching para sua empresa e como a Samba pode te ajudar nesse processo!

Nos últimos anos, empresas de todos os tipos e portes têm feito um movimento de investir mais na capacitação de seus colaboradores. Essa estratégia vem à prática especialmente por meio de atividades de treinamento e desenvolvimento e do coaching e tem como objetivo não apenas desenvolver as habilidades pessoais e profissionais dos funcionários, mas, também, de melhorar os resultados alcançados pela corporação.

Dentre todas as estratégias, porém, uma se destaca: o coaching. De acordo com pesquisas, 68% das organizações dizem já utilizar esse tipo de método com seus colaboradores e, além disso, a técnica é uma das mais rentáveis para as corporações, garantindo, em alguns casos, um retorno até 500x maior que o investimento.

No entanto, apesar do sucesso da estratégia de coaching e dos resultados que ela vem gerando, ainda prevalecem, para muitos, algumas dúvidas sobre a técnica e seus métodos de aplicação – e é exatamente para responder todas as perguntas mirabolantes que giram em torno no coaching que este artigo existe!

E, se você se interessa por coaching, que tal saber mais sobre como o vídeo pode ser um ótimo aliado na hora de trabalhar com desenvolvimento pessoal e profissional?

como criar cursos livres em coaching

Mas antes de tudo: o que o Coaching?

Definição

Estrangeira, a palavra coaching é derivada de coach, que, na língua inglesa, tem o significado equivalente à treinador. Essa primeira definição já nos dá uma dica valiosa sobre o que é e como se dá a relação de coaching: é uma espécie de treinamento que pode acontecer tanto no âmbito pessoal quanto profissional, visando o desenvolvimento de alguem.  

O Coaching muitas vezes é confundido com um método de auto-ajuda, ou uma terapia, mas na verdade não é nada disso. Basicamente, essa técnica consiste em utilizar um conjunto de ferramentas e métodos cientificamente testados para ajudar a aumentar a produtividade, alcançar metas estabelecidas em conjunto e a acelerar o desenvolvimento e a evolução de um indivíduo.  

Os envolvidos

Quando falamos de coaching, é importante destacar os termos associados durante esse processo (e que, inclusive, vão ser mencionados longamente durante este artigo).

Essa metodologia envolve duas instâncias: o coache e o coachee. Apesar da semelhança, essas duas palavras designam duas pessoas diferentes: o coache é o treinador; o mentor; o profissional que aplica a técnica, enquanto chamamos coachee a pessoa ou o grupo de pessoas que está recebendo a orientação aplicada pelo coache.

Como acontece na prática

Max Landsberg, uma das referências no campo, define que o processo não se dá por meio de uma pessoa ditando regras e instruções – muito pelo contrário: o coaching é uma relação estabelecida entre o coache e o coachee, na qual, juntos, eles vão construir as atividades, metas e objetivos do processo e contribuir de forma emparelhada para o desenvolvimento pessoal e/ou pessoais do coachee.

Na prática, o coaching é, em termos simples, um diálogo que procura orientar o coachee a conseguir realizar as metas que foram estipuladas no início do acompanhamento. É dever do coache encorajar, desafiar, apoiar e fornecer as ferramentas necessárias para que a pessoa consiga alcançar, de maneira mais rápida, proativa e completa, seus objetivos.  

Para que o processo seja possível, são realizadas reuniões semanais, quinzenais ou mensais entre o coache o coachee, que podem ser individuais ou em grupo, com duração geralmente variando entre uma e duas horas.

Durante essas reuniões, a pessoa que está recebendo o coaching é incentivada a identificar seus valores essenciais e trabalhá-los, criando para si uma visão de futuro que seja estimulante e a faça correr atrás de seus objetivos para alcançá-la. É um processo que propicia crescimento extremo tanto em questões profissionais quanto pessoais.

Tipos de coaching

Assim como comentamos, o coaching pode ser usado tanto para o pessoal quanto para o profissional, exatamente por isso, ele pode se estender por áreas como família, relacionamento, finanças, esporte, nutrição e saúde quando pensamos no coaching pessoal e para áreas como coaching corporativo, para concursos, de carreira, de performance, de comunicação e de liderança se formos para o lado do business coaching.

E, inclusive, para saber mais sobre a importância de treinar os líderes da sua empresa é só clicar aqui que a gente te conta! 😉

coaching para líderes

Os benefícios do Coaching

Para a empresa:

Retenção de talentos

A rotatividade de funcionários em uma empresa, apesar de parecer uma coisa boa, pode trazer inúmeros prejuízos como perda de produtividade, de conhecimento e informações estratégicas, e ainda gastos excessivos com processo seletivo e treinamentos para os novos funcionários.

Para evitar estes problemas, o coaching pode ser uma excelente estratégia, uma vez que é comprovado que funcionários que têm esse privilégio, têm também mais vontade de crescer em suas empresas, de colaborar positivamente e se tornam mais fiéis a organização.

Aumento de produtividade

Funcionários que passam pelo processo de coaching se tornam mais confiantes, têm mais vontade de fazer a diferença em seus ambientes de trabalho, e, portanto, tem um aumento de empenho e produtividade.

E essa vontade por parte do funcionário pode ser decisiva para o crescimento da empresa e fazer toda a diferença em seus resultados.

Funcionários focados em metas e resultados

Você provavelmente já ouviu falar que “para quem não sabe onde quer chegar, qualquer lugar serve”, não é mesmo?

A frase quer dizer basicamente que, para quem trabalha sem metas e objetivos definidos, qualquer resultado serve, mesmo que ele não seja o mais satisfatório ou que não supra as necessidades de crescimento da empresa.

Por isso é tão importante estabelecer metas e objetivos para que os funcionários se esforcem para atingi-las e façam a empresa crescer o máximo possível.

Nesse ponto, o coaching mais uma vez é extremamente importante, pois trabalha justamente com metas e incentiva os coachees a atingi-las e buscar sempre os melhores resultados profissional e pessoalmente.

É mais crescimento para você e para seus funcionários!

Para a pessoa que recebe:

Autoconfiança

O processo de coaching é pensado para que o coachee desenvolva suas habilidades e trabalhe aquilo que ele tem de potencial. Dessa forma, o coachee começa a se sentir cada vez mais confiante em si mesmo e capaz de guiar sua própria vida, suas ações, e de tomar decisões importantes.

Criatividade e capacidade de ação

Estando mais confiante em si mesmo e em sua capacidade, a pessoa que recebe o coaching, gradativamente também vai se tornando mais ousada e passa a buscar soluções que fujam do comum, do que é esperado dela. Não há mais o temor de estar fazendo algo errado ou que não deveria, e então coisas incríveis acontecem.

Melhora em seus relacionamentos

Outro benefício do coaching é a melhora que ele proporciona em questões como relacionamento interpessoal.

Com a realização do processo, o coachee ficará cada vez mais apto a lidar com as outras pessoas, seja no ambiente profissional ou pessoal, e poderá melhorar outros pontos como a capacidade de trabalhar em equipe.

Como realizar o Coaching de forma fácil, flexível e completa – O Samba Play

Investir em coaching para sua empresa é extremamente vantajoso, mas exige dedicação e empenho dos funcionários para comparecer a todas as reuniões com calma e aplicar aquilo que foi conversado durante elas. Caso o funcionário fique adiando as reuniões, ou não participe de cada uma delas com dedicação, o processo pode ser prejudicado.

Algumas empresas desistem da coaching por acharem difícil que o funcionário mantenha esse compromisso semanal, ou quinzenalmente, por causa de tarefas em outros lugares, horários que não coincidem para coache e coachee ou viagens corporativas. Porém, perde-se aí uma excelente chance de crescimento e evolução para seus funcionários e a própria empresa.

Mas então, como resolver esses problemas e tornar o coaching mais interativo, acessível, completo e, principalmente, flexível?

Nesse caso, uma plataforma de vídeos online, como o Samba Play pode ajudar bastante!

Com esse tipo de solução, seus funcionários podem fazer as reuniões com qualidade igual ou maior do que as presenciais e ainda evitar problemas de incompatibilidade de horários, deslocamento, viagens e muitos outros.

Com o Samba Play, você pode ligar coache e coachee onde quer que eles estejam através de um ambiente moderno, completo e totalmente voltado para o máximo aproveitamento do conteúdo passado e da reunião.

E se você ficar receoso com a ideia de ter que gravar vídeos, a gente te garante: é mais fácil do que parece! E aqui nesse material você descobre tudo que precisa para conseguir, você mesmo, gravar seus conteúdos com qualidade profissional. 

montar um home studio para gravar coaching

Distância sem distância

Com o Samba Play, você conecta as duas partes envolvidas no coaching com qualidade total de áudio e vídeo e, assim, garante que a comunicação entre eles não tenham limites. Com a nossa plataforma você consegue que os coachees tenham material de base e apoio para consultarem e, dessa forma, torna o processo mais interativo, completo e tranquilo de ser absorvido.

Além disso, você consegue com que os coachees tenham acesso a todo o conteúdo que seja mais padrão durante o início dos processos de coaching – ou seja, o coache consegue otimizar seu tempo durante os encontros presenciais, uma vez que ele passa a ser mais focado realmente na performance do coachee, tornando todo o processo menos desgastante para os envolvidos ali.  Em resumo: você amplia a experiência do coache e de seu cliente!

Atraia clientes

Exatamente por servir como uma plataforma para vídeos mais gerais a respeito do seu processo de coaching, com o Samba Play você consegue atrair mais clientes, uma vez que você passa a ser mais facilmente encontrado online e a oferecer uma espécie de test drive do seu conteúdo!

Escolha seu modo de vender

Mas, claro, se você quiser optar para uma opção mais personalizada do conteúdo disponível ali, você pode! Ao optar pelo Samba Play você consegue separar seu conteúdo para ser vendido de forma avulsa, coleções ou por um pagamento mensal. Assim, é possível que, mesmo por meio da internet, a experiência continue personalizada para cada um dos coachees, uma vez que você pode criar vídeos para serem consumidos especialmente por eles!

E falando em personalização, assim como cada coache tem seu toque especial na hora de criar metodologias de ensino e acompanhamento, com o Samba Play você também pode dar a sua cara ao seu negócio: nossa plataforma permite a personalização para que você deixe seu conteúdo com a sua cara!

Assista quantas vezes quiser

Com o Samba Play você consegue que o coachee tenha acesso aos conteúdos necessários para o seu crescimento sempre que precisar – e por meio de qualquer dispositivo conectado à internet. Com essa funcionalidade, você facilita a vida de quem está passando pelo processo, uma vez que, assim como já comentamos, a rotina pesada do dia a dia pode ser uma complicação para que ele tenha um bom acompanhamento. 


Agora você já sabe que o processo de coaching é importante não apenas para o crescimento pessoal dos colaboradores que passam por ele, mas também para a própria empresa que o incentiva e já sabe como o vídeo pode ser o melhor aliado na hora de gerir esse projeto.

Com essa mistura da metodologia dos coaches e o Samba Play, todos saem ganhando: o coache não perde seus orientandos e não precisa se preocupar com a distância atrapalhando a eficiência do processo; os coachees têm acesso a orientação de qualidade de onde quer que eles estejam e podem trabalhar suas habilidades profissionais e pessoais; e as empresas ganham com funcionários mais ousados, determinados e dispostos a trabalhar para atingir metas e fazer a organização crescer.

Se você se interessou pela nossa plataforma, clique aqui para fazer um orçamento gratuito! 🙂

E se você tem interesse em trabalhar com coaching e quer explorar o máximo do que o mundo dos vídeos pode fazer por você, a gente te ajuda! Baixe nosso Guia sobre aulas online e descubra como ganhar dinheiro com seus treinamentos 😉

aulas online para coaching

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.