Por Em , , Em 11 setembro, 2015

Como a rotatividade de funcionários pode prejudicar sua empresa [e porque é importante reter talentos]

rotatividade de funcionarios_BANNER2

Olá, tudo bem?

Com o aumento da oferta de empregos que o país vivenciou nos últimos anos, a rotatividade de funcionários nas organizações se tornou mais perceptível e passou a representar um problema em alguns casos.

De acordo com uma pesquisa da consultoria Robert Ralph, de 2010 até 2013, a rotatividade de funcionários no Brasil cresceu em 82% das empresas.

Com a maior quantidade de vagas disponíveis, os funcionários estão mais exigentes e sempre em busca de novas oportunidades. Principalmente nos casos de colaboradores de qualidade, que sempre conseguem empregos, está cada vez mais difícil reter pessoal e evitar os prejuízos da rotatividade.

Aumento de gastos

Quando um funcionário deixa a empresa, além do acerto de contas, que inclui pagamento dos dias trabalhados; aviso prévio e aviso prévio especial para aqueles que já atuam há mais de um ano na empresa; férias vencidas e proporcionais; abono constitucional de 1/3 sobre esses benefícios e 13º salário proporcional, a organização ainda tem gastos com o processo de seleção, treinamento e adaptação do novo funcionário.

Pode ser interessante: Como melhorar suas vendas treinando seus funcionários

Perda de conhecimento

Se um funcionário possui amplo conhecimento sobre seu negócio, área de atuação, ou você havia investido muito para aprimorá-lo, quando ele sai da empresa, representa um grande prejuízo. Além da perda técnica e produtiva que sua saída pode acarretar, ainda há a perda financeira, tanto do que foi investido nesse funcionário, quanto do que precisará ser investido em quem o substituir.

Período de adaptação do novo funcionário

Contratar um novo funcionário, além da mobilização de esforços no processo seletivo e treinamento, implica que este novo empregado precisará de um tempo de adaptação ao novo trabalho em que seu desempenho não será tão alto ou qualificado. Isso pode acabar prejudicando sua empresa como um todo, impactando seus resultados e lucros.

Perda de credibilidade

“Uma empresa em que os funcionários estão constantemente se demitindo deve ter algum problema.”

Pode até não ser verdade, mas é isso que pensarão seus concorrentes, colaboradores, parceiros e potenciais novos empregados. A alta rotatividade de pessoal pode representar uma perda de credibilidade para sua organização e acabar gerando um marketing às avessas.

Devido a esses e uma série de outros fatores, é muito importante ficar atento a rotatividade de funcionários em sua organização e pensar o que pode estar colaborando com ela. Os motivos podem ir desde a quantidade e tipo de trabalho, ao ambiente e práticas da empresa. Fique ligado e peça sempre feedbacks a seus funcionários para melhorar esses pontos e repensar suas estratégias.

Como evitar a rotatividade

Algumas práticas também podem ajudar na retenção de talentos e uma delas é o investimento em treinamentos e qualificação dos funcionários. Ver que a empresa se preocupa com seu crescimento pessoal e aprendizado já é um ótimo incentivo aos colaboradores e pode ajudar até mesmo a melhorar o desempenho e satisfação dos funcionários com a empresa.

E o melhor, atualmente treinamentos corporativos não precisam ser sinônimo de gastos exorbitantes e baixo engajamento. Com as opções de cursos online, você pode qualificar seus funcionários em um tempo adequado ao aprendizado de cada um e ainda economizar com a locação de estruturas físicas, coffee breaks e transporte. Além do mais, o retorno do investimento nesses casos costuma ser muito mais rápido e os níveis de aprendizado são excelentes.

Veja: Quanto sua empresa gasta com treinamentos presenciais?

Outra forma de reter talentos é investir em uma comunicação eficiente com todas as partes da empresa. Através de uma TV Corporativa, por exemplo, você pode transmitir comunicados internos, facilitar o contato do RH com os funcionários, apresentar resultados, disponibilizar treinamentos e muito mais.

Manter uma comunicação transparente dentro da sua empresa ajuda a evitar fofocas, mal entendidos, demonstra preocupação da organização com os colaboradores e ainda facilita o contato e entendimento entre todas as áreas.

Saiba mais: Revolucione sua comunicação interna com uma TV corporativa

Você tem notado uma alta rotatividade em sua empresa? Acha que isso está te trazendo prejuízos? Então fique ligado nessas dicas e leia também o material abaixo que irá te ajudar a revolucionar sua organização

No mais, conte com a gente para encontrar as melhores soluções de comunicação para sua empresa.

Abraços e até a próxima!

cta revolucione sua comunicacao interna

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.