Por Em Em 6 setembro, 2017

5 maneiras de aumentar a produtividade do seu negócio digital

Um dos maiores desafios dos empreendedores é fazer com que milhares de tarefas se transformem em resultados concretos. Manter a eficiência é essencial para atrair e reter clientes, mas isso pode não ser tão trivial. Por isso, é importante conhecer práticas para aumentar a produtividade do seu negócio

Muitas vezes, ações simples podem fazer toda a diferença. São fatores que reduzem custos, estimulam os funcionários e otimizam os procedimentos internos, mas precisam estar bem alinhados para que os resultados sejam alcançados.

Ficou interessado no assunto? Então, continue acompanhando o post de hoje e descubra 5 maneiras de tornar a sua empresa mais produtiva.

E se você quiser aproveitar para descobrir também como aumentar as suas vendas, acesse o material abaixo!

aumentar as vendas e produtividade

1. Padronize os processos internos

Se cada funcionário buscar a sua própria maneira de resolver determinadas tarefas, o resultado pode variar consideravelmente. Além disso, será preciso disponibilizar muito mais energia e tempo para executá-las.

Uma forma de melhorar a eficiência das equipes e ter mais êxito é padronizando os processos internos. E existem várias maneiras de fazer isso.

Você pode se reunir com os profissionais mais experientes de cada time para criar fluxos de trabalho a serem seguidos por todos. Dessa forma, quando alguém tiver uma ação a ser cumprida, irá replicar o procedimento e concluí-lo de forma mais assertiva.

Além disso, quando um novo colaborador entrar na empresa, ficará mais fácil compreender o que fazer para atingir os objetivos esperados.

Por exemplo, ao atender um lead, é importante definir quais são as etapas a serem executadas e em qual ordem. Se ele veio pelo chat online, você pode responder a primeira dúvida, capturar o email dele e encaminhar para o comercial começar a fazer um follow-up.

Foque em processos replicáveis e, depois de determinado período, avalie o que pode ser otimizado, de acordo com os resultados obtidos e feedbacks dos times. Com essas práticas, seu negócio vai aumentar a produtividade e só tem a ganhar.

2. Automatize o seu negócio

Esqueça as tarefas manuais, nada de ficar lidando com centenas de planilhas, papéis ou alocando funcionários em ações repetitivas que são desenvolvidas facilmente por softwares.

Atualmente, existem ferramentas para automatizar praticamente qualquer tipo de atividade, desde automação de marketing, gestão financeira até a emissão automática de nota fiscal eletrônica.

Por exemplo, ao invés de ter uma pessoa perdendo dias para gerar os seus documentos fiscais, basta utilizar um sistema de emissão automática de nota fiscal eletrônica (NFS-e ou NF-e) que cuidará de todo o processo.

Dessa forma, sem nem precisar acessar o site da prefeitura ou sistema da Sefaz, as suas notas são emitidas e encaminhadas aos clientes automaticamente – até mesmo quando o órgão apresentar instabilidades – algo rotineiro, infelizmente.

Você pode automatizar a emissão de NF-e da forma como preferir, até mesmo de forma integrada a algum sistema interno utilizando uma API para nota fiscal eletrônica eficiente.

Com isso, você foca totalmente nas tarefas mais estratégicas do negócio, ganha muito mais produtividade e aumenta significativamente as suas chances de sucesso.

3. Determine prazos e metas

É preciso dizer uma verdade: sem prazos, a nossa tendência é procrastinar! Acabamos dando mais atenção a tarefas que são mais agradáveis e simples de fazer. Você também é assim? Calma que temos uma ótima dica para te ajudar nisso!

Uma forma eficiente é sempre estipular prazos e se comprometer com eles. Para que o objetivo seja atingido, você pode incentivar a equipe com um bônus por produtividade, por exemplo.

Ao estabelecer metas, quando a equipe conseguir atingi-las, uma opção é fazer um encontro para comemorar, presentear ou oferecer algum outro tipo de bonificação.

Além disso, ao mensurar a performance dos colaboradores, você consegue identificar o que deve ser mantido, aprimorado e até descartado.

4. Crie soluções intuitivas

Para evitar que seus clientes se sintam frustrados por sempre precisarem do seu suporte – mesmo considerando o atendimento uma tarefa fundamental – é importante que a solução seja intuitiva. Isso quer dizer que o usuário vai compreender como utilizar o seu produto ou serviço assim que ele tiver o primeiro contato com ele.

Esse é um fator extremamente relevante, pois se você vende algo muito complexo, as chances de perder horas para responder aos questionamentos dos clientes é grande.

E isso pode impactar não só a produtividade do seu negócio como a probabilidade do cliente ficar chateado e ir encontrar algum concorrente no mercado.

Claro que o suporte é necessário para praticamente qualquer negócio, porém ele deve ser utilizado apenas para tirar dúvidas esporádicas e às vezes para resolver alguma complicação.

Por exemplo, se muitos clientes perguntam sobre o mesmo assunto, o ideal é que você solucione a questão para não ter que ficar respondendo às perguntas sobre o tema frequentemente.

Criar uma base de conhecimento também é uma boa alternativa, mas resolver o problema na raiz e evitar que ele aconteça é o foco aqui.

5. Contrate profissionais qualificados

Contratar profissionais qualificados é um dos fatores que mais influenciam no desenvolvimento e crescimento da empresa. Portanto, procure aqueles que se encaixam no perfil que você busca, saibam como atuar na função e queiram evoluir.

Muitas vezes, por não oferecer um salário à altura, os empreendedores perdem chances de contratar especialistas e acabam optando por pessoas que não possuem tanta experiência e nem a real vontade de “vestir a camisa”.

Em contrapartida, se você está com o orçamento apertado, uma opção interessante é contratar freelancers para determinadas demandas.


Sabemos que o dia a dia de um empreendedor é cheio. Por isso, traçar estratégias para aumentar a produtividade do negócio é imprescindível para que os resultados apareçam.

Agora que você já sabe como tornar as suas atividades mais eficazes, que tal conhecer 11 ferramentas para automatizar e gerenciar o seu negócio? Aproveite e também confira o material sobre marketing digital e como ele pode ajudar sua empresa!

aprender sobre marketing digital aumentar a produtividade


artigo enotas produtividadeArtigo produzido pela equipe da eNotas.

A eNotas oferece soluções automáticas para a emissão de nota fiscal eletrônica de serviço ou produto conectadas aos melhores meios de pagamento online.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.