• Blog
  • >
  • Insights
  • Como fazer um roteiro de vídeo de forma simples.

Como fazer um roteiro de vídeo de forma simples.

Como fazer um roteiro de vídeo de forma simples.

Qual a importância de um bom roteiro? Quando se fala em produção de vídeos, muita gente pensa logo em equipamentos técnicos de gravação, como câmera, iluminação e estúdio. Porém, antes de chegar na etapa de gravação, quem quer produzir vídeos para negócios ou ganhar dinheiro com esse material precisa saber que existem outros processos importantes que não devem ser de forma nenhuma negligenciados: o planejamento e a produção de um roteiro.

Sem essas duas etapas, seu vídeo fica sem direcionamento, sem objetivo, e pode acabar fracassando ainda durante as filmagens. O planejamento e um bom roteiro é que vão guiar toda a produção do seu vídeo e ainda esquematizar as cenas, ordem das falas, marcar os letterings e legendas que precisam ser inseridos, os movimentos de câmera e também garantir que seu vídeo tenha uma ordem lógica, com início, meio e fim.

Como planejar uma produção e fazer um roteiro de vídeo? Como isso pode ser feito de forma simples? Continue lendo e assista o vídeo a seguir para entender:

Se quiser acessar o arquivo sobre o qual falamos no vídeo e conferir o roteiro e o processo criativo detalhado dessa produção, é só clicar aqui.

Quando se fala em roteiro muita gente foca apenas nos exemplos que vemos quando se trata de filmes hollywoodianos: um documento extenso, com muitos termos técnicos, uma formatação complicada e ordens difíceis de seguir. Mas na prática isso nem sempre precisa ser assim.

O roteiro deve ser feito para te ajudar na hora da gravação – e não complicar mais – e você pode desenvolvê-lo de forma simples e eficiente.

Veja nesse artigo como você pode melhorar a produção de seus roteiros para fazer vídeos cada vez mais efetivos.Para te ajudar ainda mais na hora da prática, você pode baixar nosso Kit Gratuito para Produção de Roteiros.

ebooks para criação de roteiro

O que é um roteiro?

Roteiro é o conteúdo escrito de uma peça audiovisual. Ele pode ser também chamado de argumento, guião ou script, é escrito por um ou mais roteiristas.

O planejamento do roteiro.

O roteiro é uma das primeiras partes que você deve produzir quando vai gravar um vídeo, mas, antes dele, ainda há uma outra etapa. Se você está trabalhando com os vídeos para gerar negócios ou para ganhar dinheiro, o planejamento deve ser o ponto de partida.

Uma boa forma de fazer o planejamento, especialmente planejamento do roteiro, é começar respondendo perguntas como “para que?”, “para quem?”, “onde?” e “como?”.

Exemplo de Planejamento.

Eu sou uma especialista em língua portuguesa e quero começar a produzir vídeos educativos, assim como eu preciso de um plano de aula para ministrar às aulas, sejam presenciais ou EAD, para o conteúdo audiovisual eu também preciso de um planejamento.

  • Para que? Para que eu consiga impactar mais pessoas com meus conteúdos, ganhe autoridade e consiga mais alunos em meu curso. O objetivo é conseguir atingir 1000 pessoas no primeiro mês e trazer 10 novos alunos a partir dos vídeos.
  • Para quem? Meus vídeos serão destinados à adolescentes e pessoas que estão tentando ingressar em uma faculdade e farão, por exemplo, o ENEM. Por isso, minha abordagem deve ser mais descontraída, devo usar uma linguagem fácil de compreender, dar muitos exemplos durante o vídeo e usar memes e bordões que estejam em alta para facilitar a compreensão do conteúdo.
  • Onde? Vou divulgar esses vídeos em minhas redes sociais e em canais gratuitos de exibição, para conseguir impactar mais pessoas e fazer com que elas façam meu curso. Portanto, o conteúdo deve ser curto, impactar logo nos primeiros segundos e ser altamente relevante.
  • Como? Vou produzir vídeos de aproximadamente 30 segundos com dicas pontuais sobre matérias específicas e vou sempre investir em títulos e imagens atrativas, que chamem a atenção das pessoas. Vou também discutir questões das principais provas de vestibular do país e dar dicas para resolvê-las de forma rápida.

A partir disso você vai desenhando sua estratégia e encontrando as melhores formas de deixá-la mais efetiva. Lembre-se sempre de trabalhar com termos práticos, estabelecer objetivos tangíveis para cada vídeo e ser bastante específico em cada ponto. Um planejamento muito superficial pode não ser tão eficiente.

O ideal é que você faça primeiro esse planejamento para a estratégia como um todo e depois faça algo parecido para cada roteiro que for produzir. Indique qual será o assunto, o objetivo do vídeo, quais pontos você deverá abordar para que ele seja eficiente, onde ele será divulgado, etc.

Feito isso, você pode partir para o desenvolvimento do roteiro. Mas antes, precisamos fazer uma diferenciação.

Entenda a diferença entre um roteiro de cinema e um roteiro simples.

Como já citamos, quando alguém vai produzir um roteiro para seus vídeos e procura por exemplos normalmente se depara com os documentos utilizados por grandes produções internacionais, o que pode assustar. Isso é porque esses roteiros normalmente são bastante complexos, extensos e cheios de termos técnicos. Eles têm até mesmo uma formatação considerada padrão que pode ser bastante difícil de entender para quem nunca teve contato com produção de vídeos.

Esse tipo de roteiro não é o mais indicado caso você vá produzir vídeos para cursos, canais caseiros ou outros conteúdos educativos, já que esse roteiro pode complicar mais do que simplificar as coisas em sua produção.

Investir em um formato mais simplificado pode ser muito mais adequado em diversas ocasiões e vai ter o mesmo efeito que um documento profissional.

Se você nunca viu um roteiro profissional, como os de grandes filmes de Hollywood, vale acessar esse site e conferir. Aqui neste link você também pode ver (em inglês) como foi feito o roteiro de “O Poderoso Chefão”, um clássico super premiado.

E calma! Nós não estamos dizendo que você deve ignorar esse tipo de escrita. Conhecer como são montados os roteiros profissionais é essencial. Estudar esses documentos pode te ajudar muito a melhorar sua própria escrita, a conhecer novos termos técnicos e opções de construção de cena e a deixar seus vídeos ainda mais simples de serem produzidos.

Termos técnicos básicos que vão te ajudar na hora de escrever.

E falando em termos técnicos, existem algumas expressões mais técnicas utilizadas quando se trata de audiovisual e é essencial que você tenha pelo menos uma noção do que elas significam:

Off Screen (O. S.).

Off Screen é uma expressão relacionada ao som de vozes em uma cena. Ela é utilizada quando no roteiro se quer marcar uma voz de alguém que não está visível, mas está fisicamente presente na cena. Por exemplo, quando o foco está em uma pessoa na sala de uma casa, mas ouvimos uma outra gritando da cozinha.

Voice over (V. O.).

O Voice Over também é referente às vozes na cena, mas, ao contrário do Off Screen, é inserido quando ouvimos a voz de alguém que não está visível e nem presente na cena fisicamente, como um narrador, por exemplo.

Background (BG).

Em roteiros essa expressão também é mais comumente utilizada para se referir aos sons, mas pode ser usada para cenário e outras inserções. De forma bem simples, podemos dizer que background é aquilo que está no fundo, que tem menos destaque na cena em relação a outros elementos. Uma música em background, por exemplo, é aquela que quase não se ouve e que fica realmente no fundo, dando lugar de destaque para outros elementos como a voz.

Fade

Em uma tradução literal, fade seria equivalente a esmaecer e aparece com esse sentido mesmo. Uma imagem ou som em fade in é aquele que vai aparecendo progressivamente, ficando mais forte com o tempo, e em fade out é aquele que vai desaparecendo na cena, dando lugar a outra coisa ou encerrando uma sequência.

Se você é um produtor de conteúdo, videomaker ou está pensando embarcar nessa área, é preciso fica atento às novidades do mercado e as principais tendências.

Por isso, antes de continuar este artigo, recomendamos que você acesse o nosso conteúdo sobre as principais tendências de vídeos e tecnologia para 2021. Clique aqui ou no banner abaixo para assistir.

Tendências em tecnologia e vídeos online para 2021

Como fazer um roteiro de vídeo simples. Passo a passo.

Fazer um roteiro para vídeos é uma tarefa que pode ser bastante simples e vai facilitar sua produção se você investir em uma estrutura intuitiva e dinâmica de roteiro. Existem diversas variações do modelo de roteiro profissional, como utilizado pelas grandes produções, e você pode adotar a que se adequar mais às suas expectativas e às necessidades de seu projeto.

Aqui nós não vamos aprofundar no modo de produção de um roteiro profissional, mas vamos dar dicas para que você produza seu próprio roteiro adaptado, semdificuldades e de maneira eficiente.

Todo roteiro deve ter basicamente:

  • Uma breve descrição das cenas e do que acontecerá entre elas.
  • As falas dos atores, narrações e outros sons que vão aparecer.
  • Indicações para a edição, como de corte, inserção de animação e legendas.
  • Definição do cenário.
  • Sugestões de encenação para os atores e de movimentos e posição de câmera para quem for gravar.
  • Indicações sobre a inserção de trilha e efeitos sonoros.

Lembre-se que o roteiro deve servir realmente como um guia para a gravação. A pessoa que estiver produzindo o vídeo deve ser capaz de realizá-lo com perfeição a partir apenas das instruções ali contidas. Por isso, capriche, seja claro em seu texto e lembre-se de ser didático, tomando cuidado com os detalhes da produção.

01. Escolha um modelo de roteiro.

O modelo de roteiro que você deve utilizar vai depender muito do seu propósito, o tipo de vídeo que você irá produzir e quantas pessoas você tem na sua equipe. Não existe modelo ‘melhor’ ou ‘pior’, tampouco um modelo ‘certo’ e um ‘errado’. O ideal é escolher o melhor para você!

Para ajudar na escolha do seu modelo de roteiro, selecionamos 3 formatos simples mas muito úteis que você pode utilizar na hora de bolar seu roteiro.

Texto direto.

Esse modelo de roteiro se assemelha muito a um texto ou redação. Não tem mistério, a ideia é escrever tudo que vai ser dito no vídeo, independente se a pessoa falando está em cena ou se é uma narração. No texto direto, escreva exatamente como vai ser falado eensaie a partir desse modelo, pois, com a prática, a fala se tornará mais natural e menos mecânica. É claro que não é preciso se preocupar com decorar exatamente, palavra por palavra, o que está escrito,mas esse guia irá te ajudar muito a se focar no que deve ser dito e não se perder em outros assuntos.

Benefícios:

  • Esse modelo de roteiro é ideal para quem irá gravar sozinho – sem equipe – e já tem tudo estruturado na cabeça. Como não possui muitas informações de cenas, ele serve mais como um guia para gravação para quem já sabe bem o que quer fazer no vídeo.
  • Também é ideal para vídeos não muito complexos em edição, como vídeos de tutorial ou vídeo aulas, no qual não aparecem muitas pessoas em cena ou muitos cortes e efeitos.
  • Vídeos nos quais o áudio é majoritariamente narração também podem ter roteiros desse modelo, pois o texto direto facilita visualização por aparelhos como tablets e smartphones, eliminando a necessidade de impressão de muitos papéis.

Roteiro de gravação ou Roteiro Técnico.

Esse modelo de roteiro também é bem simples, mas leva um pouco mais de informações do que o de texto direto. Nele, o roteiro é separado em duas colunas, a primeira contém tudo que diz respeito ao áudio do vídeo, a segunda, tudo que diz respeito à imagem.

Imagine que você irá gravar um vídeo sobre exatamente o assunto que tratamos agora, um bom roteiro. Olhe só como você poderia formular esse modelo:

Você pode baixar este modelo em formato editável clicando aqui.

É um roteiro simples, porém, ele contém tudo que é preciso para a gravação de um vídeo de qualidade.

Benefícios:

  • Esse modelo pode ser usado quando o responsável pela criação do roteiro não participa da gravação ou edição do vídeo. Assim, ele pode passar para o produtor todas as informações que pensou e planejou para o vídeo.
  • Torna mais fácil visualizar o resultado final do vídeo, colocando lado a lado as informações de áudio e as de vídeo.
  • Mesmo que você produza seu conteúdo em vídeo sozinho, este modelo de roteiro é uma ótima forma de colocar boas ideias no papel para evitar que você as esqueça.

Espelho de 5 colunas.

Aqui na Samba nós utilizamos um modelo de roteiro um pouco mais completo, mas ainda bem simples e eficiente. Ele é constituído por cinco colunas: uma com a numeração da cena, outra com os textos falados, uma com a indicação da fonte da voz, outra com os letterings e última com as descrições de cena. Funciona muito bem para nossas produções e também pode ser ideal em muitos outros contextos. 


Você pode baixar este modelo em formato editável clicando aqui.

Caso você ache necessário, pode fazer algumas alterações nos formatos propostos até encontrar aquele que será mais adequado para seus conteúdos. No final desse texto mesmo, você pode encontrar outro modelo de roteiro, que é o que foi usado para produzir o vídeo que você assistiu lá em cima. Experimente!

02. Capriche nos segundos iniciais.

Com a grande quantidade de informação a que temos acesso simultaneamente, nossa atenção é difusa e dificilmente será entregue a algo que enrola demais e só fica interessante no final. Por isso, os segundos iniciais de um material audiovisual são muito importantes. Afinal, são eles que vão fazer uma pessoa querer ou não parar para assistir o seu vídeo.

Então, capriche na sua introdução de vídeo e trabalhe de forma criativa para ganhar a atenção dos espectadores antes dos 20 segundos do material.

Existem inúmeras formas de fazer isso e algumas das mais comuns são:

  • Fazendo perguntas ao público ou começando com frases impactantes. Ex: “Você sabe quais são as redes sociais preferidas pelos adolescentes?” ou “Você sabia que até 2019, 80% do tráfego da internet será proveniente de vídeos online?”.
  • Colocando-se no centro da ação. Se você é um professor de Biologia, pode gravar uma aula sobre processos de metamorfose em um borboletário ou se seu negócio é de culinária, pode gravar um vídeo na cozinha de um restaurante 5 estrelas.
  • Aproveite assuntos do momento. Você pode se aproveitar de filmes e séries do momento para fazer relações com aquilo que você ensina em seus vídeos. Você pode também comentar acontecimentos recentes importantes (como eventos políticos), fazendo análises e relações com seu conteúdo.

03. Encontre a duração ideal para seus vídeos.

Uma das perguntas mais comuns quando se trata de produção de vídeos é: qual a duração adequada para meu conteúdo?

Primeiramente, é preciso esclarecer que não existe uma resposta definida para isso. A duração de cada conteúdo sempre deve ser definida de acordo com fatores como seu objetivo, o público e o tipo de conteúdo que você vai abordar. Por exemplo, se você está produzindo um vídeo para suas redes sociais, em que o consumo de conteúdo é mais rápido, o normal é que esse vídeo seja mais curto – até uns 3 minutos. Já se você está produzindo uma videoaula para seu curso online, ela pode tranquilamente ter uma duração maior – de 10 a 15 minutos.

De forma simplificada, costumamos dizer que a duração ideal de um vídeo é aquela em que você conseguiu falar tudo que queria, sem enrolar e ficar “enchendolinguiça”.

Portanto, na hora de escrever seu roteiro, seja criativo e carismático, mas seja também objetivo e dê ao público aquilo que você prometeu.

04. Adeque o tom da sua mensagem.

Uma das coisas mais importantes em um vídeo é a forma como você se comunica e ela sempre deve ser totalmente pensada em função do público. Você precisa “falar a mesma língua” que a sua audiência, pois, caso contrário, pode perder em engajamento e até em credibilidade perante ela.

Imagine, por exemplo, que você está ministrando um curso online para advogados recém formados e então começa a usar gírias e regionalismos que não tem nenhuma relação com seu tema e não agregam nada para o conteúdo. Ou, que você está ensinando geografia para uma turma de ensino médio e começa a usar palavras muito complicadas ou jargões da profissão. Isso, além de fazer com que seu vídeo fique chato e complicado de compreender, te faz perder em seriedade e coloca sua autoridade à prova.

Portanto, sempre que for escrever um roteiro, antes de começar, pense em quem é o seu público e veja as melhores formas de se comunicar com ele. Não precisa forçar a barra – como ficar usando bordões e memes de forma exagerada só porque você está falando com adolescentes – mas é bom tentar trazer parte da realidade da audiência para seus vídeos. Isso vai facilitar a comunicação e a compreensão do conteúdo como um todo.

05. Não tenha medo de começar a escrever.

O passo mais importante é começar a escrever. Muitas pessoas ficam tempo demais presas ao planejamento e outras etapas e esquecem de realmente colocar a mão na massa.

Apenas escrevendo você poderá ter uma noção real de como seu roteiro está se desenvolvendo e, então, fazer os ajustes necessários para ter um excelente resultado final.

Você pode começar fazendo um rascunho básico das suas ideias e depois ir acrescentando detalhes aos poucos, a medida que seu roteiro for amadurecendo. Lembre-se apenas de ser organizado e manter uma estrutura desde os primeiros rabiscos. Isso vai facilitar muito sua vida na hora de escrever a versão final e evitar que você cometa erros de sequência, que podem atrapalhar sua gravação.

E para te incentivar a começar, a seguir temos algumas dicas de softwares de roteiro que você pode utilizar:

Softwares de roteiros.

Existem programas especiais para quem precisa criar roteiros e nós vamos te apresentar alguns deles. Vale apenas ressaltar, desde já, que eles são softwaresprofissionais, que facilitam a escrita, mas seguem os padrões adotados em grandes produções, então isso pode ser um problema.

Celtx: Uma ferramenta em português, com algumas funcionalidades gratuitas, que pode te ajudar na hora de escrever roteiros profissionais.

Final Draft: Considerado por muitos como o melhor programa para criação de roteiros, o Final Draft possui muitos recursos de edição e escrita. Porém, ele é um software bem mais caro e não possui versão gratuita (e nem em português).

Scrievener: Outro editor de textos cheio de funcionalidades que pode atender muito bem. É uma alternativa aos mais populares Celtx e Final Draft.

Se você quer trabalhar com um roteiro mais simples, a sugestão é que utilize editores de texto comuns. Você pode usar por exemplo o Word, que oferece infinitas opções de formatação, ou o Google Docs, que é um editor totalmente online.

06. Revise tudo em voz alta e de forma cronometrada.

Por fim, é muito importante revisar seu roteiro por completo e fazer uma leitura em voz alta para ter uma percepção melhor de como ficarão as falas e as cenas dentro do vídeo. Leia pausadamente, vá fazendo correções e pense em deixar o texto o mais natural e fluido possível, para facilitar a compreensão.

Se possível, também cronometre o tempo que você gastou na leitura, para que seja possível ter uma ideia de qual será a duração aproximada do vídeo. Isso vai ajudar a não ter surpresas na hora da gravação e edição dos vídeos.


Quem pretende ter um negócio baseado em vídeos precisa produzir conteúdos de qualidade. Ter um bom planejamento e roteiro é o primeiro passo para conseguir isso.

Agora que você já entende qual a função desse documento e sabe o básico para produzir o seu, é hora de começar a ter ideias e escrever.

E caso você queira entender mais sobre produção de vídeos, indicamos mais dois artigos que podem te interessar:

E agora que você já tem tudo pronto e planejado para começar a produzir seus vídeos, uma boa dica é montar seu próprio estúdio caseiro – de forma simples e com baixo orçamento. Acesse o material abaixo e veja como fazer isso!

ebook estúdio de gravação

Por:

This area is reserved for the author biography and must be edited for each site author. This setting can be found in the Biographical Info section, in the admin panel. If you wish to include links for the author's social networks, we recommend that you install the WordPress SEO plugin. After installed, it will appropriately create fields for each social network in the user administration panel. After filled, they will appear automatically here.

Contribua com este post nos comentários

[gs-fb-comments]