Por Em , , Em 9 setembro, 2015

Como engajar seus alunos com Storytelling no ambiente virtual

engaje seus alunos com storytelling digital_BANNER1

“Era uma vez, o professor mais inteligente do planeta. Ele conhecia tudo sobre todos os assuntos, mas vivia infeliz. O motivo? Sempre que ele começava a compartilhar seu conhecimento com seus alunos, eles acabavam caindo em sono profundo, como se suas palavras tivessem uma espécie de efeito mágico.

Certo dia, esse professor, cansado de ver todos dormindo enquanto ele tentava falar, resolveu que não ia mais dar aulas, mas apenas compartilhar sua história de sofrimento com a turma. E adivinhe só? Neste dia, todos os alunos permaneceram acordados e houve grande comoção por parte da turma, que ficou encantada com a história. E foi assim que o professor descobriu o poder do Storytelling e viveu feliz para sempre!”

Se você continou lendo até aqui é porque, provavelmente, assim como a maioria dos seres humanos, você está mais propenso a se engajar com histórias do que com fatos contados simplesmente em formato de textos chatos, planilhas e relatórios.

A história que contamos é fictícia, os personagens são imaginários, mas ela possui um objetivo, que é te informar sobre determinado assunto ou tópico verdadeiro e relevante do mundo real. É exatamente esse o fundamento principal do Storytelling.

Enquanto você lia a história, com certeza conseguiu imaginar o professor, os alunos dormindo, os sentimentos e emoções envolvidas, e isso é o diferencial dessa estratégia. O cérebro humano está muito mais propenso a se recordar de coisas que você aprendeu em histórias, do que de formas mais simples em estudos, leituras técnicas e etc. Tá ai uma possível explicação de porque você se lembra de um fato científico contado em sua série favorita, mas não consegue se lembrar do que ouviu em um treinamento na mesma manhã.

Pode ser útil: [INFOGRÁFICO] Top 7: dicas de escrita para professores de EAD

Sendo assim, porque não usar Storytelling para engajar os alunos do seu curso online?

No ambiente virtual, essa estratégia se torna ainda mais efetiva uma vez que é possível combiná-la a outras técnicas para criar histórias incríveis. Seu curso pode ficar muito mais interativo e gerar muito mais engajamento por parte dos alunos simplesmente se você pensar em alguns recursos extras para suas aulas.

Alie sua estratégia de Storytelling ao Gamification

Use reconhecimento facial ou algum recurso de escolha de personagens para incrementar sua história, coloque pequenos testes dentro dela e permita que o usuário interaja.

Use recursos especiais para criar uma experiência mobile diferenciada

Que tal pensar em uma aplicação diferenciada ou em um quiz que seus alunos possam acessar somente de dispositivos móveis? Ou que tal usar a localização atual de seu aluno para dar a ele algum tipo de conteúdo especial?

Pense nas animações e efeitos visuais para seus vídeos e histórias

Utilize todas as técnicas possíveis para atrair a atenção de seu aluno durante suas histórias. Pense em uma forma interessante de acrescentar narrações, trilha sonora, animações e outros recursos. 

Permita a interação dos alunos com a história

Pense em uma história que eles possam ir completando, ou que possam dar nome aos personagens ou sugerir um final. Isso tudo pode estimular o engajamento dos usuários com o conteúdo.

Vale a pena conferir: [INFOGRÁFICO] Gamification no EAD

No ambiente virtual suas opções de interação e produção de conteúdo são muito mais amplas e você pode criar infinitas histórias que deixarão seu curso muito mais rico e memorável.

Quando for investir em Storytelling digital, lembre-se sempre de adequar seu material à seu público e ao modo como ele consome seu curso, e pense em formas que sejam ideais a seu orçamento e seu conteúdo.

  • Seja empático e verdadeiro
  • Conte histórias relevantes e que mostrem domínio do seu conteúdo
  • Emocione e seja criativo
  • Capriche no roteiro e na performance

Leia também: Como engajar alunos e professores através de storytelling digital

Lembre-se também de utilizar imagens e vídeos adequados a sua audiência e de monitorar o consumo do seu conteúdo em todos os dispositivos.

No mais, liberte seu lado criativo, use toda sua imaginação para produzir histórias incríveis e se torne o herói do EAD!

Até a próxima!

cta estrutura de ead

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.