Por Em Em 18 abril, 2017

Como fazer um teaser para ajudar a vender seus conteúdos

“Descubra a importância de um teaser para ajudar a vender seus conteúdos e entenda como começar a fazer seus próprios teasers”

Como fazer um teaser para ajudar a vender seus conteúdos

Atrair audiência para os seus vídeos pode não ser uma tarefa fácil: mesmo com um conteúdo de qualidade, você precisa pensar em uma forma de trazer pessoas ao seu canal. Afinal, caso não tenha nenhuma estratégia de marketing, seu sucesso acaba dependendo da publicidade boca a boca – que é infalível, mas lenta.

Uma boa forma de ganhar mais visualizações em seus vídeos – sem tanto investimento de tempo e recursos – é fazendo teasers. Utilizados amplamente por produtores de conteúdo, os teasers são relativamente fáceis de fazer, mas podem ser um recurso extremamente valioso.

Nesse artigo, iremos explicar mais detalhadamente como os teasers funcionam e como você pode começar a fazer teasers para vender os seus conteúdos. Vamos lá?

Antes de tudo: o que é um teaser?

O termo “teaser” vem da palavra inglesa tease, que significa “provocar”.

Na prática, o teaser é uma técnica do marketing para atrair o público com uma pequena amostra do que será o produto final. Pode ser usado desde campanhas publicitárias até filmes – a intenção do teaser é de gerar curiosidade sem entregar o resultado.

Você já deve ter ouvido falar do teaser trailer, por exemplo. O teaser trailer de um filme é o que vem antes mesmo do trailer ser lançado. Nele, não há necessariamente uma explicação do que o filme irá retratar por completo, mas há uma ambientação do clima da obra. Assim, a expectativa é elevada mesmo antes do lançamento do trailer oficial.

Essa estratégia foi muito bem usada para o filme “Star Wars: Os Últimos Jedi”, cujo teaser foi muito compartilhado no último fim de semana. Como os filmes mais recentes do universo Star Wars, as ações de marketing começaram meses antes do lançamento (que será em Dezembro), para que o público já fique ansioso.

Nesse caso, de forma rápida, o teaser ambienta a história do longa-metragem, como um resumo do que será o trailer. A história em si, tratada pelo filme, não é explicada claramente – mas a expectativa já foi criada.

A Globo também faz um uso frequente dos teasers para promover suas novelas. Nesse caso, os teasers são mais lúdicos e geralmente trabalham mais o conceito das novelas que a história em si. O teaser da atual novela das 9, “A Força Do Querer”, é um bom exemplo disso:

Por que o teaser é importante?

Hoje, nosso consumo de informações é rápido. Estamos acostumados a abrir vários aplicativos de uma vez e fazer o máximo de coisas possível em um tempo curto. Assim, raramente nos interessamos pela ideia de assistir a um vídeo inteiro.

Para produtores de conteúdo, o teaser é uma forma de despertar essa curiosidade no público tomando pouco de seu tempo. Dessa forma, se a pessoa tiver interesse, ela mesma irá correr atrás do conteúdo que o teaser apresenta.

Simples assim: ao invés de procurar convencer potenciais espectadores a ver um vídeo de 5 minutos, deixe um vídeo de menos de um minuto que o atraia para o conteúdo principal.

Se você vende seu conteúdo, o teaser é essencial. Com ele, você pode mostrar a determinado público que seu produto vale o investimento. Por que confiar apenas na “embalagem” do seu conteúdo se você tem um argumento mais forte, que é a qualidade dele?

Veja o teaser como seu “pitch de elevador”: aquela forma rápida e sucinta de instigar o público a procurar pelo seu conteúdo.

Como fazer o seu teaser

Como mostramos anteriormente, existem várias formas de fazer seu teaser. Não só em formato, mas também de acordo com o seu intuito.

Em termos de formato, não existe uma regra! Enquanto muitos produtores apenas cortam seu conteúdo em partes mais interessantes e atraentes, outros gravam um vídeo conversando com a audiência e convidando-a a assistir o resto – outros, ainda, editam seu conteúdo já existente em outro contexto mais descontraído.

Independentemente do formato, procure ter um gancho: um elemento que omite informações e incita a audiência a esperar por mais. Não faz sentido entregar todo o seu conteúdo no teaser, não é mesmo?

Para auxiliar nesse processo, listamos os 11 melhores programas de edição de vídeos, do iniciante ao avançado. Vem ver!

E para quem grava seus vídeos com o celular, confira a nossa lista com os melhores apps para editar vídeos 🙂

app para editar vídeos no celular

Além disso, você pode fazer um teaser para cada vídeo lançado, para uma série de vídeos ou para o seu canal/site como um todo.

Para um vídeo novo

Antes de lançar um novo vídeo, você pode criar um teaser para divulgar nas redes sociais, por exemplo. Apresente o tema de forma instigante, faça uma coletânea de momentos engraçados ou interessantes que você acredite que podem atrair o espectador.

Uma estratégia que muitos youtubers utilizam é a de postar o teaser alguns dias antes do vídeo, de forma padronizada. Assim, seus espectadores já esperam o teaser na terça, por exemplo, apresentando o vídeo que será lançado na quarta.

É o caso do Porta dos Fundos, que posta teasers de 20, 30 segundos em sua página do Facebook, com o intuito de anunciar o vídeo que será lançado no dia seguinte. No fim desse teaser, a chamada “Amanhã, às 11h”, faz com que o público lembre mais facilmente quando será o lançamento do conteúdo.

teaser Porta dos Fundos

Para uma série de vídeos

Essa é uma boa estratégia para lançar uma coleção de vídeos tratando de um mesmo tema.

Um caso interessante é o seguinte: para um professor – digamos, de Química – que possui um curso online, é interessante mostrar que aquela série de vídeos se trata de Química Orgânica e cobrirá tópicos X, Y e Z dentro desse assunto. Assim, o espectador terá uma visão mais clara e organizada do conteúdo que o professor tem a oferecer.

Para o seu canal, site ou serviços

Apresente-se. Quem é você, do que o seu conteúdo se trata e de que forma ele pode ser valioso para o seu público?

Esse pequeno teaser de introdução para o seu canal ou site é muito importante. Nele, você pode explicar sua trajetória e propósito, para que um possível espectador se interesse pela sua motivação antes de conhecer seu conteúdo. No YouTube, esse é geralmente o vídeo fixado na página do canal, que toca automaticamente. Você pode seguir essa mesma lógica para o seu site, caso forneça seu conteúdo por assinatura e queira mostrar uma visão geral do que é todo aquele material.

Esse teaser pode ter uma cara mais publicitária e mais criativa. É o caso do teaser do canal do Whindersson Nunes, youtuber líder em visualizações no Brasil. Nesse caso, o teaser já apresenta a personalidade do produtor, o tom dos vídeos e ocorre uma introdução geral.

Onde divulgar o seu teaser

Não adianta fazer um teaser incrível se ele não for divulgado no lugar certo, para o público certo, não é?

Primeiro, tenha em mente o propósito do teaser – isso guiará a sua estratégia de divulgação como um todo.

Teasers para vídeos individuais fazem muito mais sentido em páginas de redes sociais, principalmente o Facebook. Nesse caso, continuam tendo potencial de engajamento e compartilhamento, mas você não precisa hospedar fora do Facebook (no YouTube, por exemplo), se não quiser – especialmente se for um teaser curto, de menos de um minuto.

Teasers mais gerais podem ser disponibilizados em todas as plataformas onde você está presente, desde o seu canal no YouTube, como em uma publicação fixada em sua página do Facebook – até mesmo como uma publicação patrocinada no Instagram.

Quanto mais generalizado o conteúdo do seu teaser, mais você pode divulgá-lo. No entanto, se for mais específico, pense onde ele será melhor aproveitado.


Fazer um teaser não precisa ser complicado, mas pode auxiliar muito na divulgação do seu conteúdo e atrair mais visualizações. Agora que explicamos como fazer e onde postá-los, você pode expandir ainda mais a sua audiência com esses pequenos vídeos.

Se você estiver começando com a produção de conteúdo ou estiver interessado em monetizar com seus vídeos, fique atento aos posts do nosso blog e confira o material gratuito abaixo!

material para aprender a ganhar dinheiro com vídeos online

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.