Por Em Em 1 novembro, 2017

Como fazer uma thumbnail atrativa para seus vídeos

Você sabe o que é uma thumbnail? Se sim, já deve imaginar a importância delas para atrair mais visualizações em seus vídeos. E caso não saiba, está na hora de saber: para um produtor de vídeos, miniaturas (thumbnails) personalizadas podem fazer toda a diferença.

Uma boa thumbnail te ajuda a atrair mais visualizações , a criar uma identidade visual para o seu conteúdo e muitos outros benefícios pelos quais vamos passar neste artigo. Mas uma coisa já é certa: apostar em thumbnails vai te fazer melhorar muito o desempenho do seu canal!

Mas se você tem dúvidas a respeito da eficiência dessa estratégia e sobre como colocá-la em prática, não precisa se preocupar. Neste artigo vamos passar por todos os pontos (e por vários exemplos) que vão te ajudar e te inspirar a criar as suas thumbs e deixar seu canal ainda mais profissional!

Vamos lá?

Ah, e se você está interessado em criar suas próprias thumbnails de forma muito simples, precisa conhecer os templates editáveis produzidos pela Samba Tech em parceria com a Flimbo. Acesse e comece já a criar apenas clicando e arrastando seus elementos favoritos 🙂

criar thumbnail


O que é uma thumbnail?

Uma thumbnail é uma miniatura de uma imagem, que pode ser utilizada para diversos fins – no caso de produção de vídeos, é aquela “capa” do vídeo que será exibida em listas de reprodução, em redes sociais e no Google.

A palavra “thumbnail” vem do inglês e significa unha do polegar (“thumb”: polegar; “nail”: unha). Esse nome é usado devido ao pequeno tamanho da thumbnail, que era inicialmente de 80 x 200 pixels.

Por que uma boa thumbnail é importante?

Uma boa thumbnail destaca seus vídeos dos outros, criando mais uma oportunidade para que o público se interesse pelo seu conteúdo.

Ela reforça a sua identidade, chamando atenção para o seu vídeo – além do título, a miniatura é a forma que você irá apresentar o seu conteúdo e atrair a pessoa a assisti-lo. Ela é decisiva pra aumentar a taxa de cliques nos vídeos e gerar mais engajamento.

Assim, é importante que sua thumbnail seja sincera quanto ao conteúdo, apresentando o tema mas criando certo suspense para que a pessoa se sinta convencida a assistir o vídeo completo. Uma thumbnail que promete um vídeo que não condiz com o conteúdo verdadeiro só irá enganar seu público – e não é o que você quer, certo?

Para que você entenda a importância das thumbnails, separamos alguns exemplos:

Thumbnails Lady Night

No caso desse print, por exemplo: ao pesquisar “Lady Night Multishow”, buscando vídeos do programa Lady Night, é fácil identificar quais são os vídeos oficiais da Multishow e o vídeo postado por outra pessoa (no caso, o canal DIRECTV RS). A miniatura já apresenta, também, o assunto do vídeo – de forma bastante legível e que chama a atenção de quem vê.

Colocar o título na imagem, como faz o canal, é uma ótima estratégia quando lembramos que, em tempos de internet, quanto mais ágil a informação, melhor. O que queremos dizer é que, ao colocar o assunto na própria imagem do vídeo, você consegue que a audiência se interesse por aquele conteúdo de uma forma mais rápida, uma vez que a pessoa deixa de precisar conferir o título do vídeo para entender do que se trata.

Thumbnail clipes Anitta

As miniaturas também são muito usadas para videoclipes, como é no caso do canal da Anitta. As thumbnails dos clipes oficiais mostram a cantora e o nome da música, ou seja, as duas informações que mais importam com relação ao vídeo. Além disso, já mostram como será o clipe em termos de estética, roupas, etc.

Vamos supor que você já tenha visto o clipe mas não se lembre o nome da música: a miniatura já pode te ajudar. Isso porque a memória visual é mais forte e, sendo assim, com uma thumb chamativa você consegue fazer com que as pessoas lembrem mais ainda do seu canal.

Thumbnail RezendeEvil

Outra estratégia é já indicar o que vai acontecer no vídeo pela thumbnail, de modo a criar um suspense, como você pode ver no exemplo acima, do canal RezendeEvil. A seta e o recurso textual auxiliam nessa compreensão. Além disso, a utilização do meme troll é extremamente importante nesse sentido: o público desse canal é majoritariamente infantil e pré-adolescente, ou seja, muito familiarizado com esse tipo de meme. Essa capa, portanto, não precisa do nome do vídeo para ser compreensível e atraente.

Como fazer uma thumbnail

Criar uma boa miniatura para seus vídeos é muito mais simples do que parece. A seguir, confira o passo a passo para criar boas thumbnails e ter mais sucesso com seu canal.

Saiba o tamanho adequado

Hoje, as thumbnails não precisam ter um tamanho pequeno, pois a maioria das plataformas de hospedagem diminui o tamanho de acordo com o local de exibição do vídeo.

Portanto, recomendamos o tamanho de 1280×720 pixels para a sua thumbnail, para que você garanta o máximo de resolução independentemente do tamanho. Caso queira fazer uma imagem um pouco menor, procure manter dentro da proporção 16:9.

Escolha um programa para criar sua thumbnail

Claro, para criar a sua própria thumbnail, você irá precisar de um programa de edição, certo? Separamos algumas opções para você, de acordo com dificuldade e personalização:

Flimbo – Muito fácil de usar

Aqui você pode criar sua miniatura de forma rápida e fácil a partir de modelos já preestabelecidos – criados em parceria com a Samba Tech. Apenas clicando e arrastando você consegue trocar ícones, colocar novas imagens, trocar os títulos e fazer thumbs extremamente atrativos.

Canva – Fácil de usar

Essa é uma plataforma extremamente útil para criar peças gráficas de vários tipos. Para miniaturas, já há alguns templates disponíveis gratuitamente, a partir dos quais você pode alterar o texto, a imagem de fundo, dentre outros. É bastante simples, permite personalização e você pode pagar por um template mais bonito, caso vá usar bastante.

Fotor – Intermediário

Outro editor online, com alguns recursos gratuitos e outros pagos. Também é simples de mexer e permite que você crie sua thumbnail de forma fácil e prática.

Adobe Photoshop – Exige conhecimentos avançados de edição

Queridinho da edição de imagens, o Photoshop é mais difícil de mexer para quem não está familiarizado – mas é um software útil para criar vários tipos de imagens, além de ter inúmeros recursos. Você pode baixar um trial de 30 dias grátis no site da Adobe para testar o programa 🙂

Criar a sua thumbnail é um ponto muito importante, mas nem só de imagens bonitas vive um bom produtor de conteúdo. Que tal descubra todos os outros pontos de atenção necessários para conseguir vídeos profissionais? 

glossario - thumbnail

Escolha a imagem que vai usar

Originalmente, as thumbnails eram apenas uma captura de um momento interessante no vídeo, que pudesse chamar atenção para o conteúdo inteiro. Hoje, algumas outras tendências de maior personalização já surgiram. Analise seu conteúdo e, principalmente, seu público para conseguir decidir qual a melhor estratégia para o seu canal.

Se seu canal e conteúdo forem mais descontraídos, por exemplo, fique à vontade para utilizar um print cômico do seu vídeo – como uma imagem não entrega tanto do conteúdo, você pode apresentar de cara o auge do seu vídeo. Pense no que será atrativo para o seu público, especificamente.

Thumbnail Rezende2

Um bom exemplo, ainda do canal RezendeEvil, é o vídeo “Chiclete gigante com gás hélio e ele voou”. Pense assim: se a capa do vídeo fosse um chiclete comum, você poderia duvidar do feito do youtuber, ou apenas não se sentir interessado. No entanto, a foto já apresenta o resultado – o chiclete cheio e flutuante -, o que já te atrai para o vídeo.

Você também pode editar e combinar algumas imagens. O Jubilut, por exemplo, combina uma imagem relacionada ao tema com uma captura de seu vídeo, em que ele explicará sobre o assunto.

Thumbnail Jubilut

Como você pode ver, essa parte é livre e depende do tema, público e outros aspectos do seu canal. Procure encontrar o tipo de capa que você mais gosta e seguir essa linha para os outros vídeos! 🙂

Insira texto (atente-se às cores, fonte e tema)

Definiu a imagem de fundo? Vamos à parte textual!

A primeira dica importante é de sempre se lembrar que a imagem é uma miniatura, ou seja, quanto menos informação a ser lida, melhor. Tente sintetizar o tema em uma palavra ou duas. Voltando ao exemplo do Jubilut, ele utiliza essa tática de forma bem simples e didática: no vídeo em que ele explica sobre a membrana plasmática das células, o texto na imagem diz “Membrana Plasmática”.

Fonte

Quanto à fonte, procure seguir a identidade que você já possui, mas não precisa se ater fielmente à fonte da sua logo, por exemplo. Evite letras cursivas e mais decoradas, porque é fundamental que o texto da thumbnail seja de fácil leitura.

#Dica: Procure utilizar a mesma fonte em todas as thumbnails para reforçar a identidade.

Cores

Quanto às cores, você pode seguir as já utilizadas na sua marca ou procurar outras que combinem, caso queira variar. Alguns produtores utilizam a mesma cor em todas as capas; outros variam entre duas ou três. Essa também é uma escolha livre.

Busque por cores contrastantes (entre fundo e texto) e chamativas. Não adianta acrescentar texto à sua thumbnail se ele não for legível e não chamar a atenção, certo?

Você também pode utilizar de recursos como a fonte em negrito, com contorno ou sombra para que o texto se destaque da imagem de fundo.

Para a escolha de cores, sugerimos duas ferramentas. A primeira é o Get Colors From Image. Assim como o Conta-Gotas no Photoshop e Illustrator, esse site permite que você envie uma imagem, clique em “Show Image” e selecione qual cor você deseja descobrir. Assim, ao selecionar, o código aparecerá embaixo. Esse código hexadecimal simboliza a cor que você procura.

Color-Thumbnail

A segunda é o Adobe Color. Com ele você pode encontrar combinações de cores! É só selecionar uma cor principal (ou inserir o código hexadecimal dela, no campo HEX) e escolher o tipo de combinação que você quer (Análoga, Monocromática, Tríade, Complementar, Composta, Sombras, Personalizada). Assim, você consegue o código de outras cores para utilizar em seus textos 🙂

adobe color

Uma vez definidos o texto, a cor e a fonte, dê zoom in e zoom out na sua imagem: o texto continua legível em todos os tamanhos? Se sim, sua miniatura tem grandes chances de cumprir seu propósito – resta apenas garantir que seja atraente.

Dicas para criar e editar uma miniatura de vídeo

1. Tenha certeza que sua thumbnail é sincera quanto ao conteúdo do vídeo.

Não adianta criar uma imagem mega atraente se ela não condiz com o material que você oferece, né? Lembre-se de que no final das contas, o seu conteúdo ainda é a parte mais importante do vídeo.

2. Combine a thumbnail com o título do vídeo.

O título e a miniatura devem seguir o mesmo sentido, para que tenham coesão e não deixem seu espectador sem compreender o que vai de fato acontecer na sequência.

3. Ao gravar, pense em tomadas bacanas que possam render boas miniaturas.

Enquanto grava, procure ângulos interessantes e, se possível, tire algumas fotos. Isso facilita o processo de escolha de imagem, além de garantir que sejam mais atraentes.

4. Pesquise as miniaturas da concorrência e veja como se destacar.

Para o público geral, a miniatura é o que diferencia seu conteúdo do de concorrentes ou produtores similares, antes que assistam seu vídeo. Veja como fugir do padrão de quem compete com você e encontre sua forma de se destacar.

5. Crie uma thumbnail diferente para cada vídeo…

Além do texto na miniatura, pense na primeira impressão visual do seu público: antes de ler o que está escrito, ele identifica cores e imagens. Você precisa passar duas ideias um pouco opostas: primeiro, de que aquele vídeo é do seu canal; segundo, de que aquele vídeo se distingue dos outros. Portanto, procure variar as imagens de fundo ou cores, para que o público entenda essa diferença.

6. …mas mantenha sua identidade visual.

Essa é a parte que distingue seu conteúdo de outros. Lembra que mencionamos a importância de uma identidade para se destacar? Esse visual guiará toda a criação de banners, thumbnails e outras imagens relacionadas ao seu canal. Caso você já tenha uma logo estabelecida para a sua marca, você já terá por onde se guiar. Procure reaproveitar as cores, a fonte (ou o estilo de fonte) e todos os aspectos que você acha que podem remeter ao seu negócio.

Como definir a thumbnail no YouTube

Para definir sua thumbnail em seu vídeo no YouTube, o processo é bem simples. É importante ressaltar que, para alterar sua miniatura, você precisa ter a conta confirmada.

Primeiro, tenha certeza que sua imagem está dentro dos pré-requisitos: salva em formato .JPG, .PNG, .BMP ou .GIF; tenha menos de 2 MB; e dentro das Diretrizes da Comunidade do YouTube.

Agora, basta acessar seus vídeos e clicar no ícone de edição. Haverá a opção “Editar miniatura” e depois é só selecionar “Miniatura personalizada”. Assim, você pode enviar a sua thumbnail conforme você mesmo editou.

Você pode trocar as thumbnails dos seus vídeos quando quiser! Se sentir que não estão atraentes ou legíveis, é só refazer e alterar no seu canal 🙂


Agora que você já sabe como fazer sua thumbnail, você pode diferenciar seu conteúdo dos de outros produtores em plataformas de vídeo e chamar atenção para seus vídeos.

E agora que você sabe como fazer com que seu conteúdo destaque, que tal aprender mais sobre como ganhar dinheiro com ele? Aqui na Samba, acreditamos que se você tem um conteúdo de qualidade, é possível torná-lo sua fonte de renda e com o Samba Play, você pode fazer isso de forma bem mais rápida e lucrativa!

E não precisa abandonar o YouTube: atraia seu público pelo canal de acesso gratuito, com títulos e thumbnails muito atrativas, e fidelize sua audiência por meio de um canal por assinaturas ou venda pontual.

E aí, quer entender melhor como ganhar dinheiro com seus vídeos? Baixe nosso guia completo:

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.