Por Em , Em 8 abril, 2016

Use tracking para melhorar a experiência dos participantes nos eventos

Tracking

Post escrito por Vinicius Neris – Diretor Comercial da InEvent

Se o sucesso de um evento está relacionado à satisfação dos seus participantes, acompanhar seu comportamento pode ser uma ferramenta importante para identificar problemas e oportunidades de aperfeiçoamento. Tecnologias de tracking como wi-fi, radiofrequência, beacons e câmeras são opções disponíveis para os organizadores de eventos, tanto para monitorar o comportamento dos participantes como para ampliar e melhorar a sua experiência.

Estas ferramentas podem ser associadas com sucesso às capacidades de geração de perfis, feedback e gestão em tempo real existentes em aplicativos para eventos. Desta forma, criam um painel completo dos interesses e necessidades dos participantes, auxiliando a criação de campanhas de marketing direcionadas com mais precisão.

Para os organizadores, o monitoramento do comportamento dos participantes apresenta várias vantagens:

  • Mostrar atividades de maior ou menor interesse.
  • Identificar locais ou estandes onde há maior ou menor fluxo de participantes.
  • Revelar problemas específicos da locação escolhida para o evento, como áreas de congestionamento, situações de emergência etc.

Muito além da segurança

As tecnologias de tracking propiciam mais segurança através do controle de acesso, por exemplo, a áreas VIPs ou para palestrantes ou convidados especiais. Através delas é possível monitorar a entrega de brindes e outros produtos durante o evento, além de dados sobre vendas em estandes. A gamificação pode ser beneficiada pelo tracking, que facilita a realização de atividades como caça ao tesouro, favorecendo o engajamento dos participantes.

Usado até recentemente apenas para sistemas de segurança, o vídeo também vem ganhando espaço como ferramenta para esse acompanhamento. Grandes centros de convenções americanos estão avaliando a possibilidade de disponibilizar os dados das câmeras para exibidores, a fim de que possam analisar o tráfego de participantes durante o evento e como isso se refletiu em seus estandes. Os dados estão disponíveis tanto em tempo real como após o evento.

Das pulseiras aos drones

Conheça algumas tecnologias disponíveis para o tracking de participantes durante eventos:

Near field communication (NFC) 

Transmissão de rádio em alta frequência, mas que funciona somente quanto os aparelhos de leitura e transmissão estão próximos um do outro, o que aumenta a segurança. Pode ser usada, por exemplo, para pagamentos ou check-in, e pode armazenar dados como data, tempo e duração da visita de um participante aos locais onde a tecnologia estiver disponível.

Wifi 

Atualmente um componente indispensável nos eventos, o Wifi também pode ser utilizado para monitoramento de movimentação dos participantes durante os eventos, seja de forma individual ou não, dependendo dos softwares utilizados.

Beacons 

Seus sinais de rádio podem ser combinados com o Bluetooth de smartphones para, através de um aplicativo, registrar data, tempo e duração da permanência próxima ao beacon.

Radio frequency identification (RFID) 

Tecnologia que funciona de forma passiva, enviando sinais de rádio para etiquetas instaladas em crachás ou pulseiras. As etiquetas são acionadas pelo sinal e enviam informação de volta para o leitor, que por sua vez pode transmitir os dados para um software na nuvem, confirmando a identidade do participante.

Drones 

Além da produção de vídeos, principalmente em eventos ao ar livre, os drones também podem ser utilizados para monitoramento, dando informações sobre situações de emergência ou locais demasiadamente lotados.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.