Por Em Em 8 maio, 2017

5 vantagens do Vídeo Marketing para melhorar o seu negócio

Já pensou em melhorar o posicionamento do seu site no Google? Atrair mais acessos? Aumentar as vendas? Então você precisa conhecer as vantagens do Vídeo Marketing.

O Vídeo Marketing consiste em utilizar vídeos para turbinar os setores de marketing e vendas de uma empresa, principalmente na era digital. Pode incluir o tradicional Vídeo Institucional, os famosos Vídeos Explicativos (estes normalmente em Motion Graphics) e também algumas estratégias mais modernas, como Marketing de Conteúdo em Vídeo, Vídeos Tutoriais voltados para marketing e táticas de Video SEO.

Empresas líderes dos mais diversos segmentos, assim como as Startups mais incríveis, já estão tirando proveito desta ferramenta, e a tendência é que seu uso aumente cada vez mais.

Nos EUA, sempre à frente das tendências da era digital, nada menos que 93% dos profissionais de marketing já utilizam vídeos em suas estratégias. No Brasil, segundo levantamento feito pela Rock Content, este número ainda está em 56%. Ou seja, ainda há espaço para crescer no mercado brasileiro, mas as portas estão se fechando.

Outro ponto relevante é que em 2020 smartphones, tablets e Smart TVs representarão 75% de todos os acessos à internet, dispositivos estes em que o impacto do vídeo se faz particularmente presente, pelo tamanho da tela e também por causa do comportamento específico dos usuários nestes aparelhos.

Desta maneira, estamos falando de algo que está batendo na porta neste exato momento e que vai se tornar cada vez mais a regra no futuro. Então leia este artigo até o final para conhecer as 5 grandes vantagens do Vídeo Marketing e aplicar em sua empresa!

Melhor ranqueamento orgânico nos buscadores

Na era digital, há poucas coisas mais valorizadas do que um lugar ao sol nas primeiras posições orgânicas dos buscadores, especialmente o Google.

Isso significa que a sua empresa será encontrada, terá uma melhor percepção de valor e muito mais oportunidades. Para atingir tal objetivo Video Marketing é uma das ferramentas mais eficientes.

Alguns dados: uma postagem com vídeo tem 53% mais chances de aparecer na primeira página das pesquisas; além disso, vídeos atraem 2 a 3 vezes mais visitantes do que ocorrências de texto.

Outro critério para o ranqueamento é o tempo de permanência dos usuários nas páginas, o qual é estendido com vídeos, em média, por 2 minutos.

Para completar, resultados de buscas de vídeos têm taxa de cliques 41% maior do que de textos, potencializando significativamente aquele canal.

Mais compartilhamentos

Quem nunca viu um vídeo viralizar na internet?

Anúncios com vídeos no Facebook possuem 43% mais compartilhamentos do que os outros tipos de postagens. E 92% dos usuários de dispositivos móveis habitualmente compartilham vídeos.

Além disso, sem dúvida, os potenciais clientes vão ter uma chance muito maior de conhecer seu produto ou serviço caso ele seja apresentado por um amigo, pois o recado já chega com o gatilho da prova social.

Assim, ao fazer um vídeo, você estará favorecendo que os usuários levem a sua mensagem adiante, seja através de computadores, celulares ou tablets, e terá muito mais chances de alcançar o seu público e convertê-lo em contatos e em clientes.

Melhora os resultados em todo o funil de vendas

Já falamos que um vídeo tende a ajudá-lo a ser encontrado, mas é muito mais que isso. Através do Marketing de Conteúdo em Vídeo você pode criar conteúdos que ajudam o seu público desde a descoberta da necessidade até a fase de vendas, pós-vendas e suporte.

Como qualquer estratégia de conteúdo, a grande vantagem é que com investimentos constantes você tende a conseguir resultados crescentes, já que o conteúdo vai ser visto por cada vez mais pessoas; em oposição a estratégias de publicidade, em que os resultados cessam assim que param os gastos em anúncios.

Colocando de outra maneira, ao fazer anúncios você aluga um espaço na internet, um espaço que não é seu. Já quando você produz conteúdo e sobe nas posições orgânicas você mesmo é dono do espaço, ele é seu. E então mesmo que você pare de investir em conteúdo, vai continuar tendo resultados por um bom tempo.

A produção de conteúdo em geral inclui desde materiais básicos e de descoberta, os famosos “topo de funil”, até aqueles voltados para a fase de escolha, como estudos de caso, os chamados “fundo de funil”. Estes últimos que ajudam o cliente na tomada de decisão. Estão cada vez mais presentes ainda materiais voltados para suporte e fidelização.

Assim, estratégias de conteúdo, particularmente em vídeo, são associadas a crescimentos sólidos e em escala. Como dissemos, atualmente já não é nenhuma novidade e os espaços vêm sendo ocupados rapidamente.

Proposta de valor explicada de maneira clara

Vídeos são uma ótima oportunidade para a empresa apresentar a si própria ou seus serviços aos prospects, pois é possível ativar dois canais (oral e visual) ao mesmo tempo, o que leva a um nível de entendimento muito superior.

Para esta finalidade, um dos formatos mais comuns são os Vídeos Explicativos, famosos por apresentarem em 60 a 90 segundos produtos e serviços, muitas vezes inovadores e que levariam muito tempo para serem explicados.

Além disso, mesmo depois de 30 dias, 4 em 5 consumidores lembram-se de onde assistiram a um determinado vídeo, melhorando as taxas de conversão dos clientes que acabam não comprando logo no primeiro momento.

Nada mal, não é mesmo?

Aumenta o valor percebido da empresa ou oferta

Se boa parte de seus concorrentes já usam recursos audiovisuais, vídeos podem ser simplesmente um requisito para não perder mercado. Por outro lado, se poucos ou quase nenhum concorrente utilizam este recurso, um material audiovisual pode ser o diferencial que está faltando, já que as taxas de conversão de páginas de vendas com vídeo chegam a ser 80% maiores.

Isso ocorre pois 90% das pessoas acreditam que vídeos ajudam na decisão de compras e, não à toa, 3 em 5 consumidores gastam pelo menos 2 minutos assistindo a um vídeo de um produto ou serviço sobre o qual tenham interesse.

No caso de empresas no segmento B2B (Business to Business), é interessante lembrar que 3 em 4 executivos preferem assistir a um vídeo do que ler um texto sobre um determinado tema.

Vídeo trazem empatia, demonstram autoridade e, com um roteiro bem trabalhado, conquistam praticamente qualquer público.

E aí, gostou das 5 vantagens que selecionamos sobre o Vídeo Marketing?

Então compartilhe esta postagem com seus colegas, sócios e amigos, para todos ficarem sabendo desta incrível tendência da era digital! E até a próxima!

video marketing em suas metricas de inbound marketing


Artigo produzido por Luíza Diniz, da equipe de Marketing da Matilde Filmes.

A Matilde Filmes é uma produtora de vídeos que está há 10 anos no mercado e ajuda, através de vídeos, empresas de todos os portes a fazerem seus negócios crescerem.

Contribua com este post nos comentários

Assine e receba todas as novidades sobre vídeos online em seu email.